segunda-feira, 15 de maio de 2006

Mogi Mirim, 14 de maio de 2006.

Quatro e meia da madrugada. Ainda sonolento penso na loucura de levantar t찾o cedo por causa de giro, mas sempre valeu a pena e desta vez n찾o ser찼 diferente.

Pouco depois das 5 sa챠mos de S찾o Bernardo do Campo eu, o Lacerda e o Ivan. O papo animado n찾o deixa a gente perceber o tempo da longa viagem. Chegamos bem cedo ao aeroclube de Mogi-Mirim; sent챠amos ainda a brisa das primeiras horas da manh찾, condi챌천es ideais para quem est찼 aprendendo a voar.

Após uma inspeção cuidadosa do seu equipamento o Ivan sobe para a pista e começa seus exercícios em solo. Ainda em frente ao hangar o Lacerda apara 2 dos parafusos de fixação do assento, pois podiam esbarrar nas barras de alumínio que sobem para controlar a cabeça do rotor. Antes eu só havia visto o giro do Lacerda dentro da sua garagem, mas agora, vendo de longe, eu achei que ele ficou simples e bonito. É um pouco mais curto que um moninho comum. Também me parece que o assento fica ligeiramente mais alto. Estou louco para vê-lo voando. Tudo a seu tempo.

Subi para a pista, para acompanhar de perto os exerc챠cios do Ivan. Eu j찼 havia sido informado que o Ivan tinha feito seu v척o solo recentemente, mas ainda assim fiquei surpreso ao v챗-lo voando por cima da pista. Subi at챕 l찼 e enquanto meu amigo ia e vinha eu lembrava das primeiras vezes em que n처s brincamos naquela mesma pista, num giroglyder. Eu ficava incomodado com a aparente falta de progresso do Ivan, pois enquanto eu e o Lacerda j찼 sub챠amos bastante no glyder, nosso amigo se recusava a tirar as rodas do ch찾o. Demorou para ele se aventurar a subir.

Enquanto estes pensamentos fluiam na minha mente reparei que o Ivan desta vez n찾o estava descendo para pousar no fim da pista. Pelo contr찼rio, continuou subindo mais e mais e fez uma volta bem larga por sobre a paisagem privilegiada da regi찾o do Rio Gua챌u. Naquele momento ficou 처bvio que eu estava enganado quando pensava que o Ivan demorava demais para progredir no giroglyder: na verdade ele estava certo, dando tempo para que seu subconsciente assimilasse o necess찼rio, dentro do seu ritmo natural. Agora l찼 estava ele, acima da linha do horizonte, recebendo o pr챗mio merecido pela sua paci챗ncia e dedica챌찾o.

De volta ao hangar tomamos um caf챕 do N챕co, que agora zela pelo Aeroclube. D찼 pra notar que as coisas est찾o melhorando por l찼, ali찼s. O lugar est찼 mais limpo, mais organizado, agora voc챗 encontra alguns comes-e-bebes na lanchonete, coisa que antes n찾o havia. Uma grande 찼rea est찼 sendo preparada para os aeromodelistas da regi찾o e havia alguns deles l찼 ontem pela manh찾, que muito educados esperaram o Ivan decolar para continuarem suas evolu챌천es acrob찼ticas.

D찼 gosto ver os trabalhos de terraplanagem, diferente daquele aeroclube largado de antes. O hangar est찼 cheio, v찼rios giros e v찼rios asa-fixa. A oficina ganhou uma furadeira de bancada novinha, de modo que nossos amigos possam fazer pequenos reparos al챠 mesmo. Vi fam챠lias inteiras chegando ao aeroclube para visitar.

Isso que est찼 acontecendo l찼 챕 fruto da paix찾o contagiante de um homem muito simples e humilde: Eduardo Carinta. Pode-se notar que as pessoas o ap처iam, ele 챕 o piv척 da mudan챌a, um 처timo exemplo de homem de vis찾o.

Se eu for escrever todas as coisas que o Eduardo me contou a respeito do novo biplace lado-a-lado, ou do mono em alum챠nio, ou dos planos para o aeroclube, eu teria que ficar escrevendo umas 3 horas.

Revi o L첬cio, sempre muito simp찼tico, pena que n찾o deu pra ver o giro bonito dele, pois n찾o estava l찼. Conheci brevemente o Silas mas n찾o deu tempo da gente conversar, porque ele costuma chegar ao aeroclube no final da tarde e j찼 estava perto da hora de pegar a estrada de volta para S찾o Paulo.

Ali찼s, deixa eu dizer uma coisa: se voc챗 gosta realmente de avia챌찾o, n찾o deixe de conhecer as pessoas. N찾o pense que apenas no computador ou atr찼s de livros voc챗 vai descobrir o que precisa. Claro que teoria 챕 importante, mas 챕 grande a quantidade de informa챌천es que os aficcionados s처 passam pessoalmente, que n찾o h찼 escrito em lugar algum. S찾o informa챌천es que se d찾o como uma esp챕cie de presente pelo contato humano, coisa de amigo para amigo.

