segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Volkswagen decreta fim do VW a ar

Se voc챗s me permitem, eu gostaria de colocar um outro assunto em
discuss찾o, aproveitando o que o Abelha disse a respeito do motor.

H찼 cerca de 70 anos a Volkswagen iniciou a produ챌찾o em s챕rie de um
motor, que na minha humilde opini찾o de leigo, 챕 algo simplesmente
genial. Um produto que foi utilizado muito al챕m da expectativa. S찾o
incont찼veis os projetos de pequenas aeronaves que usam motor VW a ar.

E porque tantos projetistas lan챌am m찾o deste motor? Uma raz찾o 챕 que ele
tem muito suporte: in첬meros artigos e livros ensinam seu funcionamento e
como alterar as caracter챠sticas de f찼brica. Outra raz찾o 챕 que ele tem
uma raz찾o peso/pot챗ncia interessante: pouco mais de 50 hp num motor de
80 kilos. Al챕m disso, as pe챌as originais sendo automotivas s찾o de baixo
custo e se beneficiam da imensa rede de distribui챌찾o da Volkswagen.

Por챕m, o tempo passa. A Volkswagen soltou um press release informando
que para atender a nova legisla챌찾o anti-polui챌찾o em 2006 as Kombi n찾o
sair찾o mais com o motor refrigerado a ar, elas sair찾o de f찼brica com
motor refrigerado à água, o mesmo motor usado no Fox. O Brasil era o
첬ltimo pa챠s onde ainda se fabricava o VW a ar, diga-se de passagem.

Algu챕m j찼 alertou que a partir do momento em que a VW n찾o utilize mais
certos compontentes produzidos por terceiros em sua linha de produ챌찾o, a
tend챗ncia 챕 que a qualidade destes componentes caia sensivelmente.

Seria este um motivo de preocupa챌찾o para n처s? Se eles n찾o v찾o mais fazer
este motor, tem quem fa챌a? Existem v찼rias empresas que fornecem motores
baseados no VW a ar. Aqui mesmo no Brasil temos v찼rios fabricantes de
blocos, cada um com suas peculiaridades e aperfei챌oamentos. De
virabrequins tamb챕m temos v찼rios fornecedores. Cilindros, bielas,
pist천es? No problem. Existem kits de v찼rios tipos, para todos os gostos.

Agora, chegando no CABEÇOTE parece que a coisa muda de figura. Todos nós
sabemos que um VW a ar operando no seu limite, como 챕 o caso na maioria
dos nossos giros, tende a trincar ou empenar o cabe챌ote mais cedo ou
mais tarde. At챕 agora bastava ir at챕 um revendedor e comprar outro.
Doravante n찾o mais. At챕 onde fui informado s처 a Volkswagen fazia o
cabe챌ote. O motivo 챕 que ele 챕 feito de uma liga especial, que s처
compensava para a pr처pria Volkswagen, porque ela fabricava em larga
escala e podia bancar. Se algu챕m tem a informa챌찾o mais detalhada ou se
estou dizendo bobagem, por favor me d챗 a boa not챠cia que estou enganado.

E qual o impacto que esta mudan챌a pode ter para a avia챌찾o experimental?
NÃO TEMOS MAIS UM MOTOR DE BAIXO CUSTO. É verdade que um VW a ar
aeronautizado, realmente bem preparado, n찾o sai barato. J찼 ouvi
valores entre 12 e 24 mil. No entanto, o simples fato de saber que
existiam pe챌as alternativas produzidas para o mercado automotivo j찼
baixava o custo final, pois dava a op챌찾o ao comprador do n챠vel de
sofistica챌찾o do que ele queria no motor, at챕 quanto ele QUERIA gastar.

Um Rotax, por exemplo, que é a primeira alternativa que vem à mente, não
te d찼 esta flexibilidade, pois os novos est찾o em outra faixa de pre챌o,
ao passo que os usados t챗m seu pre챌o bem reduzido justamente porque o
custo da manuten챌찾o peri처dica destes motores 챕 alto. Quem tem um Rotax
velho quer vender, pois em muitos casos o custo de manuten챌찾o 챕 alto. E
sai caro justamente porque tem poucos distribuidores, mec창nicos, etc.

Pois bem, a avia챌찾o experimental em geral e os giros em particular tem
um belo abacaxi em m찾os. Gostaria de saber a opini찾o de voc챗s. Como a
comunidade da aviação experimental vai reagir à esta mudança da
Volkswagen? Os gringos t챗m mais op챌천es de motores. E n처s, que faremos?

Um grande abra챌o.

