segunda-feira, 18 de junho de 2007

Leme , 16 e 17 de Junho 2007

Caros Colegas

A semana passada começou com os primeiros preparativos para a minha "jornada" Campinas-Leme ( 76 Km) no meu Giro para participar do Encontro de Giros em Leme-SP. Na quarta feira todas verificações no giro feitas e na quinta um ensaio real para testar a máquina .
Decolei as 10:00h na quinta dia 14/06 de Amarais (Campinas) e voei por 30 minutos na direção de Leme e cheguei a ver as chaminés da usina São João e daí voltei para Campinas . Tudo certo e "caminho aberto " para Leme no Sábado dia 16/06.
No sábado pela manhã acertei com o Seu Manuel (Zelador ) para deixar o carro guardado em Amarais , tirei o giro do Hangar e amarrei minha mochila no banco de trá. Completei o tanque com álcool , conferi o check list de pre-vôo , fiz a notificação de vôo com o DAESP e decolei rumo a Leme sob um céu de Brigadeiro ( tudo azul e sem vento) .
A visibilidade , por causa da "bruma seca" , estava mais ou menos em 5 km e não muito bom para fotos, então na ida ,não tirei nenhuma. Foram 55 minutos de vôo . Peguei um leve vento de frente próximo de Araras aumentando em 7 minutos meu tempo planejado de vôo . Sem problemas . Ainda tinha pelo menos 1/2 tanque de combustível ( 27 litros) quando cheguei em Leme. Apesar da "bruma seca" foi fácil ver a faixa negra da pista com 1350 m de asfalto cortando o verde dos canaviais que predominam na região.
Cruzando vertical sobre a pista fui para o setor "November "(norte) entrei da perna do vento , girei base e desci .
Lá já estavam vários giroficionados : Paschoal ( o nandopaschol de Campo Grande-MS ), o Neuri (de Rondonópolis-MT) , o Juciê (de São Paulo) , Dito , Melo e Décio (de Campinas-SP) , o Geo e esposa ( de São Paulo ) o Carinta ( atual presidente do aeroclube de Mogi Mirim-SP) , Amador (de Mauá -SP), o Gil (de São Paulo) o Chico "Lanche" e família ( de São Sebastião do Paraiso -MG) e claro, os anfitriões do encontro Silas e seu filho David . Vários outros amigos de Leme e outras localidades , junto com familiares , também estavam presentes prestigiando o encontro que ,diga-se de passagem ,foi muito bem organizado com direito a um belo café da manhã para os que chegaram cedo , camiseta alusiva ao encontro e um super churrasco que iniciou por volta das 12:00h .
Mas ainda nada do Marcos ( Turbina) que viria voando Giro de Mogi Mirim ... cadê o Presidente ?
Alguém lembrou : Liga pra  êle ! Depois da ligação o fim do mistério : ele já estava preparando para decolar de Mogi Mirim rumo a Leme após ajustes finais no seu giro . Por volta das 13:00h o "super " Tufão , um giro treinador com motor subaru turbo injetado, estava chegando em Leme.
O dia rolou com muito papo e descontração no grupo e mais para o fim da tarde o Silas voou seu giro tipo Bensen com motor Rotax 532 ( o modelo abaixo do 582) dando um show a parte vestido a caráter exibindo seu capacete Wallis . Depois voou seu Ultra Leve vermelho , um modelo que lembra os caças alemães da primeira guerra mundial . O David , filho do Silas que já foi piloto de teste da Orion ,levou vários participantes voar seu Ultra leve Orion.
Por fim , foi a vez do Turbina levar vários participantes ( Silas e David incluidos , claro ! ) no seu novo Treinador Turfão . Um parapente motorizado também fez seu show a parte ...
O Turbina vai deixar seu Treinador em Leme onde a escola de pilotagem de girocóptero vai funcionar.O aeroporto de Leme ,com excelentes instalações e uma pista de 1350 m em asfalto apresenta uma condição ideal para treinamento de novos pilotos de girocóptero , isso sem falar no clima de amizade , confraternização e apoio que "rola" entre todos os Pilotos e frequentadores do Aeroporto de Leme .
No finalzinho da tarde , já anoitecendo, alguns participantes retornaram as suas cidades e alguns de nós ficamos em Leme .
No sábado a noite ,os sete que ficaram ( Paschoal , Neuri, Decio, Dito Melo, Amador e Eu ) foram jogar conversa fora e contar seus "causos" em um restaurante. Foram quatro horas de "causos" e boa comida. Mas naquele grupo ,em se tratando de "aventura sobre giro" , o Décio deve levar a taça .... .

