quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Pequena viagem...


S찼bado, 12/01.
Cheguei ao aeroporto de Toledo / PR por volta das 9  e meia.  Abasteci o giro, fiz uma revisão  básica e funcionei o motor. Deixei esquentando enquanto combinava com a namorada  que viajaria de motocicleta  dali até Assis Chateaubriand, ha cerca de 40 Km. Ela sairia uns 5 minutos antes  de minha decolagem. Eu, que faria um atalho  pelos céus,  a encontraria em determinado ponto da rodovia. Ela saiu e eu logo depois decolei. Tanque  com cerca de 40 litros e o velho Rotax 532 logo me levou pra cima. Cerca de  três minutos depois estava sobre a  PR 317. Procuro daqui, procuro dali e nada. Nosso diálogo não tinha sido  conclusivo.  Desisti do encontro que me faria acompanhá-la por um bom trecho  entre as duas cidades. Ela de moto e eu de giro, a baixa altitude. Ao menos  era essa a intenção.  Abandonando o objetivo inicial rumei em direção a pequena cidade de Tupãssi, cerca de 25 quilômetros e que já  tenuamente via no horizonte. Antes passei  por sobre  pequenos vilarejos de  São Luiz,  Palmitolândia. Pude relembrar quando morava  na região e  trabalhava na roça. Deus já sabia que um dia passaria por ali voando. Eu, nem imaginava. Com o motor na casa dos 6.200 RPM, água a 75 graus  e   EGT a 510 graus, cerca de 20 minutos depois estava em Tupãssi. Sobrevoei a periferia da cidade, evitando  passar sobre ela. Dali   aproei  para a pequena cidade de Jota Esse. No lugar mora uma tia a quem tinha prometido, há pelo menos 4 meses, passar  voando.  Poucos minutos depois e   tendo avançado uns oito quilômetros, já cheguei ao vilarejo.  Pude, do alto, ver minha tia acenando com um tecxdo qualquer, naquele momento servindo de bandeira de saudação. Desci um pouco, fiz um circuito   por sobre sua casa, cruzei a  pequena cidade e voltei. Lá continuava ela, acenando para mim.  Acenei também. Agora,  cerca de  30 KM longe do aeroporto de Toledo e com cerca de 30 minutos de vôo, achei melhor voltar ao ponto de partida. Meu GPS já indicava o caminho de volta.  Nem era preciso.  Do alto avistava a cidade de cerca de 120 mil habitantes, ainda que meio perdida no horizonte.  Se a primeira parte da viagem foi feita  com velocidade em torno de 80 KM/h, em razão do vento, percebi que o retorno se dava bem mais rápido. Agora o  GPS indicava   entre  110 e 127 KM/h.  Aproveitei o retorno e  fui  descendo até ficar próximo às magníficas plantações de soja. Segui assim  por pelo menos uns 4 quilômetros, novamente ganhando altura e  já  chegando na vertical de Palmitolândia.  Cerca de  20 KM depois o aeroporto  de Toledo estava na minha frente. Fiz o circuito e pousei. Foramao todo 71,1 Km percorridos em 44 minutos e numa velocidade média de  95 Km/h. A maior velocidade alcançada foi 131 Km/h, segundo o GPS.  Logo que pousei, liguei para a minha tia. Ela revelou que não se conteve e chorou ao me ver passando.  Não acreditava que aquela máquina que um dia  viu passando  sobre uma carretinha em  frente a sua casa era aquela que agora fazia barulho e tinha jeito de helicóptero, além de me levar a bordo.  No domingo ainda  pude expedimentar a repercussão daquela passagem. Quase todos da cidade me viram. Pensaram realmente tratar-se de um helicótero.  Assim foi mais essa pequena viagem.
Amanhã quero  ver se posto algumas fotos para ilustrar esse relato.
Abra챌os,
Milton

17 comentários:

  1. MILTON, parabens pelo voo, eu e o Davi estivemos semana passada em Foz do Igua챌u, esqueci seu telefone e n찾o consegui falar com o Carinta.Mas fica para pr처xima vez. N찾o esque챌a e v챗 se aparece aqui em Leme dia 19 e 20 de abril, no encontro desse ano. Abra챌o e bons voos. SILAS-Leme-sp.

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  2. MILTON, desculpe, esqueci de perguntar, como 챕 que voce voa cruzeiro, com seu Rotax a 6.200RPM e ele n찾o trava? A instru챌찾o que eu tive,챕 para decolar com 6.200RPM, passando a cabeceira da pista reduzir, porque me diseram que o 582 trava, funcionando a mais de 2 minutos a 6.200RPM!!!!!!!!!. Silas.

