Ol찼 amigos, finalmente cosegui a cabe챌a do rotor, era do giro de um colega meu que estava parado.
Tenho algumas duvidas se posivel mi respondam
1째 pesei a cabe챌a do rotor e deu no total 10kg, 챕 isto mesmo ?
2째 como 챕 que ele ser찼 fixado na torre do ac4, com parafuso ou solda ?
se possivel alguem que tenha foto dele detalhado no local ficarei agradecido
3° como devo comprar o bordo de ataque e as chapas tem alguma referência ?
se tiverem foto tambem.
Ficarei agradecide pelo apoio de todos.
Ezequias Manaus
mandei uma foto em anexo
Attachment: cabeça do rotor 001.jpg
Ezequias, parab챕ns, daqui a pouco estar찼 voando. Suas d첬vidas podem ser solucionadas com um amigo meu aqui em Campinas (SP); verificarei com ele se posso lhe passar seus fones para vc. Aguarde. Passando, vc solucionar찼 todas suas d첬vidas. OK? Abra챌os. MELO
ResponderExcluirOla Ezequias Acho que est찼 um pouco exagerado O meu pesa 7,800 Kg com a barra espa챌adora de 50 cm A forma de prender 챕 com parafuso, no topo da torre tem a chapa em forma de "U" Não faça testes de voo se tiver dúvidas . Bordo de ataque e chapas s찾o as pe챌as raras. Voc챗 vai achar rotor pronto, e muito caro Para montar um rotor, mesmo tendo os materiais 챕 preciso alguns conhecimentos O IVAN ( tel 011 4069 8057 ) tem materiais para rotor e tambem monta, mas ele n찾o vive disto, tem que encomendar e esperar Abraços Lacerda
ResponderExcluirfoi o que imaginei, não seria por ser de um bi place, eu acho que deve ser mais reforçado devido ao peso não tenho serteza foi de um dos modelos da aerokit, ele foi confeccionado de acordo com o projeto enviado pela a impresa, foi o que ele falou. Lacerda, deixa eu ver se entedi, a chapa em "U" seria soldada na torre do giro, em seguida a cabe챌a do rotor 챕 fixa com um parafuso Irei tentar fazer um desenho e depois você mi corrige. Obrigado pela aten챌찾o. Ezequias
ResponderExcluirEzequias Veja no site : http://www.alsfilho.ubbihp.com.br/page1.html , click aà que vc vai direto para a página no item Vista Sistema Rotor e Card찾 giro AC-4 , vc verá terá uma noção do que o Lacerda falou. Se vc clickar na foto , vc poder찼 copiar pro seu computador , a foto 챕 do tamanho razoavel quando na página , quando copiado pro seu computador vc verá em tamanho ampliado .......... com um software adequado para trabalhar com imagens , poderá ampliar ainda mais , aà .................. vc terá uma boa noção da fixação da cabeça rotora a torre do giro. AbelhaRJ
ResponderExcluirEzequias Se voce tiver AUTOCAD abra o arquivo em anexo e vai ter uma boa noção de uma das possiveis solu챌천es da cabe챌a do rotor Lacerda
ResponderExcluirOps será que o arquivo foi ???? Lacerda
ResponderExcluirAttachment: ROLTEST.dwg
Ezequias. Favor confirmar se recebeu a mensagem anterio a esta que envie,sobre o sua cabeça de rotor pois via a sua foto que voce enviou e lhe fiz algumas perguntas Meu e-mail 챕 salefer@bol.com.br,salefer@hotmail.com
ResponderExcluirSaleu não recebi nem um email seu, Lacerdada não cosegui baixa o arquivo meu autocad é o 2000, Abelha recebi a foto da cabeça do rotor. valeu pela a força Ezequias
ResponderExcluirLacerda descosidere a ultima mensagem, eu consegui Ezequias
ResponderExcluirEzequias O que voce pretende fazer ? Tentar cosertar este ? Deixar como está ? ou fazer outra cabeça? Na foto que vocee mandou eu não entendi como o cubo vai girar . ELE GIRA ? Lacerda
ResponderExcluirVeja uma parte de uma cabe챌a de rotor Lacerda
ResponderExcluirAttachment: MVC-006S.JPG
Lacerda, o cubo gira normalmente mas não vou utilizar na minha construção, será necesário fazer outro cubo pois esse não tem espasso de usinagem para colocar a engrenagem do pré rotor e tambem não gostei de como foi feita a usingem. Ele ficou com latel muito fragel sem fala dos rolamentos. De acordo com orientação de um torneiro mecanico fizemos um projeto de como sera feito e gostaria que você e os colegas analisasem, pesquisei sobre o rolamento principal. Capacidade de peso girando: 3600 kg Rota챌찾o por minuto com lubrifica챌찾o em graxa: 5600 rpm Rotação por minuto com lubrificação em oléo: 7500 rpm em anexo tambem a foto do modelo antigo que mostra o eixo principal no rolamento Sem mais Ezequias. Assim sobre festa como eu tenho inveja de voceis.
