Caros colegas
Hoje o dia amanheceu ensolarado . Dia de ir a forra por não ter podido ir a Mogi voando no dia do churrasco , na semana passada . Então decidi ir voando até lá mas como não tinha certeza de encontrar a turma por lá resolvi levar meu combustivel de volta no banco traseiro. Decolei por volta das 10:00 horas do aerodromo dos Amarais em Campinas e "aproei" Mogi . Dessa vez levei minha câmera para ir registrando o percurso e fui tirando fotos . Chegando em Mogi , lá do alto , percebi que tinha movimentação no pátio e para minha surpresa o aeroclube de Mogi Mirim estava em plena atividade . Marcos (Turbina) presidente da ABG , Zezinho (SP) , Nelsinho , Rodrigo ( será mesmo o nome dele ? , aquele do giro de inox) Valmir ( construtor de giro-SP) ,Robson (SP) , etc , e de repente ouvi um zumbido e lá estava o Abelha "cinegrafando" tudo com sua super câmera digital de filmar . Depois chegou a turma dos ultraleves para animar ainda mais o domingo por lá. Valmir e Marcos testando o novo giro Tufão , ainda carburado, mas que em 15 dias ganha uma turbina ( agora é uma Garret !) e injeção eletrônica para o motor subaru. O motor subaru 2.2 aspirado não decepcionou nos testes mas como esse giro é para instrução de vôo êle precisa uma incrementada a mais na potência para garantir melhor desempenho.
Robson também não perdeu tempo botando logo seu giro para voar e fez bons vôos ,dessa vez sem a interferência de São Pedro ...
Depois de vários testes do novo Tufão , giro treinador que vai equipar a escola de vôo da ABG , às 13:30 h a turma decidiu almoçar em um restaurante próximo ( esqueci o nome ... mas é fácil achar ) mas muito bom ..Rolou peixe de todo tipo .
A tarde , mais testes até que chegou a hora de voltar. Ãs 16:00 h , com o sol ameaçando baixar , despedi do pessoal de decolei de volta para Campinas . Chegando nos Amarais , para variar , o tráfego estava agitado e eu só na escuta para achar uma janela para descer . No que apareceu uma eu desci sem problemas e estacionei o giro . E lá estava o Aroldo do DAESP no utilitário fazendo sua inspeção habitual e soltando o seu cumprimento .
Para vocês terem uma idéia da navegação e do encontro agradável (e inesperado !) em Mogi Mirim seguem algumas fotos. São mais de 200 mas não vai dar para por tudo senão é capaz de esgotar a capacidade do servido .
Algumas fotos mostram o painel do meu giro em v척o e voc챗s podem ver as condi챌천es de opera챌찾o e tamb챕m o funcionamento do novo instrumento que eu estou prestes a disponibilizar para os interessados : um instrumento digital (microprocessado) duplo que marca EGT e sinal de uma sonda lambda ( que indica se a mistura est찼 pobre ou rica) . Hum !! , mas a foto que eu gostei mais foi uma que tirei sem ver . Ela mostra o motor em opera챌찾o e o "gal찾o" de 20 litros no banco de tr찼s .
Sds
Ernani
Bom , explicando melhor ... O instrumento digital com LED de 7 segmentos que aparece foi um que fiz algum tempo atrás para indicar temperatura de óleo ( está indicando 78 ºC) .Funciona muito bem mas nem toquei em frente porque esse tipo de display, em ambiente aberto com incidência direta da luz do dia, quase não se vê . Então eu passei a usar display de LCD para indicar EGT e led's de alto brilho ( que ainda não é esse instalado no painel , o qual ainda usa led normal) para sinal de sonda lambda.Aà a coisa melhorou ... Estou anexando mais fotos em outros segmentos de discuss찾o porque o servidor n찾o est찼 gostando de armazenar fotos de alta defini챌찾o em quantidade maior que 5 por vez ....
