terça-feira, 5 de dezembro de 2006

M O T O R I Z A Ç Ã O

Este assunto nunca acaba.............. É o eterno problema do Giro
Motores potentes são pesados    motores leves não tem potencia
N찾o consegui encontrar uma foto do motor FIAT Fire mas ja foi colocada aqui nas discuss천es
Quanto ao VW  estou hoje estou convencido que não é uma boa opção.. acho que nem mesmo a mais barata
Vamos recomeçar   esta discussão vale a pena.... veja come sempre voltamos ao mesmo tema
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Quanto ao motor se não for o proprio rotax teria que ser um VW a ar, mas alguem ja pensou em usar o CHT (escort)?    
  Fabio
 
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Fala-se muito em motoriza챌찾o para os giros, n찾o 챕 a hora de se pensar num motor confiav챕l, de baixo custo de aquisi챌찾o/transforma챌찾o e opera챌찾o, e de facil manunten챌찾o, existente em abundancia no mercado automotivo, com ou sem o uso de um redutor (dependendo da rota챌찾o m찼xima e do torque do motor), que venha consumir 03 (tres) tipos de combustivel, tais como: - Alcool, Gasolina tipo Premium, e AvGas, que venha ter por volta de 100 a 110 HP, dentro de um peso compativel ao aparelho. Penso num AP 1800 cc. Turbo, com cabe챌ote trabalhado, principalmente ao comando de valvula, e turbinado respeitando sempre um limite de carga do turbo por volta de 0,6 a 0,9 kg. ou Motor Fiat Fire 1.4 nas mesma configura챌찾o do AP., tendo ainda uma terceira op챌찾o que 챕 o motor da Honda Fit 1.4, pois pelo que sei o motor VW a ar, j찼 deu o que tinha que dar, al챕m do que a transforma챌찾o dele para uso aeron찼utico est찼 al챕m da realidade brasileira, chegando perto de um Rotax.
Gostaria que esta pauta de discuss찾o se alastrasse para ver se teri찼mos algum resultado pratico.
Att
Val Silveira
 
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Depois do lançamento de uma dúvida sobre  sobre o Rotax 532 ou o 582  conseguiam fazer um AC4 mono voar e   várias respostas obtidas a partir de alguns amigos, comprei o  Rotax 532, uma hélice tripá, de madeira com passo ajustável,  retirei o VW que havia no meu giro e  depois da confeção de um novo berço, instalei o 532. Para   minimizar  possibilidade de erros  consultei, entre outras pessoas o Sr.  Montalva, sobre  em que posição deveria ficar o novo motor.  Com o Rotax mais para trás e com e hélice tripá  e com o respectivo cubo de alumínio pesando cerca de 5,2 quilos,  o CG praticamente não se alterou. Tudo instalado depois de cerca de 3 meses de trabalho, hoje foi o primeiro teste. Primeiro passei numa balança para pesar meu giro. Com o tanque com cerca de 25 litros de combustível e mais as pás do rotor e com o novo motor, pesou 190 quilos.
Fui pro  aeroporto acompanhado de dois amigos. Instalado o rotor fui pra pista.  A hélice  eu havia deixado com ângulo de ataque  bem forte.  Corri na pista e    a bequilha  dianteira  subiu aos 200 RPM do rotor. Era um bom sinal.  O CG havia sido mantido.  O giro não decolou e ficou assim, com a bequilha  no alto ao longo  dos 1300 metros de pista.  Não sabia a que RPM estava o motor, ainda estou sem o tacômetro que seria adquirido semana que vem.  Desconfiei que  a hélice tripá estava muito "atacada". Desparafusei  o cubo e diminuí o  ângulo, para um segundo teste. Fui novamente para a pista. Já senti a diferença quando acelerei o motor.  O barulho indicava que o RPM havia subindo  muito mais. Comecei a correr, embalando o rotor e  no momento adequado  "despejei" potência.  O giro  subiu   bonito. Depois de uns 20 metros de  rampa acima, tirei o motor e posei antes do final da pista.  Fiz nova corrida e    com nova potência total subiu bonito.  Pousei e  dei por encerrado o teste inicial.  Os resultados foram otimistas, além da expectativa, afinal,   não sabia se ia dar certo ou não. Além disso tem a questão da tendência em vôo e ainda  um pequeno estabilizador   horizontal que instalei, mais por questão de estética do que na espera de um resultado prático.    Agora   estarei ultimando alguns detalhes como  o estapamento que insiste em   tocar num dos tubos de aço 1020 do novo berço,  o  pequeno reservatório de óleo de lubrificação interna que insiste em  espirar o líquido quando  o motor está em baixa rotação, vibrando muito; vibração que  praticamente desaparecem em rotações mais elevadas. Também estarei o tempo todo monitorando o  comportamento do novo berço e ainda  da hélice. A caixa de redução que possui  é a do tipo "B", inadequada para hélices tripá. A hélice que comprei, porém é de 60 polegadas, chegando a uma medida  mais exata de 61,  em razão do cubo do alumínio.  Também  tenho observado   o espaço que ficou entre a hélice o o rotor. Em vôo não há problema nenhum mas, em terra a distância não passa de 30 centímetros, com   o manche todo cabrado.  Tudo, portanto ainda em testes.  Aceito sugestões e  críticas, dispensando  "viagens na maionese" de alguns,  com todo respeito. É que  "na prática a teoria costuma ser outra", parafraseando um jornalista ilustre.  Sei que ainda poderei ter problemas, por isso os testes. Se algo não der certo no futuro, reportarei aqui, sem constrangimentos,  afinal estou tentando  melhorar e apresentar uma sugestão para todos. 
Alguma dúvida, que me  perguntem.  Adianto que não sou fabricante de giro e portanto não  fabricaria um,  entendo pouco deles  mas os admiro e por isso tenho um.
Abra챌os,
Milton

