COMUNIDADE ABGiro :
Nossa comunidade está voltada para o aerodesporto na categoria Giroaviação cujo objetivo é congregar os aficionados em aviação de asa rotativa , Girocópteros e Helicópteros experimentais para que possam trocar experiências e conhecimentos nessa área.
sábado, 20 de outubro de 2007
Estabilizadores
Desculpem a minha total ignor창ncia sobre o assunto mas preciso de esclarecimentos sobre o que seriam os estabilizadores vertical e horizontal e qual sua fun챌찾o e localiza챌찾o nos Giros.
Alf Os estabilizadores sao as "penas da flecha" mantem o gyro alinhado com sua trajetoria. A falta de estabilizador horizontal faz o giro instavel em certos momentos e dependendo do desenho, cria uma situa챌ao de perigo onde o piloto passa a ser o unico mecanismo que impede a maquina de se descontrolar irreversivelmente! Nos giros os estabilizadores forma a cauda e algumas sao desenhadas como superficies de voo, movem-se para corrigir rumo. Quando um giro 챕 instavel em pitch pelo nao alinhamento do empuxo da helice com rela챌ao ao Centro de Gravidade, ele voa sempre em um movimento ondulatorio. Como o rotor 챕 auto ajustavel e muda de rota챌ao conforme 챕 exigido, ele aumenta e diminui a sustenta챌ao. No entando o motor quase sempre em rpm constante empurra o mastro em um movimento circular ao redor do CG, o piloto percebendo o movimento indesejado, atua no manche corrigindo a atitude da maquina. NO caso de acontecer uma perda de rpm do rotor acentuada, o motor ganha a queda de bra챌o e empurra o mastro para a frente com certa violencia, o tempo de recupera챌ao impede que os reflexos do piloto atuem de forma eficiente e a maquina inverte em menos de um segundo. Embora o estabilizador horizontal nao concerte o problema, ele diminui a for챌a da a챌ao e aumenta muito o tempo de rea챌ao ajudando ao piloto no controle da maquina. Ter o empuxo no centro de gravidade ou um pouco abaixo 챕 bom, um pouco acima vai depender muito de onde se encontra o tanque, pois com menos combustivel a alavanca aumenta muito, voce decola em uma maquina e pousa em outra diferente. abraco Heron
Alf Os estabilizadores sao as "penas da flecha" mantem o gyro alinhado com sua trajetoria. A falta de estabilizador horizontal faz o giro instavel em certos momentos e dependendo do desenho, cria uma situa챌ao de perigo onde o piloto passa a ser o unico mecanismo que impede a maquina de se descontrolar irreversivelmente! Nos giros os estabilizadores forma a cauda e algumas sao desenhadas como superficies de voo, movem-se para corrigir rumo. Quando um giro 챕 instavel em pitch pelo nao alinhamento do empuxo da helice com rela챌ao ao Centro de Gravidade, ele voa sempre em um movimento ondulatorio. Como o rotor 챕 auto ajustavel e muda de rota챌ao conforme 챕 exigido, ele aumenta e diminui a sustenta챌ao. No entando o motor quase sempre em rpm constante empurra o mastro em um movimento circular ao redor do CG, o piloto percebendo o movimento indesejado, atua no manche corrigindo a atitude da maquina. NO caso de acontecer uma perda de rpm do rotor acentuada, o motor ganha a queda de bra챌o e empurra o mastro para a frente com certa violencia, o tempo de recupera챌ao impede que os reflexos do piloto atuem de forma eficiente e a maquina inverte em menos de um segundo. Embora o estabilizador horizontal nao concerte o problema, ele diminui a for챌a da a챌ao e aumenta muito o tempo de rea챌ao ajudando ao piloto no controle da maquina. Ter o empuxo no centro de gravidade ou um pouco abaixo 챕 bom, um pouco acima vai depender muito de onde se encontra o tanque, pois com menos combustivel a alavanca aumenta muito, voce decola em uma maquina e pousa em outra diferente. abraco Heron
ResponderExcluir