domingo, 18 de novembro de 2007

Estabilidade de voo num giro

At챕 que ponto um Giro pode ser considerado seguro, quando comparado ao helic처ptero ou ultraleve de asa fixa? Li em um curso de v척o na internet que em algumas situa챌천es de corrente muito forte de ar por cima da h챕lice ou queda brusca do fluxo de ar sob o giro, o mesmo pode tornar-se perigosamente inst찼vel. Isso 챕 verdade? O que fazer caso uma situa챌찾o assim ocorra? Obrigado por qualquer instru챌천a ou dica.

Cosme Almeida - elcacik

22 comentários:

  1.     Acidente Aereos provocado por mal tempo
    Quinta-feira, 01/11/2007
     
    Testemunhas disseram que uma rajada de vento teria desestabilizado o helic처ptero, que caiu no canteiro de uma estrada, pouco depois da decolagem.   http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM749831-7823-CAI+TERCEIRO+HELICOPTERO+EM+SAO+PAULO,00.html   http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM749750-7823-HELICOPTERO+CAI+EM+CARAPICUIBA,00.html   http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM753822-7823-INVESTIGACOES+SOBRE+QUEDA+DE+HELICOPTERO,00.html    
     

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  2.   Fatos e fatos  
    Se não me falha a memória , a cidade de Sampa nesse dia , foi acometida com mal tempo sob ventos fortes ( temporal  mesmo) .   http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM749854-7823-SAO+PAULO+TEM+TRES+QUEDAS+DE+HELICOPTERO+EM+UMA+TARDE,00.html     A pergunta 챕 bem pertinente do Cosme Almeida - elcacik  .   Porque , FATO REAL em Mogi Mirim , quase aconteceu  esse TIPO  de  incidente , a localidade foi acometida de um forte temporal e  GRAÇAS ao piloto decidiu abortar a decolagem do seu Bi-place com passageiro, segundos antes de desabar o temporal, retornando ao hangar sob ventos fortes , fortíssimos  e debaixo de  chuva brabíssima ( Temporal mesmo BRABO ) .    Srs INSTRUTORES E PILOTOS - Que tal uma discussão sob ponto de vista  técnico como proceder , Ã© um assunto de ordem e pertinente  para aos  novatos - como enfrentar essa situação .    - Como proceder nessa hora , qual a atitude do piloto novato ?  - Quando deparar nessa situação , como deslocar o giro para o hangar ??  -  Como reduzir o rotor até a parada final , sabendo que há fortes ventos  e de rajadas ???    A comunidade sentirá muito mais segura , pois há a participação ativa  dos instrutores e pilotos  nas questões de ordem  técnica e de segurança.       AbelhaRH+    
     

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  3. Cosme
    Sou apenas um aprendiz de piloto, hoje com 7 horas de treinamento, mas tambem aprendo a filosofia dos veteranos:
    O girocoptero 챕 uma aeronave muito segura e mais tolerante a ventos do que as asas fixas , mas 챕 EXPERIMENTAL com todas as outras e tem fins exclusivamente recreativos, ent찾o por que se arriscar a voar em um dia de ventos fortes ou em qualquer outra condi챌찾o insegura ?
    Voar dentro dos padr천es e com boas condi챌천es meteriol처gicas 챕 uma garantia de um voo prazeiroso
    Certa vez vi o Bosco e o Orlando (dois pilotos excepcionais) deixarem suas aeronaves em Atibaia e voltarem para Taubat챕 de carro, porque a previs찾o do tempo n찾o era boa.
    Abra챌os
    Lacerda