55 comentários:

  1. Sobre os motores Fiat Fire 1.4 j찼 para uso aeron찼utico, mas achei o seu custo muito alto, veja:
    CUSTO DO MOTOR FIAT FIRE 1.4, R$19.000.00 ASPIRADO E R$ 22.000.00 O TURBO.
    ESTE PREÇO É MOTOR COMPLETO 0 KM.
    .

    visite o seguinte site


    www.xaviermotores.com.br

    Val Silveira


    Val Silveira

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  3. Bom, falando em motor, já que o assunto é sempre  pertinente, ainda não finalizei os testes do Rotax 532 no meu giro mono, que pode ser visto em www.geocities.com/miltonfantucci/giro    Depois de  pesquisar sobre a hélice tri-pá de madeira, com passo ajustável, confesso que fiquei meio desconfiado de sua resistência.  Já há registro de  pá que  saiu do cubo, em razão da força centrífuga perto da  tonelada. O estrago foi grande.  Retirei a tri-pá e encomendei uma bi-pá, que chega semana que vem. Seria a recomendável para a caixa "B" do meu Rotax. Se não der certo, virá outra e mais outra. Também nesta semana  chega o tacômetro (contagiro) que eu precisava. Farei relatos dos novos testes que  realizarei.   Bom,  que voa com o Rotax 532,  voa mesmo. Fiz questão de mostrar isso ao Carinta e  ao Darly, ambos de  Mogi Mirim, quando decolei e fiz um vôo curto para eles verem. Mas os testes são apenas iniciais e   ainda vai algum tempo para um relato final. Tenho minha profissão e não posos me dedicar ao giro como gostaria. Se no final do processo concluir que a nova motorização não é a solução que busco, reportarei aqui sem meios termos.  Daí talvez até venda o giro.   Abra챌os,   Milton

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  4.   Ol찼 Milton   A respeito da sua hélice ,  o fabricante ,  tem o laudo de compatibilidade , curva da helice referente ao Torque x RPM x HP .   Há algum histórico ou registro  do fabricante  referente  a helice  fabricada , é confiável . Pelas fotos  me parece  muito boa  e bem feita.   Use um torquimetro para o aperto e veja com o fabricante qual Ã© o torque  adequado , é importante esse dado , não faça de olhometro ou  pela sensibilidade da mão , as forças envolvidas finais  Ã© por aí ...... na casa de toneladas  e depende da RPM .     Os angulos das p찼s 챕 outro fator , h찼 de se ter um medidor de passo e posicionado no mesmo lugar em todas as p찼s e o girocoptero  devidamente  nivelado , a altura de medição sempre a mesma , o instrumento deve ter um nivel de bolha  para aferir os angulos. Vc tem ????   Voce est찼 indo no caminho certo , a h챕lice 챕 um fator que deve ser verificado pois 챕 raro a fabrica챌찾o de trip찼 em madeira no BRZ .     Agora é uma questão de acerto fino , Hélice  versus  Motor e  RPM final . Se a hélice resiste até 80 HP nos parametro da curva traçada , devidamente  testada " N "  vezes , é  confiável ........ check com o fabricante ou por conta e risco ...... lema da avia챌찾o experimental , que n찾o deve ser o caso , acho , achologia , pois n찾o tenho dados do fabricante e acredito que poucos aqui conhe챌am .   Algu챕 aqui poderia opinar :                   Hélices Dacorégio (do Tarcísio Dacorégio)        fone: (48) 3652-1093                     helices_dacoregio@hotmaill.com                         Grão Pará/ Santa Catarina                   Ele me cobrou R$600,00 pelas três  pás  mais o cubo em   alumínio fundido.   A única coisa que me preocupa é esse tal aluminio fundido ...........  nãos seria aluminio aeronautico .......                                                                                         normalmente usado em hélices desse tipo. ...........  ????     j찼 instalou o Skype abra챌os     AbelhaRJ        

