quarta-feira, 16 de maio de 2007

Separador do rotor

Tenho um AC-4 Biplace, e veio uma pessoa interessada no modelo e me perguntou.
Escuta porquê o as pás tem o separador com uma angulação e porque não é reto como em alguns giros que já vi? Qual a função do ângulo no separador?
Fiquei sem saber como responder, por isso estou tamb챕m curioso em saber.
 
Chines5000
Alvaro Lemos  -  Dourados/MS

2 comentários:

  1. Boa tarde, vou responder  com a minha visão de leigo no assunto. Se tiver algum engenheiro a postos, poderá detalhar melhor o assunto.   Quando em voo o disco formado pelo rotor assume uma forma cônica, devido a carga ( peso) que o rotor suporta. Se as p찼s forem construidas com um material flexivel, que n찾o venha acumular fadiga no material usado, o "arqueamento" das p찼s assume a responsbilidade pela conicidade durante o voo, podendo a barra separadora ser reta. Caso os matriais usados na constru챌찾o das p찼s seja mais r챠gido, opta-se por "arquear" a barra separadora para diminuir o estres nas p찼s.   Claro que a carga varia em fun챌ao do peso e das manobras realizadas, o projetista ent찾o define a melhor op챌찾o, levando em conta totas as variaveis possiveis.   Abra챌os   Nelson

    ResponderExcluir
  2. Acho que est찼 bem respondido

    Vou acrescentar: As pontas do separador s찾o dobradas 4 graus para cima, coincidindo com a inclina챌찾o das pas quando est찼 em voo. A for챌a centrifuga for챌a as p찼s para fora e a for챌a de sustenta챌찾o for챌am as p찼s para cima. Do equil챠brio destas for챌as resulta o angulo de aprox. 4 graus.

    Lacerda

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.