terça-feira, 23 de março de 2004

Quebra do rotor ou pás, é possível?

Gente amiga,
 
Aos leigos, como eu,  paciência para perguntas como a que  apresentarei:
Vendo fotos de girocopteros pelo Brasil e mundo, sempre me pergunto se  há registro de quebra de rotor ou pás em pleno vôo, dada a grande massa que eles têm que sustentar? E mais: a força inercial a que é submetida a pá, esticando-a, lhe dá mais resistência ?O rotor têm na sua ligação com a torre um só rolamento ou vários?
Do amigo,
 
Milton

4 comentários:

  1. Ô, caro amigo, Milton!   Fico feliz de ver que tem outro carinha para poder compartilhar o posto de aluno (não convencional) comigo.   Apesar de não poder ajudar em relação aos seus questionamentos, não pude deixar de expressar aqui o meu contentamento e aproveitar também para dizer que suas dúvidas, são também as minhas e, provavelmente, de outros tantos que, como nós, estão começando neste fascinante munda da giroaviação.   Aproveito o ensejo para agradecer a todos, aqui do ABGiro, que pacientemente t챗m nos auxiliado. Um cordial MUITO OBRIGADO a todos voc챗s, (in)volunt찼rios professores!   (Douglas Stasionisas - SP)        

    ResponderExcluir
  2. Mantenho minha pergunta e gostaria de ver alguma resposta t챕cnica. Parece-me frágil o sistema de rotor para sustentar toda a massa que está embaixo: estrutura, motor, instrumentos, combustível e piloto. Pergunto:  há testes feitos sobre essa resistência ?  Qual a resistência (peso) máxima que o sistema rotor/pás  é capaz de suportar ?   Abra챌os,   Milton

    ResponderExcluir
  3. Sauda챌천es GiroDesportivas            Milton                Aproveito a oportunidade e informo que, acima de 500 RPM as pás do Rotor poderão cizalhar ( romper , partir ) , com certeza um bom instrutor chamará a ATENÇÃO sobre os dados de envelope de vôo .           Poderá porquê ,  depende do material confeccionado e utilizado na fabricação do  ROTOR .           Assunto também abordado na discussão :   Como funciona a autorota챌찾o?! 11   stasionisas  25/3/2004   Abra챌os  abelhaRJ    

    ResponderExcluir
  4. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.