S찼bado, 12/01.
Cheguei ao aeroporto de Toledo / PR por volta das 9 e meia. Abasteci o giro, fiz uma revisão básica e funcionei o motor. Deixei esquentando enquanto combinava com a namorada que viajaria de motocicleta dali até Assis Chateaubriand, ha cerca de 40 Km. Ela sairia uns 5 minutos antes de minha decolagem. Eu, que faria um atalho pelos céus, a encontraria em determinado ponto da rodovia. Ela saiu e eu logo depois decolei. Tanque com cerca de 40 litros e o velho Rotax 532 logo me levou pra cima. Cerca de três minutos depois estava sobre a PR 317. Procuro daqui, procuro dali e nada. Nosso diálogo não tinha sido conclusivo. Desisti do encontro que me faria acompanhá-la por um bom trecho entre as duas cidades. Ela de moto e eu de giro, a baixa altitude. Ao menos era essa a intenção. Abandonando o objetivo inicial rumei em direção a pequena cidade de Tupãssi, cerca de 25 quilômetros e que já tenuamente via no horizonte. Antes passei por sobre pequenos vilarejos de São Luiz, Palmitolândia. Pude relembrar quando morava na região e trabalhava na roça. Deus já sabia que um dia passaria por ali voando. Eu, nem imaginava. Com o motor na casa dos 6.200 RPM, água a 75 graus e EGT a 510 graus, cerca de 20 minutos depois estava em Tupãssi. Sobrevoei a periferia da cidade, evitando passar sobre ela. Dali aproei para a pequena cidade de Jota Esse. No lugar mora uma tia a quem tinha prometido, há pelo menos 4 meses, passar voando. Poucos minutos depois e tendo avançado uns oito quilômetros, já cheguei ao vilarejo. Pude, do alto, ver minha tia acenando com um tecxdo qualquer, naquele momento servindo de bandeira de saudação. Desci um pouco, fiz um circuito por sobre sua casa, cruzei a pequena cidade e voltei. Lá continuava ela, acenando para mim. Acenei também. Agora, cerca de 30 KM longe do aeroporto de Toledo e com cerca de 30 minutos de vôo, achei melhor voltar ao ponto de partida. Meu GPS já indicava o caminho de volta. Nem era preciso. Do alto avistava a cidade de cerca de 120 mil habitantes, ainda que meio perdida no horizonte. Se a primeira parte da viagem foi feita com velocidade em torno de 80 KM/h, em razão do vento, percebi que o retorno se dava bem mais rápido. Agora o GPS indicava entre 110 e 127 KM/h. Aproveitei o retorno e fui descendo até ficar próximo à s magnÃficas plantações de soja. Segui assim por pelo menos uns 4 quilômetros, novamente ganhando altura e já chegando na vertical de Palmitolândia. Cerca de 20 KM depois o aeroporto de Toledo estava na minha frente. Fiz o circuito e pousei. Foramao todo 71,1 Km percorridos em 44 minutos e numa velocidade média de 95 Km/h. A maior velocidade alcançada foi 131 Km/h, segundo o GPS. Logo que pousei, liguei para a minha tia. Ela revelou que não se conteve e chorou ao me ver passando. Não acreditava que aquela máquina que um dia viu passando sobre uma carretinha em frente a sua casa era aquela que agora fazia barulho e tinha jeito de helicóptero, além de me levar a bordo. No domingo ainda pude expedimentar a repercussão daquela passagem. Quase todos da cidade me viram. Pensaram realmente tratar-se de um helicótero. Assim foi mais essa pequena viagem.
Amanhã quero ver se posto algumas fotos para ilustrar esse relato.
Abra챌os,
Milton
MILTON, parabens pelo voo, eu e o Davi estivemos semana passada em Foz do Igua챌u, esqueci seu telefone e n찾o consegui falar com o Carinta.Mas fica para pr처xima vez. N찾o esque챌a e v챗 se aparece aqui em Leme dia 19 e 20 de abril, no encontro desse ano. Abra챌o e bons voos. SILAS-Leme-sp.
ResponderExcluirMILTON, desculpe, esqueci de perguntar, como 챕 que voce voa cruzeiro, com seu Rotax a 6.200RPM e ele n찾o trava? A instru챌찾o que eu tive,챕 para decolar com 6.200RPM, passando a cabeceira da pista reduzir, porque me diseram que o 582 trava, funcionando a mais de 2 minutos a 6.200RPM!!!!!!!!!. Silas.
