Estou participando de uma discussao para eliminar de vez as duvidas.
Aqueles que se sentirem confortaveis o suficiente para falar a respeito e tentarmos ficar todos na mesma pagina, por favor, coloquem aqui suas opinioes e conhecimentos.
O que faz um rotor entrar em auto rotacao?
Como o sistema semi-rigido permite a simetria de sustentacao?
abracos
Heron
Um desenho para elucidar coisas.
ResponderExcluirAttachment: feathering_2.jpg
Heron, se me permite vou dar meu pitaco. Ele entra em auto rota챌찾o pelo movimento ascendente do ar atrav챕s das p찼s do rotor. A dissemetria 챕 compensada pelo batimento, (aquilo que o Abelha chama de cavalgada). Seja por trabalho mecânico da cabeça com rótulas e rolamentos ou por esforço fÃsico, significa dizer que a própria pá sofre flexão e torção ao londo de seu eixo longitudinal. saudações à todos Ercole
ResponderExcluirErcole Quanto mais pitacos melhor, eu ja dei tantos por aqui que obriguei o pessoal a rever algumas coisas. Agora estamos todos entendendo melhor os movimentos, mas eu tenho umas teorias que ainda nao posso provar, so falar delas. A discussao originou-se porque meu instrutor esta ensinando que as pas se torcem, mudando de angulo de ataque, o que nao 'e verdade. A mudanca de angulo se deve a inclinacao do plano do disco com relacao ao plano de voo da maquina, o vento incidente. Aquele desenho ali encima mostra bem isto. As pas sobem e descem em relacao ao plano de voo da maquina mas no disco elas se mantem no mesmo plano. Aqui eu tenho minhas duvidas, pois o parafuso da gangorra esta la para criar um movimento, ele pode ser mascarado pela flexibilidade da pa e a frequencia de batimento diminui tando a amplitude que praticamente nao se nota. Outra coisa que aprendi foi que as pas tem um lado mais acentuado que o outro, nos angulos do cone, isto 'e a maneira com que o rotor acomoda o torque da helice. Interessante assunto este, a coisa vai fiicando mais fascinante a medida que voce aprende detalhes. Eu acho que a cavalgada 'e o tal porpoise, quando o giro atinge uma certa velocidade o descentramento do empuxo/Cg faz com que um movimento de ajuste apareca. Mais rrpm ou menos rrpm vao causar isto. Instabilidade estatica! Ai pessoal, vamos colocar as duvidas pra fora e tentar um consenso de ideias por aqui .. .que tal? abraco Heron
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ResponderExcluirO que sera que acontece com a outra pa? O pessoal chama isto de flap (good flap) meu portugues nao ta muito afiado pra definir a gangorra em um termo jargao. O Melo me falou um dia que perto da maxima o giro dele "cavalgava", ainda nao tive a oportunidade de falar disto com o Mestre Jurisconsulto. Mas livre pensar 'e so pensar como diria o Millor. abracos Heron
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ResponderExcluirGigantes to Ringue (dos giros) A discussao vai indo de vento em popa e muita coisa esta sendo revisada com aqueles que pensavam de outra maneira entrando em acordo. Sao os pesos pesados da girodinamica trocando ideias e acertando o passo. algumas coisa publicadas em livros, inclusive o da FAA estao sendo modificadas. Minha proposta aqui partiu de uma aula que nosso instrutor deu, explicando os efeitos de autorotacao e simetria de sustentacao pelo sistema de gangorra (precisamos um nome pra isto), eu tive que chama-lo a parte e explicar algumas coias, as quais ele nao concorda, porque ainda usa um livro bem antigo como base. Assim que tiver mais um tempinho, vou tentar resumir e traduzir tudo para todos. Enquanto isto, vamos colocar aqui suas ideias, opinioes e mesmo os achismos, pois foi deles que surgiu a discussao um tempo atras. Tem mais ou menos 5 anos eu queria um giro para viagem (o Melo lembra e O Ernani tambem) que voasse 100 mph, cabinado e com autonomia de 3 horas, todos diziam impossivel, agora temos varios fazendo isto. E muito importante entender como a coisa funciona, pois assim voce sera um piloto melhore e mais conciente. abraco Heron
ResponderExcluirAos poucos as ideias vao clareando, mas a autorotacao ainda nao esta muito bem explicada para mim. Sempre que alguem me explica, fica faltando coisa, a ideia que me passam resolve o problema da sustentacao, nao da autorotacao. Ainda tem muito que estudar, abraco Heron
ResponderExcluirQuero passar aqui uma explicação sobre a autorotação que me foi dada por um engenheiro mecãnico, aqui de Águas de Sta Bárbara o Vorlei.