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  4. Abelha, Esse assunto 챕 muito extenso, vamos por parte. Vamos falar de alguns cuidados com o giro ainda no ch찾o em condi챌천es de vento, por inclivel que pare챌a, muitos quebrou o equipamento nestas condi챌천es.   Quando parado manter sempre o rotor amoarrado e de costa para o vento. Quando no taxiamento, segurar o manche com firmesa totalmente a frente e no centro e ao parar dar as costa para o vento, isso ajuda a desacelerar o rotor.   Uma historinha, um sujeito estava na cabeceira para decolar então resouveu antes fazer um pipi proximo dali, o aerodromo deserto, deixou a maquina ali mesmo e foi, quando estava já terminando escutou um forte barulho, era o rotor do giro que bateu no chão e quase que pega ele. Tinha deixado o giro funcionando e com o rotor solto de frente para o vento, o vento acelerou o rotor e criou asa e com uma rajada de vento jogou a maquina para os ares e caindo com o rotor de ponta quase atingindo o piloto mijão. Final da história maquina toda destruida, e ele disia que foi a mijada mais cara que tinha feito, mesmo assim estava contente pois tinha  livrado de perder a vida se estivesse mais perto. Vamos falando. Abra챌o a todos. BOSCO

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  5.   Sds   Um video pra galera , sonhar e meditar . . . .    http://www.youtube.com/watch?v=oFqOkwMWlhE     Aos pilotos alunos , bons treinos.
    Complementando ao j찼 dito e escrito. Por ocasião dos treinamentos , o instrutor frisa muito bem os procedimentos que devemos adotar  durante o taxiamento até o ponto onde iremos realizar a pré-rotação , ainda em solo . Nessa fase que devemos ter a maior atenção ao posicionamento do rotor em relação a aeronave , principalmente quando o rotor já embalado , iniciar uma curva , uma rajada de leve e sorrateira  pode ocasionar o tombamento da aeronave .   Prezado Bosco , concordo contigo realmente o assunto é bem extenso e merece uma boa meditacão . E a cada fase dos treinamentos é que vamos apredendo a dominar  a aeronave com segurança, aplicando os diversos procedimentos e informações que ora são emanadas.
    Brilhante observação , espero que as infos sirvam como exemplo , fato com fatos e bons fatos , sei que será de grande valia para todos e aos futuros gironautas. Um rotor girando sem o piloto por perto é um perigo constante , mesmo que demore alguns segundos,  uma lição bem pertinente e adequada ao momento em questão.   M찾o na manete , m찾o no manche e atento ao rotor - se parar pare tudo mesmo.
    in t챕 breve. abra챌os a todos  
    AbelhaRH+

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  6.                 Caros amigos gironautas. Qual o melhor giro p/ vôar , o mono ou o bipleice. Abraços Paulo

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  7. Ol찼 Lacerda

    Concordo totalmente com voc챗. A elemento mais importante em qualquer ve챠culo 챕 o seu condutor. Se o mesmo for incapaz ou negligente de nada adiantar찼 os atributos de seguran챌a do ve챠culo que ele est찼 usando, seja ele uma simples biclcleta ou um avi찾o. Sou motociclista habilitado a mais de 22 anos e tenho me saido muito bem, sem acidentes no tr창nsito, porque procuro me concentrar ao m찼ximo quando estou pilotando, n찾o pratico abusos e procuro sempre conhecer a m찼quina e n찾o andar no limite da mesma e sim conhecer o meu limite e andar sempre dentro dele. Tenho certeza que serei um bom piloto de giros, porque penso sempre nas conseq체encias que poder찾o trazer meus atos com anteced챗ncia, mesmo que este ato seja uma simples caminhada.

    Abra챌os

    Cosme - Elcacik

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  8. Ol찼 amigos,   Na minha opini찾o o ideal seria um breque para o rotor.   Abra챌o

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  9.     Pensando bem ...   Não é tão dificil , assim , no caso do SU-Barão , tem potência , tem  torque , e ; algumas gramas n찾o vai fazer tanta diferen챌a assim .   Vai facilitar a vida do piloto e a do aluno , principalmente , pois parar aquele ROTOR , tem que ter for챌a e jeito , a inercia 챕 grande.       Se n찾o me falha a mom처ria , o Giro DF-02 ( http://www.gyrotec.de/ )  , já vem incorporado tal   FREIO do ROTOR .   http://www.gyrotec.de/images/Rotorkopf/kopf2_small.JPG   http://www.gyrotec.de/images/Rotorkopf/Kopf1_small.JPG     Inclusive tem um plano esquemático do ROTOR com o tal  FREIO em arquivo  PDF , muito interessante . Quem achar passa o link .......     Quem sabe Futuramente ..... é um caso a pensar ????       AbelhaRH+    

