sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Tracionando com VW original + ou - 80 hp

Segundo vi no projeto do Girocoptero girobee, essa aeronave pode ser tracionada por um motor Rotax 447 em torno de 40 hp. Pergunta: Seria poss챠vel voar um giro com motor VW original com pot챗ncia em torno de 80 hp (sem o turbo)? Sendo que alguns asa fixa voam facilmente com 1/2 VW de 40 hp.

Obrigado a todos pela aten챌찾o

Cosme Almeida - Photoshow

11 comentários:

  1. Cosme
    Veja no texto que acompanha o projeto do girobee, que est찼 escrito enfaticamente que a estrutura n찾o suporta o peso do motor VW .
    No caso do girobee o motor rotax 503 챕 o maximo recomendado, e acho que voce vai encontrar este motor mais barato que um VW.
    Acho que para um piloto de at챕 70Kg o girobee com motor rotax 503 est찼 muito bem dimensionado.
    N찾o 챕 possivel comparar pot챗ncia de asas fixas com girocoptero, que precisam de muito mais pot챗ncia.
    Lacerda

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  2. Mais potencia = mais peso e mais grana Mais peso = melhor estrutura = mais peso Melhor estrutura = mais arrasto = mais potencia = mais grana O disco tem um limite de peso, dai tem que mudar as pas = mais peso e mais arrasto = mais problemas = mais grana. Ent찾o entra a velocidade que aumenta o arrasto ao quadrado e a coisa vai por ai como um efeito domino. Tomaram 30 anos tentando e quebrando tanto maquinas quanto empresas e hoje existem alguns giros que sao o equilibrio de tudo isto. Mas insatisfeitos os homens adicionaram uma cabina e a dan챌a come챌a de novo. Agora temos que usar asas, pois esta impossivel achar um motor que voe o giro pesadao, mas ja sabemos que da pra decolar e pousar vertical se tivermos um rotor funcionando. Nao se iludam, Dominator e Monarch sao os giros para se iniciar, o Air Command modificado tambem serve, assim como o Sport Copter, todos muito parecidos e motores sao mesmo os Rotax e o 2SI como alternativa, acho que na Europa ainda tem Arrow. Vale a pena brincar de giro? eu acho que vale, desde que voce se eduque o suficiente para preservar a propria vida. Somos todos pilotos de teste, sem a forma챌찾o adequada e os conhecimentos de um profissional, dai os problemas que temos. abraco Heron

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  3. PREZADO HERON,   Gostei da sua coloca챌찾o sobre peso potencia arrasto, simples, objetivo. Ent찾o de acordo com as limita챌천es impostas pelo proprio aparelho, n찾o existe milagre. Voce deve ter vivenciado isso l찼 nos EUA, frente a diversidade de modelos que se apresenta naquele mercado, mas todos com suas restri챌천es. Voce poderia colocar alguma curiosidade presenciada nos encontros l찼, dentro das limita챌천es que levantou? Abra챌o Silas.

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  4. Olá pessoal. Pelo que eu entendí a motorização em um girocóptero depende muito da configuração geral da máquina (dimensões do rotor, peso, capacidade da estrutura, etc) Mas em todos os casos parece existir um grau mínimo de potência a ser atingida, a partir da qual a giro começa a mostrar desempenho satisfatório, permitindo haver alguma elasticidade em sua performance em relação à decolagem, manutenção da velocidade e estabilidade do voo. É isso mesmo? Obrigado pela informações bastante elucidativas e muito úteis, creio que não só para mim, mas também para outros participantes que como eu, estão dando os primeiros passos na giroaviação. Obrigado mais uma vez

    Cosme (elcacik)

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  5. Correto Elcacik (Cosme)

    Motor VW (refrigerado a ar ) para giro com menos de 75 hp nem tente porque voc챗 vai estar perdendo tempo e dinheiro . Isso considerando o AC-4, ainda de longe, a melhor realidade que temos por aqui. Existem alguns Bensen's , mas 챕 coisa rara ( conhe챌o tres : Laurindo no Parana , Silas em Leme e Cirigliano no Rio) Gyrobee ainda n찾o conhe챌o nenhum voando por aqui.

    sds

    Ernani

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  6. Caro Elcacik

    Complementando : motor original VW n찾o consegue chegar a 80 Hp sem modifica챌천es .
    A mais comum 챕 utilizar o KIT 2200 que eu n찾o gosto muito .Outra op챌찾o , a meu ver mais simples e mais funcional quando utilizada adequadamente , 챕 turbinar um VW 1600 com taxa de compres찾o inicial de 7,5 :1 para avgas ou alcool . Pode ser carburado ( solex 40 ou Weber 40) com gigl챗 apropriado ou injetado ( melhor op챌찾o) . Hoje temos um fabricante nacional de sistema injetado ( a Fueltech de Porto Alegre : www.fueltech.com.br ) que mostrou bons resultados no ex- giro do Turbina equipado com motor subaru .
    Atualmente esse giro est찼 com o Geo mas continua hangarado em Leme-SP.

