domingo, 12 de novembro de 2006

GPS

Senhores, gostaria de saber informações de USUÁRIOS de GPS. Quando me refiro a "USUÁRIOS", descarto aqueles comentários: "meu amigo disse..., ouvir falar..., lí uma vez..."
Desculpe me se pareci arrogante, mas 챕 que estou cansado de ler relatos de pessoas que n찾o t챗m conhecimento para falar sobre determinados assuntos e se mostram os maiores conhecedores. Na minha opni찾o, s처 devemos explicar algo que detenhamos o conhecimento. Por exemplo, fiz 3 horas de v척o em Giroglider. Garanto a qualquer um que posso decolar e pousar um glider. V찼rias pessoas disseram que se eu for voar meu giro normalmente com motor, irei me acidentar. 1짧 Pergunta que fiz a uma pessoa que me disse isto: " Vc j찼 voou de Giroglider??" A resposta sempre 챕 NUNCA, mas me disseram...
O Ivan aprendeu voar de glider e hoje voa solo em Mogi Mirim. Detalhe, aprendeu voar na praia no mesmo glider que eu. Para mim, a opni찾o DELE 챕 relevante.
Mas isto foi s처 um exemplo e estou saindo do FOCO da Discuss찾o que 챕 GPS. Minhas d첬vidas s찾o:
 
  1. Qual o modelo mais indicado para v척o que n찾o custa 1 Milh찾o de d처lares?
  2. É possivel ver no mapa do GPS se estou entrando em espaço aéreo CONTROLADO?

OBS: Descobri recentemente que existe uma pista de pouso nas margens da Represa Bilings no Riacho Grande em S찾o Bernardo, por챕m s처 tem acesso que compra um terreno l찼. Estou investigando os pre챌os de terrenos e minha maior preocupa챌찾o 챕 se l찼 tem E.A.C.

14 comentários:

  1. ola boa tarde caro colega Dessimone.     GPS: existem varios modelos e marcas de GPS hoje na praça.  Eu como piloto proficional uso um GARMIN III PILOT veja bem PILOT pois tem o mesmo GPS III PLUS que nao e aeronautico e sim para trilha hoje este PILOT III ja esta fora de linha e o subistituto e o GARMIN  GPSMAP 96 ele tem o mostra o mapa de area que vc esta voando bem como terminais (TMA), FIR, aerodromos mais proximos, VOR,NDB, mostra as frequencias tudo o que vc precisa para navegar seguro mas nao utilize o GPS como meio de navegaçao primario ele esta sendo vendido preço fob $399,00 U.S.D tem o mesmo GPSMAP 96C este e color por $599,00 U.S.D todos estes GPS te avisam quando vc vai entrar ou sair de uma area controlada basta vc ajustar o menu dele para tal.   Vc consegue comprar GPS usado em bom estado pois vamos atualizando e vendendo os mais antigos se vc comprar um GPS PILOT III e um excelente GPS   abra챌os Helton becher  

    ResponderExcluir
  2. Ol찼 Dessimone,   Tenho um  modelo mais simples, não aeronáutico  quanto aquele que o Helton Senta Pua indicou, mas também é uma opção para nossos    pequenos vôos. Trata-se do E-Trex Vista C, um modelo   que  já trás na  memória o mapa mundi.  Esse modelo  pode ser configurado de várias maneiras, indicando entre outras coisas a velocidade, velocidade vertical,  velocidade média, altitude,mostra na tela o tempo a ser gasto até o destino,  a que distância está do destino, cria uma  estrada virtual até o destino, registra tudo o que acontece durante o vôo,  funcionando como uma verdadeira caixa-preta de sua navegação e cujos dados podem ser baixados no computador e visualizados em software que acompanha o aparelho, além de  dezenas de outras funções como altímetro, calendário,  despertador,  calduladora, cronômetro...etc...etc...etc.. Há vários acessórios   É um aparelho pequeno, mas, considerado  um dos melhores na relação custo x benefício.  Seu preço hoje, no Paraguai está na  casa dos  300 dólares,  portanto  dentro da cota  da Receita Federal.   Abra챌os,   Milton  

    ResponderExcluir
  3. Sr. Dessimome, bom dia acredito que a pista que voc챗 esta se referindo 챕 a mesma que eu estou voando trike, ela fica de frente para a represa billings no lado de parelheiros. Eu foi l찼 para comprar um terreno e comprei uma casa pronta de frente para a pista e a represa, existe algumas oportunidades interessantes para voc챗 conhecer. Estou muito contente com a compra, se for a mesma que você esta falando o amigo não vai se arrepender. A pista j찼 existe a mais de 20 anos mas estava desativada e no momente s처 eu estou utilizando e estou louco que apare챌a mais gente por l찼. Qualquer duvida 챕 so me ligar. Fone 6341-0030 hor찼rio comercial.   Um abra챌o Odair Chagas

    ResponderExcluir
  4. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  5. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  6.                           Olá Miton comprei um E-Trex Vista cx, não tem nada em português. Terias por acaso um cd ou manual em português do teu.  A dif. é quase nada. Antecipadamente agradecido Paulo

    ResponderExcluir
  7. Ol찼 Labareda   Te enviei um e-mail contendo as refer챗ncias .             a ) http://www.eportateis.com.br/gps/etrexvistacx.shtml              b) http://www.portalgps.com.br/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownload&cid=10              c) http://www.gvfly.com.br/downloads.asp             d) http://www.marcelomelo.com/      Se alguém achar outras referências contendo  manuais em português , poste aqui nessa discussão.       Abelha    

