Os pingos da chuva fina que chega antes do amanhecer me lembram como s찾o belas as coisas simples da vida. Estar de p챕 antes das 5 num domingo 챕 algo incomum pra mim, mas meus amigos t챗m o h찼bito de acordar cedo, e eu n찾o podia perder a chance de estar com eles.
L찼 vem o Lacerda, com o sorriso de sempre. Com ele est찼 o Seu H챕lio, que h찼 muito tempo eu n찾o via, trazendo a esposa, que para minha surpresa se lembrava de ter me conhecido h찼 anos, numa visita a Atibaia.
Para quem não conhece, deixa eu contar que o Hélio e o Montalva aprenderam a voar de giro juntos. Depois de anos de uma boa amizade, e quando o Montalva já vendia seus giros, o Hélio teve a iniciativa de desenvolver rotores de fibra de vidro. Com o apoio técnico da FEI ele obteve aprovação após um dispendioso processo de desenvolvimento e ensaios, que ele bancou do próprio bolso. Segundo me contaram, quando tudo estava pronto para começar a comercialização, o Montalva (que na época tinha um próspero negócio vendendo seus rotores de alumínio), espalhou que em sua opinião o rotor de fibra não era confiável, minando a iniciativa do amigo e arruinando um empreendimento que, segundo os laudos técnicos da FEI, tinha tudo para dar certo. A velha amizade se interrompeu de forma abrupta, e os dois nunca mais se falaram. Por isso, quando encontrar com o Hélio nem mencione o nome Montalva. É palavrão.
Ainda n찾o s찾o 6 horas e j찼 estamos com o giro do Iv찾 firmemente amarrado numa carreta, com mais 2 rotores. Detalhe important챠ssimo: estes 2 rotores foram feitos pela dupla Iv찾 e Lacerda. Eles n찾o gostam de alardear o feito, porque a humildade n찾o permite, mas eu vou alardear.
O rotor sem d첬vida constitui a parte mais cr챠tica na constru챌찾o de um
giro. Durante anos nesta comunidade, convivemos com um problema sério: quem faz rotores? Quem já tentou? Quem já conseguiu? Cavando informações aqui e ali, você fatalmente chegava a uma só pessoa: o Celso, de Nova Odessa. Aí você vai dizer: "mas tem o fulano, o cicrano, o beltrano, que fazem giro". É, mas todos eles compravam o rotor do Celso! Mas só quem já fez negócio com ele sabe o calvário que é. Eu já cheguei a comentar aqui sobre o Celso e choveram críticas. Tive que me render às evidências: não conheço uma pessoa que já tenha feito qualquer tipo de serviço ou comprado qualquer coisa do Celso e que não tenha passado por problemas sérios. Tem estória pra encher um livro.
O Iv찾 e o Lacerda, depois de perderem muito tempo e dinheiro com o Celso, tomaram uma decis찾o dr찼stica: iriam fazer eles mesmos seus rotores. Armados de muito cuidado e paci챗ncia, meteram a m찾o na massa.
Chegando à Peruíbe, o Ivã entra numa padaria e sai trazendo comes e bebes suficientes pra passar uma semana na praia, acertando o rotor.
Descemos da caminhonete um j처ia constru챠da pelo H챕lio h찼 25 anos: um glyder (ou giro-planador, como ele prefere chamar) biplace, constru챠do segundo os planos do Bensen e usando uma cabe챌a de rotor original, trazida dos Estados Unidos. Mesmo ap처s 25 anos pode-se ler o nome "Bensen" na etiqueta de alum챠nio. Os rolamentos e parafusos j찼 foram trocados, obviamente. O impressionante 챕 ver um glyder com esta idade!
Na hora de montar o rotor percebemos que os parafusos que prendem o separador ao "tijolinho" est찾o salientes demais, o que interfere na amplitude do movimento de gangorra que o rotor faz sobre o seu eixo. Em meio ao ar de decep챌찾o, ap처s tanto esfor챌o, tiveram a id챕ia de procurar um serralheiro al챠 mesmo em Peru챠be. Mesmo no domingo eles encontraram uma boa alma que lhes permitiu usar a oficina.
No meio tempo, enquanto o Lacerda e o Iv찾 estavam entretidos, eu conversava com o H챕lio, que me disse que na opini찾o dele a vis찾o que temos sobre o aprendizado 챕 um tanto equivocada. Hoje, considera-se que 챕 imposs챠vel aprender a pilotar um giro, a n찾o ser tomando aulas com um instrutor num giro biplace motorizado.
Contou que na 챕poca em que ele e o Montalva aprenderam, simplesmente n찾o havia giro motorizado duplo, portanto esta possibilidade n찾o existia. Sendo assim usaram o mesmo recurso empregado durante d챕cadas: o glyder. "Este preconceito dos mais novos com o giro-planador 챕 totalmente
errado. Era nele que todos n처s aprend챠amos naquela 챕poca." Segundo o que ele me explicou, pelo que me lembro o m챕todo 챕 mais ou menos assim:
No giro-planador com o instrutor:
. v척o
. controle da velocidade do rotor
. gangorra
. muito pouso e decolagem
. curvas
Repete-se este ciclo no planador sem o instrutor do lado. Depois de um bom tempo nisso voc챗 pode abordar o giro motorizado desta maneira:
. taxiar v찼rias horas, fazendo gangorra controlando o rotor e motor;
. levantar no m찼ximo um ou dois palmos do ch찾o, manter assim;
. decolar, manter, pousar... decolar, manter, pousar...
