sexta-feira, 16 de junho de 2006

Pré Rotor na Decolagem

Ola Amigos da ABGiro
 
Sou novo neste espa챌o, mas ja acompanho estas discuss천es desde janeiro/06, quando tive a oportunidade de voar um giro junto com o Devonsir aqui pertinho, em Fartura, n찾o precisa dizer que fiquei apaixonado, mesmo j찼 tendo voado ultraleve.
Depois de muito ler sobre estas discuss천es gironautas dos amigos da ABGiro, gostaria de fazer duas perguntas.
1- Nas decolagens que agente vê por ai, os pilotos dão pouco pré rotor e correm uma baita distância para depois descolarem do chão(sem chance com dois numa pista de 250m), no entanto agente vê o giro Baterflay decolar quase no lugar; por que então nos giros brasileiros não se dá pelo menos um 200 ou até 300 RPM no rotor para depois então correr uns 100 ou 150 metros e então decolar, qual é o impecílio.
2- Os giros que se vê por ai tem duas pás com mais ou menos 8 metros de diametro, porque não se pode construir um rotor com quatro pás e com 4 metros de diametro, não daria o mesma suatentação?
Espero que minhas perguntas não sejam tão loucas, mas são ideias de um apaixonado por asas rotativas  a mais de vinte anos, e então gostaria que algum dos amigos brilhantes que vemos na ABgiro (Discussôes), com o Abelha o Carinta o Turbina ou outro entendindo no assunto possa me esclarecer.
Um forte abra챌o a todos e espero que este assunto a esclarecer a muitos
Obrigadoooooooooo!!!!!
ThyrsoHBFilho - Manduri - SP.

23 comentários:

  1. Olá! Os giros são mesmo um barato não! Eu também sou um afixionado! Eu mesmo não tive ainda nem a oportunidade de ver um de verdade! Então não faça de minhas palavras uma verdade absoluta! Tenho apenas umas horinhas de avião (e gosto muito deles, menos dos preços) e fiz um curso teorico de PP-Helicóptero que antes dos giros eram minha paixão! Mas vou tentar dizer-te algo: 1 - Acho que os pré-rotores dos giros não tem uma potência absoluta. Alguns são mais fortes que outros e podem girar um rotor mais rápido. O Buterfly faz aquilo porque nos vídeos o vento de proa é sempre generoso! Aí, os nossos Brasucas devem fazer algo parecido também e decolam curto! 2 - Uma pá de rotor não tem a mesma quantidade de sustentação ao longo de seu comprimento. Esta é maior na ponta e menor na raiz. O diametro de um plano de rotação não é o único fator que gera sustentação. Lembre-se que uma pá avança e a outra recua. A carga alar de um rotor para "sustentar" um giro, pode ser alcançada com duas tres quatro ou mais pás! Mas certamente é mais economico se ter um rotor de duas pás que de quatro. Mas enfim, não sou a pessoa indicada para sanar de forma completa suas ótimas questões! Certamente o Abelha terá mais a acrescentar! A propósito, achei um Ac-4 lindíssimo na net! Muito ajeitado mermo! Vou botar aí! Forte abraço e bons vôo! Bruno

    Attachment: Ac4giroribe.jpg

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  2.   Ol찼 a todos! Os giros s찾o mesmo um barato n찾o!
    Em falar em barato .....barato relativamente , certo..... Obviamente a tecnologia de materiais v찾o agregando mais
    performance e melhorando operacionalidade dos giros; reduzindo o seu peso.......e  peso.
      Vamos por parte ..... Thyrso :
    1- Nas decolagens que agente v챗 por ai, os pilotos d찾o pouco pr챕 rotor e correm uma baita dist창ncia para depois
    descolarem do ch찾o(sem chance com dois numa pista de 250m.

    Resp: O sistema de pré-rotor é um sistema  simples, eficiente e leve . Atende perfeitamente a finalidade , elevar
    a rpm do rotor acima de 150 rpm e o resto 챕 adquirida na corrida. Pra que mais.

    Pra vc ter mais RPM no rotor há de se ter um sistema refinado e robusto , não se esqueça que: o nosso sistema é
    a seco , por isso , essa limita챌찾o de seguran챌a. " desconectar acima de 150 rpm "
    obs: a briga entre o mar e o rochedo , coitado das ostrinhas......... no rotor as engrenagens.
        Olá Bruno , é isso aí , os nossos pré são de baixa potência e atende . Podemos adaptar algo mais robusto, SIM,
     para  atingir 200 a 300 rpm , com isso vamos utilizar materais + resistentes, nobres e caros , resultando um custo
     maior agregado ao giro e uma manutenção onerosa.
     
         
        
    2- Os giros que se v챗 por ai tem duas p찼s com mais ou menos 8 metros de di창metro, porque n찾o se pode construir
    um rotor com quatro p찼s e com 4 metros de di창metro, n찾o daria o mesma sustenta챌찾o?

    Inicialmente os giros tinham 4 p찼s , depois 3 e atualmente 2 p찼s. Porque heinnnnnnn???
    Tudo é questão de arrasto, peso e sustentação ( perfil da asa ) , economia de material e a dita tecnologia ( aerodinâmica ).
    Se lembra como era  passada , tudo robusto , pesado e gastão ( beberrão).Com o passar do tempo, a tecnologia
    vem suplantando esses pormenores a passos curtos e r찼pido , sempre visando a economia , praticidade, seguran챌a.

    Com tecnologia de ponta, em escala  mundial, acessível a todas as camadas da sociedade economicamente ativa ( Lei da oferta versus procura ), com aopio da eletrônica e da informática atrelada aos diversos gerenciamentos.
      N처s estamos vivendo num mundo tecnol처gico e de refinamento em todos os segmentos.
    Para melhor compreensão leia a matéria sobre aerodinâmica dos Giros no meu site ,o amigo Bruno  deu a canja
    e nada melhor, estar bem esclarecido e apioado com boas informa챌천es coerentes e confi찼veis.   Entendeu agora ...... por que usamos atualmente 2 p찼s.   No Helicóptero é diferente porque o ROTOR é trator  produz forças e ........  nos GIROS é um aerofólio ( um perfil - destinado a prover uma sustenção aerodinâmica  )
       
    AbelhaRH    

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  3. Nada 챕 assim tao simples, precisa-se ter muitos anos de pratica e teoria em giros para propor modificacoes desta natureza e tentar leva-las a cabo. Pode se colo car dois pares de p찼s rotoras mas a cabe챌a tem que ser preparada para dupla gangorra, elas tem que ser independentes, ja foi falado mas nao sei se foi tentado. Um rotor menor com mais p찼s ira apresentar o mesmo coeficiente de lift (deu branco no portugues) e menos area de disco, consequentemente um giro mais rapido, nao sei bem o que aconteceria nos pousos, mas acho que teria sustenta챌찾o igual (lift) O Butterfly modificado que voces viram pulando no ar, conta com uma helice modificada com dois passos e um prerotor mais forte, causando aquele movimento que aparece la, parece que o giro vai levantar de traseira e dai ele pula pra frente e pra cima. O Larry ja testou um prerotor destes, que ele chama sistema metro de lan챌amento e chegou a 320 rpm, mais que suficiente pra sair do local, sem vento, mas ele advoga uma velocidade pra frente de 30 milhas, para que no salto voce ja tenha uma a챌찾o do ar sobre o leme e tenha dirigibilidade. Tambem em caso de pane, voce nao panqueca, pousando em movimento pra frente reduzindo o impacto. Acredito poder te-los por aqui dentro de um ano. Amanha estarei em sao paulo, onde na segunda vou ate os fornecedores de aluminio para escolher os tubos com medida adequada de parede, as tolerancias internacionais aceitas propiciam esta possibilidade e assim nao tenho que mexer em nada, so cortar as pecas. Ta indo, devagar mas indo pra frente! abraco Heron  

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  4. Então Heron, eu vi o video com esse pré-rotor lá na HP que chega a mais de 300 rpm! Ótimo mesmo! Qual é o peso desse equipamento? (é com cabos que se faz a transmoção não é?) Abraçõ e até - BRUNO

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  5. Bruno Cabos nao dariam uma final adequada, tem que ser mecanico, via card찾. Nao tenho ideia do peso total, ainda nao vi o aparato ao vivo, sai de la ja tem um tempo. abraco Heron

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  7. Abelha meu Melifero amigo O sistema eletrico deu apenas 180 rrpm flat, com pas de 24 p챕s. Nas p찼s de 29 chegou apenas a 115 rrpm flat (disco sem angulo de ataque, sem vento) O peso so aumenta pelo motor de arranque que deve pesar quanto mesmo? O restante nao pesa muito, o sistema de soft start 챕 nada mais do que uma resistencia no circuito e o switch tem dupla fun챌찾o, passando pela resistencia e direto, dando duas velocidades. O pre rotor hidraulico 챕 o mais forte mas cheio de problemas, usando card찾 se consegue mais for챌a e rrpm, the way to go! Os testes com o ELFINO do Ernie "Dominator" Boyette foram impressionantes pra mim, o pulo foi bem mais alto do que eu esperava para uma maquina pesada. Tudo a venda por 150 mil doletas . . .maquina e tecnologia . . .alguem se habilita? Estamos entrando em uma nova era de aviacao geral e especialmente de giroplanos muito eficientes. Quem viver vera! Abracos giroscopicos Heron

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  9. Ol찼 a todos! Heron, fale mais desta nova hera de havia챌찾o geral e de novos giroplanos! Abs Bruno

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  10. Bem . . . Os novos giros tem linha de empuxo centralizada no CG (da aquela maquina pernalta) usam motores fortes, 70 hp para mono e acima de 120 para duplos leves. Tem cauda alta ou com estabilizador centrado no "vento da helice". Sao mais leves pelos materiais disponiveis hoje, aluminio, composite (kevlar + carbono), tem tanques maiores para pelo menos duas horas de voo. Conseguem velocidades acima dos 100 mph, e atingem estas velocidades com seguran챌a. A nova era vem com a portabilidade das maquinas, voce termina seu voo e leva pra casa, um gasto a menos. A manutencao esta cada vez mais simples, pode-se ate mesmo faze-la em casa. Os motores convertidos podem ser mantidos por mecanicos comuns que entendam de injecao e ignicao eletronicas. A disponibilidade de kits pronta entrega, maquinas voando, instru챌찾o e pe챌as de reposi챌찾o irao fazer do segmento uma coisa normal, sem muitas aventuras e custos absurdos. A formacao de Clubes de Giro podem amortecer o primeiro impacto financeiro e voce teria tempo suficiente para definir se estas maquinas sao realmente aquilo que voce quer ou precisa. Ja tenho um em andamento e espero que outros se formem, alguns membros deste que esta nascendo sao de outras cidades com alguma tradi챌찾o em avia챌찾o. Junte 10 pessoas, vinte mil dolares em quatro meses e comece seu clube, temos alguns instrutores disponiveis e poderemos formar mais alguns dentro de um ano. Dai pra frente 챕 so alegrias (챕 claro que a Roda da Vida tem muito que falar e o Murphy nao dorme no servi챌o) abraco Heron

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  11. Herom, isso 챕 uma 처tima, mais ainda isso que vc falou! Algu챕m saberia dizer se a ABG tem Giros pra alugar como os aeroclubes? Ha algum aeroclube no Brasil com giro pra alugar e fazer umas horinhas de v척o como se faz nos PapaTangos da vida? Imagine se poder ir a um aeroclube e ver algu챕m fazendo horas de v척o como vemos a turma dos helic처pteros! Aqui no rio, vc paga uma simestralidade de 90 reais, uma matr챠cula que n찾o sei o valor, compra uma camisa e faz uma provinha do manual do avi찾o ou helic처ptero que quer voar! Tem que estar naturalmente com seu cemal em dia. Depois, temque pagar s처 as horas de v척o! Uma vez, fiz calculos e pra quem tem que ir fazendo aos poucos pq tudo 챕 cara,era mais barato voar de avi찾o que ultraleve e acredito que ainda seja assim! Pra mim, n찾o faz muita diferenca se o pre챌o final 챕 uns 20 por cento mais caro porque se tem que fazer mais horas de v척o de avi찾o que de ULM! Pois eu vou continuar a voar alugando um PT destes depois de ter a carteira! Ent찾o, se a ABG pudesse encabe챌ar esta iniciativa... Um abra챌o a todos - BRUNO

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  12. O processo 챕 como uma sociedade mista, os investidores recebem os dividendos da maquina e o Clube arca com despesas extra. Voce ja sendo piloto e muito provavelmente tendo aprendido naquela maquina, ira poder aluga-la e voar sempre que estiver disponivel. No caso atual, dois dos membros, descendentes dos pioneiros, ja sao pilotos e um deles tem ultraleve, irao comprar giros assim que verem a coisa voando por aqui. Entao teremos 3 maquinas voando na regiao, o pessoal de Cafelandia e Lins com certeza irao querer um clube deles, ai a coisa vira bola de neve . . . Quem sabe dentro de um ano teremos um encontro de varios pilotos e suas maquinas aqui, e tendo varias maquinas, muitos poderao vir para voar um pouco ou tomar li챌천es. Em breve, se Deus ajudar, teremos as maquinas das prefeituras e policiais tambem na area e sabe como 챕 n챕? Boi preto, boi preto. . . abraco Heron

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  13. Caro Heron e demais gironautas,   Aqui em Brasília mal se ouve falar dessas máquinas fantásticas que são os giros! Majoritariamente há apenas ultraleves, e bem muito organizados! Em outra mensagem vc falou em juntar 10 pessoas e 20.0000 dólares para criar um clube... Alguma sugestão por onde se começar? Uma andorinha só não faz verão, mas um bando pode ser que faça, não é? Com a experiência de vocês, pioneiros da giroaviação aqui no Brasil,, qual seria uma boa estratégia para os primeiros passos?   Abra챌os,   Thales

