domingo, 22 de julho de 2007

novos giros a vista

Ontem fomos ate Imokalee para que o Hector pudesse fazer mais ajustes no seu novo giro Sportcopter com motor 503.
Como eu havia previsto o motor nao chega la, vai precisar o 582 que esta la na garagem.
Havia uma vibra챌ao um pouco incomoda no manche, viramos a barra de uniao ao contrario em relacao a cabe챌a e o tracking ficou melhor, acabando com a batidinha lado a lado.
I Hector ainda esta aprendendo a maquina e nao deu muita "asa a imagina챌ao" de piloto, apenas voando redondinho. Acha que esta maquina 챕 melhor que o Dominator.
Ele comprou barato, pre-montado em 70% e terminou o trabalho, sentindo como 챕 melhor um giro montado ao inves de soldado.
Cesar Pessotti nao pode vir com o Golden, teriamos feito umas sessoes de pista para relembrar velhas licoes, uma pena.
Haviam 3 giros e um trike alternando voos com ajustes mas o calor muito fote e as tempestadas que estavam formando fizeram que encurtassemos o dia.
No final , um balanco de material restante nos confirmou que temos mais um giro quase pronto, so faltando motor e instrumentos. O Hector fez uma excelente oferta, colocar tudo junto de novo na estrutura de cauda dupla que tem por 2.000 dolares e nos compramos um motor e instrumentos para um giro mono coletivo (3 ou 4 estudantes.
Estive na FAA de Miami na quinta com o Pessotti, e tiramos nossa carteiras de estudante piloto desportivo, tive que ensinar o cara, pois eles nao tem ideia do que fazer, nesta terca vou a Fort Lauderdale no outro escritorio FAA para fazer o mesmo, ate os formularios tive que reproduzir para eles.
Nossa inspecao do Golden continua pendente dos horario do Pessotti, para trazer a maquina ate o DAR (inspetor)
VAleu o sabado!
abraco
Heron

36 comentários:

  1. Ol찼 Heron Poderia explicar a respeito dessa barra de uni찾o ? o Porque de virar ?. Poderia tamb챕m enviar algumas fotos antes e depois.
    Para  aqui entendermos . " Havia uma vibra챌ao um pouco incomoda no manche, viramos a barra de uniao ao contrario em relacao a cabe챌a e o tracking ficou melhor, acabando com a batidinha lado a lado. "
    Qual seria o pre챌o final estimado desse giro com motor Rotax 532 , aqui em Sampa. Seria possivel postar algumas fotos do giro aqui ou l찼 no forum do Silas e se possivel um video no Youtube , ajudaria em muito para seu prop처sito final.
    Sauda챌천es Marlene

    ResponderExcluir
  2. Com prazer Marlene: (o preco 'e o mesmo ) Barra de uniao: de aco ou aluminio, une as duas pas e conecta-se as torres da cabeca rotora, sendo retida pelo parafuso gangorra (teeter bolt) Quando um par de helices 'e vendido, o fabricante faz a montagem, balanceamento e tracking (ver com que ambas as pas tenham o mesmo plano de voo (niveladas) No caso do Hector, estas pas antigas Dragon Wings (ainda tem rebites) muito parecidas com as nossas dai, elas tem que ser montadas do lado certo (tem marcas na cabeca e na barra de uniao um X e um O) senao o voo fica meio sacudido, pois elas nao passam pelo mesmo lugar e isto estava visivel para mim quando o giro passava baixo. Alem de ver o movimento (luz estroboscopica ajuda muito no tracking quando feito a noite) eu ouvia um som diferente, perguntei ao Hector e ele confirmou o chacoalhar do manche. Viramos o rotor e no proximo voo ja se ouvia o ruido caracteristico. Quanto ao giro ai no Brasil eu ainda nao sei, vou precisar levar um para saber todos os caminhos e precos, mas aqui ele ira custar uns 6.500 dolares e como ja voava antes, nao devera ter muito problemas de ajuste. Embora seja um cauda dupla, me parece uma boa maquina. Estou inclinado a levar um giro para ai, mono e voar um pouco enquanto preparo um gabarito para reproducao e voltar ao meu plano original de 2003, fazer um por um, devagar sob encomenda e deixar o projeto grande para quando tenha o capital ou investidores com nivel para entender um projeto destes. Ou quem sabe ate mesmo desista e fique por ai curtindo uma oficininha de fundo de quintal e pronto . . .o coracaozinho ja nao aguenta tanta confusao. abraco Heron

    ResponderExcluir
  3. Mais coisa nova no mercado http://www.rotaryforum.com/forum/showthread.php?p=184006#post184006 Que tal? O preco ai no Brasil (se fabricado) pode ser a metade. Heron