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http://groups.msn.com/ABgiro/discusses.msnw
http://br.groups.yahoo.com/group/clubedogiro/

O JuciÊ

54 comentários:

  1.     Isso 챕 um fato irremedi찼vel ....e em breve ir찼 de fato acontecer.   Os motores VW boxer est찾o sumindo .....lentamente ....... daqui a 5 ou 6 anos ....... a coisa vai ficar preta. Se não me falha a memória só o Brasil e México ainda  produzem.   Debates efuzivos das alternativas da motorização estão sendo analisadas no amplo cenário mundial  , é mais uma questão economica do que t챕cnica , tudo tem o seu tempo e respectivo valor em larga escala industrial. O diesel sempre foi uma coqueluche em relação a gasolina , com o advento da eletronica e  das tecnologias de ponta , os gráficos apontam para o motor diesel como engenho de alto rendimento e força para o uso aeronáutico leve .....e tecnologicamente viável para as decadas atuais ..... daqui a 15 anos ..... novas evoluções .....quem sabe a turbina ???                  http://www.aeroadventureinc.com/product_details_turboprop.htm                 http://www.microjeteng.com/prop_pics.html                 http://www.innodyn.com/   Por falar em debates , obsevem lá no site da ABUL  ( http://www.abul.com.br/home.htm - index debate ) .... pois 챕 , os olhos estão voltados para os motores a DIESEL .... por incrivel que pareça ..... motor diesel 2 tempos.   E  aquela reunião do CTA ...... alguém sabe informar  de algo ???   Fico profundamente chateado com a futura morte decretada dos motores VW a AR ....... ... o progresso tecnologico é e sempre ser찼 assim ..... uma porta se fecha e em seguida a outra j찼 est찼 aberta ........ se nada sabemos 챕 porque ficamos no marasmo . Devemos procurar sempre um caminho ou v찼rios para atenderem as nossas premissas com solu챌천es vi찼veis , como o caso do TURBO ...... ou do Super BOXER  ( motor Subaru) .   Por enquanto ficarei nos VW a ar ..... não por muito tempo ..........sei lá ....... é mais uma questão de capital  e          mercado negro ............ fonte de abastecimento.     AbelhaRJ        

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  2. Nao adianta chorar, seguir quem ja trilhou o caminho 챕 mais facil e barato. Tudo que esta sendo feito por ai, tem custo acima de 8 mil dolares e nao bate o Rotax 582, eles estao sozinhos no mercado. A solu챌ao seria monta-los no Brasil, caso nao seja possivel fabrica-los ai! Na categoria acima de 150 hp o Subaru corre por fora, em segundo esta o Mazda Rotativo RX-8 que tambem esta custando caro (de 5 a 8 mil) mas 챕 um coice no traseiro, mais leve que o subaru 100 libras e com 80 cavalos a mais, 챕 como se voce tivesse um 582 te empurrando com peso zero. VW tem serventia limitada e agora vida tambem. Poder de compra vem de quantidade, no Brasil tem muita qualidade, ou seja poucos ricos, mas muito ricos. Uma maquina moderna e com performance ira trazer mais ricos para dentro do movimento gyronautico e dai os domin처s come챌m a cair. La em Bauru teve festa nestes sabado porque a policia recebeu um Cessna apreendido de traficantes para ajudar no controle de 8 REGIOES ADMINISTRATIVAS, pode? Um bom giro seria muito acessivel para que todas as regioes tivessem um e as prwefeituras outro, asssim uma verdadeira esquadrilha estaria no ar em minutos para atender uma ocorrencia. Estamos dormindo em ber챌o esplendido e quem tenta fazer nao recebe nem p챕 na bunda pra ir pra frente . . .ja gastei 3 giros e nao tenho nenhum e nem sou piloto ainda (2 anos e meio e 15 mil dolares por baixo da ponte) abraco Heron

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  5. Com a prolixidade tipica dos cariocas, o amigo Abelha viajou sobre o panorama geral da avia챌찾o experimental. Mas o assunto motores 챕 de suma importancia para quem quer subir e descer com seguran챌a. Qualquer giro tem que ser desenhado levando-se em conta a casa de for챌a desejada ou disponivel. Na linha diesel ja tem algumas coisas por ai e tem um Rotativo Diesel que parece ser o pulo do gato, por aqui dizem "the cat's meow". Aqui tem um exemplo de diesel www.ramphosusa.com vai la . . . Heron  :)

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  6. Amigo Heron, o site mencionado n찾o encontrado www.ramphosusa.com por gentileza pode corrigir!
     
    Mario Volochen

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  7. Mario O site abre normal aqui, o endere챌o foi colado e copiado da janela de endere챌os quando estou na pagina. Tente usar um motor de busca www.altavista.com e coloque o nome la, dai por outro caminho talvez abra. Meu filho estava com dificuldades de acessar www.tigerdirect.com dai, mas agora ele abre sem problemas. Estaremos importando direto desta firma para o Brasil, pagamento ai e envio pelos Correios. O Ramphos 챕 um trique anfibio usando turbo diesel, um bom teste para nos gironautas, porem apenas para mono, mais uma vez a compara챌찾o sera com o Rotax e nos duplos segue a caravana do Subaru enquantos os outros ficam ladrando pelo caminho. Tem uma turbina sendo feita ai no Brasil, vou ver se contato o pessoal para saber a quantas anda. abraco Heron (contando os dias)

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  8.   Alooooo , alooooo , AlooooooHHHH   O endere챌o do Site est찼 correto , o que est찼 com problema 챕 a configura챌찾o do seu IE ...... que n찾o permite Cookies .....altere para :            PRIVACIDADE   .......    média            no menu IE aba SEGURANÇA                                     Internet            .......           médio                                     Internet Local ..........         médio-baixo                                     Site confiáveis  .........        baixo                                     Site Restrito  .................   alto    Esta é a configuração que USO .    Para evitar virus .... atualize sempre seu Anti-virus ..... recomendo .   Abelha      

