quarta-feira, 26 de julho de 2006

O QUE É STOL

 PARA AQUELES QUE ESTÃO CONHECENDO O GIRO AGORA E NÃO SABEM O QUE É STOL, ANEXO ESTE LINK MOSTRANDO QUE O PILOTO DE UM AEROBOERO DECOLOU COM POUCA VELOCIDADE, NÃO CEDEU NARIZ APOS; TENTOU CORRIGIR ASA COM AILERON QUANDO ESTAVA NO PRÉ-ESTOL, OUTRO ERRO GRAVE, FINAL DA TRAGEDIA, ESTOL DE ASA COM INICIO DE PARAFUSO:
 
 
NOSSOS GIROS SÃO AS MÁQUINAS MAIS SEGURAS DE SE VOAR E FELIZMENTE  "NÃO ENTRAM EM STOL."

5 comentários:

  1.   Realmente , 챕 um video chocante .                Um piloto com  oito anos de experiência cometeu  vários erros ,  imagino o que passou durante a sua aproximação ao solo  em questão de alguns segundos , nada mais podia fazer a não ser chamar o Anjo da Guarda ..... que Deus o tenha .               Ao saudoso Junior e Paulo Resende  , que juntos -  nos acompanhe em nossas aventuras, e mantenha o céu de brigadeiro durante as jornadas .          Saudoso abraço e que Deus ilumine vocês.       AbelhaRJ           

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  2. Realmente uma tragedia! Os giros nao estolam, porem podem voar "atras da curva" e nao ganhar altitude, vindo a pousar novamente, as vezes com impacto. A maior vantagem do giro é o angulo com que ele desce, reduzindo em muito o componente longitudinal do voo, a velocidade para a frente (direcao do impacto) e assim causando menores danos tanto para a maquina como para os ocupantes. Voce pode quebrar seu giro todo, mas tem uma boa chance de voltar andando para casa. Os acidentes com o Golden e o Cartercopter comprovam isto, no ultimo o CC foi totalmente destruido e os pilotos nao sofreram um arranhao nem concussao. Eu sempre imaginei que era so dar motor e puxar o manche que voce ia para o ceu sem problemas, as forcas aerodinamicas nao trabalham assim, voce tem que ir negociando com elas. Embora triste, 챕 um bom video e as imagens ficam como educativo. Obrigado Heron 

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  3. Pois 챕 Abelha, a quest찾o n찾o 챕 qto tempo de experi챗ncia tinha o piloto e sim qtas HORAS de v척o ele tinha. Ofato ocorreu ha mais de 10 anos e hoje as coisas mudaram bastante. Por exemplo, em 1998 eu comecei a fazer Piloto Privado de avi찾o no campo de Marte; nas aulas de STOL, n처s sub챠amos a uns 5.000 p챕s e no momento do STOL, o avi찾o soava um BIP alto e chato, indicando que estavamos entrando em STOL, por챕m um STOL induzido por n처s. Logo em seguida vinha o frio na barriga como se estiv챕ssemos em uma montanha russa. Pela altitude era s처 cabrar e retomar o v척o. Mas o que o Heron disse 챕 verdade. Tanto o giro como o Helic처ptero n찾o escapam da CURVA DO HOMEM MORTO, por isso 챕 importante voar com altitude suficiente para se ter seguran챌a. Olha o exemplo do Ernani, um aparelho bem instrumentado e sempre voa alto, j찼 o v챠 chegando de Amaraes em Atibaia v찼rias vezes e de longe da pra ver que 챕 ele, aquele pontinho l찼 no c챕u...   Abra챌os a todos.   Dessimone

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  4. Uma das vantagens do canard 챕 exatamente esta, ele estola antes da asa, abaixando o nariz e aumentando a velocidade, assim eliminando o stol nao intencional. Mas eu fico imaginando o que iria pela cabe챌a do piloto, deve ter sido um daqueles momentos de amnesia parcial. Geralmente uma das asas estola antes da outra, o que causa a curva e mais perda de velocidade naquela asa, criando o parafuso, muitas vezes sem recupera챌찾o. Tudo acontece muito rapido quando voce esta meio atrapalhado. Morando em Pompano todos estes anos, ao lado do aeroporto o dia inteiro, dava pra ver a atitude dos avioes pilotados pelos alunos, eles sempre mostram muita asa por cima, uma atitude muito agressiva. Nos pousos tambem eles vem todo de lado e procurando acertar a pista. No video do acidente do Cartecopter da pra ver quando ele estola e entra em parafuso para a esquerda, quase invertendo e ate que o rotor volte a voar endireitando a nave antes do contacto com o chao. Aquela asinha estola a 120 mph, e com o rotor a mais ou menos 100 rrpm fica incontrolavel, por um momento uma nave biplana ficou sem asa nenhuma. Por dias os pilotos reclamaram de dores nos bracos de puxar os manches. La de cima (3.000 pes) ate o chao em 55 segundos! Heron

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  5.     Pois é , Dessimone , Horas de vôo e Experiência ........  ou vice-versa  ......... na minha avaliação os dois andam juntos.   Na hora da JUSTA os TRÊIS vão juntos ......... piloto , horas de  vôo e a tal  da  experiência.   O que vale mesmo 챕 treinar ....... e treinar com cautela e seguran챌a.   Siga o seu sexto sentido ........   Se bem que , quando chega a  tal da  hora  H  .......       AbelhaRJ

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