Oi Melo, cansei de sofrer nas decolagens com meu motor 2200 a gasolina, e estou transformando ele para alcool.
Ele vai continuar com o mesmo kit 2200, pois 챕 novo, vou trocar os an챕is e as bronzinas de mancal e biela.
Qual h챕lice que voc챗 est찼 usando atualmente no seu?
Voc챗 usa a bateria da CB400 para a partida? Vou usar dois carburadores solex 32 e ver o que acontece.
O seu motor tem CHT, ou s처 temperatura do 처leo?
O tanque aonde eu posso conseguir, pois o meu AC4 챕 de alum챠nio e acho que pode enferrujar com o alccol.
Desculpe tanta pergunta, mas 챕 que as suas dicas s찾o importantes para um bom acerto.
Um abra챌o
Sulista
Oi Melo, muito obrigado pelas informa챌천es vou anotar para come챌ar a trabalhar na m찼quina. Eu moro no interior do Rio Grande do Sul, S찾o gabriel. O meu giro 챕 um mono AC4, ele era do Valmir. Comprei depois que fiz a adapta챌찾o para giro com o mestre Turbina. Aqui s처 tem o meu giro o pessoal ainda tem medo da m찼quina que para mim 챕 um doce, pois antes eu tinha ultraleve e aqui 챕 um pouco ventoso o que dificulta o voo de ultraleve, mas n찾o de giro. O meu motor sobreaqueceu em v척o, culpa minha pois em vez de usar AVGAS usei gasolina premium e deu batida de pino e o pist찾o desmanchou. Posei tranquilo em uma lavoura de soja que por minha sorte ainda estava bem baixinha. Ap처s isto resolvi mexer no mesmo optando pelo 찼lcool, pelo motivo da avgas custar aqui R$6,00 o litro. A챠 fica forte n찾o 챕? Mais 챕 isto a챠 a antes que eu esque챌a eu estava usando usando h챕lice de 10 graus. Acho que era por isto que ele sofria um pouco, pois a mesma estava dando na decolagem 3250, o que para mim era muito pouco, apesar de pesar 75kg. Mas 챕 isto assim que eu fizer este motor em Porto Alegre, e fizer uns voos eu mando um email te dizendo como ficou. Um grande abra챌o sulista
ResponderExcluirSULISTA, 챕, estamos bem longinho. Mas vc passou em boas m찾os. Turbina e Valmir. E realmente, vc sacrificou um pouco seu girocoptero, pois a hélice com rpm de 3250 é pouco. Fique atento para decolar por volta de 3600 rpm, para vc voar a 3500 rpm, 3400 ou mesmo 3300 rpm. Realmente o girocoptero 챕 um doce, principalmente em caso de pane. E olha que j찼 tive Cessna 180, convencional (bequilha traseira), vendi, comprei um ultraleve de asa fixa, Tierra II, n찾o gostei. Cheguei no girocoptero e estou voando h찼 18 anos +-. Ap처s transformar o motor para 찼lcool, experimente a sua; mas tenha algumas em m찾os para ir testando; e quando estiver decolando com os rpm que lhe falei, est찼 처timo. É. Realmente a avgas a R$. 6,00 - é foooooooooorte demais. E o álcool compensa e muito. Sacrifica na autonomia, mas compensa em tudo o mais. Eu tamb챕m peso cerca de 77 a 79 kls e estou voando muit챠ssimo bem. Penso que continuarei voando bem quando colocar mais peso nos 50 litros a mais de 찼lcool que levarei, pois o meu motor 챕 forte. SULISTA, vamos nos falando e aguardo not챠cias suas. OK? Boa sorte ao amigo. MELO
ResponderExcluirPrezado Sulista, Bom dia. V척o giro j찼 h찼 algum tempo e atualmente estou em fase de acerto de um mono, motor 2180 cc. Utilizei dois carburadores Solex H32 e ap처s diversos testes acabei desistindo e ficando mesmo com o Solex H40. Quando se utiliza dois carburadores voc챗 acaba tendo mais uma vari찼vel para trabalhar (equaliza챌찾o) e enfim acabei desistindo. Tenho agora 챕 que acertar uma h챕lice adequada para trabalhar dentro da faixa de 3400 a 3600 rpm. No mais a m찼quina j찼 saiu do ch찾o em v척o alinhado sobre a pista, mas ainda precisa de alguns ajustes para um v척o cont챠nuo. Sds Jair Machado
ResponderExcluirOl찼 Sulista Complementando a resposta do Melo sobre tanque : você pode usar o seu tanque de aluminio com alcool que não tem problema de corrosão. O aluminio resiste muito bem ao alcool hidratado ou anidro. Ernani
ResponderExcluirOi, Ernani.
