segunda-feira, 12 de janeiro de 2004

Tamanho dos Rotores e Desempenho

Ol찼 rapaziada!
 
Mais algumas quest천es:
 
1) Qual a rela챌찾o entre o tamanho dos rotores e o desempenho de um girocoptero, ou seja, um giro que utilize, hipoteticamente, um rotor de 7m, se passar a utilizar um de 8m, quais as vantagens e desvantagens a n챠vel de sustenta챌찾o, arrasto, consumo de combust챠vel, maior exig챗ncia do motor ( ou menor? )?
 
2) Qual a f처rmula para c찼lculo de sustenta챌찾o utilizando medidas do rotor?
 
Ah, e por 첬ltimo:
 
3) Por que o rotor gira livremente e o que determinar sua rota챌찾o e consequente sustenta챌찾o?
 
Aquele abra챌o!
( prometo que deixarei os mais veteranos ou "menos novatos", se preferirem, em paz por algum tempo - 챕 claro - se colaborarem conosco ( novatos ) respondendo pelo menos algumas perguntas )
 
Douglas Stasionisas-SP

7 comentários:

  1. ol찼 douglas, bom dia. Pelo visto est찼 bem afim de sair do ch찾o, mas v찼 com calma voar pode parecer f찼cil mais leva algum tempo, lendo suas 첬ltimas discuss천es pude observar que est찼 bastante preocupado com seguran챌a, e est찼 correto, por챕m ficou uma d첬vida, vc est찼 construindo ou pretende adquirir um equipamento ?? Pois dependendo de sua  resposta poderia até lhe dizer, que tem muito profissional na aréa e levam bem a serio o detalhe da segurança.... e já tem pessoas com projetos desenvolvidos e testados e voando, portanto só falta saber se está construindo ou vai comprar pronto, se for pronto sei quem e onde  vc poderá adquirir seu giro sem a preocupação de estar com o motor adequado ou não , pois tudo já foi testado e aprovado, lá fora e com tecnologia de ponta.. veja estas quest천es, pois o ideal 챕 ir tendo aulas de v척o pra depois adquirir um 처timo equipamento, e lembre procure pessoal com experi챗ncia. Ate + Leandro Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Ol찼, Leandro!   Antes de mais nada, muito obrigado pela aten챌찾o!   Tentando responder a sua pergunta quanto ao meu propósito em relação à giroaviação, digo que desde que me entendo por gente, estou com 31 (quase 32 anos), tenho uma certa fixação/paixão/admiração por máquinas que voam.   E a alguns meses atr찼s, deparei me com um site descrevendo as caracter챠sticas b찼sicas de um girocoptero/autogiro. Dentre elas, as que mais me interessaram foram as seguintes:   inexist챗ncia de stall, facilidade de hangaragem, baixo custo do equipamento comparado com outros de v척o e maior seguran챌a em rela챌찾o a outros equipamentos ( asa fixa )   Procurei me aprofundar e acabei em Mogi Mirim fazendo um "v척o demonstrativo" com o Wladimir Romera ( mantedor do site citado acima ) e pude notar ter gostado da experi챗ncia.   Desde então, descobri este grupo de discussão e estou tentando me aprofundar um pouco no assunto, antes de tomar qualquer decisão em relação às aulas e à aquisição de um aparelho.   Minhas maiores d첬vidas ainda s찾o as seguintes:   1) Considerando meu peso, 90kg, e o custo X benef챠cio X seguran챌a, qual seria a melhor configura챌찾o de um giro? AC-4, motor VW 1.6 turbinado seria suficiente?   2) O motor VW parece que possui algumas características preocupantes, tipo trabalhar sempre a toda potência ( aquecimento? ), estar sujeito à quebra de virabrequim ( não sei se isto é frequente ou remoto ainda! ), ou seja, eu poderia dar partida no motor e com tranquilidade resolver fazer o percurso Atibaia/Mogi-Mirim, p.exemplo? Seria como ligar o meu carro e sair num final de semana?   3) Se tendo um giro, um AC-4 com motor 1.6 turbo, por exemplo, eu teria muito mais horas voando que com ele numa oficina?   Ent찾o, 챕 isto, apesar de querer muito mesmo realizar este meu antigo sonho, e investir nele, queria estar um pouco mais fundamentado para decidir. Afinal tenho um filhinho lindo com 3 anos que, creio eu, precisar찼 muito ainda desse carinha aqui.   E, claro, prefiro adquirir um equipamento montado, pois n찾o tenho experi챗ncia nenhuma com serralheria e nem base aeronautica t찾o aprofundada. O custo 챕 importante para mim, pois ainda n찾o estou nadando em dinheiro.   Qualquer ajuda sua será muito bem recebida. No momento, estou mais na condição de absorvedor de conhecimentos. Espero, um dia, poder corresponder à altura.   Um grande abra챌o,   Douglas - SP

    ResponderExcluir
  3. Ol찼 Douglas;
    Meu amigo,n찾o fica esquentando muito a cabe챌a com detalhes e n찾o d챗 ouvidos a tudo que vc ouve.Sempre procure ouvir a voz da experi챗ncia.A avia챌찾o 챕 um meio de tranporte muito rapido, mas pra quem n찾o tem pressa,sendo assim,seu dia vai chegar.O giro 챕 a aeronave mais segura que existe,desde que vc saiba pilotar com seguran챌a,por isso eu sempre digo,a instru챌찾o 챕 o mais barato de tudo pois sabendo os porcedimentos vc n찾o se machuca,eu ja tive 7 panes e ainda estou aqui.Com um giro mono vc vai poder viajar sim e sem maiores problemas,a manuten챌찾o n찾o 챕 cara,eu aconselho trocar o virabrequim a cada 300 hs,que deve estar custando uns R$ 400,00.Vale lembrar que para voar essas horas vc vai levar uns 3 a 4 anos,ou seja,sai barato.cabe챌ote a cada 100 hs que custa 140,00 fazer os dois e o resto 챕 o de praxe,처leo,velas e regulagens.fazendo isso vc n찾o ter찼 dor de cabe챌a,no curso que estarei ministrando em breve ter찼 tudo isso e muito mais.
    Grande abra챌o
    Turbina.....


    MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil. Fa챌a o seu agora.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, mestre!   Aos poucos chegarei l찼, vou reduzir um pouco a carga no manete! