sexta-feira, 16 de junho de 2006

Vibrações

Li na site da ABUL, em debates, na sala 1, uma mensagem sobre a vibra챌찾o da helice, postada por Tocchini de Itupeva - SP, a qual transcrevo abaixo:
"HELICES E VIBRACÃO-A vibraçao provocada por uma hélice é como cupim na madeira: aos poucos vai detonando instrumentos, provocando trincas na estrutura, quebrando e soltando parafusos e em casos extremos o rompimento do eixo do motor. Uma hélice para nao vibrar deve ter TRES ACERTOS. Vou fazer uma comparaçao entre uma hélice de madeira bipá e uma Warp Drive tripá. O primeiro acerto se refere ao pêso das pás; a fabrica da Warp Drive fornece as três pás com pesos muito próximos; as pás são numeradas para os casos de substituição futura; nas hélices de madeira, isto nao é possivel, apesar do cuidado na escolha da madeira. O segundo acerto se refere ao passo de cada pá; na Warp durante a montagem os passos são acertados e conferidos por um instrumento que acompanha a hélice; nas de madeira, se forem feitas à mão pode haver diferenças. O terceiro acerto é muito critico: se refere à distribuição das massas dentro de cada pá: ou seja as pás devem ter o CG na mesma posição. Um bom balanceamento dinâmico resolve em parte as diferenças. Então dá para perceber que as Warp são melhores e muito mais caras infelizmente. A ultima vez que tentei comprar, a fabrica da Warp pedia 6 meses para entregar. Abraço à todos."
Pergunto então, se isso pode acontecer também com nossos rotores uma vez que estes vibram bastante a basear-me pelo manche que treme bastante (muito embora creio que sejam vibrações de baixa intencidade). Existe algum tipo de TBO para isso?
Abra챌o a todos - Bruno

2 comentários:

  1. Bruno   Caramba .... s처 lebre de arrepiar os cabelos isso 챕 muito bom   Rotores de Giros - s찾o feitos artesanalmente e o construtor sabe de todas essas informa챌천es , o balanceamento 챕 feito desde o inicio a partir do corte da perfil extrudado ( comparado e pesado ) , com técnica aprimorada e com destreza - é colada e arrebitada a chapa de aluminio ........   Os rotores antigos tinha nas pontas um STAB para compensar os desvios e os atuais n찾o usam. Porque ????  são feitos com qualidade e compensados ao longo da pá.   Outra observa챌찾o alguns preferem pintar os rotores e n찾o levam em considera챌찾o a esses pequenos detalhes , que no final somam ao desbalanceamento do mesmo. Sugiro não fazer se não tiver a tecnica para pintar , 03 gramas a +   na parte viva de um  rotor girando a 340RPM ....... causa uma leve vibração ...... imagina 10 .....15 ......20 gramas.   Muito cuidado com os nossos rotores.   Valeu Bruno , boa observa챌찾o.     AbelhaRJ      

    ResponderExcluir
  2. Ol찼 a todos! Pois 챕 Abelha, estou atento ao f처rum e aprendendo com voc챗s! Muito boas estas informa챌천es! O neg처cio 챕 se manter informado e fiel a qualidade, e fazer as coisas com pessoas indicadas e n찾o deixar que um pre챌o mais barato seduza e crie riscos desnecess찼rios! Um abra챌o a todos! - Bruno

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.