Por isso eu sugiro que quando tiver uma oportunidade de encontrar com pessoas que compartilham da paix찾o pelo v척o, n찾o deixe de faz챗-lo. Por exemplo, vai haver um encontro sobre motoriza챌찾o no Campo de Marte nos pr처ximos dias, uma oportunidade para conhecer as pessoas.

Quando estiver passando pela regi찾o de Mogi d찼 um pulinho no aeroclube, que eu tenho certeza que ser찼 recebido de bra챌os abertos, de onde quer que voc챗 venha. O mesmo eu poderia dizer de muitos outros amigos e lugares, pois faz parte da nossa cultura.

Um grande abra챌o para todos.

O JuciÊ




Esta mensagem foi enviada para

http://br.groups.yahoo.com/group/clubedogiro
http://groups.msn.com/ABgiro/discusses.msnw

10 comentários:

  1. Grande JUCIE já  consagrado o nosso reporter da abgiro (você tem uma facilidade continue sempre assim)     Quero te agradecer  seu elogio e a sua visita aqui em mogi mirim pois nos honrra muito a sua presença por aqui  , venha sempre ,pois o LACERDA e o IVAN só falha  um domingo no outro já estão aqui sem falta são muito fiel ao esporte e estão pogredindo muito bem  , para mim é uma grande satisfação ver as pessoas começando lá em baixo com a cara e a coragem como eu tambem passei por isso e assistir o progreço de cada um ,  inclusive  aqui aos domingos sempre da um movimento maior  e as vezes nen  vôo porque gosto de deixar apista livre principalmente para o lacerda que ainda esta nos treinamentos de solo uma que eles vem de longe e tem que aproveitar cada minuto ,  outra que eu gosto de apreciar os vôos e treinamentos e tenho que dar atenção aos visitantes mas quando da uma brechinha eu levanto vôo apesar de ter a semana toda livre posso vôar a vontade . Aproveitando a oportunidade quero dar meus para bens ao nosso amigo SILAS por estar participando tambem do nosso forun ,  com elê a gente vai ter muito para aprender  um abraço SILAS !!   Quanto a pergunta do amigo THYRSO o giro em aluminio que esta hangarado em mogi mirin  que esta na pagina do amigo ABELHA é meu mesmo e fui eu mesmo que construi de ponta a ponta  , e esta voando muito bem ficou muito bom !!!Qualquer duvidas estamos  a disposição !   Para bens ABELHA pela aquisição com esta maquina  você decola mas cuidado !  O nosso  amigo TONHÃO não vendeu este giro pra você  (neste preço elê te presenteou , você é um  homen de sorte  ) te desejo muita sorte e felicidade com a nova maquina e bons vôoooos!!!!!!!! Um forte abra챌o a TODOS Eduardo Carinta

    ResponderExcluir
  2. Obrigado aos dois! Devo iniciar meu retorno passando por Sao Paulo, se o PCC deixar claro . . . Dai posso ir para Atibaia - Louveira - Mogi e depois Bauru, vamos ver se da pra pelo menos uma pizza juntos, ok? Estou em Mag챕 a trabalho e um pouco de diversao, hoje visitaremos alguns locais em Niteroi e dai eu posso ganhar a estrada amanha cedo. Ah, esqueci . . .vou daqui para Pinda ver uma industria de aluminio a Exall onde devo comprar algum material para placas. Abracos e caso necessario me liguem (014) 8135-2506 Heron

    ResponderExcluir
  3. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  4.   P척 Abelha, assim tambem nao . . .. To feliz por voce ter comprado um giro bom e tal, mas ficar te esperando la encima para fotos nao vai dar, a menos que voce tenha uma tele bem grande para achar o Golden na distancia . . .  (foi o demonio no meu ouvido) hahahahahahah Heron

    ResponderExcluir
  5. Heron   Sonhar ainda 챕 pra todos .   Atualmente com essas maquininhas digitais pode-se quase tudo ....... em montagem ...... nem se fala .   Tudo é uma questão  do virtual ....... para o real.   No mais 챕 sonhar at챕 um dia concretizar.     AbelhaRJ     in té lá nas nuvens  

    ResponderExcluir
  6. Ol찼 Abelha   Agora vai mesmo ! Com esse giro n찾o tem mais atraso no treinamento. Foi uma aquisi챌찾o muito boa e a um pre챌o melhor ainda . Parab챕ns e bons v척os .   Ernani

    ResponderExcluir
  7.   Prezado Ernani   Claro que sim ....... com toda certeza.   abra챌os     AbelhaRJ  

    ResponderExcluir
  8. Parabens Abelha pelo novo giro.
    Quem sabe agora essa pan챌a enorme sai do ch찾o...rs
    Abra챌os.
    TURBINA....





     
     
    MARCÃO

    ResponderExcluir
  9. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  10.     Falow Turbina , obrigadum .......        mas a pança ....... tá indo pro solo ..... junto com detritos .      em breve mais light ...... 88 kg .     Aliviar peso  aos poucos ........ e  ....... lentamente.       AbelhaRJ  

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.