terça-feira, 23 de outubro de 2007

RPM DO ROTOR...

Pessoal,
Meu rotor antigo não passava dos 320 RPM, em vôo. Esse novo fica na casa dos 340 a 350 RPM. Também os batimentos no ar (flapeamento) são menos intensos no atual rotor. Alguém poderia responder se esse estaria com  ângulo de ataque menor ? Se os seus giros também  chegam a 350 RPM? A propósito  meu rotor tem 7 metros de pás: 3,5 cada., mais um  espaçador de 40 cm.
Abra챌os,
Milton

13 comentários:

  1. Milton, caso seja o mesmo rotor no mesmo giro com motor diferente, a razao pode estar ai. Aparentemente voce tem menos peso hoje certo? Isto faria o rotor perder rpm, mas uma helice mais forte e maior velocidade irao agitar o bixinho. O empuxo total do seu conjunto mudou muito? Quem sabe o vento da helice tambem ajuda com um tapinha? abraco Heron

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  2. O peso do giro, motoriza챌찾o, enfim tudo semelhante ao que era antes. Antes  o vento a 60 MPH rodava o rotor a  320 RPM. Agora a 350, ´ chegando próximo a 360.  O tamanho do rotor é o mesmo: 7 metros mais o espa챌ador. O fluxo de ar da h챕lice n찾o atinge o rotor, quando em v척o.... O que eu gostaria de saber dos amigos que possuem giros é se  seus rotores também rodam acima de 320 RPM, isso no caso dos mono. Sei que alguns gostam de ver fotos, ent찾o, abaixo algumas  fotos de  vôos realizados ontem; 22/10. Na sequ챗ncia, preparando para voar, decolando, voando e pousando.     Abra챌os,   Milton

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  3. É como magica, se o coelho apareceu ele estava lá. Otavio

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  4. Milton A turma do Forum daqui, ate mesmo o Alex da Russia acham que tem algo que mudou ai, peso dos motores nao sao iguais. O Larry Goodhind acredita que possa ser o angulo do empuxo, forca um pouco o nariz pra baixo e voce compensa na mao, aumentado a rrpm. vou colocar as fotos para eles verem e comentarem. Mas acho que as medidas precisam ser tomadas de novo, inclusive o teste de pendurar e centrar o manche. abraco Heron

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  5. E' . . . o pessoal quer mais dados mesmo, algo nao combina. abraco Heron

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  6. É o seguinte Heron,   O Milton est찼 se referindo ao giro de antes do incidente, j찼 com o Rotax, e n찾o o com VW!!!   Entendeu agora????   Provavelmente, o rotor do Milton tem algo de diferente, talvez o 창ngulo de ataque, ou a corda do rotor 챕 diferente do antigo, quem sabe, at챕 o bordo de ataque 챕 um pouco diferente!!!!!!!    

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  7. Parece-me que o bordo de ataque realmente é um pouco diferente. Este agora é mais afinado, menos agressivo, dando, portanto, menos arrasto.  Tenho fotos do antigo. Tirarei deste novo para  fazer uma comparação. Porei as  fotos aqui ainda nesta semana.   Milton

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  8.               Que lindas fotos, Milton. S처 porque eu vim embora de Cascavel, vc come챌a a voar de giro a챠 nesta pista. Sou amigo di Adalberto, j찼 construi dois Bensen. Estava quaze convencendo o Adalberto a me fazer um rotor em composite, mas tive que vir para Curitiba, agora vc me enche de saudade com esta fotos. Obrigado e um abra챌o.

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  9. Ah! Ok  . . .temos um rotor novo na maquina! Quase certeza que este 챕 o motivo das diferen챌as. Embora muito similares, nunca um rotor 챕 igual ao outro, peso, perfil, etc. pequenas mudan챌as causando diferentes efeitos. Obrigado Heron

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  10. Prezado Milton,   Preciso de sua ajuda. Quando voc챗 voava naquele giro de torre mais baixa, qual era o di창metro e passo da h챕lice utilizada?? Ali찼s, parab챕ns pela nova m찼quina. Ficou um show. Sds   Jair Machado 12 9144 2823

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  11. This message has been deleted by the author.

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  12.   Jair,   O motor é um Rotax  532, 64 HPs...   Antes eu tinha uma torre mais baixa  que cabia  uma hélice de  até 60 polegadas.  Foi feita uma com passo em torno de  44 polegadas. O motor subia para perto de 7000 RPMs. Muita coisa. Foi feita outra com  passo de cerca de 46 polegadas. Ficou boa. Veja, no diámetro de 60 polegadas. O passo exato não sei dizer. O próprio fabricante não me deu a informação precisa. Agora, sim, a torre é mais alta.  Estou utilizando uma  66 x 39, fabricação Orley. Para o motor  582,  de 65 HPs,  vejo o pessoal utilizando   a de 66 x 40. Isso  tudo considerando a  caixa B, que possuo,  numa relação 2.58 x 1. Se for outra caixa, não tenho idéia....   Milton

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  13. Bom dia Milton,   Voc챗 poderia me informar seu telefone atrav챕s do e-mail jair.machado@liebherr.com  pois preciso esclarecer algumas dúvidas e passar seu telefone para o Alberto de Taubaté.   Grato.   Jair  

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