ResponderExcluirComo sabemos quando a p찼 do rotor corta o ar, uma "camada" de ar passa acima da p찼 e a outra passa abaixo, a que passa acima ao percorrer um caminho maior, 챕 acelerada para que as duas camadas, a de cima e a de baixo se encontrem no mesmo intante ap처s o bordo de fuga da mesma; assim quando a camada de cima, que vai para tr찼s da p찼 챕 acelerada, pelo princ챠pio da a챌찾o e rea챌찾o a p찼 챕 empurrada para frente ( frente da p찼, sentido do v척o).
Esta 챕 a explica챌찾o do amigo Vorlei.
Espero que esta explica챌찾o possa ajudar, pois me parece bastante coerente.
Abra챌os a todos os amigos gironautas.
Estamos chegando l찼 Este conceito , está ligado a força de sustentação do que a propria auto-Rotação . Já perguntou : Porque o avião voa ? Nesse caso a sua resposta e do seu amigo é aplicado. Vamos olhar o Rotor , ali tem vários conjugados de forças - e as resultantes : ligados ao perfil da asa , dissemetria , lift , drag e a tal da auto-rotação. à uma questão fisica , da mesma forma que as pás do moinho , do cata-vento . A auto-rotação é uma resultante . Uma pequena luz ...... para desvendar o mistério !!!! AbelhaRJ.
ResponderExcluirOutra Dica : Com o giro fora do hangar , o rotor submetido a uma brisa de ar , observe o que vai acontecer . 1짧 - pergunta : para que lado o rotor vai girar ? 2짧 - pergunta: Pare o rotor , inverta o giro de tal maneira que a brisa entrar찼 pelo rotor de cauda , o que ir찼 acontecer ? pra que lado o rotor vai girar ? 3ª - pergunta : Na situação acima do item 1 giro aproado ao vento, sente no giro já com o rotor parado , pica o manche , o que irá acontecer ? Simples questionamentos , porém dará uma noção real dos fatos ...... verificado in loco. Veja bem , uma brisa é suficiente para o Rotor começar a girar ...... isso é auto-Rotação , eu pergunto ao colegiado ? Abelha
ResponderExcluirThyrso, obrigado pela participa챌ao. Esta explica챌ao ao meu ver 챕 a da sustenta챌ao, porem fica faltando algo. Como um rotor de uma so pa tambem tem autorota챌ao, exclui a outra pa como a causadora do fenomeno. Para que haja autorota챌ao, tem que haver carga em uma das pontas, a pa ira entao rodar naquela direcao. Esta carga pode ser um peso (massa) ou uma ancora (torre ou corda/cabo) mas descrever aquilo que acontece ainda nao me foi apresentado de maneira convincente. O rotor rigido tem autorotacao bem como o semi rigido, entao este pormenor tambem nao explica o efeito final. assim a gente vai olhando e analisando e tentando descobrir qual item, se removido, ira parar a autorota챌ao. abraco
ResponderExcluirHeron
OLA CAROS AMIGO SO VOU DAR MEU PITACO! SE ESTIVER ERRADO PEÇO QUE ME CORRIJAM OK! QUANDO DO HEROM FALA DE ROTOR (RIGIDO E SEMI RIGIDO) PENSO EU QUE SERIA A ROTULA USADA NO CABEÃOTE O RIGIDO IRIA JOGAR O GIRO PARA DIREITA E VC NAO TERIA CONTROLE PARA CORRIGIR ISSO COLOCOU-SE UM ROTOR SEMI RIGIDO OU SEJA COM AQUELE ESPAÃADOR DANDO UM ANGULO DE 9º PARA FRENTE E PARA TRAZ. ESPERO ESTAR CERTO DISTO. QUANTO A AUTORROTAÃAO SE TIRARMOS O VENTO RELATIVO DA PA ELE VAI PARAR CERTO ? OU ERRADO? SE ESTIVER FALANDO ALGUMA BOBEIRA PESSO QUE DESCONCIDERE ESTE ANUNCIO ABRAÇOS A TODOS HELTON BECHER