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  10.     Segue as imagens ampliadas da Cabeça do Rotor com o dito Freio  :   http://www.gyrotec.de/images/Rotorkopf/Kopf1.JPG   http://www.gyrotec.de/images/Rotorkopf/kopf2.JPG        

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  11. É bom sempre ter bem mente o seguinte:

    Se não ajudar o vôo .......É PESO
    Lacerda

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  12.   Recomendar Excluir    Mensagem 10 de 12 em Discussão  De: AbelhaRJ Enviado: 15/1/2008 18:32     Pensando bem ...   Não é tão dificil , assim , no caso do SU-Barão , tem potência , tem  torque , e ; algumas gramas n찾o vai fazer tanta diferen챌a assim .   Vai facilitar a vida do piloto e a do aluno , principalmente , pois parar aquele ROTOR , tem que ter for챌a e jeito , a inercia 챕 grande.     L처gico , que vai depender do peso ??? Esse sistema de freio , se observar nas fotos , é acionado via cabinho , não deve pesar tanto e nem chegar a 1kg , contudo vai transmitir boa segurança , e  permite travar , como se fosse um freio de mão de automovel - ou vai ficar parando o Rotor com a m찾o de tapinhas . . . .rs,rs,rs. Não tenho dúvida , será melhor  que aqueles cabinhos de elasticos que estamos acostumados a ver , prendendo dito  rotor. na minha avalição Ã© uma boa IMPLEMENTAÇÃO  e irá contribuir satisfatóriamente no contexto da apresentação da aeronave.......     Tem um site , muito Show  .......  www.aeronautix.de  , inclusive com vídeo de 46 megas .... só vendo , vcs vão babar , o futuro j찼 est찼 chegando , acredite se quizer ????   AbelhaRJ  

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  15.      PILOTOS .... PILOTOS ..... CADÊ .... SERÁ  que  estão em    QAP ....   do outro lado do grobo.    SERÁ QUE VÃO FICAR EM  SILENCIO RÁDIO  OU A FONIA TÁ  AVARAIADA . . . por longo tempo de uso  .   CADÊ O DEUCIO DA CARPITINGA . . . GRANDE PILOTO COM + 10 ANOS VOOOUS , GRD CONTADOR DE PROZAS E PROEZAS ......                AÍ PESSOAR   (    . . .   ...  . . .   ...   . . .  ...   )      SEGURA AÍ  BROW  O GIRO , QUE O PILOTO   SUMIU ........     1º obs: é a única aeronave experimental  que com motor e sem motor ,                           tem incorporado a ex-trutura um  paraquedas rotativo a 340 rpm  ( anti-balistico )    2º obs :   as vezes o motor funciona , o normal é ratear ..... na hora que vc mais precisa .... no pouso .                  na decolagem nunca dá pau , tá sempre fresquinho .... meio friozinho.    3º obs :   você estará apto para voar por mais 10 anos , não há placa que resista com batimento acima de 240 , + a pressão na rede.     Fatos com Fatos , solamente a verdade .......       ABELHARJ     