. levantar um pouco mais;
. fazer curvas bem leves em S;
. finalmente, quando se sentir bem preparado: um circuito completo.
Cada etapa destas feita sem pressa. Leva-se meses, mas é um método que funciona. "O biplace motorizado é uma boa alternativa, não é a ÚNICA."
N찾o demorou nada e chegaram o Iv찾 e o Lacerda. Desta vez a amplitude do movimento ficou como esperado. Depois de suarmos um bocado pra botar o VW pra funcionar, eu vi o rotor funcionando, e me pareceu que funciona muito bem. A opini찾o do H챕lio, que ficou testando o rotor durante horas no giro do Iv찾, 챕 de que ele tem um desempenho que n찾o deixa nada a desejar. O cuidado que ambos tiveram na sua confec챌찾o valeu a pena.
Tinha mais pra contar, mas infelizmente o tempo que eu dispunha acabou.
Um forte abra챌o a todos voc챗s, meus amigos, muito obrigado pelo carinho.
Esta mensagem foi postada nos sites:
http://groups.msn.com/ABgiro/discusses.msnw
http://br.groups.yahoo.com/group/clubedogiro/
O JuciÊ
Juciê que saudade de Peruibe, já vai para 24 anos que fiz meu primeiro voo de Giro nestas praias , o gryder dois assento( lado a lado) era rebocado por um maveric ou uma kombi .... brabo não , sem falar nos consertos do gryder de ultima hora com cabo de vassoura. Coisa de 2 anos atras pegamos o gryder do Alberto e fomos relembrar os velhos tempos , resumo.. o Alberto guebrou o braço , e o rotor uma verdadeira reliquia ainda de madeira quebrou todo.... que arte A proposito o Montalva ainda faz bons rotores, os rotores dos meus giros são todos fabricados por ele. Um grande abra챌o BOSCO
ResponderExcluirOla Olhem ! O Juciê saiu da toca, e o Bosco também Legal, Juciê O que a gente n찾o faz para aprender a voar ? E faz os amigos acordarem as 4 hs da manhã Estou partindo para a segunda etapa do aprendizado, agora com o meu Giro mas ainda quero ter aulas motorizadas com um bom instrutor . Acredito que principalmente pocedimentos de emergencia só se aprende fazendo De qualquer maneira o Glyder é um ótimo começo. Não tenham preconceitos Lacerda
ResponderExcluirJuci챗, que bom ouvir de voce outra vez! Ja estou com saudades de novo de estar com o grupo e montando/desmontando giros. Os rotores de fibra sao tao bons quanto os outros mas voam diferente, eu adoro o som que eles fazem no pouso e nas curvas. Alguns reclamam que 챕 macio demais, por챕m sem um daqueles mais avan챌ados, os feitos em fibra sao mais suaves em voo realmente. Peruibe hein? Quer dizer que temos mais um grupo para curtir? E este grupo de giros ai, a quanto tempo esta online? Preciso ir la pra ver e ouvir as historias . . . Quer dizer que o Montalva sabotou o novo rotor? Esperto ele, manteve o mercado a sua merc챗. grande abra챌o Heron Ah! e voc챗 ja esta voando?
ResponderExcluirOi, Bosco. Tudo bem?
ResponderExcluirLamento o ocorrido com o Alberto. Infelizmente acidentes com glyders s찾o comuns, n찾o s처 aqui, porque na verdade s찾o duas pessoas pilotando uma aeronave, e elas t챗m que estar em sintonia o tempo todo. Basta um momento de distra챌찾o ou falha na comunica챌찾o entre piloto e motorista e ... CABUM!
Eu diria que para o motorista 챕 mais dif챠cil que para o piloto,
dependendo do lugar. Em Peruibe mesmo, passa gente pra l찼 e pra c찼. O motorista tem que manter um olho no peixe e outro no gato o tempo todo. J찼 em Mogi-Mirim 챕 mais tranq체ilo, porque a pista 챕 vazia.
Coloquei na Internet algumas fotos:
http://www.jucie.com.br/peruibe
Um grande abra챌o.
O JuciÊ
Bom dia a todos Que sastifa챌찾o ao acordar ....e ler ....algo significativo realmente vocês fazem falta ..... para tocar a comunidade. Nada de ficar na toca ..... em silêncio profundo faz um bom tempo ......... muito tempo desde aquele churrasco em Atibaia. Nada contra o GLIDER .... é uma forma para aprender a dominar o giro, que não é facil , até dominar os 3 eixos. Sem o barulho do motor .... só o sibilar do rotor ..... a comunicação flui tranquilamente .... aumenta aà mais o cabo para galgar as alturas. é um passo significativo ......... para então pilotar um giro realmente motorizado , a velha guarda já fazia assim. Que tal uma filmagem ......um video ...... para guardarmos de recorda챌찾o. O site do Juciê em tempo ...... guarda as lembranças ..... que fique perene o registro .... e que ..... de vez em quando lá ..... matarmos a saudade. ( qualidade das fotos ). As histórias e estórias marcadas pela giroaviação são cheias de meandros, e entre os pousos vamos reinterando. Tem mais por a챠 ???? Abra챌os AbelhaRJ
ResponderExcluirJuci챗 t찼 na hora da ins척nia ......... acorda meu..... hibernou LEVANTA AÃ MEU .......VAMOS TRABALHAR ..... E ESCREVER OU CONTAR HISTORINHAS
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