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  14. Prezado Tala Um grupo 챕 sempre o come챌o de tudo, juntar informacoes e distribuir, marcar reunioes periodicas para atrair mais participantes, definir a politica que o clube ira praticar. Sao dez investidores donos da maquina que fica arrendada ao clube, os lucros do aluguel da mesma serao distribuidos entre os investidores, que tem acoes do passivo do clube, como socios proprietarios. A fun챌ao principal do clube 챕 promover giros e outras formas de avia챌ao, em segundo o lucro e a manutencao da maquina e dos equipamentos usados para instrucao. talvez alguem possa ir ate voces e fazer uma prele챌ao e responder perguntas para que todos estejam na mesma pagina. Com uma maquina voando por ai, voces nao terao problemas com alunos e interessados em demonstracoes, diminuindo assim os custos para todos. Devera ser uma maquina que possa voar com duas pessoas de mais de 100 kilos, senao limita muito. Voce podem acessar varios sites de informacao e participar de foruns para obter um minimo de conhecimento para iniciarem. abraco Heron

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  15. PREZADO HERON   VC ESTÁ NO NO  BRASIL? QUAL FONE QUE POSSA  FALAR COM VC?   MARIO  VOLOCHEN   65 3685 1330 65 9215 1385

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  16. Mario Estou em Bauru, cel # 14 8135 2506    na loja 3214 4629 casa 3223 7973 Skype hesouza (fico online umas 4 horas por dia) abraco Heron

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  17. Ol찼 Thyrso, tudo bom? Respondendo a sua segunda pergunta. O problema em si n찾o est찼 na sustenta챌찾o, mas na complexidade da constru챌찾o da cabe챌a. Existem muitas for챌as que s찾o totalmente desconhecidas dos pilotos aerodesportivos mas que est찾o l찼. Por exemplo: 1- Vibração lateral, (provocado pela força de avanço/recuo). No Caso de um rotor bi pá, a cabeça do rotor absorve essa tensão resultante e elimina a necessidade de uma articulação nesse sistema. Coisa que já não acontece num rotor multi-pás. 2-Custo de manutenção, um rotor multi-pá é sabido um rotor  articulado, isso vai aumentar o número de componentes e consequentemente o preço do equipamento e de sua manutenção. 3- Arrasto aerodinamico, um rotor multi p찼s pode responder por at챕 40% do arrasto total de um helic처ptero, n찾o tenho os n첬meros correspondentes aos giros, mas acredito que devem ser similares.   Abra챌os Ercole  

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  18. Pergunta para abrir outra discussao: Todos aqui sabem como funciona um rotor semi rigido? (o dos giros) Heron

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  19. Ol찼 Heron,
    No caso do rotor do helicóptero, falta um eixo de rotação nos rotores semi-rígidos ( ou horizontal ou vertical).  Limitando o movimento das pás (avanço/recuo ou batimento). Por conseguinte, falta as demais peças constituintes do sistema, amortecedores, rolamentos, juntas elastoméricas, etc.
    Claro que as diferenças entre os giros e os helicópteros não se resumem a isso. Por exemplo: Passo da pá( rolamento), swacht plate e seus braços, vibrações, etc e tal, constante nos helicópteros, mas que não estão disponíveis nos giros.
    Acredito eu que isso se deve ao proposito do giro de ser uma m찼quina mais simples que o helic처ptero, n찾o menosprezando seus m챕ritos.
    Quanto ao giro, n찾o sei se o rotor segue os mesmos princ챠pios, por isso gostaria de saber o que voc챗 tem para acrescentar.
    Abra챌os
    Ercole
     
     
     


     


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  20. Gostei desse assunto aqui, pois estou construindo um helicóptero experimental biplace, com motorização automobilística. Sua estrutura foiconfeccionada em aço inox, onde há necessidade de maior resistência a torções e aço molibidênio, onde se exige maior resistência a vibrações. Ainda n찾o decidi qual motoriza챌찾o usar e ainda estou a procura de quem possa confeccionar as ap찼s para mim. Algum de vcs, n찾o conhece algu챕m que tenha experi챗ncia suficiente para confeccionar as cabe챌as dos rotores?

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  22. Cabe챌a de giro 챕 bem simples ....de helicoptero 챕 putra historia Vejam em anexo um projeto em AUTOCAD de uma cabe챌a de giro   Lacerda

    Attachment: roltest.dwg

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