O Domingo ,17/06 : Cedo voltamos para o Aeroporto e o David já estava lá abastecendo seu Orion . Logo em seguida levou vários de nós para um panorâmico .
No final da manhã chegou o Silas e logo em seguida o Turbina ( que voltou para São Paulo no final da tarde de sábado por conta de compromissos) .No Domingo cedo veio "voando" de São Paulo numa Suzuki 800 cc .
Nessa hora resolvemos ir para o almoço na cantina do Aeroporto.
Logo após, o Geo já esperava com ansiedade para o Turbina testar sua nova aquisição , o giro que foi do Tonhão : Um dos tres giros VW turbo injetado existentes por aqui , no momento .
O teste foi feito com sucesso . Mas as aulas de pilotagem do Geo iniciaram no Tufão que com mais de 200 hp leva dois sobrando potência.
Enquanto isso eu estava reabastecendo meu giro com álcool preparando para a volta tentando aproveitar o ventinho de calda que estaria soprando para mim. Despedi da turma por volta de 14:45h e as 15:00h depois de um vôo curto sobre o aeródromo já estava voltando para Campinas.
A volta estava também com céu de brigadeiro com boa visibilidade e São Pedro com o ventilador ligado me empurrando para a frente fazendo eu ganhar alguns Km/h a mais . O "speedmeter" marcava 57 mph ( 90 km/h) mas eu estava a 100 /110 km/h em relação ao solo segundo o GPS
Na volta deu para registrar o vôo com várias fotos as quais eu estou anexando para vocês no quadro de Fotos do "Home Page" terem uma idéia do percurso de 75 Km que na volta foram percorridos em 45 min .
Chegando em Campinas , no campo dos Amarais aquele tráfego de domingo a tarde ! Aviões , Trikes , Ultraleves , urubus e quero queros todo mundo no rádio dando posições e coordenando o tráfego . Precisei dar uma volta pelo setor "Whisky" para ganhar tempo e entrar na fila de descida da 034 . Desci nos primeiro 30 metros de pista aproveitando agora o vento de frente e livrei a principal logo na primeira intercessão . Vantagem do giro cordial : pousa curto , para logo e abre caminho para os outros.

Antes de encerrar , parabéns a todos os envolvidos na organização do evento e àqueles que compareceram e prestigiaram com suas presenças . O encontro foi um sucesso total contribuindo também para uma nova etapa da giroaviação em nosso país: a esperada ( e séria) escola de pilotagem de girocóptero conduzida pelo Marcos Turbina .

Sds

Ernani
Administrador do portal ABGiro

17 comentários:

  1. Algumas fotos do s찼bado 16/06 :
    1152-Giro do Chico "Lanche" - MG
    1153-Dito e Gil no bate papo
    1154-Familiares curtindo o churrasco
    1158 -Churrasqueiro a todo vapor
    1165-Lacerda,Ernani,Paschoal,Melo,Juci챗,Amador e Neuri

    Attachment: IMG_1152_edit.JPG

    ResponderExcluir
  2. Mais fotos do Churrasco em 16/06 :
    1168-Melo,Lacerda e Silas ( anfitri찾o)
    1169-Lacerda,Silas,Paschoal e Juci챗
    1171-Dito e Gil com amigos
    1172-Churrasco rolando solto
    1173-Chico "Lanche"
    1180-Turbina chegando de Mogi Mirim
    1183-Turbina no final do taxi