ResponderExcluirEsse painel de monitoração( e programação) do sistema de injeção não é obrigatório ser instalado após o sistema estar deviamente mapeado mas eu achei a idéia válida porque êle dá indicação de alguns parâmetros que ajudam o piloto "vigiar" se o sistema está indo bem. Dá também para avaliar o consumo horário de combustivel (litros/hora) pela % da capacidade em que os bicos estão operando ajudando a planejar a autonomia de vôo .
ResponderExcluirVou ter de abrir outra "discuss찾o" para colocar mais fotos porque o servidor estourou a capacidade de armazenagem ....
ResponderExcluirUma pena mas não deu para abrir outra "discussão" porque como essas fotos estão em alta definição chegou no limite de armazenagem. Ao longo da semana vou redefinir as fotos para ocupar menos espaço de memória e envio novamente. Um abra챌o a todos Ernani
ResponderExcluirErnani Que legal, muito boas fotos . . . Da pra voce contar mais sobre o seu voo? Distancia, tempo, se voce foi direto ou deu um passeio, que tipo de coisas voce usa no direcionamento? Tem alguma foto sobre o aeroporto? Parece que o domingo foi cheio para voces, muita divers찾o . . . abraco Heron
ResponderExcluirErnani e colegas: Muito boas as fotos postadas pelo Ernani!!. Fotos em vôo mostram uma dimensão toda especial de nosso esporte. DeverÃamos ter mais colegas juntando as suas. Vou fotografar e apresentar em breve como fixar a câmera fotográfica ou de vÃdeo nos giros e UL utilizando pequenos suportes feitos de sucata de alumÃnio. Funcionam otimamente bem e permitem fixar os equipamentos em diversos locais da estrutura, captando ângulos diferentes. Com relação ao tamanho dos arquivos, sugiro que as fotos originais, tiradas normalmente com 3MP ou mais, sejam copiadas e a cópia redimensionada para arquivos menores. Desta forma o tamanho na tela permanece grande mas os arquivos pequenos (menor que 100Kb), fáceis de serem carregados. A prop처sito, para os que n찾o sabem (vou revelar o segredo, Ernani!!!) a ERNANINSTRUMENTS COMPANY tem 처timos instrumentos em desenvolvimento, muito 첬teis ao nosso esporte. Aguardem e ver찾o!!! Abra챌os Fernando Cirigliano
ResponderExcluirGrande amigo Ernani. Fique no melhor sentido, com muita inveja ao ver suas fotos publicadas no nosso site, se tiver uma da pista manda, porque ainda não conheço de cima. De seu amigo de Curitiba Gerson. Há em tempo, devo dizer que com mais duas ou três explicações para minha mulher que o giro não é aquela maquina mortÃfera que ela pensa, penso que estarei plenamente liberado para voa sem ter que convencer cada vez que não há problema. De seu amigo Gerson de Curitiba
ResponderExcluirMaravilha Ernani ! Este é o meu objetivo, Ter uma máquina simples, leve e confiavel para fazer pequenas viagens como esta. De preferencia, com alguns parceiros com outras maquinas. EU CHEGO Là Lacerda
ResponderExcluirErnani Caso voce tenha MSN Messenger, voce pode criar um espa챌o proprio la e colocar todas as tuas fotos. Vou tentar colocar um mapa da provavel rota. abraco Heron
ResponderExcluirErnani Eu fiquei babando ao ver suas fotos , me fez sentir lá em cima no Giro, a cada dia que passa sinto mais vontade de voar numa máquina desta , estou muito satisfeita com o desempenho da aeronave ; e estou feliz por fazer parte desta Comunidade , procurando estudar, me informar e me interar sobre os Giros em todos os aspectos inclusive os técnicos e realmente posso dizer que esta aeronave me conquistou , parabéns a ABGIRO pela oportunidade que estão dando a nós participantes para adquirirmos todos os conhecimentos necessários e seguros. Agrade챌o a todos Marlene
ResponderExcluirOl찼 pesoal Aà vão mais algumas fotos da chegada no aeródromo de Mogi ( agora compactadas) da navegação Campinas -Mogi Mirim . A distância entre Campinas -Mogi (entre aeródromos) deve dar mais ou menos 60 Km. O tempo de vôo foi 45 minutos em vôo direto. O direcionamento foi feito com GPS (Garmin Pilot III ) mas tem também a velha bússola para o caso do gps sair do ar. Eu tinha um Magelan que de vez em quando saia do ar . Uma vez voei de Tietê até Piracicaba com ele fora do ar seguindo em VOR ( V척o Obsevando a Rodovia , no caso a do Açucar ). Pode acontecer .