    ResponderExcluir
  8. Labareda....   Meu manual também é em inglês, porém, caso ainda não tenha escolhido o "português" como língua oficial,   logo que você ligar o aparelho e for para a página "system" no  "Setup Menu",  escolha em "Text Language", o "português" como idioma. Verá que a partir daí é só mexer daqui e dali e vai descobrindo os caminhos sozinhos. É um aparelho extremamente versátil. Você configura o aparelho da maneira como quer que ele apresente os dados para você e quais dados devem ser apresentados. Talvez os dois passos mais importantes de início é calibrar a bússola, seguindo o que o próprio aparelho pede e no menu "Unidades" escolher como "Datum de Mapa", a localização "Sth Amrcn "69". Essa é a informação inicial que você dá ao aparelho para que ele melhor capte os sinais dos satélites que estão lá em cima. Desse aparelho, algumas coisas ainda estou apredendo, até porque,  ele  tem múltiplas configurações. Para  vôo, talvez a velocidade,  velocidade vertival, distância do destino, tempo para chegar ao destino e a seta indicando onde está o destino escolhido, seja o essencial.  Não deixe de instalar o  programa  que vem em CD, no seu computador. Após cada vôo ou passeio com ele, é possível descarregar os dados via porta USB e ver tudo o que aconteceu. Funciona como uma pequena "caixa preta". É possível até ver a que velocidade estava ao tocar o solo e qual foi a rampa de descida desenvolvida...   Como afirmei, não sei tudo do aparelho mas, caso  tenha alguma dúvida, poste aqui.   Abra챌os,.   Milton

    ResponderExcluir
  9.                    Agradecimentos ao Cmte Abelha e ao Cmte Miton, abraços Paulo

    ResponderExcluir
  10.     OBSERVAÇÃO : para aqueles que pretendem adquirir um GPS e um bom equipamento para navegar.   Recomendo  o Etrex Legend -  pela facilidade de operação ,  permite adicionar Waypoint , traça derrota planejada e                                                     rumo,  grava várias derrotas para futura e prévia utilização , tem bussola incorporada ,                                                     vem incorporado todas as rodovias principais e secundárias, várias pages de navegação,                                                   diversos icones de pontos identificáveis para referências visuais  e o mais interessante Ã©                                                    barato preço médio por volta de R$ 580,00.

    ResponderExcluir
  11.     Veja o link :  http://www.eportateis.com.br/gps/etrexlegend.shtml     Abelha

    ResponderExcluir
  12. Para que o pessoal que ainda não  viu e queira ter uma idéia dos registros do meu  GPS (E-TREX Vista C, quando em vôo)   Índ    data            hora   Alt                   Tempo(1)              Bússula               Coordenada    164 2/6/2007 13:35:41  452 m   28.9 m 00:00:01 104 k/h 139°  verdadero     S24 07.741 W54 06.830
    165 2/6/2007 13:35:42  451 m   205 m 00:00:07 105 k/h 141°  verdadero      S24 07.753 W54 06.818
    166 2/6/2007 13:35:49  444 m   59.5 m 00:00:02 107 k/h 144°  verdadero     S24 07.839 W54 06.743
    167 2/6/2007 13:35:51  442 m   124 m 00:00:04 111 k/h 141°  verdadero      S24 07.865 W54 06.722
    168 2/6/2007 13:35:55  438 m   129 m 00:00:04 116 k/h 132°  verdadero      S24 07.917 W54 06.676
    169 2/6/2007 13:35:59  435 m   30.4 m 00:00:01 109 k/h 132°  verdadero     S24 07.963 W54 06.619
    170 2/6/2007 13:36:00  435 m   59.4 m 00:00:02 107 k/h 137°  verdadero     S24 07.974 W54 06.606
    ` Para enteder os registros:  o Índice é  uma sequência de registros que o próprio GPS vai criando, seguido pela data e hora, altitude,  quantos metros foram percorridos desde o último  número do índice, em quanto tempo (tempo1) a velocidade real, a bússula e a coordenada daquele instante.   O "C" do E-TREX Vista, é de colorido. Apresenta uma tela colorida. Ele também trás mapas gerais  e uma infinidade de recursos... Esse modelo acho que  já estásaindo de linha, sendo agora substituido pelo Cx.   Abra챌os,   Milton

    ResponderExcluir
  13.      A grande vantagem do Etrex Vista é que o mesmo possui capsula barométrica e não precisa da triangulação dos satélites para indicar a posição e a velocidade vertical da aeronave. Outros que não possuem este apetrecho dependem do sinal "bom" dos satélites para dar esta informação enquanto o Vista o faz mesmo com o sinal desligado. É lógico que se a aeronave já estiver munida de climb e altimetro esta função se fará um tanto desnecessária.   Abraços à todos.   Renato

    ResponderExcluir
  14.     Complementando  : Aula pr찼tica GPS em campo e no computador. Configura챌찾o b찼sica, coleta de pontos, track log e goto no Campo. Depois em Software, Download no TrackMaker, Altera챌찾o de Datum do mapa e envio para o Google Earth. GPS utilizado Garmin Etrex Legend.
    Agradecimentos:
    Col챕gio Polit챕cnico da Universidade Federal de Santa Maria.                             http://www.youtube.com/watch?v=_8F2T2oTPZ8  - GPS, instrução prática     AbelhaRJ

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.