Pessoal, eu j찼 vi v찼rios motores de giro nos quais a h챕lice est찼 fixada junto ao volante do motor.
Queria saber se este sistema 챕 mais confi찼vel e robusto do que o tradicionalmente usado nos avi천es (h챕lice fixada no lado da polia) e se 챕 necess찼ria alguma altera챌찾o extra para fazer tal montagem.
Obrigado,
Fabr챠cio
Ol찼 Fabricio As duas situa챌천es s찾o permitidas atualmente e bastante discutidas. Os giros s찾o tratores , o h챕lice no local do volante , empurrano do eixo do virabrequim. As aeronaves tem a configura챌찾o puxadoras , o h챕lice no lado da polia, puxando o virabrequim. Porque essas configurações , na minha avaliação: SIMPLESMENTE PARA FIXAR O MOTOR A AERONAVE ou ao GIROCÃPTERO E TAMBÃM ADEQUAR OS TIPOS DE DISPOSITIVOS UTILIZADOS FICANDO A ARRUMAÃÃO MAIS CONVENIENTE. Vamos mostrar fotos ...valem mais que palavras ... esses tipos para h챕lice direta configuração usadas em aeronaves e ultraleves configuração em girocóptero Agora vamos ver com as redutoras , existem várias , vamos as mais tecnologicamente confiáveis e construÃdas aqui no solo pátrio , como exemplo : motor da IMPAER motor do Mauro motor do Altair Coelho Vejamos que no que se refere a redutoras o mais usual é a fixação pelo volante. Embora que, a do Mauro preferiu utilizar pelo lado da polia , então que poderemos concluir.......só o tempo dirá. Eu acredito , que as fixações e as adaptações sempre devem usar o lado que obtem a maior robustez do conjunto, lado do volante , como usa a VW. Agora as fotos estão aà , as soluções plenamente materializadas e o que FALTA saber quais ????resistiram maior tempo de uso. à o que tenho a apresentar e esclarecer . Espero ter atendido as suas expectativas. E aqui cabe esse debate que será muito proveitoso. AbelhaRJ
ResponderExcluirOla Fabricio Para fixa챌찾o direta da helice no eixo tambem 챕 preciso retirar o retentor da carcaça e adaptar uma flange com rolamento pois o motor vw n찾o foi projetado para resistir a esfor챌os axiais (empurando o virabrequim). Usando redu챌찾o este problema n찾o existe, pois o esfor챌o da helice ser찼 no eixo do redutor Eu gostaria que se alguem tivesse detalhes desta flange e o tipo de rolamento que seve ser usado , que nos ajudem por que eu tambem vou precisar desta informa챌찾o. Obs: A redu챌찾o do Altair Coelho tem uma aparencia muito boa, extremamente simples . Segundo a pessoa que est찼 fabricando esta redu챌찾o, ela foi projetada para resistir a 85Hp, pode ser montada uma helice de até 72 polegadas Nada mau para um VW 1800cc aspirado Lacerda
ResponderExcluirlacerda, o uso da redutora e somente para resoulver esse problema entao, "nao impurrar o girabrequim? abraços! ass:miaul
ResponderExcluir>From: "AJLacerda"
>Reply-To: "ABGiro"
>To: "ABGiro"
>Subject: Re: motor VW a ar
>Date: Mon, 22 Nov 2004 11:17:39 -0800
>
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Não, não é só para poupar o virabrequim. A redutora para o motor VW é questionavel , por se tratar de um motor de baixa rotação . Normalmente ele é preparado para trabalhar no maximo a 3500RPM, acima disto a helice diminui o rendimento Quando se usa redu챌ao pode-se trabalhar com aprox 4500 RPM onde o motor est찼 com sua potencia no maximo, mas uma redu챌찾o pesa em torno de 12 Kg , nem sempre justifica o pequeno ganho de potencia que o conjunto tem. Nos motores Rotax e outros , especialmente os de 2 tempos, a redução é obrigatoria por que os motores são de alta rotação (aprox 5000RPM) Quando se tem redução, pode-se usar uma helice com diametro e passo maiores por causa da baixa rotação. isto melhora o rendimento da helice Nos giros sem redu챌찾o 챕 comum usar helice de 60 polegadas (aprox 1500 mm) com redu챌찾o pode chegar a 72 polegadas (1820 mm) , nem todas as estruturas cabem estas helices. As opini천es sobre redu챌천es no motor VW s찾o contraditorias, mas a maioria n찾o usa redu챌찾o