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  9. Olá, Odair.  "Não quero ser metido nem chato, mas os VW sair de linha  demorrrrrou!" ==> Demorou porque nenhum motor foi bom o suficiente at챕 ent찾o. Se a VW continuava a produzir esse motor 챕 porque estava dando certo. Se houvesse mais investimento, poderia chegar ao n챠vel de polui챌찾o de um Porsche a ar, mas isso custa. E 챕 melhor em termos de custo, agora, colocar um VW refrigerado a 찼gua. "Esta porcaria já matou muita gente Ã© só ver o que aconteceu em Atibaia este final de semana, foi erro de pilotagem sim mas aliado a isto o proprietário não tinha dinheiro nem para fazer manutenção em VW e deu no que deu 2 perderam a vida." ==> Adapta챌천es feitas por quem n찾o sabe exatamente o que est찼 fazendo pode causar acidentes. Qualquer aeronave experimental est찼 nesse n챠vel, n찾o s처 o motor. E a aeronave que caiu em Atibaia foi um aeromax, que todos conhecem como boa aeronave. Agora, sem manuten챌찾o adequada n찾o h찼 m찼quina que continue a funcionar bem, n찾o importa o motor. "Tem avi찾o que decola em Atibaia com VW que eu at챕 fecho os olhos se o motor pipocar... tchau." ==> Em todo lugar tem isso. J찼 vi muita coisa esquisita ser classificada como aeronave. E n찾o 챕 s처 experimentais com o VW, inclui-se avi천es "homologados" no DAC. "Quem n찾o tem dinheiro para comprar um motor decente 챕 melhor ficar no ch찾o e por isto que eu levei quase 3 anos para terminar de montar meu trike do jeito que eu queria, e foi por este motivo que eu fiquei tantos anos longe dos gyros de VW eu me recuso a voar." ==> Desde que se fa챌a bem feito, tudo funciona a contento. Boa parte do trikes est찼 migrando para os VW AR devido ao custo de manuten챌찾o dos rotax, monopolizado por poucos e com os pre챌os com asas fortes. Assinei um trike com motor VW 2200 que trabalha folgado para empurrar um trike. Para ter certeza, ainda fiz um v척o duplo nesse trike, pois ningu챕m pode dizer que assino sem avaliar a aeronave pronta. "Pesado, de pouca potência, vou ficar arriscando minha vida só porque é mais barato na manutenção do que um ROTAX, se é para ser assim prefiro pagar um puco mais e ter um motor leve e potente, mas que me da segurança." ==> Nenhum motor d찼 seguran챌a... voc챗 j찼 viu como um rotax quebra??? Se n찾o, 챕 bom come챌ar a ver para entender o que acontece. Motor 2T 챕 uma desgra챌a, n찾o avisa que vai parar e o 4T rotax quebra bloco e o virabrequim tem limita챌찾o de vida (1200 cm쨀 gerando 80 cv s처 podia dar nisso...estresse mec창nico). Desculpe aqueles defensores de VW mas 챕 assim que funciona a coisa. ==> É sinal de sensatez procurar aliar confiabilidade com custo baixo, dentro da segurança necessária. É assim que a coisa funciona. E é aqui que entram os engenheiros e saem os pilotos. Ah, sou engenheiro aeronáutico... Abra챌o para todos Abra챌o.          Chico Biela.

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  10. Excelente mensagem Grande Chico! Nem tanto ao mar nem tanto a terra! (ou sera ao contrario?) O VW posibilitou muita coisa e se vai sair de cena, deve ser com homenagens. tambem aqueles que tiveram mais coragem do que conhecimento e partiram mais cedo tambem, minha continencia. Pouca potencia 챕 sempre um problema da aeronave, nao importa o motor, a decis찾o 챕 do piloto, que quase sempre tambem 챕 o desenhista. Asa fixa se da muito bem com VW, giros sao outra coisa. um abraco a todos Heron

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  11. Juci챗, Quanto aos cabe챌otes, existem fornecedores para continuar a montagem de motores VW. Uma vez a VW liberando o fornecedor oficial de entrega de sua produção, nada vai impedir de colocá-los diretamente no mercado. Essa empresa está no site www.italspeed.com.br, fabricante de rodas para veículos; não vai encontrar nenhuma menção aos cabeçotes, pois não é produto para venda ao varejo. No último salão de automóveis no Anhembi essa empresa estava com uma vitrine com os cabeçotes do motor AP e do VW AR, ainda sem usinagem, saídos brutos de fundição. Essa empresa foi eleita pela VW como a que consegue fundir alumínio sem bolhas em alta produção. Seguindo paralelamente, temos a Autolínea, com seus cabeçotes tanto originais como de competição. Particularmente, eu entendo que sua liga deve ser melhorada, mas já atende ao mercado. Correndo por fora, está o Sandro Bruno, www.sportsystem.com.br, que está desenvolvendo seus próprios cabeçotes para seus carros de arrancada acima de 2.6 litros. Sua intenção é produzir um cabeçote com liga especial, pois já o vi fazer incursões na área de motores VW AR convertidos para vôo. Ele já ganhou vários campeonatos de arrancada com seus motores e seus clientes também. Vamos ver seus produtos voando. Não foi à toa que mudou para Boituva...   Abra챌o,                  Chico Biela