ResponderExcluirHelton O rotor rigido era aquele sem parafuso gangorra e sem as dobradi챌as que permitem o flap (bater de asas) e causava o tombamento para o lado esquerdo do piloto. Porem ele tambem autorotava. O parafuso gangorra e o parafuso central fora de centro sao as invencoes do Bensen e possibilitaram o Girocoptero e todos os giroplanos empurrados como nos usamos hoje. Quando a pa que avan챌a atinge velocidade suficiente (vento ou vento relativo) ela sobe, no plano inclinado em que foi desenhada, cortando o vento no sentido de baixo para cima, o que vem a reduzir o angulo de ataque. A outra por sua vez esta fazendo o percurso contrario, abaixando relativamente ao vento e aumentando AOA, isto faz com que elas se equilibrem em sustentacao. Uma Dragon Wings por exemplo tem este flap muito acentuado, voce nao consegue que ela inicie autorotacao com as maos, precisa uma forca constante do pre-rotor para que haja equilibrio. O tal flap 챕 muito forte, pois elas sao de alta sustentacao. O efeito disto se comparado 챕 que as DW te trazem mais perto do chao voando, ao contrario das Brock (Bensen) que deixam a maquina cair mais cedo em um pouso. Para convencionar as ideias: Rotor = cabe챌a + barra de uniao + pas Disco+ rotor em movimento (aceso) Alguem por favor coloque mais nomes em portugues ai para nos, parafuso da gangorra, parafuso central (Jesus Bolt). A ideia que tenho da autorotacao 챕 de que ao mesmo tempo que o ar perturbado de cima das pas permite que o ar mais organizado de baixo, empurre a pa para cima, ele tambem, ao tentar empurra-la de novo para baixo, ja encontra a parte que foge (bordo de fuga) da pa, em uma inclinacao para tras, ocasionando um empurraozinho para a frente. Mas ainda to longe de qualquer coisa mais racional e explicavel. abraco e obrigado por participar Heron
ResponderExcluirHeron , porque do flapeamento, em que posições onde ocorre o tal flap ? Sauda챌천es Marlene
ResponderExcluirMarlene e galera
ResponderExcluirO Flap ocorre quando, a pa que avanca ganha sustenta챌ao e sobe, enquanto
a pa que recua abaixa e aumenta o AOA, equilibrando os dois lados.
Aqui eu acho que a simetria da sustentacao tem uma porcentagem de diferen챌a
Este 챕 o bom flap!
O flap ruim ocorre quando a rrpm cai muito e a barra de uniao contacta o bloco da cabeça rotora batendo e causando forte impacto no manche.Se alguem aqui ja experimentou isto coloquem suas impressoes.
O movimento de flap de acordo com alguns desaparece, eu acho que nao, que ele fica por ali mesmo disfar챌ado de outros efeitos.
A longa explica챌ao ai da mensagem anterior tambem me explica um pouco, mas sempre me falta algo . . .
Vamos aos livros!
abraco
Heron
Existem algumas coisas que devem ser elucidadas para se entender a auto rota챌찾o e a sustenta챌찾o.
ResponderExcluirAt챕 alguns anos atr찼s usava-se o teorema de Bernouilli para se explicar a teoria de v척o.
Inclusive o texto do nosso amigo Senta Pua 챕 baseado neste conceito.
O que j찼 챕 provado ser inconsistente pois a teoria cai por terra quando mencionamos os avi천es de perfil sim챕trico como os B-17, Electra e os avi천es de acrobacia.
