segunda-feira, 15 de novembro de 2004

domingo em mogi mirim

 Olá meu amigo OSEIAS
Quero agradecer a você e sua esposa pela presença neste domingo aqui em mogi mirim  agradeço tambem aos colegas aviadores da cidade de leme que tambem estiverão nos visitando e  que  se tornou uma tarde muito movimentada e agradavel para todos nos
Mas sem a menor duvida é como sempre os giros são o centro das atenções inclusive a sua maquina  o GESPI que para quem gosta de giros se babão todo e como aqui em mogi tem muitos que gostão de giro este domingo foi de arrasar inclusive com o segundo voo do meu  segundo giro e com aquela demonstração que você fas que já se tornou marca registrada todo o pessoal vibrarão foi uma loucura !
Foi uma tarde muito agradavel tambem para as nossas esposas que rapidinho se inturmarão e curtirão juntas as nossas paixão por esta maquina trocarão ideias e se conformarão uma com a outra das nossas loucuras  mas que loucuras gostosas vamos faser com  que tudo  isto que aconteceu neste domingo  se repita por  muitas e muitas veses  OK !!!!!
Estava muito bom  mas so faltou os nossos demais colegas aficionados por giro  inclusive desta discução mas não vai faltar oportunidade
Á OSEIAS quero aproveitar a oportunidade para pedir a você se for possivel se você tirou fotos do meu giro me mande algumas inclusive voando pode ser nesta pagina ou para  ecarinta@ig com.br OBRIGADO
UM forte abra챌o a TODOS
EDUARDO CARINTA

13 comentários:

  1. Caro Carinta...   Fico feliz ao constatar que "há vida fora de Atibaia". Se morasse próximo de vocês, não hesitaria em fazer uma visita e participar do evento. Em dezembro, lá pelo começo do mês,  farei um tour por Piracicaba, Americana, Juquitiba Curitiba e São Francisco do Sul-SC. Pretendo ter minhas primeiras aulas de pilotagem de giro. Aproveito a oportunidade para dizer-lhe que o volante em alumínio que você me enviou ficou perfeito com a cremalheira e o motor de arranque. Meu giro já tem partida elétrica.  Mais uns 15 dias e ele estará pronto para voar. Breve estarei postarei algumas fotos para o povo ver.  No mais,  nos poste o  mais breve possível fotos do giro que construiu e que voou ontem (domingo).    Abra챌os, do amigo   Milton

    ResponderExcluir
  2. Ola Eduardo ! Que pena ...eu perdi o primeiro voo do seu Giro. E neste Domingo estiva bem proximo (Em Nova Odessa) mas n찾o faltara opoutunidade. Outra coisa, preciso de um jogo de rodas, mesmo inacabadas, como faremos este negocio? Lacerda

    ResponderExcluir
  3. Ol찼 meu amigo LACERDA De fato você perdeu a oportunidade de ver o voo do meu giro e o do gespi do amigo OSEIAS mas com sertersa não faltara oportunidades pois aqui em mogi  já estamos criando o ninho dos giros em breve estaremos com um bom grupo de gironaltas aproveito a oportunidade para convidar outros colegas que possui giro e queira angarar aqui em mogi mirim que estamos de braços aberto para recebelos Quanto as rodas fique tranquilo porque eu tenho os modelos e já possuo varios pares fundido inclusive o volante da gremalheira  e as tampas do cabeçote com alhetas de refrigeração quando passar por aqui eu te arrumo o que você presisar Um forte abra챌o a TODOS Eduardo Carinta

    ResponderExcluir
  4. Dia 24 estarei ai começando o treinamento (meio improvisado) Quanto ao convite aos Giroaficcionados, voce tem toda raz찾o Mogimirim é um aeroporto muito tranquilo, pista longa,  uma região plana e longe da cidade, vale a pena viajar um pouco mais para voar l찼 É ai que eu vou angarar meu Mono. Lacerda  

    ResponderExcluir
  5. Ae Pessoal Batuta (nao rima seu . . . .) :) Estou indo nesta sexta para o Brasil, deverei ficar dois meses e desde ja me convido a visitar o Mirrage e o pessoal da regiao. Muito legal voces estarem se organizando e expandindo nosso hobby, sempre com amizade e seguranca! (Alo Ernani) Sabado passado tivemos um otimo dia aqui em Imokalee com 6 giros voando e mais um trike, o RAF do Pat MacNear esta um verdadeiro foguete, com motor 2.5 Subaru. Ele tomou cafe da manha em Okeechobee, voou para Sebring, veio ate Imokalee e decolou por volta do meio dia rumo a LaBelle para almo'car com o pessoal de la. Nada mal para uma manha de passeio aereo, o giro dele tem tudo e depois de acertado o trim ele so curte a viagem voando a 100 mph com muita tranquilidade e reserva. Bota na geladeira e avisa o acogueiro, ok? Heron

    ResponderExcluir
  6. Caro HERON Jà esta convidado para nos visitar vai ser um grande praser te receber aqui em mogi  mirim no ninho dos giros pois assim podemos trocar grandes ideias Vai ser muito bom que você venha ate aqui  para tratarmos posibilidades de adiquirir motores subaro pois tenho grande enterece nestes motores e outras coisas mais, ate poderia   me adiantar as caracteristicas  dos motores e redução iclusive preços Heron se por acaso você  ou outros colegas sabe poderia me informar se a potencia do rotax em hp e calculada no eixo do virabrequin  do motor ou no eixo da redução onde e presa a helice ??? Um grande ABRAÇO a todos Eduardo carinta