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  5. Abelha,   Vi uma hélice tri-pá canadense, de madeira, que não aguentou. Saiu do cubo que a prendia.  A partir daí me aprofundei em pesquisas e passei a desconfiar dessas tri-pás....  Se eu tivesse uma caixa de redução "C" ou "E" no Rotax, ainda usaria uma.  A caixa "B", que é a que possuo, não   é  compatível com hélices tri-pá. Esse foi outro fator que me faz  tentar uma bi-pá, bem atacada e larga... em menos de  30 dias os testes estarão acontecendo....   Realmente  a hélice é muito bem feita. Pensei em colocar uma pequena chapa de aço ligando o cubo  à  pá, coisa de uns  10 centímetros. Penso que daria certo.Seria uma chapa de cado lado da pá, ligadas por um pequeno parafuso de aço de  cerca de 8 mm. Mas aí veio a questão  da caixa de redução, que falou mais alto na hora de adotar uma solução.   O Carinta e o Darly puderam ver o rendimento da h챕lice. Um espet찼culo. pena que.....   No mais,  reportarei futuramente novos testes...   Estou saindo em viagem nessa noite. Só volto em uns 10 dias... Até lá não postarei  mais mensagens...   Abra챌os...   Milton

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  6.   Okey Milton        Qual o peso da helice de madeira ?        Qual peso de cada pá em  miligramas  ?        Vc tem algum dado ou especificações  tecnicas dessa hélice ???     Não seria oportuno vc trocar a sua caixa de redução por uma  mais adequada a hélice ???  ........... acabaria com sua angustia .   Porque n찾o usar uma Tri-p찼 Warp Drive ou PowerFin ? .... 챕 um caso a pensar e refletir...... s찾o mais leves e menos in챕rcia.   obs a tempo:   Não sou um expert em hélice , apenas dialogando com um particular  amigo gironauta,  tentando suplantar                         tais dificuldades .     boa sorte tor챌o para isso , 챕 o que desejo , assim como toda comunidade .....       AbelhaRJ  

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  7.   Ol찼 Milton   no ping e no pong   veja  as materias técnicas   nesse site :   http://www.gdt-systems.com/techinfo.asp         AbelhaRJ

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  11. AJLacerda
    Falar de motor ou revolver o mito motor,챕 muito simples, basta pesquisar porque os primeiros giro, saiam do ch찾o bonito e com o motor Bensen, sei bem que n찾o chegavam a pot챗ncia do WV, talvez o AbelhaJR me ajude nessa quest찾o.
    Por qu챗?
    Simplesmente n찾o acrescentavam peso desnecess찼rio como arranque, alternador, carenagem e outras cositas mas, ent찾o, devemos retroagir um pouco e volta a curtir aquelas maquina maravilhosa e sentir o vento na cara, esta 챕 a solu챌찾o simples barata e agrad찼vel de curtir este esporte.
    Abra챌o Gerson

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  12. Ol찼 Gerson, no domingo fui ate o Morro da Palha, de moto, e na volta por Campo Largo, ao passar pr처ximo do "Salgadinho", lembrei de sua pessoa. Como esta o seu giro, j찼 voltou a voar?   Nelson A. Klechowicz

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  17.      Nossa! Por que vcs não montam uma dupla para cantar "embolada"? Eu dou até a idéia para o nome. Ficaria assim ó: Heron e Erinha ou ... Abelha e Mutuca...ou até Zé Carioca e Pato Donald.   Pronto...o nome eu j찼 dei e do jeito que vcs est찾o cuidando do marketing...eu acho que vai pegar viu!   E eu que pensei que nesta faixa etária a produção de testosterona no corpo diminuisse.     É realmente lastimável...                                                     ...que pena...

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  18.               Então você será o 3º membro  do TRIO  pra complementar a basbaquice  , eis  o  " Chitinha  das Chapadas " ,          já está rotulado o seu , pois pra tocar tal  realejo , a essa hora , nas recatadas esquinas da madruga e dos brejos         chapadense , só sendo você , bem vindo . Escreve o que quer  .......   idem  ......  também  ....     ......  .         Eu até agora continuo  pasmado , embasbacado  ... o cara não se manca , a mesma ladainha .....  já era .

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  20. ......................... VOLTANDO A MOTORIZAÇÃO...   Concordo plenamente com voc챗 Gerson. Girocopteros n찾o devem ter "enfeites". Se não ajuda a voar .......É peso   Os primeiros Bensen foram construidos, e acho que alguns ainda são, com  o motor Maculoch  ( ?? ) que era um motor descartável usado em aeronaves não tripuladas para exerc챠cio de tiros . Este motor 챕 extremamente leve e com potencia suficiente para um pequeno giro mono.  Estes giros pequenos como o Girobee podem voar, com um piloto leve, usando motor Rotax 447 e  503 , que hoje é mais barato que um motor VW Gosto de acompanhar as ofertas de motores usados e cheguei a conclusão que pelo preço de um bom motor VW se pode comprar um  Rotax 532 e com um pouco mais se compra um Rotax 582  revisado.  O numero de panes do VW me assusta muito, como já disse anteriormente ainda bem temos Girocopteros, que podem aterrisar literalmente em qualquer lugar.  Motores de aeronaves tem que trabalhar com uma boa reserva,   full power, s처 na decolagem e em emergências. o nosso VW 1600 cc não aguenta ser transformado para 2200 cc sem cobrar nada em troca desta potência extra .  Como alguns devem saber existem preparadores de motor que dizem conseguir até  600HP de um VW, mas isto só serve  para carros de arrancada, para um bom giro precisa-se de um motor que trabalhe em aprox. 70 % da sua potencia durante 3 horas ininterruptas para se fazer uma pequena viagem sem problemas. Isto s찾o poucos amigos nossos que conseguem.  Estou muito curioso para ver os resultados do rotax no Giro do Milton...... vamos aguardar   Abra챌os    Lacerda                                    

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  21. Ol찼 Nelson.