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  3. Amigo Silas....   O motor  pode trabalhar a 6.800 RPM por dois minutos, durante a decolagem. Em cruzeiro,  6.500 constantes,  claro, sempre observando a temperatura da água e, se houver EGT,  dos gases de escapamento.   Essas   informações tenho do  Sr. Adalberto,  que tem cursos de Rotax e  trabalha com esses motores aqui no oeste do Paraná. O  próprio manual  original que possuo, fala dos 6.800 RPM por dois minutos. Penso que você está com folga para exigir do motor.  O Helton Becker,  (Sentapua) de Rondonópolis,  poderá até confirmar essa informação. Ele também entende de Rotax . Eu utilizo gasolina comum (nem aditivada e nem pódium, por recomendação do Sr.  Adalberto) e ainda o óleo  2 tempos é o Castrol Super TT,  NÃO NÁUTICO. Caso ainda queira utilizar outro combustível, poderia misturar a comum com a  AV Gás, na proporção de 50%.  Abra챌os,   Milton

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  4. Maravilha Milton

    Este relato 챕 a concretiza챌찾o dos sonhos que todos n처s temos de voar livre em uma m찼quina sob o nosso comando.
    Abra챌os
    Lacerda

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  5.   Ol찼 Milton   Relendo e revendo os dados apresentados , junto com a observação do  Grande Silas , e o seu reafirmamenro por você .   Poderia  junto ao seu giro  observar  novamente a leitura ,  pois segundo gráficos disponibilizados da ROTAX , no site :  http://www.rotax-owner.com/index.htm  ,  vc poderá comprometer seu motor .   Dados do Rotax 582  UL DCDI mod 1999 :                       Rpm max             ---- 6800  , okey                     Rpm de cruzeiro  ----- 6500  . . . . .   não seria  5.500 a 5800    Ã‰ o que tenho observado por aki , por ocasião dos vôos em ULM voando duplo.     AbelhaRJ.   

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  6. Ol찼 Milton

    Suas fotos s찾o sempre 처timas e 챕 muito bom te-las aqui para ilustrar suas boas aventuras.Coloque quantas quiser .

    S처 pediria para voc챗 reduzir o tamanho ( em pixels) para 80K em vez de usar o tamanho origina de 700k por foto.

    Sds e bons v척os !

    Ernani

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  7. Eu imprimi os manuais do rotax (est찼 disponivel em .pdf no site )
    Manual de instala챌찾o e de manuten챌찾o, e me lembro que em alguma p찼gina est찼 escrito que o motor n찾o deve ultrapassar 6000 RPM em regime continuo.
    Lacerda

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  8. De: ApfMilton   O motor  pode trabalhar a 6.800 RPM por dois minutos, durante a decolagem. Em cruzeiro,  6.500 constantes,  claro, sempre observando a temperatura da água e, se houver EGT,  dos gases de escapamento.   Essas   informações tenho do  Sr. Adalberto,  que tem cursos de Rotax e  trabalha com esses motores aqui no oeste do Paraná. O  próprio manual  original que possuo, fala dos 6.800 RPM por dois minutos.   Penso que você está com folga para exigir do motor.  O Helton Becker,  (Sentapua) de Rondonópolis,  poderá até confirmar essa informação. Ele também entende de Rotax .   Eu utilizo gasolina comum (nem aditivada e nem pódium, por recomendação do Sr.  Adalberto) e ainda o óleo  2 tempos é o Castrol Super TT,  NÃO NÁUTICO. Caso ainda queira utilizar outro combust챠vel, poderia misturar a comum com a  AV Gás, na proporção de 50%.  Abra챌os,   Milton   -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  - -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  - -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  - -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -   Ol찼 Milton Estou  meio preocupado com essas afirmações , negritadas e grifadas em vermelho . O risco de travar seu motor em altas RPM , 챕 s챕rio , e com essas misturas , vai FUNDIR SEU MOTOR .   Se isso 챕 poss챠vel , 챕 muito interessante , sabermos origem da fonte t챕cnica .   Tentei , mas n찾o consigo depreender , fiquei em sinuca , poderia tecer dados a respeito dessa formulação para usar em Motores Rotax 2T ?           " Eu utilizo gasolina comum  ...... e poderia misturar a comum com a  AV Gás, na proporção de 50% "     Seria uma m찾o na roda , face aos preços do AVGaz e da Podium  ...... vivendo , se comunicando é que se aprende.   Com essa economia , posso até pensar em comprar mais uma aeronave tipo FOX-IV com Rotax 532.   Att     AbelhaRJ  