    ResponderExcluir
  7. Caro Mirrage e demais gironautas        A potencia do motor é a mesma em qualquer ponto. Se o  motor fornece 100 HP , no eixo do motor são 100 HP e no eixo da redutora também 100 HP ...... nas condições normais de temperatura e pressão..... lógico.          formula :      POTENCIA = TORQUE X RPM                                 O que varia é a rotação e o torque ..  no caso da redutora .... mas A POTENCIA SEMPRE SERÁ A MESMA .   Veja nesse site que já informei  há  bastante tempo , referente ao assunto REDUTORA                     www.aall.hpg.com.br   lá ainda existe  dois arquivos bem interessante e ditático : ( RECOMENDO A TODOS )         1º - O que é redutora - como calcular e como podemos usar ( 4,8 megas )       2º -  O uso do turbo para suprir as necessidades de torque ou os dois conjugados ( turbo + redutora ) ... 350 Kbites          Ambos arquivos  referenciam ao uso da hélice especifica , visando sempre o motor atender os respectivos parametros de potência e torque .... é o que determina a  eficiência da hélice.          Capiche     Abraços ....        AbelhaRJ  

    ResponderExcluir
  8. É isso aí Abelha, A potência é praticamente constante tanto no virabrequim como no eixo do redutor ("praticamente" porque você tem uma perda no redutor que geralmente não passa de 5%). Porém a grande vantagem do redutor é que os motores automotivos geralmente tem torque máximo em rotações elevadas mas as hélices trabalham em regime ótimo em baixas rotações, logo quando você reduz a rotação do motor (diminuindo a rpm e aumentando o torque, ou seja, mantendo a potência constante) a hélice passa a trabalhar com uma eficiência maior. Mas é claro que a hélice tem que ser dimensionada para baixa rotação. É exatamente esse princípio que vou usar no giro que estou construindo. Não adianta você ter um motor com elevada potência mas uma hélice com baixa eficiência, pois nesse caso, a hélice irá jogar fora grande parte daquela potência. Eu vejo muita gente interessada em aumentar a eficiência dos motores mas poucos se preocupam em melhorar a eficiência das hélices. Meu giro terá um motor VW de 1500cc. Quase todos falam que com essa potência meu giro não irá voar bem. Porém a hélice que estou dimensionando terá uma eficiência suficiente para fazê-lo voar com folga. Um abraço a todos, Ricardo Alvarenga

    ResponderExcluir
  9. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  10. Ol찼 Ricardo   Vc realmente entendeu o X da questão e muito bem abordado .   Só que vc esqueceu que: ...........os nossos giros AC4 usam uma hélice tratora de 59 a 60 polegas .........e.......... os hélices atualmente comerciáveis para aeronaves , ultraleves e trikes que usam redução  medem na ordem de 64 , 68 ,72 e 74 polegadas e seguindo nessa ordem,  as de melhores eficiências.   Se você  for adaptar nos giros AC4 .... redutora e hélice ...... haverá uma drástica alteração dos pontos de aplicação de forças e momento ....... que poderá deixar o giro instável , consequentemente você terá que mexer muito na estrutura para compensar essas alterações.   O  melhor seria fazer um NOVO  projeto de giro atendo aos novos parametros ( redução e hélice com maior diametro ).    É o que me cabe agora  a informar .   Não vou dizer ORIENTAR , pois seria muita presunção de minha parte.   abra챌os   AbelhaRJ

    ResponderExcluir
  11. Abelha, É exatamente isso que estou fazendo (projeto novo) e já levei em conta a redução (que será de 350mm a distância entre o virabrequim e o eixo da redução) e espaço suficiente para a hélice que será de 80 polegadas. A redução será por correia sincronizadora. E a hélice não será "comercial" pois quando disse que estou dimensionando é realmente projetando a hélice. Usarei o perfil RAF-6 para a hélice e estou utilizando duas teorias para seu dimensionamento (blade element theory e vortex theory) com um programa de otimização. A construção será de madeira com longarina e revestimento de fibra de vidro. Pelos meus cálculos essa hélice com um motor de 50hp, a uma rotação de 2200rpm e em uma altitude de 3500 pés (que é a de Brasília) dará uma força de tração de 130Kg, ou seja, a mesma força de tração que uma hélice de 60 polegadas (com o mesmo perfil e ângulo de hélice) daria em um motor de 75hp na mesma altitude e numa rotação de 4400rpm. Aí está a vantagem da redução com uma hélice bem dimensionada, pois terei uma força de tração similar usando menos potência. O projeto da redução e da hélice ainda não estão totalmente prontos porque está faltando eu levantar a curva de torque versus rotação do meu motor (VW 1500cc). No momento estou trabalhando na refrigeração do motor. Estou funcionando ele numa bancada e controlando a temperatura do cabeçote, óleo e gás de exaustão e testando algumas maneiras de refrigerá-lo. O próximo passo será levantar essa curva no dinamômetro (farei isso no laboratório de motores da Universidade de Brasília onde estou terminando meu mestrado). De posse dessa curva terminarei o projeto da hélice e da redução. O giro que estou construindo é projeto meu e já leva em conta a posição da reduçao. O motor ficará numa posição relativamente alta mas justamente para o centro de gravidade ficar acima da linha de tração da hélice (para evitar o power push over). Agradeço a sua "informação" e preocupação pertinentes Abelha. Um abraço, Ricardo Alvarenga

    ResponderExcluir
  12. O que estarao fazendo meus colegas gironautas neste final de semana? aqui vai a ultima foto do Golden pulando pra cima em mais uma aula la em Bridgeport. Notem as listras no chao da pista, ele realmente pula para o ceu . . . abracos Heron

    Attachment: GBLiftoff.jpg

    ResponderExcluir
  13. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.