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  13. Ol찼 Motor para arrancada é uma coisa.  Motor para aeronave é outra Tem gente que jura que consegue tirar  600 HP de um motor WV , mas mal consegue arrancar e estoura . Eu não confio no motor VW , motivos não faltam . Quanto mais voce mexe pior ele fica , ou seja quanto mais potência, menos confiabilidade.  É uma questão de escolha Por falta de grana montei o meu giro com um VW 2100 , mas garanto para voces que muito breve estarei trocando por um motor aeronautico de verdade. Solu챌찾o.... contento-me com um Mono e uso a seguinte filosofia :         AJUDA AVOAR ?....NÃO ...ENTÃO É PESO,  NÃO USO Polainas, pré com cardã, Trim, etc  .... coisas superfluas  vou manter o meu mono com 165 KG para economizar motor   Acho que estamos vivendo uma era de bons motores, com certeza em breve teremos opções bem melhores que o VW, mesmo sendo motores automobilisticos ...vamos aguardar Abra챌os Lacerda

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  14. Tirando os arrepios de pena, 챕 isto mesmo, no quesito potencia. Quando o primeiro 2.5 mexido foi colocado em um giro muita gente balan챌ou a cabe챌a, mas felizmente aqueles que tiveram a visao e o dinheiro foram em frente e ai estao os resultados. Tem muita gente tentando motor: aero Twin, Sub4, Raven, etc. , mas aqueles que ja provaram no dia a dia que funcionam melhor estao ai pra contar a historia. O motor italiano Arrow, 챕 muito bom e quem tem nao vende, um tempo atras uma pessoa aqui arrematou tudo o que sobrou do revendedor para ter pe챌as de reposicao. O 2SI funciona razoavel, sendo um pouco mais forte que o Rotax, mas nao tao duravel. Para giros duplos nao tem nada pra bater um Subaru, em pre챌o e relacao peso/potencia. Vamos ver os Diesel e se a Aero win apresenta o tal motor que esta em testes e nao fica pronto nunca. abraco Heron

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  15. Os giros Bensem trabalhavam com o motor MCullogh
    (não sei se é  assim  q.se escreve) que eram motores para acionamentos
    de aviões alvo. Eram de 2 tempos e forneciam boa potência, confiabilidade e
    manutenção bem amigável. Ainda existem ?

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  16. MOTOR FIRE AERONÁUTICO está sendo testado. Hoje (19.10.05) falei pessoalmente com o engenheiro aeronáutico que está em fase de término do teste do motor FIRE para fins aeronáutico. Diz ele que terá 94 HP de potência podendo chegar a 110 HP. Não duvidei e nem fiz crítica, pois não sou do ramo, mas diante de minha experiência, posso concluir que funcionará muito bem. Será testado num avião (asa fixa); se for tudo bem, penso que poderá ser testado no girocoptero; nestas condições teremos mais uma opção brasileira para o motor. Aguardem not챠cias. Abra챌os a todos. CMTE. MELO -

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  17. Melo consiga o peso do Fire, por favor? Os MacCulloch ainda existem, tem 90 hp e com IE ficam bem melhores dos ataques que sofriam. Os Bensen com este motor sao umas feras. E pra duplo como fica? 94 hp nao leva dois pra cima, onde iremos? Polainas sao uma boa coisa, voce voa com menos arrasto e precisa menos forca = menos combustivel. trim nao pesa nada, pre rotador sim pesa, mas ajuda pacas. Colocar perfil asa nos tubos ajuda demais. Matematica nao mente! Heron ainda do lado dos rotax para mono e suba pra duplo

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  19. REDUÇÃO PARA MOTOR VOLKSWAGEN. Vejam só: o MAGRÃO (São Paulo) prepara motor Volkswagen para aviação, inclusive com duas velas por cilindro, TEM redução para este motor. Quem tem diz que voa bem nos avi천es (asas fixas). Vcs que tanto querem, perguntam, procuram por redu챌찾o para o motor Volkswagen para o GIROCOPTERO, pq n찾o o procuram?   O Bosco de Taubat챕, SP, j찼 testou redu챌찾o no motor Volkswagen no seu girocoptero, n찾o est찼 usando pois n찾o foi bem.   Minha sugest찾o: vejam com o Bosco qual a conclus찾o dele por n찾o continuar com a redu챌찾o, e procurem o MAGRÃO (está sempre nos eventos aeronáuticos) pela redução e experimentem, de repente é a solução.   O que acham?   HERON. Procurarei saber o peso do FIRE AERONÁUTICO e informarei. OK?   COM A PALAVRA O BOSCO para nos informar sobre a redu챌찾o. Pode nos informar caro amigo BOSCO?   Abra챌os a todos. MELO.