ResponderExcluirAmigo Silas.... O motor pode trabalhar a 6.800 RPM por dois minutos, durante a decolagem. Em cruzeiro, 6.500 constantes, claro, sempre observando a temperatura da água e, se houver EGT, dos gases de escapamento. Essas informações tenho do Sr. Adalberto, que tem cursos de Rotax e trabalha com esses motores aqui no oeste do Paraná. O próprio manual original que possuo, fala dos 6.800 RPM por dois minutos. Penso que você está com folga para exigir do motor. O Helton Becker, (Sentapua) de Rondonópolis, poderá até confirmar essa informação. Ele também entende de Rotax . Eu utilizo gasolina comum (nem aditivada e nem pódium, por recomendação do Sr. Adalberto) e ainda o óleo 2 tempos é o Castrol Super TT, NÃO NÃUTICO. Caso ainda queira utilizar outro combustÃvel, poderia misturar a comum com a AV Gás, na proporção de 50%. Abra챌os, Milton
ResponderExcluirMaravilha Milton
ResponderExcluirEste relato 챕 a concretiza챌찾o dos sonhos que todos n처s temos de voar livre em uma m찼quina sob o nosso comando.
Abra챌os
Lacerda
Ol찼 Milton Relendo e revendo os dados apresentados , junto com a observação do Grande Silas , e o seu reafirmamenro por você . Poderia junto ao seu giro observar novamente a leitura , pois segundo gráficos disponibilizados da ROTAX , no site : http://www.rotax-owner.com/index.htm , vc poderá comprometer seu motor . Dados do Rotax 582 UL DCDI mod 1999 : Rpm max ---- 6800 , okey Rpm de cruzeiro ----- 6500 . . . . . não seria 5.500 a 5800 à o que tenho observado por aki , por ocasião dos vôos em ULM voando duplo. AbelhaRJ.
ResponderExcluirOl찼 Milton
ResponderExcluirSuas fotos s찾o sempre 처timas e 챕 muito bom te-las aqui para ilustrar suas boas aventuras.Coloque quantas quiser .
S처 pediria para voc챗 reduzir o tamanho ( em pixels) para 80K em vez de usar o tamanho origina de 700k por foto.
Sds e bons v척os !
Ernani
Eu imprimi os manuais do rotax (est찼 disponivel em .pdf no site )
ResponderExcluirManual de instala챌찾o e de manuten챌찾o, e me lembro que em alguma p찼gina est찼 escrito que o motor n찾o deve ultrapassar 6000 RPM em regime continuo.
Lacerda
http://www.ultralightnews.ca/rotax582/
ResponderExcluirDe: ApfMilton O motor pode trabalhar a 6.800 RPM por dois minutos, durante a decolagem. Em cruzeiro, 6.500 constantes, claro, sempre observando a temperatura da água e, se houver EGT, dos gases de escapamento. Essas informações tenho do Sr. Adalberto, que tem cursos de Rotax e trabalha com esses motores aqui no oeste do Paraná. O próprio manual original que possuo, fala dos 6.800 RPM por dois minutos. Penso que você está com folga para exigir do motor. O Helton Becker, (Sentapua) de Rondonópolis, poderá até confirmar essa informação. Ele também entende de Rotax . Eu utilizo gasolina comum (nem aditivada e nem pódium, por recomendação do Sr. Adalberto) e ainda o óleo 2 tempos é o Castrol Super TT, NÃO NÃUTICO. Caso ainda queira utilizar outro combust챠vel, poderia misturar a comum com a AV Gás, na proporção de 50%. Abra챌os, Milton - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Ol찼 Milton Estou meio preocupado com essas afirmações , negritadas e grifadas em vermelho . O risco de travar seu motor em altas RPM , 챕 s챕rio , e com essas misturas , vai FUNDIR SEU MOTOR . Se isso 챕 poss챠vel , 챕 muito interessante , sabermos origem da fonte t챕cnica . Tentei , mas n찾o consigo depreender , fiquei em sinuca , poderia tecer dados a respeito dessa formulação para usar em Motores Rotax 2T ? " Eu utilizo gasolina comum ...... e poderia misturar a comum com a AV Gás, na proporção de 50% " Seria uma m찾o na roda , face aos preços do AVGaz e da Podium ...... vivendo , se comunicando é que se aprende. Com essa economia , posso até pensar em comprar mais uma aeronave tipo FOX-IV com Rotax 532. Att AbelhaRJ