    ResponderExcluir
  4. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  5. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  6. Nao estou conseguindo adicionar mensagem com fotos. Alguem ai poderia tentar colocar as fotos aqui? tentando adicionar links http://www.rotaryforum.com/forum/attachment.php?attachmentid=36734&d=1185166851   http://www.rotaryforum.com/forum/attachment.php?attachmentid=36739&d=1185166894   espero que funcione Heron

    ResponderExcluir
  7. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  8. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  9. Heron ........ Abelha

    Voces s찾o agua e 처leo, ja que n찾o se misturam ....ignorem-se, para o bem da comunidade

    Lacerda

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos;
    Nossas dificuldades est찾o explic챠tas e todos n처s temos nossos problemas e nossas diverg챗ncias.
    N찾o precisamos de trocas de farpas e discuss천es sem sentido em nosso meio.
    Quem n찾o ajuda tamb챕m n찾o deve atrapalhar.
    Pe챌o que tenham respeito pelos frequentadores desta comunidade e contenham coment찼rios exclusos para s챠 pr처prios.
    A giroavia챌찾o agrade챌e.
    Marcos Barbosa(TURBINA)
    Presidente da ABG.


     



     
     
    MARCÃO

    MSN Messenger: converse com os seus amigos online. Instale gr찼tis. Clique aqui.

    ResponderExcluir
  11. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  12. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  13. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  14. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  15. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  16. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  17. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  18. Ja fazem cerca de dois anos que estou membro dessa comunidade e tenho acompanhado as discussões, nesse período adquiri dois giros, um deles parece piada, pois foi o primeiro e o adquiri sem conhecimentos, nunca voei neles, o segundo é um bensen em perfeito estado, mas como me meti (ainda bem) em um projeto de um helicóptero experimental, não tive nem tempo e nem dindim para colocá-lo no ar. De tudo o que tenho visto aqui, me deixa a impressão que a esmagadora maioria quer voar de fato e estão lutando para isso, mas é certo e evidente que muitos não se entendem e começam a correr para tráz, enquanto os outros vão no caminho certo. Em alguns momentos me vi confuso, principalmente depois de receber críticas nem um pouco construtivas, de baixo nível mesmo ( quando anunciei a venda de um giro aqui), agora vejo essa discussão infrutífera. Não conheço o Heron e o abelha se comportou comigo, simples iniciante, como alguém que não podia perdoar o fato de eu, simples iniciante, ter anunciado umm giro em lugar indevido. Voltando ao Heron, me parece que ele sempre compartilha seus conhecimentos com a comunidade, mas também não posso entrar no mérito da questão, pois vai lá que o abelha tenha suas razões pessoais, mas que essa discussão transmite uma imagem (falsa) de povinho, isso dá. vejo alguns que nunca voaram e se auto-intitulam "comandantes"; gostaria de saber comandantes de quê?? de botinas, de jipes, de canoas? de fogão? Tenho aprendido muito com quase todos aqui, a quem devoto meus reconhecimentos e gratid찾o ( sou um aluno no anonimato).

    ResponderExcluir
  19. Talves o que eu vá dizer aqui seja pura redundância, mas porque não montar uma oficina, ou alugar uma,  pagar soldadores e um técnico para supervisionar as construções e produzir os própris giros?! A Assossiação produziria os giros, pelo menos a estrutura e os rotores e os repassaria aos assossiados por um preço mais ao alcançe. Repito: talvez seja pura redundância, pois não creio que vcs ainda não cogitaram isso, mas não seria um caminho? estou constrindo umm helic처ptero biplace e j찼 h찼 alguns aqui em minha cidade querendo construir em parceria alguns monoplace com estrutura em alum챠nio e motoriza챌찾o de baixa pot챗ncia. Caso eu entre nesse projeto, aproveitarei muito o que tenho lido e visto aqui. No mais, um grande abra챌o a todos e feliz projetos!