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  9. Reafirmo as informações , confirmadas hoje pelo Sr. Adalberto.  Rotax 532 e 582: decolagem a 6.800 RPM por até dois minutos. Em vôo cruzeiro o motor foi feito para aguentar constantes de 6.500 RPM. Estou com o manual em mãos.  RPM máximo, recomendado: 6.800 RPM.  O Torque máximo ele atinge nos 6.200 RPM. Os 64 HPs, o 532 alcança na casa dos 6.600 RPM. O  582 é ainda um pouco  mais forte. Tem mais torque em razão do cilindro pouco mais dimensionado, duas velas por cilindro, CDI etc...   O Senhor  Adalberto, inclusive afirmou hoje que  da linha Rotax, o 618 pode trabalhar a 7000 RPM por dois minutos. Igualmente a 6.500 constantes...   Seria bom o Helton tamb챕m emitir seu conhecimento t챕cnico e o Alberto, que possui um motor desses, dizerem a quanto trabalham essas m찼quinas...   Abra챌os   Ainda

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  10. Ah...e ainda que entenda que a maioria dos amigos tem a intenção de  ajudar,  eu faria um pedido para que colocassem aqui dados técnicos, exclusivamente, retirados de  manuais, e de mais de um manual, se possível. Minhas informações  forma obtidas de pessoa que tem curso na área,  faz a reciclagem periódica e mostra propriedade quando manifesta-se.  Digo isso porque  temo  um relato  como o que fiz se torne um campo de  opinões sem limites que mais confundem do que esclarecem.... E o que é pior,  crie fantasmas sem necessidade.   Abra챌os,   Milton

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  11.   Caro Milton   " Ah...e ainda que entenda que a maioria dos amigos tem a intenção de  ajudar,  eu faria um pedido para que colocassem aqui dados técnicos, exclusivamente, retirados de  manuais, e de mais de um manual, se possível. Minhas informações  forma obtidas de pessoa que tem curso na área,  faz a reciclagem periódica e mostra propriedade quando manifesta-se. "     Entenda , não estou criticando , mas simplesmente , esclarecer algo que me chamou muito a minha atenção e a do Silas  . Nesse link que repassei , há a necessidade de cadastrar - onde obtenho  informações  pertinentes e objetivas - sem algum teor de  achologia .     site :  http://www.rotax-owner.com/index.htm    att abra챌os   AbelhaRJ    

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  12. Pessoal.... Ok....   Agradeço, de forma sincera, as manifestações  de preocupação.  Sei que todos querem o melhor pra gente. Olha, conversei com o Helton (Sentapua) de Rondonópolis, há 5 minutos. Ele me confirmou os números:  Rotax 532/582. Decolagem: 6.800 RPM, por dois minutos. Constantes, após isso, 6.500 RPM sem medo.   É bom que o motor esteja com hélice adequada, que fará a própria limitação da rotação. Hoje uso uma 66 x 39.  Essa, segundo o Adalberto, é ideal para o Rotax 582. Para o meu, um pouquinho menos potente, a ideal sera  66 x 38.   Olha...sem pol챗mica. Feliz ano novo a todos....   Abra챌os,   Milton

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  13. As fotos da viagem....     Preparando a viagem...     Voando...     Zona Rural. No horizonte, Tup찾ssi   Tup찾ssi     Jota Esse     Voando baixo       Abra챌os,   Milton  

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  14. 10) PARÂMETROS OPERACIONAIS:
    1. Rota챌찾o:
    Rota챌찾o de Decolagem: ....................6800 RPM m찼x 5 min.
    Rota챌찾o de Decolagem para 582 UL DCDI 40: 6400 RPM m찼x 5 min.
    Rota챌찾o de Cruzeiro:..................... 6500 RPM
    Rotação de Cruzeiro para 582 UL DCDI 40:  6000 RPM
    Rota챌찾o da Lenta: ................ aprox. 2000 RPM


    http://revoar.sites.uol.com.br/motor.rotax.htm   Ola a todos , no link acima tem todas as informa챌천es nescessarias sobre motores rotax 2 tempos .   Grande abra챌o a todos

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  15. This message has been deleted by the author.

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  16. Pessoal,   Fiz um pequeno v챠deo do v척o realizado em 12/01 em Toledo. Podem conferir em:   http://www.youtube.com/watch?v=D_jGVSYIBjc   (A mensgem anterior fui eu que exclui. Havia um erro de endere챌o).   Abra챌os,   Milton

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