O avi찾o voa baseado nos princ챠pios descritos pelo isac newton ( a primeira e a terceira lei de newton) e pelo efeito coanda, descrito por henry coanda.
A figura acrecentada pelo nosso amigo senta pua, serve para iniciar a discuss찾o mas cont챕m erros.
Por ex. na figura 4 onde o autor "tenta" decompor FN em FS e FA no mesmo plano de VR, 챕 um assassinato da f챠sica, pois COS 90 = 0.
A coisa me parece t찾o simples que eu n찾o consigo entender porque o Heron n찾o consegue entender o efeito da autorota챌찾o.
Meu segundo pitaco, j찼 que o primeiro foi exclu챠do por algu챕m. 챕 o seguinte.
Funciona como um catavento. Existe um 창ngulo de incid챗ncia que passa atrav챕s do disco da p찼 no plano vertival. pela 3 lei de newton ( in챕rcia) e pela 1 lei de newton ( a챌찾o e rea챌찾o) o ar empurra as p찼s para a frente.
Da챠 existe um segundo momento que 챕 o efeito da sustenta챌찾o onde as mesmas p찼s atuam como um defletor de ar obrigando o ar que passa pela parte superior do conjunto a ir para baixo.
Resumindo o ar que vem de baixo e que empurra a p찼 para frente se "junta" com o ar que vem de frente e empurra a p찼 para cima e essa massa de ar acaba se fundindo (n찾o a totalidade, obviamente) e indo para tr찼s e para baixo.
Sauda챌천es
Ercole
Pitacasso este ai Ercole! Obrigado! Quando iniciei no assunto eu "via" o vento empurrando a pa e o resultado sendo adverso, ela vai para a frente. Eu Acho que a gravidade 챕 um fator que deve ser somado, a pa sobe pela sustenta챌a e depois cai, sendo presa em um pivot ela so pode rodar e ganhar velocidade. As leis de Newton estao presentes no voo e quando eu disse que voamos pelo ar comprimido todos arrepiaram os pelos. A gente empurra o ar e ele empurra de volta, mas os truques do aerofolio enganam o ar e o fazem trabalhar a nosso favor. Colocar isto tudo em linguagem comum 챕 complicado e quem nao tem formacao academica fica perdido nos graficos e numeros. Vamos tocando nosso barco ate uma linguagem comum e um entendimento aceitavel esteja em todas as cabe챌as. Abraco Heron
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ResponderExcluirSem gravidade eu acredito nao haver autorota챌ao. E' necessario uma carga ou um ponto de apoio para que uma lamina entre em rotoa챌ao e permane챌a nela desde que haja reposicao de energia pelo vento. O ponto de pivot 챕 a cabe챌a rotora, o peso da maquina 챕 a constante gravitacional. Em um moinho de vento o pilon da torre (a propria torre) 챕 o ponto de atracamento substituindo a gravidade. Um papagaio rotativo (pipa, pandorga) tem na linha seu ponto de apoio e carga. É um assunto fantastico o vento que deveria empurrar tudo para tras, faz com que ela rode e produza sustentaçao. abraco Heron
ResponderExcluirA GRAVIDADE nada tem haver com isso , pois sempre vai exisitir. Quem faz o que tem que fazer é o tal do MOTOR ..... se não tiver potência e torque ..... o giro nem subirá. Falta ainda um outro fator chave para que exista a AUTO-ROTAÇÃO .... e até agora ninguém tocou nesse ponto . Quem confecciona ou fabrica um Rotor com certeza sabe disso. Portanto ...... leiam a mensagem 15 e 16 ... a dica foi dada - é o que falta para finalizar ou concluir. Será ...... Será ?? , que ao final do debate , teremos um resumo a altura , pelo Heron ???? com clareza e acertivas técnicas ...... Falta pouco ...... bem pouco . A luz já liguei , quem captou , captou e ..... fechará o assunto com a chave de ouro . Tô meio triste de 700 ...... só meia dúzia de Cinco. ...... rs,r,s,rsrs AbelhaRJ