    ResponderExcluir
  20. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  21. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  22. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  23. Dantas, eu iniciei a construção tomando por base alguns helicópteros já existentes no mercado. Minha máquina está sendo construida em aço inox, molibdênio, alumínio e fibra de vidro e alumínio na carenagem. Já tenho prontos os comandos cíclico e coletivo, pedais de  leme, prato fixo e rotativo do rotor principal, roda livre, cabeça do rotor de cauda, transmissão e agora estou construindo o protótipo da cabeça do rotor principal. Todas as peças que necessitam usinagem, as faço primeiro em aço comum e só depois de todos os ajustes é que as confecciono em duralumínio. Se vc quiser ver melhor, é só entrar no youtube, "Meu Helicóptero Experimental", e vê-lo. Ali ainda está faltando várias coisas que já estão prontas, vou atualizando com o tempo. O pouco que sei, as fotos que tenho, os vídeos estão à disposição de qualquer que queira. abraços! professorgilmarmatias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Consegui uma foto do giro que iremos remontar, esta foto foi tirada no dia que o Hector rolou a maquina, danificando um belo rotor MacCutchen. Por 2 mil dolares teremos toda a estrutura e mais uns 4/5 mil um motor usado em bom estado (tem um por 3.8 la em Mentone). A oferta do Hector 'e coisa de amigo, preco super camarada. abracos Heron

    Attachment: giro hector 001.jpg

    ResponderExcluir
  25. Rusty Nance, atual presidente da PRA preparando para demonstrar o pulo do gato! Aeroporto de Fond-du-Lac, serve de area de demonstracao para Oskosh, onde nao 챕 permitido levar passageiros em demonstracao. Amanha mais um forum do Jay Carter Jr. parece que o novo giro vai mesmo sair ate o final do ano. abraco Heron http://www.rotaryforum.com/forum/attachment.php?attachmentid=36846&d=1185508385

    ResponderExcluir
  26. Aqui o video http://www.youtube.com/watch?v=KpvIgfwF9hU Notem que o Rusty solta a helice antes do rotor, assim ele vai um pouco para afrente e depois salta. Existe uma boa possibilidade dos giros do Carter serem feitos no Brasil, mas ai 챕 um projeto que eu nao tenho como realizar, muita grana. O restante nos temos ai. O pessoal que reclamou do projeto Butterfly achando muito barato,  agora ficou coçando a cabeça mas nao o bolso . . .falta muita seriedade ai. So o tempo dira como o progressso dos ultimos anos ira chegar a Brasil Abracos Heron

    ResponderExcluir
  27. Produto Brasileiro aqui em Olney Texas http://www.aeroalcool.com.br/quasar/index2.htm Dois estao sendo montados pelo Bob Stark, da www.starksaviation.com , foi nesta pista que fiz meus treinos com o Golden, antes de traze-lo para a Florida. Parece um otimo produto. O pessoal dai de Franca esta na Feira de Oshkosh. abraco Heron

    ResponderExcluir
  28. Giro a venda, grande negocio Um Soma, mono, motor subaru 100 hp, este giro ja foi capa de revista, Grand Champion, muito bom voando por 13 mil dolares. Deve valer uns 16 mil facil facil . . . o dono mudou para trike, depois de muita briga e fofoca ele desistiu do pessoal dos giros, e olha que o cara era presidente do clube aqui da Florida, ja promoveu alguns Bensen Days. Uma pena Heron

    ResponderExcluir
  29. Aqui a foto do Soma que esta a venda, um lindo giro! abracos Heron

    Attachment: Soma Catfish.jpg

    ResponderExcluir
  30. Grande coincidencia! Os dois giros que estao a venda agora tem um novo companheiro. A partir de domingo pp nosso Golden encontrou abrigo no mesmo hangar que os outros dois, mais um trike. O dominator com motor sub4 continua a venda por 18 mil dolares junto com o soma por 13. O soma tem um subaru 1.8 especial (de pickup) com 100 hp de berco e helice direta. dois giros solidos. abraco Heron

    ResponderExcluir
  31. Ih . . .o povo endoidou de vez . . . mais um saindo do forno. http://www.rotaryforum.com/forum/showthread.php?t=13840 ta ficando bom . . . Heron

    ResponderExcluir
  32. Aqui o Cloud Dancer da Alemanha . . .parece familiar? abracos Heron

    Attachment: img_053.jpg

    ResponderExcluir
  33. A moto voadora em versao atual! http://www.thebutterflyllc.com/sscycle/gallery.htm Pena que a cada dia que passa, eu estou mais longe deste projeto . . . Mas um dia elas chegam ai! abracos Heron

    ResponderExcluir
  34. Alo Melo e galera. . .ta chegando perto daquilo que eu acho bom! Os giros estao voltando com forca ao mercado. abracos Heron

    Attachment: autogiro-001.jpg

    ResponderExcluir
  35. Mais um Butterfly voando na Australia (sem pre-rotador) o piloto Greg Mitchell 챕 o representante por la. Um super cara! http://www.youtube.com/watch?v=zRQO7HD50-U abracos Heron

    ResponderExcluir
  36. Video do Super Sport http://br.youtube.com/watch?v=UQh29TJT_ik uma hora chega aqui. Heron

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.