    Não apareci mais no salgadinho porque estou tentando montar um giro com todo material que comprei quando pensei ser mais fácil à fabricação, esta saindo, mas para decolar sem pré giro tem que ser numa pista mais comprida e de preferência pavimentada.
    Mas no mais n찾o pretendo para de voar t찾o cedo a exemplo do mestre, Sr. Jos챕 montalva, que sempre tem planos novos e uma disposi챌찾o de garoto jovem.
    A qualquer hora apare챌o para por o bate-papo em dia.

    Abra챌o Gerson

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  22. Lacerda Tem dois tipos de Mac o simples 75 hp o super mac 90 hp. Como voce ve, ja naquele tempo o pessoal sabia quanta potencia era necessaria. O ponto medio 챕 o Rotax 582 cabe챌a azul com 65 hp, leva ate um peso pesado com eficiencia. Os Mac ja nao existem mais, um pessoal comprou tudo o que tinha pra ter pe챌as de reposi챌ao. Os Arrow italianos no mesmo patamar, porem mais caros, tem um de 100 hp. O motor 2SI tem 3 cilindros a 2 tempos e chega a 88 hp e nao custa muito, eles pararam de anunciar como aeronautico, os advogados nao dao sossego . . .mas ainda se pode comprar para usos gerais. NOvidade a caminho seria o Aero Twin, mas muitos problemas e ainda nao tem a potencia que eles queriam. Tem um pessoal na Alemanha fazendo um motor rotativo para kart, muito pequeno e tem potencia, ainda nao sei se tem durabilidade, pois o pessoal remonta a cada corrida. Vou tentar achar o site, mas ja vi este motor. La em Boca Raton tem uma oficina que so mexe com isto, os pilotos brasileiros correndo nos USA tem uma escuderia de kart para brincar nas horas de folga, uma beleza a oficina e muita pe챌a vinda do Brasil, os freios a disco sao otimos e podemos usa-los nos giros. Tudo mecanico brasileiro. Isto esta virando moda e iremos nos beneficiar dos inventos. abraco Heron

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  23. AJLacerda.
    É isso ai, o objetivo do jogador de basquete é basquete, e o nosso é voar então, vamos encontra um jeito de eliminar tantas panes, voltando para o bom e velho rotax ou outro qualquer.
    O WV 챕 처timo, mas esta se exigindo demais do motor, j찼 tive duas panes, mas felizmente estava com giro e n찾o com outra aeronave.
    Abra챌o Gerson

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  24. Gerson Eu nao tenho informa챌oes sobre o uso de VW's em asa fixa, sera que eles tem vida util mais longa e menos panes? Me parece que pelo giro ser uma maquina que voa em drag constante, o esfor챌o do motor fica evidente e causa esta variedade de quebras. O que me dizem? Heron

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  25. Heron,
    me informe por favor, ser찼 que uma redu챌찾o por correia, ou por engrenagem no motor VW n찾o solucionaria o problemas dessas constante pane. N찾o seria o caso da ABG, qu 챕 uma associa챌찾o de n챠vel nacional, que tem for챌a e poder representativo, para enviar um oficio a uma ou mais universidade de preferencia estadual ou federal, colocando em pauta para a pesquisa desta defici챗ncia ocasionada nos motores automotivos para uso em giro, quem sabe esta semente pode vir a produzir bons frutos.

    Val Silveira

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  27. Val Com certeza uma redu챌ao se faz necessaria, porem ela aumenta o peso em um sistema ja fraco. Tivemos um problema com as primeiras redu챌oes planetaria e os motores 2.2 (ja fora de uso) eles folgavam o rolamento de saida e a pequena diferen챌a criava uma decentraliza챌ao do eixo que com o tempo desgastava tudo la por dentro muito rapido. Agora, a nova reducao tem um tipo de embreagem (na realidade aquele jogo de molas) que permite uma vibra챌ao maior sem afetar o conjunto de engrenagem, porem o motor 2.5 nao apresenta este problema. Sem reducao, somente um motor aeronautico teria torque a baixa rpm suficiente para o desempelho correto da helice. abraco Heron

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  29. O Craft tem 02 motores e 챕 biplace. Olha o tamanho do aparelho, al챕m de ser cabinado. Por que n찾o usar dois motores pequenos??   http://www.youtube.com/watch?v=sDl1V8mLJu8       Abra챌os!!

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  30. Ao Heron, e outros gironautas interessados.

