quarta-feira, 4 de julho de 2007

Futuro - Moto x Girocóptero

 


 


 

 









04/07/2007 - PAL-V ONE: Ser찼 que decola?

 


Murillo Ghigonetto


J찼 imaginou sair pela manh찾 a bordo de sua motocicleta e poder, literalmente, passar por cima do tr창nsito congestionado? Pois bem, esta 챕 a proposta do PAL-V ONE (Personal Air and Land Vehicle, ou Ve챠culo Particular para uso a챕reo e terreno), desenvolvido pela Spark Design, empresa holandesa com sede na cidade de Rotterdam.


Graças aos avanços tecnológicos, este pequeno veículo — um misto de carro, moto e helicóptero — promete revolucionar os meios de transporte no futuro.


A id챕ia do PAL-V nasceu h찼 seis anos da mente criativa do engenheiro John Bakker. Aficionado por mec창nica, ele viu no PAL-V ONE a possibilidade de oferecer agilidade no tr창nsito urbano de uma forma totalmente inovadora. Sua base de desenvolvimento tem como objetivo apresentar novas propostas aos meios de transporte no futuro, mesclando tecnologia e conceitos revolucion찼rios.

 
Por fora a estrutura do PAL-V 챕 pequena e composta por tr챗s rodas de motocicleta, sendo duas atr찼s e uma na frente. A carroceria fechada, fabricada com componentes pl찼sticos e de carbono, acomoda apenas uma pessoa.


Na frente, as lanternas lembram motocicletas superesportivas, como a Yamaha R1. Na parte de cima do ve챠culo est찾o fixadas as p찼s do rotor principal de eixo livre, que atuam apenas com a for챌a do vento e ainda geram sustenta챌찾o do ve챠culo em v척o, como nos helic처pteros.

 
Na pilotagem pela terra, há poucas diferenças em relação à condução de um triciclo convencional. O grande destaque, no entanto, está no sistema de suspensão que atua como se a carroceria fosse um pêndulo, inclinando a cabine em até 30 graus nas curvas mais velozes. Esta tecnologia desenvolvida pelos engenheiros do PAL-V ONE, chamada de DVC (Dynamic Vehicle Control), gera maior equilíbrio ao conjunto, segundo informam.

 
Agora se a op챌찾o for mesmo pelo ar, basta que o piloto acione um pequeno bot찾o no painel que em poucos minutos o PAL-V ONE assume automaticamente a forma de um pequeno giroc처ptero apto a decolar com apenas 50 metros de pista.


Nesta situa챌찾o as p찼s do rotor principal s찾o abertas e duas pequenas carenagens laterais passam a atuar como lemes aerodin창micos de dire챌찾o na traseira. Para tirar da in챕rcia os 550 Kg do PAL-V ONE, uma h챕lice vertical que por sinal s처 atua na configura챌찾o para "v척o" empurra o ve챠culo e fornece 처timo desempenho para os mais apressados.

 
E por falar em desempenho, qualquer que seja o terreno, o PAL-V ONE deve agradar bastante. Este pequeno "motoc처ptero" vir찼 equipado com um motor bicombust챠vel que funcionar찼 com diesel ou 찼lcool. O consumo estimado 챕 de at챕 30 km/l ou 550 km de autonomia de v척o, suficiente para uma viagem entre S찾o Paulo e Rio de Janeiro. A velocidade m찼xima tamb챕m n찾o vai deixar nada a desejar: 195 km/h (no ar) ou 200 km/h (no solo).

 
A fabricante ainda faz mist챕rio sobre a maior parte dos acess처rios que equipar찾o o PAL-V ONE, como chassis e instrumenta챌찾o. No entanto, 챕 de se esperar que o painel tenha um bom espa챌o reservado para os aparelhos de fonia e navega챌찾o a챕rea, o que vai exigir uma certa adapta챌찾o em cursos de navega챌찾o e pilotagem para os menos experientes.


Com lançamento previsto para 2009, o PAL-V ONE ainda não tem preço definido, mas já promete revolucionar o trânsito urbano no futuro. A grande pergunta é saber apenas se esta idéia terá força para sair do chão, assim como dizem seus idealizadores. É esperar para ver.


Fotos: Divulga챌찾o.


Fonte:
Ag챗ncia Infomoto

Um comentário:

  1. Que 챕 possivel ja foi provado, mas tem configuracoes limitadas. Veja www.thebuterflyllc.com  e www.cartercopters.com  prontos e no mercado. Esta ai vai precisar mudancas ou tera problemas. abraco Heron  

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