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  20.          Olá amigo Heron, vc fez uma pergunta para o Melo sobre o peso dos motores FIRE, mas eu tenho algo em mãos e vou te adiantar, o motor aspirado pesa 82Kg. e desenvolve uma potencia de 90hp e o motor turbo pesa 86kg. e desenvolve uma potencia de 110hp. abra este site e confira a ficha t챕cnica http://www.xaviermotores.com.br/tela%20ficha_tecnica%20fire.htm   Abra챌o Jair  

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  21. Melo n찾o sou o mais indicado para falar de redu챌찾o , mas o pessoal que teve no ultimo encontro aqui em Taubate pode ver um conjunto que fiz.... a correia tipo sincronizadora. Este conjunto foi testado e voado.  Mecanicamente ficou muito bom , mas por motivo de falta de tempo não continuei os testes , na epoca me faltou tambem uma helice de passo regulavel para medir todas as situaçoes com o motor , que   era um 1800 cc ar , de qualquer  farma tenho ela aqui , e vendo por R$ 2000.00 , me custou muito mais. e tambem. Uma estrutura dupla tipo Montalva ja modificada para receber a redução vendo tambem , R$ 2000.00 , ha e tambem tenho um comando ..  ego 100.. ( sei la se é assim que se escreve os entendido de preparar motor vão entender ). Ha e aproveitando  falando de vender estou pensando em vender os dois giros meus um mono e outro duplo , pretendo arrecadar uma grana para envestir num motor rotax 912 S .....SERA QUE CONSIGO ..!. os giros são completos , docomentados com riam seguro, full em instrumentos ,disposição para radio  e gps   cht........ tudinho...... e  voando Se alguem interesar a pedida 챕 de R$ 22.000,00 cada , aceito proposta se for 100% a vista em dinheiro. UM ABRAÇO A TODOS BOSCO  

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  22. Redu챌찾o 챕 a sa챠da para o motor VW AR.   Experimentem fazer um subaru 2.2 acionar uma h챕lice direto em seu eixo. Vai ser pior que um VW 2.2 como 챕 usado hoje nos giros. E vai apresentar in첬meros problemas diferentes do VW. S처 o VW 챕 que consegue desenvolver torque em baixa rota챌찾o, o subaru com suas 16 v찼lvulas s처 funciona com for챌a acima de 4000 rpm..   Vamos agora fazer diferente, vamos instalar uma redu챌찾o no VW 2.2. Claro que n찾o vai poder ficar mais com o simpl처rio solex 40 alimentando-o, tem que melhorar, pelo menos dois, um para cada cabe챌ote. Isso para n찾o gastar muito nas pe챌as adicionadas, al챕m da redu챌찾o.   Se esse motor girar em 4500 rpm, rotação padrão VW, esse motor vai para 90 cv, sem nehum preparo a mais. Só mantive a relação potência/cilindrada que um 1600 tem nessa rotação, adicionando 5 cv devido Ã  remoção do ventilador (total 65 cv, relação potência/cilindrada de 41 cv/l). Essa potência de 90 cv já atende a todos os giros AC-4.   Usando a pot챗ncia de um 1600 desenvolvido nos EUA para automóveis, ele tem 80 cv a 5500 rpm, com um comando W-110 e limpeza de dutos, sem mexer em câmara de combustão e taxa de compressão original, com o ventilador. Nessa rotação, o ventilador puxa 15 cv para si. Para voar, esses cv voltam ao motor. O 1600 pula para 95 cv a 5500 rpm. Voltando ao 2.2, usando a potência/litro do 1600 nessa configuração, 60 cv/l, temos 130 cv e sem pesar tanto quanto um subaru.   Para um 1800, nas mesmas condi챌천es desse 1600 (60 cv/l), teremos 106 cv a 5500 rpm. Bem mais barato que um rotax 912... E pagando em real! Motor novo, n찾o um revisado.   Entenderam agora, qual 챕 a vantagem de se usar uma redu챌찾o nos VW AR?   Isso 챕 usar a engenharia para definir motores. N찾o 챕 chut척metro, como alguns peferem fazer e pichar os VW. Piloto tem que voar e engenheiro fazer a m찼quina para voar.   Abra챌os.    

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  23. Para giros o 912 nao bate o Subru 2.5 em nada especialmente no preco Reducao e' fundamental para um melhor desempenho. e tudo que esta sendo falado aqui somente se aplica para monos, nao para duplos. abraco Heron

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  24. Olá meus amigos!!! Vocês squeceram do MAGRÃO de São Paulo, que prepara motor VW COM REDUÇÃO. Ele falou comigo na última quinta feira, tem a redução funcionando bem, tem o motor que leva esta redução também funcionando bem, está disposto a colaborar conosco para fazer o GIRO DUPLO voar com dois. Eu pedi para ele entrar em nosso site para o bate papo. Até agora ele não entrou. Quem tiver o telefone dele, se puder entre em contato e sugira que entre logo em nossa conversa. O que acham? É boa minha sugestão? Se aprovarem, ótimo. Se não aprovarem, vamos esquecer. OK? Esqueci de anotar o telefone dele; se tivesse eu j찼 teria ligado a ele novamente. Abra챌os a todos. Cmte. MELO   ET.: se acaso aparecerem por aqui em Campinas, no Aeroclube dos Amarais, me procurem, vamos estreitar amizades.