ResponderExcluirAll de the people SDS Observa챌천es : 1 - Enquanto estivermos no planeta TERRA ...... a GRAVIDADE à UMA CONSTANTE . 2 - Tudo em aviação é RELATIVO . 3 - No ABSOLUTO ..... nada avoa. 4 - Giro e Trike são pendulares e se tiver outro de tipo de aeronave com essas caracteristicas ..... o tal do CG mais baixo é o fator para uma boa estabilidade ...... e quem faz isso , e a tal da força G . Adinvinhou que é o tal G. Giro tem que ter torque e potência . ..... usem a tal da redutora . Teremos um casamento perfeito. Vamos aguardar o resultado do Fernando .... GIRO FDC - PREDADOR II. ..... voando biplace . AbelhaRJ
ResponderExcluirOl찼, um pouquinho fora da discuss찾o... o giro e o trike voam pendurados "na asa", mas no trike o controle 챕 feito por deslocamento de peso e no giro por entradas ciclicas nas p찼s do rotor. É correto o termo pendular para o giro? Nelson
ResponderExcluirA챠 que est찼 o nosso erro . Vamos tentar não sair do tópico da discussão. Se assim for , abre-se uma outra discussão. N찾o tentei misturar as id챕ias ...... referi ao CG ..... por serem pendulares e como tais devem ser mensurados no projeto. Nelsom que tal abrir um outro tópico para discutir tal assunto . Copie o texto para lá e acrescente a sua idéia e vamos iniciar o t처pico. Mais tarde , ficaremos agradecidos , cada tópico na discussão pertinente. att AbelhaRJ.
ResponderExcluirO Heron acertou na mosca.
ResponderExcluirA gravidade 챕 fundamental para a autorota챌찾o.
Vejamos:
O que faz o helic처ptero andar para frente?
Seria o vento provocado pela rota챌찾o do rotor? Ou seria a gravidade?
R.: Como o Heron mencionou...챕 a gravidade.
Ent찾o no caso da autorota챌찾o, em giros e helic처pteros, n찾o deixem a rota챌찾o cair.
Para que surta efeito desejado, a regra 챕 nariz em baixo.
Isto explica, juntamente com a primeira lei de Newton, aquela que trata de a챌찾o e rea챌찾o que a autorota챌찾o funciona tanto com o ar atravessando o disco do rotor de baixo para cima, quanto de cima para baixo. Claro, duas situa챌천es distintas que tem seu efeito f챠sico semelhante, o primeiro subindo e o segundo descendo.
Em tempo:
1-Quando come챌amos a se deslocar para a frente com um helic처ptero, a susten챌찾o aumenta devido a quantidade de ar maior que atinge o disco das p찼s do rotor de cima para baixo.
2- É de conhecimento de todos que os girócopteros não voam na vertical.
3- Um helic처ptero em autorota챌찾o, voa como um giroc처ptero.
Sauda챌천es
Ercole
All de people , sds Se as aeronaves estiverem na LUA .... nada disso vai adiantar , existe a gravidade mas não tem AR , tem sentido ter ASAS. Tem que ter o principal para haver a tal da ação e reação ............ MASSA DE AR ...... ATMOSFERA. Por isso que digo , a GRAVIDADE , é parte integrante , pois tudo de sobe ... desce , e quem faz o trabalho para manter uma aeronave voando é a MOTORIZAÃÃO e os artificios tecnológicos que vão gerar as ações e reações ( asas , asas rotativas , bater de asas .... etc ..... ) . Por exemplo : foguete não tem asas e sobe e usa laetas para manter a estabilidade ( rs,rs,rs) ...... mas tem ação e reação ( valeu Newton) vale aqui na Terra como na Lua. Portanto a GRAVIDADE + ATMOSFERA ....... FAZEM PARTE DO PROJETO ...... do contexto para simplificar despreza o atrito , coriollis , efeito do vento ... e por aà vai....... AbelhaRJ
ResponderExcluirAcho que estamos com problemas conceituais : Segundo Ercole ...... " Em tempo:
ResponderExcluir1-Quando come챌amos a se deslocar para a frente com um helic처ptero, a susten챌찾o aumenta devido a quantidade de ar maior que atinge o disco das p찼s do rotor de cima para baixo.