    N찾o sou engenheiro, mas j찼 foi feita alguma averigua챌찾o do porque do desgaste prematuro do rolamento de saida, acho que deveria ser efeatuado um estudo sobre este assunto. Insisto que a ABG. deveria pedir, solicitar, eviando um oficio a algum 처rg찾o publico de pesquisa para tentar desenvolver algo que nos venha a ser util. A ABUL, firmou parceria com a UFMG, para desenvolver um U.L.A., visite o site e o veja, porque que n처s n찾o temos que ficar dormindo em ber챌os explendido. Aqui em Campinas, temos a INPAER (www.inpaer.com.br) que utiliza um motor derivado do VW a ar, e o seu TBO, se n찾o me falha a mem처ria 챕 de 2.000 horas, isto quer dizer que no m챠nimo 챗le o 챕 confi찼vel.

    Como sou novo no grupo, gostaria de n찾o perder meu tempo tendo que ver e ler besteira, de desafetos entre os membros, tirando as suas desaven챌as e lavando e pondo a limpo, as suas roupas sujas, acho e sempre achei, que este grupo foi criado para difundir e solucionar os problemas da giroavia챌찾o.

    Desculpe por ter sido rude.

    Val Silveira

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  31. Val Acompanhamos a evolu챌ao do Subaru desde que os 1.8 foram usados, eles vem aprimorando o desenho e conseguindo mais potencia com o mesmo peso. Com o 2.5 ainda nao temos relatos desfavoraveis, quem colocou a 2 anos ainda espera para ver alguma falha. Somente alguns componentes externos deram problemas, mas o motor em si nao. O pessoal ja percebeu que ao falar em giro duplo, acima de 800 libras, o inicio da conversa 챕 180/190 hps e todos visam passar dos 200, ja temos varios voando assim e o resultado 챕 altamente satisfatorio. Dessimone: O Craft tem mau desenho, dois motores somente com uma helice ou opostos, se um motor parar, voce nao tem como segurar a maquina, ela vai girar. turbo helice pode ser uma op챌ao de seguran챌a e os primeiros testes estao por ai, ja tem um ano e pouco. Infelizmente, opcoes boas sao poucas. Rude fui eu ao permitir o que aconteceu, mil desculpas! :( Heron

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  33. Caro AJLacerda,   Em um ponto do seu texto vc se refere: "... motor está em baixa rotação, vibrando muito; vibração que  praticamente desaparecem em rotações mais elevadas."   N찾o sei n찾o se a vibra챌찾o desaparece ou se ela aumenta a frequencia e ai passa a impress찾o de desaparecer.   Acho que ela não desaparece, ela ainda esta lá,  só que com frequencias mais altas, e amplitudes menores, o que pode continuar prejudicando a estrutura, suporte, etc...   Se falo besteira me desculpe.   Abra챌o a todos.

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  34. O texto não é meu.   Eu coletei aqui alguns mais recentes para recomeçar a dicussão. Veja que interessante, toda vez que falamos de motores as discuss천es se renovam e se prolongam . Em 3 dias j찼 estamos com 34 mensagens  Mas esta sempre é uma discussão que vale a pena Existem edutores prontas para VW , veja no site do Altair Coelho , pai do nosso AC-4  ele vende uma redutora muito bonita para motor VW,  .  Algun colegas nossos já fizeram redutoras para VW ,mas os resultados não foram bons e retiraram do Giro o ganho de empuxo não compensou o acrescimo de peso. O motor VW tem sua potencia maxima em torno de 4500 RPM , para reduzir para 3000 RPM o aumento de torque pela redução não é tão compensador.  Em motores que trabalham com 6000 RPM ou mais a redu챌찾o se torna obrigat처ria e vantajosa.     Lacerda

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  35. Marcha lenta nos Rotax Minha primeira impressao foi a pior possivel, o motor sacode todo e faz um barulho cacarejante, me parece que as batidas da redu챌ao e tambem do lado da admissao sao irritantes. Depois de uma certa rota챌ao tudo fica redondo e a coisa se ajeita. Usando silenciador de admissao e pos-abafador o som fica muito melhor e o giro mais quieto, importante para quem opera proximo de residencias, conviver bem com os vizinhos 챕 uma preocupacao atual dos fabricantes. Salvo outros problemas me parece normal o que acontece com este motor. abra챌o Heron

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  36. N찾o entendi essa do Rotax Heron. O que eu voei era exatamente o oposto, um brinco de perfei챌찾o. Macio e redondo. Cabe ressaltar que existem duas linhas Rotax. A Homologada pela FAA e a destinada aos experimentais. A linha homologada somente do 912 e 914. Abaixo disso somente experimental. Eu voei um 912 (80hp) e acredidava que a qualidade era a mesma para ambas as linhas. Sauda챌천es Ercole