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  25. FABRICIO , a redução é aproximadamente 2 x 1 , a correia é de 80 mm  (largura )dentes de 8 mm o peso e fotos n찾o tenho no momento , o ABELHA esteve uma epoca aqui e tirou fotos quem sabe ele tem ainda.   AI    ABELHA  , pode ver isso para nós.   ABRAÇO A TODOS BOSCO

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  26.   Ol찼 Bosco   Grande amigo   Prozeamos por um longo tempo sobre a Redutora .   Redutora simples , relativamente leve uns 10 KG por base , não lembramos de pesar na hora.           O Bosco fez várias modificações no motor e redutora , usou até o alternador de moto com a finalidade de reduzir peso  e conjugando para n찾o alterar em muito o centro de gravidade do giro , pena que todo o sistema foi desfeito , restando pe챌as ao largo sobre a arquibancada de trabalho e algumas penduradas na parede , obs tudo muito bem limpo e arrumado , uma primazia de oficina ao ar livre.                       Alterou a parte final da estrutura em virtude da hélice bi-pá ser de 72 polegadas  .......... comparem o tamanho com as de 60 polegadas     Fotos da  Redutora                             Fotos dos componentes da redutora :           O motor utilizado seria um VW-1800 preparado com comando  Engle  ( 5800 RPM na máxima).   Bosco o resto agora 챕 contigo .   Abraços a todos   AbelhaRJ          

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  27. Arnaldo, Falei hoje com o Magr찾o, que faz os motores VW 2500. Realmente, ele est찼 envolvido com um pessoal que estudou a redu챌찾o do Cabe챌a e refinou seu projeto, alterando onde alguns problemas ocorreram com o tempo de uso dessa redu챌찾o. O conceito da redu챌찾o do Cabe챌a 챕 perfeito, s처 faltou o desenvolvimento, pois nada nasce sem precisar crescer depois. Magr찾o concorda comigo que para usar redu챌찾o nos motor VW AR algumas coisas t챗m que ser feitas no motor. Esse motor 챕 pequeno para tocar diretamente uma h챕lice, o que leva a aumentar sua capacidade c첬bica com todos os problemas estruturais advindos dessa altera챌찾o pesada. Para trabalhar com redu챌찾o, como vem de f찼brica, o motor VW AR n찾o consegue girar em alta rota챌찾o com pot챗ncia, pois qualquer outro 1600 atual passa dos 90 cv, sempre acima dos 5000 rpm. O motor VW AR fica no meio do caminho... Para usar redu챌찾o, o aumento de rota챌찾o 챕 um caminho mais f찼cil e barato de se conseguir mais pot챗ncia. As receitas est찾o a챠, nas ruas. O segredo 챕 n찾o sobrecarregar na taxa de compress찾o, mantendo-a em torno de 8:1. Um pequeno retrabalho de cabe챌ote para melhorar a capacidade de fluxo tamb챕m 챕 bem-vindo. V찾o se surpreender quando motores do Magr찾o aparecerem empurrando giros equipados com redu챌찾o. Ele pode fornecer motores para o pessoal que est찼 reeditando a redu챌찾o do Cabe챌a. Abra챌o.

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  28. CHICO QUAL É O TELEFONE DO MAGÃO
    MARIO VOLOCHEN

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  30.   Ol찼 Chico   Falei hoje com o Magr찾o, que faz os motores VW 2500.         ===>> com esse motor usando essa carcaça de aluminio  é muito pesado quase uns 95 Kg  acrescente + a redutora + volante + hélice  ....... é melhor partir para um Subaru.            Heron  não precisa mais falar .........  chega ...... já ouvimos ..... e ratifico.   Realmente, ele est찼 envolvido com um pessoal que estudou a redu챌찾o do Cabe챌a e refinou seu projeto, alterando onde alguns problemas ocorreram com o tempo de uso dessa redu챌찾o. O conceito da redu챌찾o do Cabe챌a 챕 perfeito, s처 faltou o desenvolvimento, pois nada nasce sem precisar crescer depois.         ===>>  A relação de 2:1 é muito alta e com isso a RPM vai lá  pra cima . Na minha avaliação a relação 1,6 a 1,8 : 1 é mais apropriado , vai depender tb do tipo de configuração do motor VW a ar. A RPM máxima seria algo em torno de  4500 a 4600.      V찾o se surpreender quando motores do Magr찾o aparecerem empurrando giros equipados com redu챌찾o. Ele pode fornecer motores para o pessoal que est찼 reeditando a redu챌찾o do Cabe챌a.        ===>> estou em contato .....  e as reduções ora desenvolvidas estão mais para aeronaves do que para giros ,ou seja , a configuração da redutora está acoplada ao motor pelo lado da bomba de Ã³leo , funcionando como puxador .                No nosso caso os giros são empurradores ....... até a presente data  ........  nada existe sobre esse tipo de redutora. Talvez a quantidade não compense o projeto , por outro lado , tem um pessoal da Av. Experimental interessado nos Canard ..... se somarmos ........ quem sabe ???? Teremos algum futuro ........ lei da procura versus oferta.             No momento  atual ,  vejo que os giros estão sumindos dos  ninhos ....... e o interesse geral é apenas ...... um interesse ....... e nada  mais.                   Nem rifando sai alguma coisa  ...... vixi a coisa tá preta ....... vamos mudar de atitude  ou  pontinho .....pontinho .....pontinho .           E o  Grande Mestre Giruta Comte Melo comprando todos ......... eh,eh,eh              Ele já me assuntou  sobre a possivel  compra .........e  ....... disse ......  só depois dos Setenta anos ...... é que vou pensar.           Melo cadê a foto do seu Giro .. ???? com esse baita motor a alcool ..... não precisa tecer algo mais tecnico ... já sei ....   abraços a todos      Agora  temos um colecionador  até de fones.... eh,eh,eh                           AbelhaRJ                                  