ResponderExcluirNossos giros geralmente t챗m taque em alum챠nio. O Lacerda fez um, ali찼s,
que ficou uma j처ia, cabendo quase 50 litros, "bom at챕 a 첬ltima gota",
como dizem. O problema 챕 que n찾o d찼 pra soldar alum챠nio com processos de
solda comuns. Por isso quem tem o equipamento para soldar cobra caro. Se
voc챗 disser que 챕 para uma aeronave, ent찾o, o pre챌o do servi챌o sobe
ainda mais. Pediram ao Lacerda mais de 700 reais s처 pra soldar o tanque.
Bem por isso, em diversos projetos de aeronaves experimentais 챕 comum
fazer tanques em fibra-de-vidro, a챠 eu j찼 n찾o sei se 챕 com resina ep처xi
ou resina poli챕ster. H찼 quem diga que estes tanques em fibra n찾o s찾o
adequados aos nossos combust챠veis, cuja composi챌찾o varia de acordo com
os acordos pol챠ticos de cada 챕poca. Outros dizem que n찾o h찼 problema,
que temos muitas aeronaves voando assim h찼 anos e que esse papo de dizer
que nosso combust챠vel vai dissolvendo a resina 챕 est처ria da carochinha.
Ernani, como engenheiro qu챠mico, voc챗 pode nos dizer qual a sua opini찾o?
Grato.
O JuciÊ
Jucie e demais colegas A respeito de tanque de combustivel tanto de aluminio como de aço todos tende a corroer com o tempo o de aluminio para alcool ainda corroe mais rapido veja o exemplo dos carburadores que tem que ser banhado para resistir um pouco mais o de aço inox seria indicado mas tem um custo muito alto e é um pouco pesado O mais indicado para tanques 챕 o plastico eu particularmente uso e gosto tem um pre챌o bem baixo e de facil manuten챌찾o Mas conheço uma resina que pode se faser tanques para qualquer tipo de combustivel que ela resiste muito bem , um amigo meu que trabalha com fibras usa esta resina até para revistir a parte interna de tanques originais de carros e caminhões e tratores o tanque pode ate estar um pouco corroido que fica muito bom ,esta resina suporta qualquer tipo de combustiveis e outros liquidos de mais alta corrosão . Abra챌o a todos Eduardo Carinta
ResponderExcluirEduardo:
ResponderExcluirEu n찾o sabia que existia esta t챕cnica de consertar tanques met찼licos
utilizando fibra-de-vidro. Funilaria em geral j찼 vi, mas tanque pra mim
foi novidade. Tamb챕m acho que recipientes pl찼sticos prontos, como os que
o Fernando tem no giro dele, como Gyrobee tamb챕m usa, s찾o uma
alternativa boa e barata. Al챕m de tudo 챕 pr찼tico, porque dependendo de
como for a montagem, voc챗 pode tira o tanque vazio e coloca um cheio,
sem nem precisar passar o combust챠vel de um recipiente para o outro.
Ernani:
Eu esperava apenas uma breve resposta, mas caprichoso voc챗 fez quest찾o
de dar uma verdadeira aula de qu챠mica, fico muito agradecido. Se entendi
bem, um tanque de fibra pode ser confi찼vel, contanto que a pessoa
selecione bem os produtos qu챠micos, se informando direitinho com o
fornecedor das resinas, basta dizer que 챕 para armazenar combust챠vel.
Obrigado pelas informa챌천es, turma. Um grande abra챌o pra voc챗s.