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  37. ola boa tarde a todos Heron!         Motor ROTAX o melhor motor ja enventado para aviaçao experimental. ate o presente.  Quanto as batidas que vc se refere. 1- marcha LENTA desrregulada, MINIMO 2000 rpm, abaixo disso ele bate mesmo e fica quadrado . 2- equaliza챌ao dos carburadores quando dupla carbura챌ao 3- ponto de Igni챌ao tem que estar certo  no mais e um super motor resistente, facil manutençao olhe bem facil nao disse que e barato mas por ser um motor bom ele nao e caro um VIRABREQUIM COMPLETO DO 582 NOVO COM ROLAMENTO, BIELAS TUDO NOVO CUSTA 1300 DOLARES E VC VOA 500 HORAS SEM PROBLEMAS A PARTIR DE 500 HORAS NAO TEM MAIS GARANTIA ,MAS TENHO UM MOTOR AQUI EM RONDONOPOLIS QUE SO FOI TROCADO COM 854 HORAS . SOU MECANICO DE MOTORES ROTAX FORMADO PELA ANTIGA MOTAX AI DO RIO DE JANEIRO NO AEROPORTO DE JACAREPAGUA HOJE O CURSO E MINISTRADO  NA ULTRAMOTORES EM SUMARE E QUEM QUISER FAZER O CURSO DOS MOTORES ROTAX SO FALAR COM O NOSSO AMIGO LUIZ CLAUDIO NA FLYER ABRAÇOS HELTON BECHER

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  38. Nao me expliquei bem . . . Quando estive presente pela primeira vez e um Rotax foi acionado eu achei o som horrivel, mas 챕 proprio dele mesmo. Conforme ele vai aquecendo e arredondando fica normal. Eu esperava outra coisa . . .como quando comi feijao americano a primeira vez, muito lindo e tal, mas 챕 doce . . .depois voce acostuma e ate gosta! Todo acessorizado, o Rotax 582 fica otimo de som, mais grave e baixo, diferente daquele gemido quando passa todo aberto. O som estalado do MacCulloch 챕 um desacerto, especialmente quando voce esta curtindo o soninho das 6 da matina e o pessoal resolve "acender" um Super Mac e sobrevoar o acampamento . . . O chacoalhar de ambos tambem 챕 estranho a primeira vista, depois tudo fica normal. O som mais bonito em dois tempos 챕 do 2SI, com tres pistoes ele tem um som bravo, bem grave para 2T, bem caracteristico. O Rotativo Mazda tambem geme alto, bem barulhento e beberrao . . . Mas com 210 mulinhas te empurrando voce vai ficar bem feliz! abraco Heron

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  39. Desde 1988 que tengo en uso algun motor Rotax....447...503...582..ahora bien...los dos primeros con una confiabilidad exelente..salvo el 447 que una serie salio con problemas en los rodillos de perno de piston ,pero cambiados estos son los fiables de siempre..El 582..parrafo aparte..!!!..es un motor confiable "salvo la serie que se rompia el cigue챰al (virabrequim para ustedes).la fabrica reconocio el problema y saco una recomendacion con los numeros de serie..pero eso no me soluciono el problema...ademas hay que ser estricto en el cuidado de la mezcla de combustible ya que el mezclador automatico no lo recomiendo porque ha fallado en algunos y cuidado...el combustible no debe pasar los 90 octanos porque el motor se puede romper si se usa a 6500 RPM durante prolongados minutos...Esa es MI experiencia PERSONAL pero a mis amigos les paso algo similar...abrazos ESPEPENTO 2

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  40. Senhores, Há muito venho acompanhando as discussões do grupo. Conheço alguns pessoalmente e outros somente virtualmente pelas discussões, que algumas vezes são ferrenhas. Quem está em nosso círculo bem sabe das nossas dificuldades, se não é motor é material para a estrutura, material para o rotor e assim vamos convivendo com as tais dificuldades. Sem bem disso porque estou montando dois giros ao mesmo tempo, ou melhor simultâneamente, porque tempo é o que infelizmente não temos sobrando. Um estará voando no início de janeiro/07 e outros talvez em março. O fato é que, como tenho visto, se começarmos uma discussão (ao pé da letra) não chegaremos a lugar algum, pois já basta todos os problemas que temos; sei que alguns sonham muito alto, outros já estão totalmente desanimados e há ainda aqueles que (escaldados) se sentem enganados ou insultados. Enfim o que nos falta é reunir forças e informações para colocar um monte dessas máquinas no céu, evidentemente que sem dinheiro nada pode ser feito. Tenho buscado no Brasil e no exterior algo que possa ser usado em nossas terras, mesmo com toda nossa burocracia e altos custos de internação (Imposto de importação, pis+cofins, taxas, desembaraço aduaneiro, etc ...). Creio que uma solução segura para nosso céu azul seja uma máquina como o Monarch e quem nos poderia dar alguma informação mais precisa seja o Heron, com o devido respeito dos demais colegas ouvintes/leitores. Heron, voc챗 poderia nos informar qual a configura챌찾o do Monarch? Dimens천es, peso, pot챗ncia e tipo do motor, h챕lice, dimens천es do rotor, autonomia de v척o ese existe alguma planta que possa ser comercializada? Heron voc챗 poderia por favor me ligar ou passar seu fone? Um forte abra챌o a todos e boa noite. Jair Machado 12 9144-2823

