Caros srs,
Em alguma msg li que um dos problemas da bateria 챕 que ela fica parada as vezes por muitos dias, e depois n찾o alimenta suficientemente para dar o arranque.
Com barcos de passeio acontece com frequencia o mesmo fato.
Isso pode ser facilmente solucionado com um pequeno carregador, de baixa amperagem (pode ser at챕 1 Ampere ou menos) ligado na tomada e conectado a bateria no tempo que o aparelho fica sem uso. Qualquer casa de eletronica pode fazer uma fonte de 12,5 ou 13 volts com 1 ampere (pode ser at챕 menos), gastando uns trocados. A id챕ia n찾o 챕 carregar a bateria, mas sim n찾o deixar que ela se descarregue. As cargas r찼pidas normalmente s찾o mal챕ficas aos acumuladores, diminuindo a vida 첬til, mandetendo-as carregadas sua vida 첬til ser찼 muito maior.
Esta solu챌찾o 챕 comumente usada em alarmes residencias, onde a bateria somente 챕 usada na ausencia de energia da rede, e ela precisa estar com carga para alimentar o circuito.
O unico cuidado que devemos ter é: NÃO inverter a polaridade no momento li ligar o carreador, e por precuação deixar a fonte em cima de algo que não se incendeie com um possivel ecesso de calor.
Um abra챌o
Homero
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ResponderExcluirEssa do carregador com l창mpada eu conhecia, acho que o pr처prio Abelha j찼 ensinou detalhadamente como faz. Valeu, Abelha.
ResponderExcluirAgora, esta do Homero eu achei legal porque evita a descarga. Se o consumo n찾o for muito grande (eu penso que n찾o deve ser), poderia haver no hangar uma traquitana destas, onde a gente deixaria a bateria quando guardasse o giro. Ser찼 que d찼 pra fazer usando uma destas fontezinhas de PC? Elas custam pre챌o de banana e fornecem uns 8 amp챕res, + e - 5, + e - 12 DC.
O JuciÊ
Meus amigos. Esta questão de bateria para partida realmente é muito antiga. Já adotamos uma prática que é relativamente simples: uma fonte externa para a primeira partida do dia. Esta fonte externa nada mais é do que uma bateria comum de automóvel, de 54 A, dessas de carro a álcool, sobre um eixo com duas rodinhas e um cabo para manobrar, que se estiver cheia, aguenta pelo menos umas 30 partidas. Esta unidade já possui os cabos próprios (devem ser grossos, para permitir correta drenagem de carga ), com uma tomada na ponta. Esta tomada constitui-se de dois pinos com macho e femea, sendo que, no giro, fica a femea para o positivo, e um macho para o negativo, enquanto nos cabos, ficará o macho para o positivo e a femea para o negativo. Desta forma, não há como ligar a polaridade incorreta. Assim, com o fonte externa conectada, executa-se a primeira partida, se aquece o motor enquanto o alternador recarrega a bateria. Em seguida, corta-se o motor e retira a fonte externa. Agora, só dando um toque na partida o motor já pega, e é só voar.
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ResponderExcluirOla pessoal, aten챌ao, o circuito sugerido pelo Abelha, serve apenas para deixar a bateria em flutua챌ao, para n찾o perder carga. Se a bateria estiver descarregada, ser찼 preciso outro dispositivo pois com os 50mA do circuito apresentado não dá para recarrear a bateria! Abra챌os Nelson
ResponderExcluirComo grifei o circuito é " mantenedor de carga de bateria " . Observem que a corrente é baixa ( 10mA a 50 mA ) AbelhaRJ
ResponderExcluirFico grato a todos pelas dicas, mas em particular ao Abelha eu quero dizer um "obrigado" mais enf찼tico, porque 챕 처bvio que por gostar muito do grupo ele tem separado um tempo diariamente para contribuir, seja escrevendo suas opini천es, seja digitalizando o manual (d찼 um trabalho fazer isso como ele fez, passando pelo OCR e corrigindo!). Valeu, seu Abelha!
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