    O meu VW 1600 turbo a 찼lcool usa sistema de inje챌찾o da SDS Canadense ( www.sdsefi.com) e opera a 7 anos sem um 첬nico problema e desenvolve perto de 120 hp na decolagem com 0,9 Kg/cm2 de press찾o por 2 minutos atingindo nesse tempo 1500 p챕s a partir de 2000 ft ( altitude de Campinas) Em v척o nivelado com 350 a 380 gr/cm2 desenvolve 75 hp . Minha h챕lice : uma trip찼 warpdrive de 1,42 m de di창metro ( mas d찼 para chegar a 1,5 m com alguma perda de efici챗ncia na decolagem a 3900 rpm mas ainda com boa performance em cruzeiro a 2900 a 3000 rpm ). Com o di창metro atual eu vou de Campinas a Leme em 50 minutos com 3000 rpm .

    Sds

    Ernani

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  7. Sila e galera A coisa come챌ou com o Bensen, era levissimo e tinha motor de 75 e 90 hp o Super Mac que ainda estao voando por la. da pra notar a diferen챌a. Ai alguns colocaram o motor VW e helices maiores onde come챌ou o problema de instabilidade, esta configura챌찾o ja tinha sido abandonada quando entrei na roda, so vi um e voava ate bem em volta do aeroporto. Bem sujinho voltava toda vez (oleo) Os Air Command tiveram um motor Rotax invertido e a consequente alteracao da linha de empuxo matou muita gente. Quem comprou um Arrow ficou feliz e nao vende de jeito nenhum este aqui da Italia. Come챌ando a era Subaru com 1.8 (tem um especial do Japao) e passaram para 2.2, agora ja usados nos duplos e logo em seguida os 2.6. Enquanto isto, os mons de sucesso usam 582 Rotax e sao otimas maquinas para pilotos ate 250 libras. Mais que isto ele ja fica meio na margem. Hoje tem 3 maquinas muito boas, Monarch, SportCopter e Dominator. O restante fica mais longe em performance. Estamos torcendo muito para os rotativos Wankel, agora que a Mazda colocou o ovo em p챕 pode-se ter um motor forte, leve e pequeno para os 80 hp e os grandes para 250hp (turbo) Conversoes automobilisticas de fabrica custam caro e nao oferecem maiores vantagems, Sub4 etc. abraco
    Heron  

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  8. Presado Heron, Abelha e demais companheiros

    Ultimamente além dos motores aéreos veteranos e automobilisticos convertidos, como os já provados e comprovados Rotax, Macculoch , VW e atualmente os Subaru, já existe bastante expectativa em volta da aprovação (pelos professores pardais) dos motores com refrigeração líquida do Uno Fire e do Honda Fit, para utilização aérea, sendo que o honda parece um pouco inviável para a aviação experimental devido ao seu custo, que segundo li pode passar dos R$20,000 se comprado novo. Vocês conhecem algum dado mais comprovado em relação principalmente ao motor do Uno fire, uma vez que este é um motor fabricado em maior escala, tendo um custo mais barato e podendo se adequar melhor às condições financeiras dos aeroapaixonados experimentais e com a potência sugerida por volta de 80 hp? Eles podem vir a ser uma outra opção de motorização para nossos giros.
    O que vocês acham? É possível motorizar adequadamente um giro com um desses motores mais populares devidamente convertidos?
    Abra챌os

    Cosme (Elcacik)

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  10. Elcacik Estive na fabrica dos Aero Twin, gente seria, muita grana gasta e equipamento moderno, mas eles nao conseguiram criar um motor com 75 hp, 4 tempos refrigerado a ar. nem usando turbo. Prefiro esperar este pessoal tentar, mas nao acredito que algum outro motor ira produzir os efeitos de um Subaru ou Mazda Rotativo. Existe uma infinidade de grupos convertendo e preparando motores nos USA, pouquissimos tem uso aeronautico com as performances necessarias, especialmente para giros. abra챌o Heron

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  11.     Informações complementares  ao assunto  :   Motor Aeron찼tico adequado ao giro     http://groups.msn.com/ABgiro/general.msnw?action=get_message&mview=0&ID_Message=11&LastModified=4675692782815429301      

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