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  31.       Fotos da Redutora e motor VW.                                                           o outro lado do motor , onde se conecta a cx de marcha , é usada para fixar o motor ao chassis da aeronave.    o peso total , eu não tenho , que sabe o Chico ou o Melo possam nos repassar.     suponho uns 108 kilos ....deve pesar ...... dá pra confirmar .. ?????       AbelhaRJ                              

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  32. Ol찼 pessoal
    Todos n처s sabemos que rota챌찾o gera pot챗ncia.
    Todos n처s sabemos que a temperatura dos VW2200 fica no cr챠tico,isso trabalhando em 3000/3500 rpm.
    Pergunto,como esfriar os cabe챌otes????(o bosco derreteu os dele)
    Abra챌os.
    TURBINA.....





     
     
    MARCÃO

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  33.     Olá ......  Turbina   A que RPM o Bosco derreteu os cabeçotes ?  Quantos carburadores estava usando ---->   Simples ou duplo ?   Segundo o Bosco ,  favor confirme , aconteceu esse desastre acima de 5000 RPM , usando um comando Engle e foi muito rápido.   Provavelmente a mistura empobreceu  nessa RPM , se estivesse usando a Sonda Lambda teria abortado por volta de 4600 RPM.   Sabemos que o Fusca não é chegado a altas RPM ..... até 4800 RPM sem problema algum (muito bem regulado e refrigerado ) ..... desde que respeite tb a taxa de compressão e a gasolina utilizada ........ fiz alguns comentários no meu site.         Ol찼 ...... Fabricio .........   Se vc observar atentamente , as fotos disponibilizadas , trata-se de uma redutora de engrenagens destinada para aeronaves. Se é caro .....paga quem quer  ......a questão tb não é essa ...... mas projetar , desenvolver , experimentar , re-projetar e finalmente ...... produzir artesanalmente fica caro....... é assim como anda a nossa aviação experimental ...e ...por conta e risco de quem comprou.   Some ao motor VW 2200 ( tb não tá barato )  +  redutora  +  hélice ..... a brincadeira não vai ficar nada barata .   Na aviação tudo é caro , mão de obra ..... sensores , equipamentos , ferramental .....tudo em dolar ...... febre americana o dolar cai ..... e os preços sobem ...... e agora ....... dá pra entender. Quem não quer  DIM DIM.                         LEI DA PROCURA E OFERTA ......... ??????   Honestos tem poucos e se conta a dedos ...... o resto fica por conta da  imaginação. Pisando em ovos .......   abra챌os   AbelhaRJ   Sugiro ao pessoal da comunidade preencher pelo menos a localidade/Estado onde residem ......                ...... pô isso adianta em muito. Estão devendo ...... paguem ......          

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  34. Ol찼 abelha;
    No motor do Bosco realmente deve ter faltado uma regulagem mais apurada,mais o que pegou mesmo foi a falta de refrigeração,os VW 2.2 não derretem pq trabalham em rotações baixas e a carburação responde bem nessas rotações.Ele não conseguiu a potência necessária pq usou baixa cilindrada e tentou compensar isso aumentando o giro,deu no que deu.
    Parece que nosso amigo Fernando achou a solução óbvia,simplesmente jogando ar em cima dos cilindros e usando injeção mapeada,empobrecendo a mistura em baixa e enriquecendo em alta,mais óleo circulando com refrigeração,pude perceber um filtro tbem,coisa que acho muito importante.Se esse motor está dando 240 kgs de empuxo,vai voar muito bem em 2 e se ele trabalhar próximo a 3600/3900 em cruzeiro não vai quebrar nunca.É um motor que eu usaria sem medo.
    Vamos aguardar com expectativa.
    Abra챌os.
    TURBINA.......





