terça-feira, 9 de outubro de 2007

Rotação da hélice do motor

Gostaria de saber se existe uma rota챌찾o ideal da h챕lice do motor. Quantas rota챌천es por minuto tem girar a h챕lice para a decolagem e quantas para manter o Giro no ar. Observei que existe uma gama de varia챌천es para as diversas motoriza챌천es que v찾o dos 3.000 aos 6.000 RPM. Haveria um ganho se o motor girasse acima dessas rota챌천es?

6 comentários:

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  2. Ola
    H챕lice, redu챌찾o e motor fazem parte de um conjunto.
    Para o motores VW sem redu챌찾o, que 챕 a maioria dos giros aqui no Brasil a h챕lice gira em torno de 3100 RPM em velocidade de cruzeiro e pode chegar at챕 3800 RPM na decolagem.
    Os motores Rotax ( 503 , 532 , 582 ) sempre s찾o montados com redu챌찾o de 2 : 1 at챕 3,4 : 1 aprox. e o motor nunca deve ultrapassar 6000 RPM , e mesmo assim por um tempo extremamente curto, no max. 3 minutos. A rota챌찾o de cruzeiro 챕 em torno de 4800RPM, e a rota챌찾o na h챕lice depende da redu챌찾o que est찼 sendo utilizada.
    Esta sempre 챕 uma equa챌찾o dificil de resolver, equilibrar o tipo de h챕lice, potencia do motor, e a redu챌찾o
    Lacerda

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  3. Se a ponta da helice passar da velocidade do som ela explode em peda챌os. Entao: uma helice maior girando a menor velocidade comparada tem melhor perfomance do que uma pequena girando muito rapido. Reducoes tentam manter a helice dentro de um regime otimizado de revolucoes, nao tem muita relacao com decolagem (onde voce precisa usar o regime alto) Existem helices para climb (galgar) helices para velocidade final (longo curso) e helices mixtas (que ficam no meio). O ideal de performance 챕 ter uma helice ajustavem em voo. voce da o pitch para decolagem, tirando tudo que o motor pode e la encima ajusta para a velocidade cruzeiro desejada, assim economizando motor e combustivel. Varias relacoes sao usadas 3:1, 2.8:1 e assim por diante. Nao 챕 bixo de sete cabe챌as para estudar. abraco Heron

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  6. É sempre um prazer Osni! Uma regrinha basica sobre helices tambem 챕 ter uma pa a cada 50 hp (claro que partindo de duas) nosso Golden tem 4 pas e 180 hp. Quem esta usando motores acima de 200 hp ja tem 5 pas. A pa de madeira Tenessee 64 X 46 foi a que melhor rendeu no Monarch, ja com mais peso foi necessario uma de 3 pas (warp Drive) SEmpre considerando que uma pa maior girando mais devagar tem melhor rendimento. Existem formulas para ajudar na escolha das pas, assim reduzindo o fator erro/acerto, voce tem uma regiao para trabalhar. Com o tempo a gente vai incorporando estes conhecimentos, mas a pratica 챕 tudo, isto eu tenho muito pouca . . .o QI especifico aumenta com os anos e usos dentro do segmento. abraco Heron

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