2- É de conhecimento de todos que os girócopteros não voam na vertical.
3- Um helic처ptero em autorota챌찾o, voa como um giroc처ptero. "
Item 01 - a sustentação aumenta devido a vários fatores : potencia do motor , ciclico , passo . item 02 - Se tiver um vento relativo consider찼vel claro que pode , e tem v찼rios v챠deos , quase na vertical curta. item 03 - por mais que se tente falta um motor na trazeira ....... portanto ele executa um dos procedimentos caracteristicos da asa rotativa. AbelhaRJ
Agora me perdi! Meu reino por um GPS! Socorro! Heron bracejando e esperneando sem sair do lugar
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ResponderExcluirEngraçado , né ?? Agora , now Observei que no Site Info Giro ( SIG ) ..... não tem uma DEFINIÃÃO sobre o que é Auto-Rota챌찾o . E se aqui chegarmos ao consenso , será alocado no espaço adequado, uma citação-referência lá no SIG . Heron será voce .... o felizardo ???? AbelhaRJ
ResponderExcluirAcho que acabei respondendo s처 para o abelha.
ResponderExcluirmas vamos tentar repor a mensagem perdida.
1-Al챕m desses que o Abelha menciona, o deslocamento horizontal do helic처ptero provoca um aumento de sustenta챌찾o devido a quantidade maior de ar que atinge o disco das p찼s do rotor. Se por acaso algu챕m n찾o entendeu como funciona, basta colocar a cabe챌a para fora da janela de um carro em movimento. Uma massa maior de ar vai atingir seu rosto.
2- Giros n찾o voam na vertical. Sempre h찼 de existir uma componente horizontal, principalmente pelo fato de que o rotor n찾o tem tra챌찾o mec창nica.
O que traciona o rotor 챕 o ar que incide nele durante o deslocamento ou o vento que atinge o giro pela diferen챌a de press찾o atmosf챕rica...ou seja sempre vai existir uma componente horizontal.
Claro que existem circunst창ncias, como o pr처rpio abelha descreve, de vento, subidas e descidas onde o giro vai quase que atingir A VR 0...mas s찾o situa챌천es circust창nciais.
3- helic처pteros em autorota챌찾o, voam como um giroc처ptero, haja visto que o rotor est찼 sem tra챌찾o mec창nica e o deslocamento horizontal 챕 provocado pela gravidade, n찾o se trata de mera coicid챗ncia.
Auto rota챌찾o 챕 uma manobra perigosa que tem um elemento fundamental. A componente horizontal.
Por que componente horizontal?
Porque 챕 o ar incidindo sobre o disco do rotor 챕 que vai manter o rotor girando.
Inclusive o texto do SentaPua, menciona duas coisas importantes na autorota챌찾o:
A primeira trata de uma autorota챌찾o na vertical. O que 챕 question찼vel pois o pouso do helic처ptero em autorota챌찾o 챕 corrido, significa dizer que pousa como um giro, al챕m do que se realizassemos somente a velocidade vertical para se manter a rota챌찾o segura, atingir챠amos uma propor챌찾o desastrosa durante o impacto.
A segunda 챕 que ele menciona que o vento relativo durante a auto rota챌찾o vem de baixo e de frente, corret챠ssimo.
Tamb챕m imagino que durante o pouso do giro, o piloto venha com o motor reduzido, induzido pela gravidade, respons찼vel pelo deslocamento, neste caso espec챠fico.
Talvez tenha faltado mencionar que o helic처ptero em auto rota챌찾o 챕 como um giroc처ptero no procedimento de pouso.
Mandem opini천es por favor meus amigos...