     
     
    MARCÃO

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  35. Tem um jeito f찼cil de resfriar os cabe챌otes VW AR sem inventar muito.   A bomba dupla de c찼rter seco tem que ser usada. Essa bomba 챕 vendida em qualquer loja de prepara챌찾o de motores e carros. Custa 280 reais no Crestana & Crestana, aqui em SP.   Normalmente, o sistema de c찼rter seco usa um reservat처rio externo ao motor para aumentar sua quantidade.   A proposta é usar o próprio motor como reservatório de óleo. Existem os sobrecárters de alumínio vendidos pelas mesmas lojas de preparação ou pode-se fazer um usando a tampa original do cárter, só que de aço (chapa fina). É para aumentar a quantidade de óleo para rsfriamento.   A bomba de pressão do sistema aspira óleo do próprio cárter expandido para enviá-lo ao circuito de lubrificação. A outra bomba que compõe o sistema vai puxar óleo pela via normal de aspiração de óleo e o enviar para o radiador externo. Do radiador externo, o óleo iria para o tanque de óleo, mas no caso, volta resfriado para o motor, só que NOS DOIS CABEÇOTES, RESFRIANDO-OS. Ã‰ a refrigeração líquida que falta ao motor VW AR conseguir girar bastante tempo em alta rotação. Os cabeçotes não vão fritar e não será preciso enriquecer a mistura para abaixar a temperatura das câmaras de combustão. Lembrem-se de que o retrabalho nas câmaras de combustão é essencial para o motor conseguir respirar. E o tamanho do radiador de óleo vai aumentar para conseguir jogar fora o excesso de calor.   Abra챌o.              Chico Biela.

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  36. Abelha, v찼 ao site www.zenithair.com , nos links de motores usados no Stol CH701. Ver찼 v찼rias aplica챌천es com redu챌찾o, inclusive VW ar.   Abra챌os.

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  38. De: AbelhaRJ Enviado: 26/10/2005 19:19     Ol찼 Chico Biela        Eu já vi esse site ....... informe aonde tem as tais redutoras ...... se tem , eu nunca  vi ... algo mais técnico ???            se vc está refrindo as diversas   FOTOS   ......  http://www.zenithair.com/stolch701/7-photo18a.html            me passe o link completo se for algo que valha a pena ......        tem muito blá ... blá ... blá. ...... garimpar em tantas fotos ..... vixi .....é colher um milho no palheiro do Tio Sam.       eh,eh,eh     grato   AbelhaRJ  

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  39. Arnaldo, v찼 no link de informa챌천es sobre motores (engine info). L찼 vai encontrar as descri챌천es dos rotax que podem ser usados. Entretanto, h찼 descri챌찾o de motores alternativos, incluindo Continental no meio (tem um "click here"), de onde se pode abrir mais duas p찼ginas de motores diferentes de rotax que foram usados no Zenithair. L찼 ver찼 VW com redu챌천es.   O Magr찾o tem motores dele em aeronaves iguais feitas aqui.   Abra챌o.

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  42. Fico muito agradecido a todos os participantes pelas contribui챌천es nesta discuss찾o.

    Reparem que o volume e a qualidade das discuss천es aumentam quando existem opini천es divergentes. Quando um n찾o concorda com o outro, e manifesta esta diverg챗ncia, 챕 que a coisa fica interessante. H찼 quem diga que numa sociedade civilizada a gente deve tolerar diverg챗ncias. Eu vou mais longe: eu acho que n처s devemos mesmo estimular a diverg챗ncia. Dentro de um ambiente cordial faz sentido provocar as pessoas, para que se envolvam e manifestem seu modo de ver. Todo mundo sai ganhando.

    Um grande abra챌o.

    O JuciÊ



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  44. Ol찼 Abelha, tudo bem a챠? Vc provavelmente conhece este site (http://www.helicycle.com/) e esta maquina tamb챕m! Sabe falar um pouco mais da turbina de 90hp que eles est찾o usando? Sabe se isso vai decolar? at챕 Bruno

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  46. Pois 챕, futuramente podemos encontrar um engenheiro que queira fazer um doutorado cujo tema seria o desenvolvimento de uma turbina BRZ para UL ou algo parecido! Seria uma m찾o na roda... Bruno

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  47. Quem? Como? quando? Polemica? . . . Nao, nao gosto, sou contra . . .nada de discordar nao senhores! Mas a turbina brasileira ja esta em testes e a mais barata aqui custa 30 mil, vai uma ai? O Sky Car recebeu um motor Honda 650 para trafegar nas ruas, nao da pra ter uma turbina ligada perto de pessoas, nao e' mesmo? Jucie . . .to sentindo que voce esta pegando aquela coceira de novo . . . heheheheh!!!! abraco Heron

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  49. O grande problema das turbininhas 챕 que s찾o um bucado barulhentas! Na verdade muit챠ssimo barulhentas! Um piloto de helic처ptero que passa a vida ouvindo p찼 de rotor e turbina n찾o termina l찼 com a audi챌찾o boa, se estiver prec찼ria est찼 at챕 bom de mais... tem que botar o fone de ouvido no m찼ximo pra voar! Imagina todomundo voanco com turbinhinhas nas costas... imaginem s처 a turma nos fins de semana ensolarados! mas no fim 챕 uma boa! Bruno

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  52. Abelha. quando eu for ao Brasil vou raspar seu bigode! :) E a tal da evolucao, voce cancelou? O final do VW ja esgotou e o sucedaneo esta tomando conta, qual o problema, voce esta nominado como mediador ou coordenador do Forum? E ve se larga do pe' do Tio Melo senao . . . uns amigos meus muito mal encarados irao visita-lo na sexta feira santa! Heron

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