sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Amigos o futuro de nosso briquedinho !

A volta do giroplano
Inventor americano aperfei챌oa aeronave h챠brida que pode revolucionar a avia챌찾o comercial

Foto: CARTERCOPTER INC.

O CarterCopter em imagem gerada por computador: prot처tipo voa em julho




LU GOMES

Uma versão aperfeiçoada de uma antiga máquina voadora - o giroplano, um híbrido de helicóptero e aeroplano - poderá provocar a maior revolução nas viagens aéreas desde o advento da aviação comercial nos anos 30. Batizado de CarterCopter pelo seu inventor, o texano Jay Carter Jr., a nova aeronave pretende desafiar o helicóptero em quase todas as categorias, principalmente na dos custos operacionais. O cartercóptero decolará e pousará verticalmente levando cinco pessoas a bordo para cruzar os 4,5 mil quilômetros que separam as duas costas dos Estados em menos de seis horas, voando à velocidade de 800 quilômetros por hora, numa altitude de 15 mil metros. E consumindo apenas 470 litros de gasolina.

"Vamos dar a volta ao mundo sem escalas e quebrar todos os recordes mundiais", afirmou Jay Carter Jr. a ISTOÉ, falando com a empolgação de um inventor. A Nasa ficou entusiasmada e colocou US$ 670 mil no projeto. "Se Carter conseguir fazer metade do que afirma já será uma grande conquista", justifica o engenheiro aeroespacial Wally Acree, do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, perto de San Francisco. Os testes de vôo com o protótipo estão marcados para começar em julho próximo.

Foto: CARTERCOPTER INC.

O giroplano pode transportar cinco pessoas a 800 Km/h



O cartercóptero combina as características do helicóptero com a velocidade e altitude de um avião de asa fixa. A chave para o sucesso do projeto está no seu rotor, que permite que as suas "asas rotativas", usadas apenas nas manobras de pouso e decolagem, continuem girando durante o vôo, impulsionadas pela força do vento, dando à aeronave uma sustentação adicional. O giroplano será construído com compostos de materiais ultraleves e impulsionado por um motor "envenenado" V-6 turbo, similar aos usados nos carros de corridas. O giroplano irá atingir sua alta velocidade em parte devido ao vôo em altitude elevada. A 15 mil metros de altura, o oxigênio é mais rarefeito e será necessário apenas um quarto da força utilizada por um helicóptero para acelerar o giroplano. Isso também significa que a cabina do cartercóptero precisa ser pressurizada. "A única desvantagem que temos diante do helicóptero é que não podemos pairar no ar", reconhece o inventor. "Mas, como na verdade apenas 20% das missões dos helicópteros exigem que ele fique pairando no ar, isso não será um grande problema."

Como todos os giroplanos, o carterc처ptero 챕 est찼vel e totalmente seguro. Quando um helic처ptero perde pot챗ncia, o piloto deve aliviar imediatamente o sistema do rotor e iniciar a auto-rota챌찾o (impulsionada pelo vento) para pousar - um procedimento dific챠limo sob as melhores circunst창ncias e praticamente imposs챠vel sob baixa velocidade. Mas o giroplano - sempre em constante estado de auto-rota챌찾o - consegue pousar mesmo se perder o motor, n찾o importando sua altitude ou velocidade. Mais ainda: os giroplanos nunca perdem sustenta챌찾o (estolam) nem entram em parafuso.

Jay Carter acredita que seu projeto ir찼 abocanhar o mercado de pequenos avi천es e at챕 mesmo o dos jatos executivos. O primeiro prot처tipo decola em julho. Entre os prov찼veis primeiros fregueses est찾o as grandes empresas, artistas e milion찼rios com condi챌천es de pagar US$ 250 mil por um modelo para cinco pessoas. Nos planos futuros do inventor est찾o modelos capazes de acomodar de 30 a 50 passageiros.

Os giroplanos, tamb챕m chamados de giroc처pteros ou autogiros, apareceram na Espanha em 1923 e causaram sensa챌찾o nos anos seguintes, mas foram relegados ao por찾o da avia챌찾o quando Igor Sikorsky surgiu com um projeto pr찼tico para o helic처ptero em 1939. Os militares americanos apostaram seu dinheiro nos planos de Sikorsky e assim os giroplanos praticamente desapareceram, embora o sonho continuasse vivo atrav챕s de gera챌천es de pilotos esportivos, que os projetavam e constru챠am no fundo do quintal.