    Attachment: IMG_1168_edit.JPG

    ResponderExcluir
  3. Mais fotos do dia 16/06 :
    1187-Melo dando boas vindas ao Marcos (Turbina)
    1189-Parando o rotor do Tuf찾o (Melo e Silas olhando)
    1194- Silas e Marcos
    1198-Giro tipo Bensen do Silas
    1200-Cabe챌a de rotor original Bensen
    1210-Cmte Laurindo e Sr. Mario (95 anos e em boa saude!)
    1222-Os v찼rios giros presentes



    Attachment: IMG_1222_edit.JPG

    ResponderExcluir
  4. Mais fotos...

    1224- Meu giro no primeiro plano. No segundo ,Turbina colocando cinto no David para um v척o.
    1225-David com c창mera no capacete para registrar v척o.
    1229-Tuf찾o taxiando para a pista.
    1232-Tuf찾o decolando
    1235-Silas a car찼ter para um v척o de Tuf찾o
    1236-Silas confabulando com Marcos
    1237-"Algu챕m segura o meu celular ! "


    Attachment: IMG_1224_edit.JPG

    ResponderExcluir
  5. As fotos finais do dia 16/06 ....

    1249-Silas Decolando o Bensen
    1254-Silas passando pela pista....
    1255-Passando para cima
    1151-Avi찾o Ultraleve do Silas
    1258-"Ca챌a alem찾o" decolando ....
    1259-E voa bem ...
    1262-Paramotor decolando
    1264- E decolou ....

    Attachment: IMG_1249_edit.JPG

    ResponderExcluir
  6. Colegas:   Parabéns a todos, organizadores e participantes!!! É de fly-ins assim que precisamos, reunindo pessoas e máquinas para o prazer de voar, de aprender e de rever os amigos!!! Compromissos profissionais não me permitiram ir. Fica prá próxima. Abra챌os Fernando Cirigliano

    ResponderExcluir
  7. 17/06 -Domingo :A volta para Campinas ...

    1267_Decolando de Leme aproando Campinas ...
    1268-Deixando Leme para tr찼s( verdade em toda aeronave !...)
    1269-Pela frente 76 Km de campos verdes de cana e laranja
    1270-Leme cada vez mais para tr찼s ....
    1275-Passando por Araras
    1279-A jornada continua ...
    1283-Painel do giro em v척o indicando tudo ok
    1286-Mais uma do Painel


    Attachment: IMG_1267_edit.JPG

    ResponderExcluir
  8. E a volta continua ...

    1287-S찾o Pedro com ventilador ligado a favor ... Vel.Rel.53mph, GPS indicando 100 km/h
    1288- O velho VW 1600 turbo injetado fazendo um bom trabalho!
    1289-pegando de rasp찾o o capacete e atr찼s as tomadas de ar.
    1294-GPS indicando 109 km/h faltando 20 minutos para cobrir 36,4 km.R찼dio ajustado em 125,775
    1297-Linh찾o de transmiss찾o perto de Cosm처polis-SP
    1302-Cosm처polis
    1303-Usina de 찼lcool -Cosm처polis

    Attachment: IMG_1287_edit.JPG

    ResponderExcluir
  9. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  10. Última etapa da jornada ....

    1305-Paul챠nia a frente -Refinaria a vista...GPS alertando "찼rea restrita a frente !
    1310 - Passando ao largo , curso fora da área restrita : refinaria à esquerda .
    1311-Represa de Americana
    1313-Paul챠nia a esquerda
    1314-Campinas no horizonte
    1317-Campinas mais pr처xima no horizonte .... e
    hora de entrar no tr찼fego de Amarais e ficar ligado na coordena챌찾o pelo r찼dio .Experimentais entram no tr찼fego de Amarais pelo setor Whisky ( W) enquanto a avia챌찾o homologada entra pelo setor Eco (E) . O DAESP administra o aer처dromo mas n찾o temos torre de controle. Isso 챕 feito pelos pilotos em tr찼fego que informam suas posi챌천es e atitudes .