ResponderExcluirAttachment: aeroclubeavista_edit.JPG
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ResponderExcluirTurbina sentindo a m찼quina ...
ResponderExcluirAttachment: Vezdoturbina.JPG
Robson e seu giro e logo depois fomos pegar o rango ...
ResponderExcluirAttachment: Robsoneseugiro.JPG
척척척pppssss ! Foi mal essa 첬ltima ! Confus찾o no arquivo de fotos . Essa 첬ltima foto acho que foi tirada num espa챌o tridimensional distorcido... Abelha e Valmir , liga n찾o que foi erro na compacta챌찾o .... Esse foi o resumo da aventura do último fim de semana . Espero que Mogi continue com essa animação "girÃstica" e breve com o Tufão turbinado e injetado as aulas possam começar para os ansiosos pilotos alunos da ABG . PS : O Carinta não apareceu em nenhuma foto porque ele tinha viajado para Barra Bonita no final de semana com a famÃlia . Mas na próxima êle sai .... Sds Ernani
ResponderExcluirAttachment: VoltaCampinas.JPG
Valeu Ernani O pessoal que ainda nao voa com certeza esta com agua na boca e aqueles que ja tem acesso ao Grande Azul reafirmam o privilegio . . . O Aero Clube de MOgi 챕 um lugar muito legal, o pessoal da regiao esta bem servido, espero poder voltar la com tempo bom para fotos panoramicas da regiao. Tem dois arquivos que nao estao abrindo, um deles 챕 o amarais la longe. Sorte, saude e sucesso aos nossos gironautas! Heron
ResponderExcluirFotos bem tiradas, Ernani qual foi a distancia que voc챗 voo ate o aeroclube e quantas horas levou, depois quero uma orienta챌찾o sua se possivel sobre seu painel. Sem querer abusar qual o tipo do motor deste giro. Ficarei agadecido pelas respostas. abra챌o Ezequias de Manaus
ResponderExcluirO Ernani escreveu: Ol찼 pessoal A distância entre Campinas -Mogi (entre aeródromos) deve dar mais ou menos 60 Km. O tempo de vôo foi 45 minutos em vôo direto. O direcionamento foi feito com GPS (Garmin Pilot III ) mas tem tamb챕m a velha b첬ssola para o caso do gps sair do ar. Eu tinha um Magelan que de vez em quando saia do ar . Uma vez voei de Tietê até Piracicaba com ele fora do ar seguindo em VOR ( V척o Obsevando a Rodovia , no caso a do A챌ucar ). Pode acontecer Curtimos! Heron
ResponderExcluirOl찼 Ezequias O motor é um VW 1600 (taxa de compressão inicial 7,3:1) equipado com uma tubina garret T3. Tem fotos dele no Ãcone "Figuras" e depois "giros brasileiros" . Se você fizer uma busca ( talvez na página 4 ou 5 ) você vai achar porque o nome do arquivo referencia ao meu giro. Ele tem tamb챕m uma inje챌찾o da SDS ( inje챌찾o e igni챌찾o controlada pelo m처dulo) . Detalhes dessa inje챌찾o voc챗 pode ver em www.sdsefi.com . Outra opção de sistema de injeção digital fabricado no Brasil e similar a SDS é feita pela Fueltech (RS) (www.fueltech.com.br ). Tudo leva a crer que é boa também. Sds Ernani
ResponderExcluire ai lacerda vc e o ivam vai pra mogi no domingo? e que eu queria ir la mas s처 e muito ruim!! porque e dia dos pais!!!se forem vou ficar ligado aqui tabom um abra챌o........
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ResponderExcluirErnani, as fotos ficaram muito boas e sua narrativa tamb챕m.
ResponderExcluirDeixou todo mundo com 찼gua na boca. Parab챕ns.
O JuciÊ