Gerson Curitiba


4 comentários:

  1. Gerson, aqui vai um update (como fala em portugues Jucie?) O CArter Copter cumpriu sua missao e provou que se pode voar com rotores acima de Mu 1, eles chegaram a 173 milhas por hora de maxima e quebraram o record por volta dos 150 (챕 uma relacao de velocidade com rota챌찾o das pas) Eu participei de alguns eventos com eles no aeroporto de Olney e la na fabrica em Wichita Falls, ambas no Texas. Depois do voo onde o record foi quebrado, o Aparelho teve uma pane mecanica e caiu, sendo totalmente destruido, tem um video impressionante pela camera da  cauda, 55 segundos la de 3 mil pé ate as arvores. Agora sem capital para reconstruir , Carte esta olhando para o PAV, Personal Air Vehicle que 챕 o famoso carro voador. Ai vai ter uma briga boa entre ele e o Larry Neal, inventor do Butterfly, pois eles trabalhavam juntos no CC, Larry era o piloto chefe da equipe. Voce viram ai no Brasil um programa sobre maquinas voadoras hibridas e um filme virutal do projeto do CArter, meio ainda sem comprova챌ao pratica. O problema todo esta na asa, o CC tinha uma asa parecida com as de jatos, portanto com alto indice de stall, ela so funcionava acima de 120 mph. Quando a pane tirou o motor da equa챌찾o, voando a 150 mph com o rotor a 100 rpm's, a asa estolou antes que o rotor pudesse retomar velocidade de voo e a maquina entrou em um parafuso para a esquerda, descendente ate o chao, sem controle. O paraquedas de emergencia foi acionado, mas nao funcionou, tanto o do piloto como o do co-piloto, uma providencia divina inexplicavel, mas que salvou os ocupantes de maiores danos, a maquina ao atingir rota챌찾o normal, endireitou-se por si so e pousou como so os giroplanos podem fazer, mas no meio das arvores, querbrando tudo. Era uma maquina com muita adapta챌찾o e remendos, pesava 4 mil libras e ja estava na hora de parar mesmo, acredita-se que sera recomposta para ir ao museu. Ate agora a unica destas maquinas que ja estao voando que tem seguran챌a para uso normal 챕 o moto voadora Sky Cycle da Butterfly LLC, da qual sou representante para a America do Sul, apenas por amizade com o Larry, pois nao tenho nem sombra da necessidade financeira para tal empreendimento. As outras que voam no momento nao encontram pilotos com coragem suficiente para faze-lo acima de alguns metros e assim mesmo amarradas em um guindaste, em caso o motor pare. SE voce estiver voando a 55 milha e cinco metros acima do chao, o motor para e voce vira uma bola . . . abraco Heron

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  2.      Um provável  caminho ....... o futuro dos giros , click no link    PALV   -  a Personal   Air  and   Land   Vehicle  a solution to increasing congestion in our cities, highways and skyways.      http://www.sparkdesign.nl/actueel/20041013palv/20041013press.html        A internet é um mundo vasto de informações , algumas curiosas e outras com  possibilidade de um                              futuro bem próximo ... é uma questão de investimento , bom projeto  e desenvolvimento de novas tecnologias para                              adequar as novas necessidades do ser humano ....... VOAR ..... e                                                                                 CRUZAR O ESPAÇO NO MENOR TEMPO POSSIVEL.               AbelhaRJ            

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  3. Mais alguns sites para diversao.   http://users.telenet.be/heliferry/
    http://www.samolet.co.uk/km.html
    http://aircraft.ru/imageShop.asp?OkbID=8&BmID=118&PlanID=227
    http://www.airscooter.com/
    http://www.cartercopters.com/   nao vi se o video do acidente esta no site do Carter, mas acho que nao. O garoto no meio desta foto, de cavanhaque esta ai em Guarulhos trabalhando para a Sikorsky. O mercado ai esta muito interessante. Meu instrutor e amigo Brad King exultante com o record, eles estao na historia. heron

    Attachment: pr_2005-06-17_crew.jpg

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  4. para HERON.
    Acho que acabo de descobrir que estou apenas engatinhando no assunto.
    Mas me aguande que eu chego-la.
    abra챌o - Gerson

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