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  43. Fico lendo este site e só pensando porque a giroaviação não evolui.Os ultraleves básicos passaram para os avançados os trikes de antigamente passaram  para modelos modernos do qual eu tenho um. Posso estar enganado mas paresse existir um esgotamento do projeto em s챠, piorado pelo problema da motoriza챌찾o. Faz anos que eu vejo o problema do motor sempre em pauta e percebo que não se resolve nem aqui nem em outros países, devido a gama de testes em diversos tipos de motores utilizados, não existe uma coerência em um tipo específico. Acredito que n찾o vai se resolver esta situa챌찾o pela quest찾o do esgotamento do projeto em s챠. O projeto do Batterfly duplo acredito ser uma op챌찾o interessante para se reativar a forma챌찾o de novos pilotos, com mais gente voando e tendo lugar para se formar nova gera챌찾o de aficionados o gyro volta sozinho a caminhar. Heron, você poderia verificar a possibilidade de uma produção seriada no Brasil junto ao pessoal da Batterfly, poderiamos montar um ou mais grupo de construção ter um gyro em condições de dar aula, gostaria de frizar que o problema da instrução deve ser enfrentado de frente e atacada na raiz, caso contrário o problema vai continuar ocorrendo eternamente e um ciclo que precisa ser quebrado e só a formação de novos pilotos vai resolver isto. Talvez contruir seriado seja mais vantajoso que ficar incorrendo na importa챌찾o sempre demorada e custosa. Um abraso para todos.   Odair Chagas   Odair.aero@ig.com.br         

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  45. Vamos por partes: Monarch É um excelente mono, facil de montar, com motor Rotax 582, opcao para a G-Force Landing Gear, (aquela suspensao que permite pousar vertical de altitudes ate 20 pes) pesa 360 libras e mede mais ou menos uns 3 metros, preciso verificar. Tem um tanque de 5 galoes, podendo usar um de 8 ou um tanque sela extra sobre o motor de mais 6 galoes, aumentando o alcance para 2 horas. Voa entre 65 e 75 milhas por hora, sendo 75 a maxima. Pelo custo do motor Rotax nao acredito seja um sucesso de vendas, pois ira coloca-lo muito proximo do preco do Golden (duplo) Butterfly LLC ESta empresa embora esteja registrada em Oklahoma, opera em Bridgeport Texas, onde fiz meu aprendizado e algum treinamento. Nesta epoca tive contatos frequentes com a Groen Brothers, fabricante do Hawk 4, excelente giro mas que nao decolou em vendas, e o Sparrow Hawk, este sim esta tomando o nicho de mercado que antes era dominado pela RAF. Tambem participei (pouquinho) dos testes com o CCTD da CarterCopter, ate o dia em que, apos quebrar a barreira Mu1, a maquina teve um problema, caindo de 3 mil p챕s ao chao em 55 segundos, nao 챕 preciso dizer que ficou em peda챌os, os pilotos nada sofreram. Planos a venda Nao existem, alias ainda nao tem planta e a primeira eu deverei fazer aqui no Brasil, por regras da ANAC (antigo DAC), nao serao vendidas pe챌as avulsas, apenas kits completos. Representa챌ao HOje eu so o unico representate da BLLC na America do sul. por contrato, embora nao exclusivo (quem quiser pode tentar) existe uma pessoa que ja 챕 representante na Florida (somos dois) o Stan Sanders, a quem foi oferecido um contrato similar ao meu para o Brasil, ele passa todos seus fins de semana aqui, onde tem sua noiva, ate que ela possa ir morar com ele la em Marco Island. O Stan encomendou o primeiro Carro Voador com turbina e o prazo de entrega desta turbina era de 18 meses, ja passou o tempo e ainda nao tivemos testes feitos, e nem a maquina esta completamente montada, Fotos ja foram colocadas  aqui. Formamos um clube na Florida, o Stan é o maior investidor, temos mais 6 pessoas ao redor daquela maquina que voces ja viram nos videos, o prototipo do Golden. Ja falamos varias vezes de traze-la ao Brasil , mas ainda nao existe um plano viavel, aos poucos vamos consolidando um projeto para adiantar as demonstracoes aqui, tudo esta atrasado porque eu sou o unico trabalhando nisto e com um orcamento apertadissimo nao posso dar passos mais largos. Futuro Todos estao engajados em produzir um pre rotador que permita decolagens usando espaco minimo e dois ja estao em funcionamento, o da Butterfly e o da Carte Copter. Caminhos diferentes e resultados diferentes, mas tudo muito bom para nos usuarios. Eu acredito muito em um futuro comercial para giros, pois as maquinas hoje disponiveis facilmente fazem cruzeiro de 100 mph o que 챕 otimo e a MOto Voadora ja pode levar um piloto desde sua casa ate o destino final, voando 90% do tempo e dirigingo os outrs 10%. Abraco a todos Heron

