segunda-feira, 22 de maio de 2006

O Ivan finalmente concordou em fazer rotores para vender.

Ontem tive o prazer de ser visitado. Recebi em minha casa o La챕rcio Carvalho, que 챕 um amigo l찼 da Bolsa de Valores. Tamb챕m vieram o Lacerda e o Ivan e ficamos os quatro batendo papo aqui no fundo da minha garagem.

Tenho uma meia-dúzia de ferramentas e de vez em quando gosto de fazer algumas brincadeiras. Às vezes elas dão certo, às vezes não, mas sempre acabo aprendendo algo novo, nem que seja o conhecimento de como NÃO fazer alguma coisa.

J찼 por h찼bito, quando me lan챌o num projeto, eu come챌o sempre pelo ponto mais complicado, ou como se diz "o ponto de maior risco". A id챕ia 챕 que atacando os problemas mais desafiadores primeiro voc챗 n찾o tem ainda uma s챕rie de outras considera챌천es que teria que levar em conta caso deixasse pra fazer aquela parte por 첬ltimo.

No meu modo de ver a parte mais desafiadora em um giro s찾o as p찼s do rotor. Confesso que j찼 tentei algumas vezes confeccionar p찼s de rotores, sem sucesso. Mostrei aos meus amigos o que restou de uma destas tentativas.

O Lacerda e o Ivan j찼 fizeram v찼rios rotores, que funcionaram muito bem. Eu podia perceber a estranheza com que olhavam para aquela pe챌a minha, que n찾o deu certo e se perguntavam "pra qu챗 esse cara se lan챌a a fazer sozinho se n처s poder챠amos fazer um rotor para ele?"

Ent찾o expliquei o meu racioc챠nio.

Eu admiro muito quando uma pessoa se prop천e a construir sua pr처pria aeronave e consegue ir at챕 o fim. S처 isso j찼 챕 uma fa챌anha e tanto, mas para mim isso n찾o bastaria. Quero ver os demais voando, n찾o apenas eu.

Vamos por partes:

Eu acho o giro um aparelho excelente, porque alia a seguran챌a, praticidade e baixo custo. S처 que no come챌o do treinamento o custo 챕 maior, em fun챌찾o da perda de rotores.

Qualquer pessoa que esteja envolvida neste meio sabe que na m챕dia um piloto consome 3 rotores at챕 aprender a voar normalmente. Logo no in챠cio do treinamento 챕 comum deixar o rotor resvalar no ch찾o. Se bater mais forte, l찼 se v찾o 3 mil reais. Existe uma faixa de RPM onde o rotor fica sujeito a flambar. Um piloto mais experiente j찼 aprendeu a ter cuidado neste momento. O novato, mais cedo ou mais tarde deixa flambar. Mais 3 mil. Um pouso meio sem jeito, como 챕 comum nos primeiros v척os, ou mesmo uma curva fechada taxiando um pouco mais r찼pido e l찼 se v찾o mais 3 mil.

Quem 챕 do ramo sabe que n찾o estou inventando nada, 챕 assim mesmo.

Visando baixar o custo, a princ챠pio poder챠amos considerar a possibilidade de cada um construir seus rotores, em vez de comprar; mas a챠 a porca torce o rabo, porque "챕 mais f찼cil falar do que fazer".

D찼 um trabalho danado construir um rotor. S처 para voc챗s terem uma id챕ia, s찾o 400 rebites, o que significa fazer centenas de furos perfeitamente alinhados, que n찾o se faz de uma vez s처, depois desbastar cada um deles para tirar as rebarbas e n찾o haver concentra챌찾o de tens천es. Colar, mantendo o alinhamento, depois rebitar cada furo, etc. Para levar a cabo a tarefa existem muitos macetes e o Lacerda me mostrou algumas ferramentas especiais que ele fez s처 para esta finalidade. Mesmo assim, 챕 um processo que leva v찼rios dias.

Sem falar que os bordos de ataque s처 se compram em lotes de mais de meia tonelada. Pode-se dizer o mesmo das tiras de alum챠nio, que por serem uma liga especial s처 se encontra em bobinas. A primeira consequ챗ncia 챕 que fica dif챠cil para o aficcionado comprar um lote destes sozinho. A segunda consequ챗ncia 챕 que a pessoa que compra o lote fica com dinheiro empatado durante muito tempo. Ou seja, 챕 mau neg처cio. Por isso mesmo o Ivan, que 챕 um negociente experiente (ele tem uma loja de materiais de constru챌찾o), vinha se esquivando sempre que eu sugeria para ele fazer rotores para vender. Ele sabe que n찾o 챕 lucrativo.

Só que sem ter alguém IDÔNEO que faça rotores de qualidade a um custo mais acessível, e que entregue direitinho, não é possível a comunidade de giroaviação crescer. Por isso eu vinha tentando encontrar uma receita "caseira" para fazer rotores, um método que eu pudesse repassar para meus amigos que enviam e-mails de diversas partes do país, ávidos por construir. Mesmo assim, eu achava uma proposta temerária, pois é um ponto de risco grande. Obviamente é preferível deixar a tarefa tão arriscada para quem já tem prática, para quem sabe perfeitamente o que está fazendo.

Ouvindo tudo isso, o Ivan entendeu minha preocupa챌찾o e finalmente concordou em fazer rotores para vender. Esta 챕 a boa not챠cia que eu queria dar para voc챗s.

Para quem ainda não entendeu, deixa eu dizer que esta simples decisão do nosso amigo abre um leque de possibilidades que não havia antes. Tendo um fornecedor confiável para a parte mais crítica do giro, construir um giro ficou mais fácil, porque tirando o rotor o resto não é difícil de fazer. É assim que se faz nos Estados Unidos e na Europa, os girutas compram o rotor pronto e fazem o resto em suas garagens. É bem por isso que nos planos do Gyrobee e do Hornet você não vê detalhamento de como fazer o rotor, porque os projetistas partem do princípio que você vai adquirir estas partes prontas. Não tem porque fazer de outro modo.

Sem mais delongas, anote a챠 o telefone do nosso amigo Ivan: (0xx11) 9376-9484. Espero que voc챗s fiquem t찾o satisfeitos quanto eu fiquei com a decis찾o dele.

Um grande abra챌o a todos.

O JuciÊ

Esta mensagem foi enviada para

http://br.groups.yahoo.com/group/clubedogiro
http://groups.msn.com/ABgiro/discusses.msnw

Agora tamb챕m estamos no Orkut! http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=13594841

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.