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  16.   Estou chegando a conclus찾o que o melhor giro pra motor V챗 D찼bliuuu : -  em questão de refrigeração -  em questão de estabilidade  -  em  questão de conforto -  em questão quase de tudo  é essa preciosidade , que não ....  muito nos agrada ......               Coloca-se uma redutora no motor Vê Dábliu , joga  a RPM de trabalho até 4600 com lazeira vai a 5000 sem forçar o motor, RPM de cruzeiro a 3800 a 4200 .... etc...etc.... v척o por conta e sem risco .     Motor na trazeira , mal refrigerado , na zona do agrião sem fazer gol , realmente naum dá  ..... pra refrigeração a AR ....s처 mesmo um Boxer teimoso e construtor danado de ruim. O boxer t찼 no lugar errado aqui na 찼rea da zona equatoriana e canceriana e tropicaliana , onde a temp oscila na casa dos 28 a 35쨘 챕 coisa mesmo de tupiniquim contrariar tudo que possa ser contrariado. Alguns alem찾es perderam o pesco챌o por causa da teimosia , e foram pro deserto pastar ..... at챕 que colocaram a tal da ventoinha , ar for챌ado pra refrigerar ......a챠 t찼 o pulo do gato . Motor V챗 D찼bliuuuu atr찼s s처 em FUCA , carro com ventoinha , o resto 챕 balela e conversa afiada , chama o Deucio da Carpitinga a챠 , o cara 챕 bom de proesas e prosas.Vixi .....     Bota o motor Vê Dábriuuuu  BEM na frente , que ele vai agradecer e vai trabaiar redodi , redondi ...... é a minha opnião           AbelhaRJ        

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  17. Ae Abelha,   Muito bom o site que voc챗 passou acima, melhor ainda foi o v챠deo que encontrei l찼. Pena que est찼 tudo em alem찾o, mas nada que comprometa a paix찾o pelo giro.   Parab챕ns

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  18. Esqueci de comentar, mas giro com motor na frente fica esquisito mesmo, mas fazer oqu챗 se 챕 a melhor op챌찾o...   Abra챌o

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  19. Ol찼 AbelhaRJ e Galera

    Que tal esse simp찼tico giro trator? Parece que sem os inv처lucros da fuselagem, fica mais parecido com o visual esportivo do giro no estilo pusher.
    Aproveito tamb챕m para apresentar para aqueles que ainda n찾o o conhecem, o criador do primeiro giroc처ptero, o Sr, Juan de la Sierva, no auge da sua carreira.

    Grande abra챌o a todos

    Cosme Almeida

    Attachment: Tractor Gyro.jpg

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  20.     Olá Elcacik  e people ,  sds                   Cosme , poderia informar qual  Ã© o site desse giro   " Tractor Gyro.jpg "        Veja esses sites ,  recheado de  informações  :     http://www.littlewingautogyro.com/index.html                                                                             http://classics.nu/pitbull/pitbull.html                                                                             http://www.raven-rotor.com/html/rotocraft.html       Vídeos do Youtube  :   a) -    http://www.youtube.com/watch?v=Xfh8InsLxWA 
    b) -    http://www.youtube.com/watch?v=eHsyVab3LoM     abra챌os   AbelhaRJ  

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  21. Grande AbelhaRJ


    Segue o link para a p찼gina onde encontrei aquele tratorzinho interessante:
    http://members.cox.net/rotors1/gyro/

    Abelha poderia me informar se esta p찼gina da Abgiro aceita HTML? Caso sim, como fa챌o para inserir imagens diretamente no mesmo espa챌o da mensagem?

    Grato


    Cosme

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  22. Responder
    Recomendar  Mensagem 22 de 22 em Discussão  De: elcacik Enviado: 23/1/2008 23:27
    Abelha poderia me informar se esta p찼gina da Abgiro aceita HTML? Caso sim, como fa챌o para inserir imagens diretamente no mesmo espa챌o da mensagem?

    Grato
    Cosme   J찼 tentei fazer via HTML , mas n찾o d찼 muito certo , fica essas sopinhas de letras . - Melhor 챕 passar os links e a챠 cada um consulta.     J찼 tinha visto esse Site h찼 muito tempo e lembrei do video , muito interessante ..... video com 8,6 megas http://members.cox.net/rotors4/Gyroplane.wmv   A imagem n찾o tem como , mas o link sim , exemplo abaixo , basta clikcar , que o IE vai direcionar a imagem para o seu navegador ......   http://members.cox.net/rotors1/gyro/images/taxiing.jpg   Books e links referencias : http://members.cox.net/rotors1/gyro/links.htm   Para inserir a foto vc vai gastar seu espa챌o , copia para seu HD e depois repassa via imagem para seu espa챌o no MSN , do jeito que fiz acima.     Grato   AbelhaRJ    

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