quinta-feira, 15 de junho de 2006

Uma sujestão futurista...

Ol찼 turma! Esbarrei com umas fotos na net deste avi찾o e acho com um rotor em cima ficaria "xou" Ser찼 que sem as asas e um "trato" no "rabo" 챕 quase um Giro? At챕 Bruno
Attachment: fan1b.jpg

17 comentários:

  1. Bom dia, Este avi찾o, quais suas caracter챠sticas. Existe em forma de kits. (meu teclado n찾o tem ponto de interroga챌찾o). Meu e-mail sergiobonadiman@hotmail.com. Abra챌os. Paulo S챕rgio.

    ResponderExcluir
  2. S챕rgio,   Os links para o site que cont챕m as fotos est찾o abaixo:   RFB Fanliner http://www.der-wankelmotor.de/Flugzeuge/Flugzeuge_Fanliner/flugzeuge_fanliner.html   Rhein Flugzeugbau http://www.der-wankelmotor.de/Flugzeuge/RFB/rfb.html   O site 챕 principalmente sobre um tipo especial de motor chamado de Wankelmotor e esta todo em Alem찾o.   Os dois links acima conduzem você diretamente às paginas que contém fotos desse tipo de aeronave. Não acredito que existam kits desses modelos à venda. Me parece que são versões de protótipo apenas.   Talvez algu챕m do grupo possa adicionar alguma informa챌찾o a essa discuss찾o.   Um agra챌o, Tadeu Longo

    ResponderExcluir
  3. O chamado "ducted fan" j찼 foi estudado como alternativa ao emprego de redu챌찾o. A id챕ia 챕 que voc챗 teria uma corda maior na h챕lice com p찼s mais curtas, o que abriria a possibilidade de rota챌찾o mais alta, sem empregar redu챌찾o. O duto envolta da h챕lice separa o fluxo interno e externo e n찾o permite que o ar escape pelas laterais, aumentando a efici챗ncia do sistema.

    Na prática, porém, as dificuldades são muitas. A documentação deste tipo de propulsor é escassa, o contrário do que acontece com as hélices comuns, que já foram estudadas à exaustão e para as quais existe documentação farta dos resultados obtidos em inúmeros testes conduzidos em túneis de vento. Em função disso a torção ideal das pás do ducted fan, seu aerofólio e dimensões são incógnitas. Descobrir por tentativa e erro custa muito tempo e dinheiro.

    O ducted fan, para ter efici챗ncia, necessita ser constru챠do dentro de toler창ncias que est찾o al챕m do que se espera de um construtor amador. Entre a ponta da p찼 e o duto a dist창ncia n찾o pode ser maior que meio cent챠metro, por exemplo. Voc챗 j찼 pode imaginar que ent찾o o pr처prio duto tem que ser bem r챠gido, e a챠 come챌a a complicar.

    Para que o ducted fan gere um bom empuxo 챕 necess찼rio que ele encontre um fluxo de ar livre de v처rtex. Ele n찾o pode ficar atr찼s de nada que obstrua a passagem do ar. O giro da foto anexa foi uma tentativa louv찼vel, mas n찾o apresenta condi챌천es ideais.

    At챕 pouco tempo havia um avi찾o experimental Long-EZ voando com ducted fan. O propriet찼rio acabou mudando para uma h챕lice comum recentemente e disse que a performance melhorou.

    Resumo da 처pera: ainda n찾o existe melhor alternativa para aproveitar a pont챗ncia de um motor de alta rota챌찾o do que ter uma h챕lice de bom tamanho casada atrav챕s de redu챌찾o.

    Veja nesta p찼gina uma explica챌찾o do giro com ducted fan:
    http://www.gdsys.net/WWWmembers/unicorn/DUCTED_FAN/ducted_fan.htm

    Um abra챌o.

    O JuciÊ

    Attachment: unicorn.jpg

    ResponderExcluir
  4. Ol찼 Juci챗, ol찼 a todos! Ótimas informações! Para mim, novas e me mantenho sempre aprendendo! Só tenho a agradecer! Bom, me surgiu uma questão: como esse ducted fun é de diâmetro menor que uma hélice, não seria mais seguro para os giro, pois conserva uma distancia maior das pás do rotor? Talvez um motor mais forte suprima em parte a queda na performance sem causar situações criticas! Abra챌o a todos BRUNO

    ResponderExcluir
  5. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  6. Abelha Se um dos motores parar, como voce segura esta maquina sem girar? Motores duplos em giros so poderao ser com uma helice atras ou dupla longitudinalmente invertidas. (tractor pusher) Ducted Fans nao sao uma otima, poderiam ser uma boa. Quem tentou ja desistiu! Heron

    ResponderExcluir
  7. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  8. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  9. Pois é isso! Temos que testar e pesquisar de tudo um pouco... talves uma tecnologia nova... quem sabe ter um sistema que permita fazer curvas só um dos lados, pode-se construir um compensador para o leme da bequilha trazeira de forma a compensar isso! idéias idéias... Abelha, parabéns aí pela idéia!! Não sou muito craque de orkut! Na verdade entro pouquissimamente! Mas estamos por lá!! Seu giro está angarado cá no Rio? Se possível, gostaria de vê-lo! Abraço a todos - Bruno

    ResponderExcluir
  10. ... e também, se se canalizar melhor o fluxo do ar, talves o resultado do Ducted Fun seja melhor... mesmo com o aumento do arrasto... Bruno

    ResponderExcluir
  11. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  12. Quanto tempo voce acha que leva para um giro virar e cara para tras no caso de um motor parar? Poderia ter dois motores acionando um unico Ventilador de Ducto centrado. Nao funciona dois motores com duas helices em giro, eles nao tem asa e o tempo de compensa챌찾o 챕 minimo. O acidente que vitimou o Ken R. esta creditado ao afogamento de um leme pelo outro, a maquina estava meio de lado e tinha lemes duplos . . .foi um segundo de descuido e ela virou capotando de costas. Os Ducted Fans sao coisa antiga, o Carro Voador do Moller tem 4 mas nem um piloto ainda arriscou tirar aquilo do chao . . .nao tem asa nem rotor, ou seja, um tijolo voador se parar os motores. tem que ser helice unica ou em lados opostos longitudinalmente! Desenhar giros nao 챕 facil nao . . .ao menos os corretos . . . Heron

    ResponderExcluir
  13. Caro Heron, vc teria mais detalhes deste acidente? Como 챕 este "afogamento"? Abra챌o - BRUNO   "O acidente que vitimou o Ken R. esta creditado ao afogamento de um leme pelo outro, a maquina estava meio de lado e tinha lemes duplos . . .foi um segundo de descuido e ela virou capotando de costas."

    ResponderExcluir
  14. Uma maquina de lemes duplos quando em slip (voando meio de lado) apresenta um leme ao vento e o outro fica na "sombra" vamos dizer, reduzindo a superficie de comando pela metade. É como uma manobra de iatismo que o barco da frente rouba o vento daquele que vem atras, criando mais distancia entre eles. Durante uma aterrisagem isto 챕 muito perigoso, o piloto ja estava confiante, com muitas horas em uma maquina excelente e teve um problema fatal. Era otimo piloto! Gente finissima! abraco Heron

    ResponderExcluir
  15. Valeu Heron! Ent찾o, giro 챕 com h챕lice e um leme s처! Ducted Fun ainda n찾o 챕 uma boa... fica pra pr처xima! Abra챌o a todos - Bruno

    ResponderExcluir
  16. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  17. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.