Sauda챌천es
Ercole
Ok Estou tentando manter o parametro auto rota챌ao, para depois irmos ao voo rotativo. Eu acredito que o rotor tenha dupla funcao aqui, causa a sustenta챌ao mesmo sem movimento horizontal e tambem funciona como uma asa normal, defletindo o ar para baixo. Quanto atinge rota챌ao suficiente, o rotor puxa o giro para cima, isto pode ser visto nos testes do Carter com o Monarch modificado, o giro comeca a levantar e voce ve a suspensao estendendo. Ali nao esta em autorotacao, pois tem um pre-rotor engajado. Porem durante o voo para a frente, o vento relativo consegue manter um regime adequado para os efeitos desejados. A rotacao entao 챕 menor do que na hora da decolagem vertical. Este regime 챕 ditado pelas caracteristicas do rotor, isto foi minha contribui챌ao ao Carter, na primeira vez que estive com eles. A minha pergunta foi: Como voce chegou a conclusao de 100 rrpm? Ele me disse que era aleatorio ao que respondi, mas o rotor nao 챕 auto ajustavel? Ele nao vai tentar se ajustar ao momento? Na outra vez em que participei, ele me mostrou uma sequencia de calculos onde matematicamente minha teoria se comprovava, com aquele rotor eles iriam atingir o efeito desejado a 128 rrpm. Porem tudo isto, ainda nao me da a explicacao convincente do fenomeno autorotacao, acredito que a somatoria de eventos em um ciclo 챕 que dariam a resposta mais exata, porem ainda ninguem me fez esta descricao. O rotor tracionado tem limites inferiores ao rotor livre, portanto um giro 챕 mais rapido do que um helicoptero. A gravidade ou elemento substituto entra com uma parcela, o aerofolio com outra, eu achava que a helice que retorna fazia o trabalho final, mas um rotor de uma so pa tambem faz auto rotacao. Quando a pa comeca a "cair", ela so tem um lugar para ir, para a frente. Pegando ar por detras ela tambem pode ter acrescido um outro elemento que a faz continuar em movimento. Enfim . . .muitos modelos e estudo para podermos descrever isto tudo em camara lenta e todos tenham um entendimento melhor. A luz vem de lugares inesperados! Abraco Heron
ResponderExcluirAos contendores estamos indo num caminho certo , idéias brotam visando chegar a um lugar comum , isso é bom. Na minha avaliação muito bom , e seria melhor ainda se ...... A participação fosse mais calorora , o Nelson se pronunciou , sei que muitos estão apenas passivos .... só lendo. Outros tentando acompanhar , e realmente para quem nunca viram um giro , é algo mirabolante , tantas informações de natureza técnica , matemática, fisica e aerodinâmica para entender , estudar e aprofundar. . Dúvidas ou questionamentos, como a do Nelson , serve de incentivo a várias questões em pauta e levantar tópicos pertinentes , perguntem e analisem se o contexto está dentro da idéia basica do debate, caso AFIR ...... go ahead ( vá em frente ...sem medo ... pergunte ) . Se n찾o ....... abre-se um outro ou v찼rios tantos t처picos . Com isso nos organizamos e os esclarecimentos ficam mais ordenados e alinhados dentro de um contexto racional . O colegiado composto tentará responder . Vamos lá participem com suas opiniões ou até dos ditos pitacos. AbelhaRJ
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ResponderExcluirHoje o Forum esta otimo, tudo correndo bem e rapido, mas tem dias que fica muito lento e as mensagens somem sem aparecerem da discussao. Ja reescrevi muitas, agora escrevo no Word e salvo para usar de novo em caso o problema aconte챌a Nao tinha notado este problema ate agora Helton. Mas vamos recupera-la e colocar de novo. Abraco e obrigado por participar Heron
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ResponderExcluirQUANDO O NUMERO DE MENSAGENS EXCEDER ..... + 19 mensagens as mais antigas irão ficar escondidas ...... arquivadas ..... não visiveis normalmente proceda conforme o descrito acima para procurar uma mensagem qualquer.
ResponderExcluirEm breve a sua mensagem ...... Nr - 41 vai pro mesmo caminho ...... SUMIR ..... negativo - estará arquivada Por isso eu sou contra esses pitacos que nada tem a haver com o contexto e não contribui em nada. PITACO ..... Sà PITACO ...... vamos ater ao fato/contexto em questão. POIS , POIS .... O processo de procura é um SACO ...... PUTZ-GRILA.
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