ResponderExcluirReafirmo as informações , confirmadas hoje pelo Sr. Adalberto. Rotax 532 e 582: decolagem a 6.800 RPM por até dois minutos. Em vôo cruzeiro o motor foi feito para aguentar constantes de 6.500 RPM. Estou com o manual em mãos. RPM máximo, recomendado: 6.800 RPM. O Torque máximo ele atinge nos 6.200 RPM. Os 64 HPs, o 532 alcança na casa dos 6.600 RPM. O 582 é ainda um pouco mais forte. Tem mais torque em razão do cilindro pouco mais dimensionado, duas velas por cilindro, CDI etc... O Senhor Adalberto, inclusive afirmou hoje que da linha Rotax, o 618 pode trabalhar a 7000 RPM por dois minutos. Igualmente a 6.500 constantes... Seria bom o Helton tamb챕m emitir seu conhecimento t챕cnico e o Alberto, que possui um motor desses, dizerem a quanto trabalham essas m찼quinas... Abra챌os Ainda
ResponderExcluirAh...e ainda que entenda que a maioria dos amigos tem a intenção de ajudar, eu faria um pedido para que colocassem aqui dados técnicos, exclusivamente, retirados de manuais, e de mais de um manual, se possÃvel. Minhas informações forma obtidas de pessoa que tem curso na área, faz a reciclagem periódica e mostra propriedade quando manifesta-se. Digo isso porque temo um relato como o que fiz se torne um campo de opinões sem limites que mais confundem do que esclarecem.... E o que é pior, crie fantasmas sem necessidade. Abra챌os, Milton
ResponderExcluirCaro Milton " Ah...e ainda que entenda que a maioria dos amigos tem a intenção de ajudar, eu faria um pedido para que colocassem aqui dados técnicos, exclusivamente, retirados de manuais, e de mais de um manual, se possÃvel. Minhas informações forma obtidas de pessoa que tem curso na área, faz a reciclagem periódica e mostra propriedade quando manifesta-se. " Entenda , não estou criticando , mas simplesmente , esclarecer algo que me chamou muito a minha atenção e a do Silas . Nesse link que repassei , há a necessidade de cadastrar - onde obtenho informações pertinentes e objetivas - sem algum teor de achologia . site : http://www.rotax-owner.com/index.htm att abra챌os AbelhaRJ
ResponderExcluirPessoal.... Ok.... Agradeço, de forma sincera, as manifestações de preocupação. Sei que todos querem o melhor pra gente. Olha, conversei com o Helton (Sentapua) de Rondonópolis, há 5 minutos. Ele me confirmou os números: Rotax 532/582. Decolagem: 6.800 RPM, por dois minutos. Constantes, após isso, 6.500 RPM sem medo. à bom que o motor esteja com hélice adequada, que fará a própria limitação da rotação. Hoje uso uma 66 x 39. Essa, segundo o Adalberto, é ideal para o Rotax 582. Para o meu, um pouquinho menos potente, a ideal sera 66 x 38. Olha...sem pol챗mica. Feliz ano novo a todos.... Abra챌os, Milton
ResponderExcluirAs fotos da viagem.... Preparando a viagem... Voando... Zona Rural. No horizonte, Tup찾ssi Tup찾ssi Jota Esse Voando baixo Abra챌os, Milton
ResponderExcluir10) PARÂMETROS OPERACIONAIS:
ResponderExcluir1. Rota챌찾o:
Rota챌찾o de Decolagem: ....................6800 RPM m찼x 5 min.
Rota챌찾o de Decolagem para 582 UL DCDI 40: 6400 RPM m찼x 5 min.
Rota챌찾o de Cruzeiro:..................... 6500 RPM
Rotação de Cruzeiro para 582 UL DCDI 40: 6000 RPM
Rota챌찾o da Lenta: ................ aprox. 2000 RPM
http://revoar.sites.uol.com.br/motor.rotax.htm Ola a todos , no link acima tem todas as informa챌천es nescessarias sobre motores rotax 2 tempos . Grande abra챌o a todos
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ResponderExcluirPessoal, Fiz um pequeno v챠deo do v척o realizado em 12/01 em Toledo. Podem conferir em: http://www.youtube.com/watch?v=D_jGVSYIBjc (A mensgem anterior fui eu que exclui. Havia um erro de endere챌o). Abra챌os, Milton
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