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  46. fiquei devendo informa챌천es sobre o motor CHT. (FORD) em conversa com um amigo meu que 챕 mecanico (e um dos que me desinsentivam) ele me disse que o motor pesa em torno de uns 70kg. em pesquisa na internet encontrei a potencia. o motor a alcool vinha com 73,4 cv 1.6 litro com um retrabalho nas valvulas, admiss찾o, comando, carburador e curva de ign챌찾o o motor passava para 82,9cv a 5600rpm. torque maximo passando de 11,6 mkgf para 12,8 mkgf ao alto regime de 4.000 rpm. Quando desisti de fabricar o giro procurei saber dos trikes, em conversas pelo orkut e msn encontrei o filho da pessoa que fabrica o TRIKE BRASIL (vem equipado com o do fusca), ele me disse que o pai dele est찼 fazendo testes com esse motor, mas que o resultado ja 챕 satisfatorio . Ele 챕 mecanico e mora perto de Atibaia n찾o lembro direito o nome da cidade. Talvez seja uma op챌찾o para n처s "pobres" que n찾o temos 6000 dolares para dar em um motor "ROTAX" ou "BOMBARDIER" (est찼 equipando alguns fox V5, e 챕 motor de JETSKI) supondo então que o motor pese 70kg + piloto(no caso eu)60 temos então 130kg, para ficar uma proporção de 2cv's para cada kg (que na minha visão acho que é muito bom para algo que voe, ja que um rotax de 80cv levanta um ultraleve de 250kg) restaria então para a estrutura do giro + combustivel 34kg. (É muito pouco,) me corrijam se eu estiver errado nos meus calculos. OK.   Alguem saberia quanto +- pesaria um giro magro? (nos moldes daquele que o video mostra o cara dando o pre rotor com as m찾os?) nem relogio n찾o tem aquele

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  47. FAbio A Rotax 챕 uma firma austriaca, comprada pela Canadense Bombardier, concorrente da Embraer. Nao se esque챌a de adicionar: reducao, radiador, mangueiras e agua na equa챌ao do motor, mas a grosso modo pode dividir o peso do motor pelos cavalos que da pra ter uma ideia se ira funcionar bem ou muito fraco. OU sera cavalos por peso? acho que o segundo . . . Assim um motor de 100 kg deveria ter 200 hp, uma relacao excelente, porem dificil de conseguir. E cara. abraco Heron como norma geral tambem o empuxo leva pra cima duas vezes o peso, 100 kg de empuxo levam 200 de peso, mais ou menos

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  48. Link pra Rotax http://www.rotax.com/ mais outros http://www.airscooter.com/ http://www.aerotwinmotors.com/   e mais http://www.2si.com/   divirtam-se Heron

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  50. Deem uma olhada nesta materia: http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/tecnica/motores/motores.htm   Otavio

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  51.           Assunto em voga na ABUL ..... motorização VW boxer e outros            Para aqueles que desejam conhecer , familiarizar e etc...etc ....-   visitem o link abaixo            sem mêdo ou receio  da verdade  ......... é um bom debate a nível técnico e de experiência .                         http://www.abul.com.br/debate/debate1/Consulta.asp                          sempre suprindo a colmeia do bom mel .       AbelhaRJ  

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  53.     Site da ABUL ..... Debate sobre Motoriza챌찾o   Por  Luiz Henrique Ceotto  -  terça-feira, 20 de março de 2007    Um motor VW convertido para ser seguro tem que gerar no m찼ximo uns 70 HP no eixo e nesse caso a pot챗ncia efetiva (conjunto moto-propulsor) vai ficar em torno de 50 a 55 HP a 2.700 rpm. Esse mesmo motor a 3.400 rpm vai dar uns 85 HP s처 que a efetiva vai continuar nos 55 HP pois a h챕lice vai perder muito a efici챗ncia nessa rota챌찾o, mesmo para h챕lice com o di창metro pequeno. ............................................ Essa 챕 uma realidade que precisamos admitir e deixar de perder tempo. Se fizermos isso poderemos viabilizar alternativas que at챕 ent찾o pareciam impossiveis, at챕 porque as diferen챌as de valores s찾o muito mais baixas hoje do que a algum tempo atr찼s.       Vamos aproveitar e acompanhar               bom nível técnico .    

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  54.     Nada como reviver os tempos bons .              O assunto não deve morrer  .     Sugestão : Giro Mono motor VW turbo ou uma Giro Mono motor Rotax 532/582  ????

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  55. Abelha,.....voce est찼 aiiiiiiii, p척 meu.............agara voc챗 apelou.... muito oportunnamete.   M O T O R I Z A Ç Â O é o  meu assunto prediléto. Falava outro dia com Sr. Altair Coelho, e ele dizia da importância de usar produtos fàceis e populares de encontrar no mercado, foi quando iniciamos um comentário sobre o velho vw AP, lembrava que voei várias hora neste motor que embora à alcool e turbinado e gastava muito, mas serviu para seu propósito na época, e ele me dise que este motor instalado em uma estrutura leve, com a redução bem acertada, e com a hélice correta, funciona rasoavelmente bem,  e sem turbina. S처 para comentar aqui,... sei l찼 o homem 챕 um dos o nossos precursor da giro avia챌찾o aqui no Brasil. Abra챌o. Bosco.

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