O JuciÊ
Juci챗 e turma O pessoal dos buggies ja tem usado tanques assento ha muito tempo, eles dominam esta tecnica e os giros copiaram deles. Um tanque rotomoldado tem alta resistencia a impactos e nao rompe facil, uma vez que nao tem "costuras". Tenho pensado muito em criar um tanque estrutural, onde o mastro e os eixos sao para fusados na estrutura central. Eu vejo um giro como aquele quadrado assento/motor/mastro/eixos, sao todos muito parecidos, as diferen챌as sao dai para fora, painel e frente, cauda e suspens찾o. Na minha cabe챌a tem um giro plug and play: tira da caixa, tudo montado, coloca um mastro, suspencao, cauda, painel, estica o chicote de fios , poe a cabeca e o rotor e vai testar. Ate fiz um desenho disto. abra챌os Heron
ResponderExcluirHeron e galera: Sua idéia de fazer um tanque/assento estrutural, apesar de muito prática, a meu ver dificilmente poderá concorrer com a estrutura convencional de alumÃnio-aço no que tange a relação peso/resistência. A parte central do giro é aquela onde os maiores esforços estão concentrados: cargas axiais e de flexão produzidas pelo mastro/rotor, cargas fletoras do eixo e da quilha, dentre outras. Uma estrutura de fibra suficientemente forte para suportar tais esforços e ainda incorporar os elementos de ligação à s outras partes muito provavelmente será pesada e desvantajosa quando comparada a uma de alumÃnio-aço. Veja que tanto o Magni quanto o RAF e o SparrowHawk só utilizam fibra nos assentos, tanques e carenagens, deixando a parte estrutural da forma convencional. Entretanto, sua idéia de fazer um giro adequadamente desmontável é plenamente viável e bastante interessante, devido à facilidade de transporte e hangaragem. Veja o caso das aeronaves com asas dobráveis. Quanto ao uso do álcool nos motores automotivos adaptados devemos nos lembrar que a curva de avanço da ignição é diferente daquela usada nos motores à gasolina, necessitando de maior avanço (adiantamento do ponto) devido à menor velocidade de queima do álcool. Da mesma forma, caso queiramos tirar o máximo proveito da capacidade anti-detonante deste combustÃvel, a taxa de compressão nos motores aspirados à álcool deve ser aumentada (p/algo em torno de 10:1 a 11:1), o que trará como benefÃcio secundário um ganho de potência. No mais é um combustÃvel renovável (ecologicamente correto) e com grande poder de refrigeração dos cabeçotes quando se vaporiza. Abra챌os Fernando Cirigliano
ResponderExcluirOl찼 colegas Complementando as informa챌천es do Fernando, com base na experi챗ncia que tenho utilizando alcool :
ResponderExcluirAvanço que utilizo atualmente a 3900 rpm ( na decolagem) : 36 º . Mas em um motor aspirado pode chegar a 45º . Taxa de compressão : Como meu motor é turbo ele inicia com taxa de compressão de 7,3 : 1 mas quando o turbo chega a 900 gr/cm2 ( na decolagem) a taxa é de aprox. 13 : 1. Em v척o de cruzeiro a 3000 rpm a taxa fica em torno de 10:1 . Não uso retardo automático quando o turbo entra porque o alcool hidratado tem "octanagem" próximo a 110 e mesmo com o turbo a 900 gr/cm2 não "grila" . Ernani
Fernando e Ernani e turma rotativa Obigado pelas informa챌천es! Pergunta: um motor com inje챌찾o eletronica precisa ser remapeado para uso no Brasil, ou o modulo de controle ja faz as adapta챌천es necessarias? Com rela챌찾o a ideia de um centro de giro integrado, ainda estou nos primeiros passos, mas acredito ser possivel e principalmente que possa ser seguro. EStava olhando um giro com assento tanque de 13 galoes e os espacos livres nao utilizados me deram a ideia de um compactamento desta area, criando encaixes para as outras pe챌as que passam ou terminam naquela regi찾o. abra챌o Heron
ResponderExcluirA) um motor com injeção eletrônica precisa ser remapeado para uso no Brasil, ou o modulo de controle ja faz as adaptações necessárias? Resp: para o uso a gasolina , não precisa ...... a variação da octanagem é muito pequena e se adapta as necessidades. Quanto ao uso para álcool .....SIM ........ se vc quiser aproveitar todas as vantagens .... como o Ernani escreveu , octanagem na casa do 110 , além da taxa de compressão está por volta de 13:1 ...... normal para motores de última geração ( refrigerados a água) , e nos BOXERs recomendável entre 10 a 11:1. A ECU deverá processar essas informações levando em considerações : octanagem , taxa de compressão , temperatura , pressão barométrica , avanço do distibuidor versus RPM. AbelhaRJ
ResponderExcluir