ResponderExcluirAttachment: rotor1.dwg
Ezequias Se voce optar por um rolamento de rolos conicos, voce tem que usar um par deles, um ajustado contra o outro, o de baixo pode ser menor que o de cima . Esta é a montagem tipica do eixo da roda de automovel E foi justamente esta montagem que eu fiz para o meu giro . Utilizei o par de rolamentos de rolos cônicos da roda traseira da caminhonete D10 . à bastante resistente e barato O sistema mais utilisado nos giros é este que está no desenho CAD da mensagem anterior: a- Um rolamento de contato angular em cima - Codigo 71206 , observe que este rolamento tem que ser montado do lado certo pois ele se desmonta do outro lado b- Um rolamento comum de esferas em baixo - Código 6005 Um cuidado muito especial com o parafuso. Esta, na minha opinião, é a peça mais importante do Girocoptero, você está literalmente pendurado nele Os parafusos ALLEN s찾o muito resistentes, mas costumam ter dureza elevada que torna ele quebradi챌o , EU EVITARIA este parafuso Aconselho voce a comprar um parafuso aeronautico com pelo menos 7/16 UNF de polegadas, 챕 caro, mas este n찾o 챕 o lugar para fazer economia Abra챌os Lacerda
ResponderExcluirESte parafuso precisa ser mais maleavel, um AN faz o servico direitinho, ja desmontei uma cabeca depois de um acidente, o parafuso virou um L mas nada soltou, todas as outras pecas poderiam ser reusadas. O cisalhamento deve ser evitado a todo custo ai nestes parafusos de sustentacao da cabe챌a. Inspecoes periodicas garantem seguran챌a. abraco Heron
ResponderExcluirTá certo lacerda, vou seguir seu conselho, com essa peça não se brinca. Esse tipo de parafuso dificilmente encontrarei aque por Manaus, você tem algum endereço que possa fornecer. Ezequias
ResponderExcluirEzequias Os parafusos aeronauticos sao feitos de um a챌o mais mole, eles deformam antes de quebrar, sao tambem recobertos por cadmio, o que ajuda evitar o corte, quase todas as estruturas sofrem o efeito "tesoura" e uma placa contra a outra. Em casos de esfor챌o acima do previsto (impactos) o alongamento do parafuso ajuda a nao for챌ar os pontos de retencao (cabe챌a e porca) criando assim mais seguran챌a. Parafusos velhos e ja tracionados devem ser descartados, tudo novo garante parametros mais proximos daqueles intencionados pelo desenhista. Sua seguran챌a depende muito da sua paciencia em observar sua maquina e ajustar sempre tudo que parecer fora de lugar, rezando para que o Murphy esteja sempre de folga quando voce estiver no ar. abraco Heron
ResponderExcluirO que voc챗 mi diz se esse parafuso fosse feito com a챌o 1045 teria mesma resist챗ncia. Ezequias.
ResponderExcluirveja bem: duas condi챌oes devem estar presentes para melhor desempenho material maleavel para ceder ao esfor챌o sem quebras, revestimento de material com dureza para resistir corte. Nao conheco o aco que voce fala, mas seria uma outra ferramenta com certeza. abraco Heron economia em certas coisas nao faz sentido, sua vida depende disto . . .
ResponderExcluirEzequias Veja o desenho CAD um pouco mais elborado Lacerda
ResponderExcluirAttachment: ROLTEST.dwg
Corre챌찾o O rolamento é 7206 e não 7106 Lacerda
ResponderExcluirAttachment: ROLTEST.dwg
Ezequias Apaguei sem querer a sua mensagem Me mande outra para o e-mail jandui2@hotmail.com AJLacerda
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