quinta-feira, 10 de março de 2005

Quebra de peça da pre-rotação.

Pessoal,

Caso algu챕m possua giros com o sistema de pr챕 rota챌찾o antiga, examinem bem aquela pe챌a c척nica, de alum챠nio. NO meu, essa pe챌a quebrou e ao bater na helice, provocou nela danos e foi necess찼rio a troca.
Vejam as duas fotos. a primeira, peda챌o da pe챌a c척nica que sobrou, ao lado da parte de tr찼s da nova, que comprei. Na foto 2, a pe챌a quebrada colocada sobre a nova. Vejam que a quebra deu-se naqueles furos, em forma de c챠rculo, ao longo de toda a circunfer챗ncia. N찾o confundam o que sobrou com uma coroa dentada. Trata-se daquilo que manteve-se preso ao eixo do motor. A quebra deu-se com o motor a 3.400 rpm. Compartilho o problema para que algo9 semelhante seja evitado.

Breve relato do fato: estava voando a cerca de 900 p챕s. V척o nivelado. Escutei aquela pancada forte vindo de tr찼s. O motor deu uma engasgada. N찾o tinha a m챠nima id챕ia do que tinha acontecido. Pensei que o rotor pudesse estar comprometido. Olhei para cima, tudo perfeito, rodando a 320 rpm. Olhei para baixo e vi uma pastagem. Mergulhei com o motor na marcha lenta (sem motor, portanto !) e pousei naquele pasto. O pouso poderia ter sido melhor n찾o fosse aquelas curvas de n챠vel (microbacias) existentes. Tive que contornar uma quando j찼 estava praticamente sem sustenta챌찾o. Resultado. Pousei meio forte depois. Um eixo lateral entortou feio. Mantive o giro inteiro. Quanto a pe챌a que quebrou e que soltou-se em pleno v척o estou procurando at챕 hoje.

Abra챌os,

Milton

4 comentários:

  1. A prop처sito, a pe챌a, logo ap처s quebrar-se, rolou por debaixo do tanque e foi bater na h챕lice. resultando no barulho que ouvi.
    Antes que divaguem e surjam "n" opini천es...

    Porque n찾o tentei voar mesmo ap처s o barulho ?
    N찾o sabia o que tinha acontecido. O barulho foi alto e o motor deu uma boa "engasgada". Preferi o pouso emergencial e analisar em terra o fato. O rotor estava girando normalmente mas, poderia estar escondendo algum dano.

    Estou certo que tomei a decis찾so que deveria tomar. N찾o tinha elementos que me dessem outro caminho. Tive que decidir r찼pido e seguir minha decis찾o.

    S찾o feitas inspe챌천es antes do v척o ?
    Sim, fa챌o inspe챌천es antes de cada v척o.

    Conclus찾o que tiro do acontecido: toda inspe챌찾o a mais n찾o ser찼 demais. O pouso de emerg챗ncia com o giro 챕 seguro. Que o diga nosso estimado amigo Melo.


    No mais, 챕 a 첬nica abordagem que farei sobre esse fato.

    Abra챌o aos amigos,

    Milton

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  2. Ol찼 Milton   Sua atitude foi correta , mesmo porque com o dano sofrido pela hélice você teria uma forte vibração por causa do desbalanceamento o que poderia trazer sérias consequências no berço do motor ( pode até arrancar fora !) . Como você disse também ,  barulho estranho , completamente fora do normal sem que se possa identificar o que está acontecendo o melhor é procurar um local o mais adequado possivel e pousar . Se o piloto consegue ouvir um barulho diferente com toda aquela algazarra do motor é porque algo muito estranho está acontecendo ou aconteceu ...   Quanto a essa pe챌a , no meu modo de ver n찾o deveria ter esses furos. Isso s처 serve para enfraquece-la e n찾o alivia tanto peso assim . No meu giro esse dispositivo 챕 sem qualquer furo e funciona sem problemas a 10 anos. Essa sua peça já estava sob fadiga a muito tempo ( provavelmente com varios segmentos fraturados )  e na última pre-rotação ja estava a um fio para quebrar. A vibração natural do sistema ( por mais balanceado que seja um pouquinho sempre tem) acabou de "detonar" a peça em vôo. Se a pre-rotação demorasse um pouco mais talvez ela tivesse até quebrado no solo, antes da decolagem.   Uma inspeção cuidadosa de partes importantes é fundamental para um vôo seguro. Uma boa prática é ter um "check list" com os itens mais importantes ( no ícone "Segurança de Vôo" tem algumas dicas para fazer e afixar um check list no giro)  e conferir cada item antes de cada decolagem ,independentemente de quantas decolagens se faça no dia.   Sds   Ernani

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  3. Prezados colegas, Primeiramente gostaria de agradecer ao Milton de ter partilhado com o seu relato, a assombrosa experi챗ncia! É isto mesmo a vida nos ensina muitas coisas... Talvez seja chover no molhado, uma vez que j찼 falamos de pe챌as mal fundidas, ligas de alum챠nio, tubos de a챌o, estruturas, rodas. Mas algu챕m j찼 pensou na variedade de pol챠meros t챕cnicos e pl찼sticos que existem por a챠 ? Celeron, Policarbonatos, Nylon , Polietereterketone (P.E.E.K), Poliuretano (PP). A grande maioria pass챠veis de serem usinados, fundidos, soldados. Fornecidos como tarugos, chapas, tubos, perfis. Possuem alta resist챗ncia termo-mec창nica, tenacidade, s찾o resistentes a abras찾o, eletricamente neutros etc... Se j찼 possu챠mos engrenagens, mancais, suportes, conectores, buchas. N찾o seria a vez dos Giros entrarem nesta linha ? É Claro, levando em conta que canja de galinha e prudência não faz mal a ninguém. A todos bons V척os, Abra챌os AROLDO

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  4. Milton Voce teria uma foto do seu pre-rotador onde esta peca esta colocada? grato Sua atitude foi corretissima, qualquer novidade em voo, pousar e dar uma geral em tudo. Pra isto voamos giros, certo? abraco Heron

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