ResponderExcluirOl찼 Lacerda, não acho que o uso de redutora para VW a ar seja questionável. Pelos meus cálculos uma hélice de 80 polegadas com um motor de 50hp, a uma rotação de 2200rpm e em uma altitude de 3500 pés (que é a de BrasÃlia) dará uma força de tração de 130Kg, ou seja, a mesma força de tração que uma hélice de 60 polegadas (com o mesmo perfil, passo e espessura) daria em um motor de 75hp na mesma altitude e numa rotação de 4400rpm. Aà está a vantagem da redução com uma hélice bem dimensionada, pois você tem uma força de tração similar usando menos potência. Eu acho que tem muita gente preocupada em melhorar a eficiência dos motores. Mas não adianta você ter um motor com grande potência se você estiver jogando grande parte dessa potência fora por não estar "usando" uma hélice com alta eficiência. Para você atingir o regime "ótimo" de uma hélice necessariamente você terá que utilizar grandes diâmetros a baixas rotações. Daà vem a necessidade das reduções. Quanto ao peso adicional das reduções, eu não vejo grandes acréscimos se você dimensionar uma redução usando correia sincronizadora que, além de leve, ainda faz o amortecimento das vibrações do motor a baixas rotações. Um abra챌o a todos, Ricardo Alvarenga
ResponderExcluirThe VW direct drive only give you 60HP max out. The prop we use is 50-30. If you use reduction drive will not get uch. The torque curve in the subaru is higher. example legacy can give you 180 HP at shaft aroun 5600 rpm. This is the Turbo vesion. If you want to use VW go direct drive and remeber to adjust the Valve seatting constantly. they tend to change and you will loose power. One of my friend landed in the ocean becasue valve improper seatting. Chuck A VW dirigir rodada s처 d찼-lhe max 60HP fora. A estaca que n처s usamos 챕 50-30. Se usa rodada de redu챌찾o n찾o receber찼 uch. A curva de torque no subaru 챕 mais alta. legado de exemplo pode dar lhe 180 HP em aroun de eixo 5600 rpm. Isto 챕 o vesion de Turbo. Se quer usar VW ir rodada direta e remeber ajustar a V찼lvula assentando constantemente. tendem a mudar e afrouxar찼 poder. Um de meu amigo aterrissado na v찼lvula de becasue de oceano assento impr처prio.
ResponderExcluirChuck: translation engines suck big time, you can write in spanish, it is ok!! The VW direct drive only give you 60HP max out. The prop we use is 50-30. If you use reduction drive will not get uch. The torque curve in the subaru is higher. example legacy can give you 180 HP at shaft aroun 5600 rpm. This is the Turbo vesion. If you want to use VW go direct drive and remeber to adjust the Valve seatting constantly. they tend to change and you will loose power. One of my friend landed in the ocean becasue valve improper seatting. Um VW com helice direta no vira dara no maximo 60 hp. A helice que usamos 챕 50-30, se voce usar redu챌찾o nao dara uch (?). A curva de torque do Subaru 챕 mais alta, por exemplo um Subaru Legacy 2.2 ira dar 180 hp no virabrequim por volta de 5.600 rpm, na versao turbo. Caso queiram usar VW usem com helice direta e lembrem-se de ajustar as valvulas constantemente, elas tendem a folgar e voce ira perder potencia. Um dos meus amigos teve que pousar no oceano, por cause de problemas com as valvulas. Chuck: En Brasil ay otros tipos de VW, com motores refrigerados con agua y maior potencia, pero tambien com mas peso. Sigo pensando que tendremos que buscar opciones, pero esto es o que ay disponible. Subarus terian un costo mucho elevado. Gracias Heron
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