    Attachment: IMG_1305_edit.JPG

    ResponderExcluir
  11. MESTRE ERNANI,   parabens pelas belas fotos, documentos inesqueciveis para a nossa galeria, d찼 at챕 agua na boca ao ver as fotos e o panel da m찼quina com aquele hori-zonte lindo de brigadeiro. N처s fomos sortudos com o tempo nesse encontro. Vamos torcer para o próximo sair melhor ainda. Podemos utilizar suas fotos no site? Ficaremos muito grato e honrados se vc deixar. Abraço Silas.

    ResponderExcluir
  12.   Ao mestre Ernani , sds.   Adorei o seu brevíssimo relato nos mínimos detalhes . Aliado com as fotos , imaginamos a grandiosidade do evento , que Mestre Silas conduziu com harmonia , singularidade . Lastimo muito mas por motivos de saúde não senti em condições de pegar a estrada . Porém não faltará oportunidades , acredito que em breve teremos outros encontros , por exemplo , a formação da primeira turma de Gironautas  pelo Turbina .    Ao Digníssimo Silas, Davi e turma de Leme  em breve estaremos por aí , para  visita e reconhecimento da área ,  que muito nos agradou , me parece um paraíso e bem propício a instrução de novos pilotos.  Como apoio o Aer de Mogi Mirim para os vôos solos visando praticar a aeronavegação.    abra챌os a todos   AbelhaRJ  

    ResponderExcluir
  13. Olá Silas

    Grande encontro , esse de Leme . Parabéns !
    Envia seu e-mail válido porque os dois que tenho (silinhas@hotmail.com e silinhas2@hotmail.com) não estão mais válidos e as fotos estão vindo de volta.

    Um abraço

    Ernani

    ResponderExcluir
  14. Caro Ernani, foi uma beleza o seu relato sobre o encontro, com certeza no jantar nada melhor que os causos do D챕cio. N찾o pude despedir de voc챗, do Melo e do Amaral, porque me prenderam mais um pouco la no restaurante. O encontro foi uma bleza parabens aos que o organizaram. O Neuri e Eu ap쨈roveitamos muito porque fomos os primeiros a chegar e os ultimos a sair, com aquela volta pela cabeceira da pista e tudo. As fotos ficaram 처timas. por favor me explique como posso inserir as fotos nas mensagens que colocarei algumas qie fiz. Vou tentar enviar um DVD com as imagens da sua chegada, do Turbina e de voos da turma. Foi um grande prazer conhecer a todos. Abra챌os, Paschoal

    ResponderExcluir
  15. Ernani,   meu i-mail 챕 silinhaslopes@gmail.com muito obrigado mande sim as fotos eu quero guarda-las. Silas.

    ResponderExcluir
  16. Caros colegas

    Recebi fotos tiradas pelo Paschoal ( Campo Grande-MS) e estou anexando algumas para completar a galeria de fotos desse Encontro de Giros em Leme -SP .
    Paschoal , obrigado pelas fotos.


    Sds

    Ernani

    Attachment: DecioeseuGiro.jpg

    ResponderExcluir
  17. Amigos de brasil...realmente me hubiera gustado estar presenciando ese encuentro pero desde La Pampa Argentina es dificil por la distancia....Tengo una replica de un AC4 1600 TURBO que construi gracias a que el amigo Albelha me dio detalles y datos tecnicos valiosos...estoy en la fase de pruebas pero parece que va a funcionar bien...ahora con 5 grados bajo cero esta demasiado frio para volar...pero en cuanto se alarguen las horas de luz diurna y suba la temteratura seguire con las pruebas...muy buenas fotos y los felicito por la camaraderia...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.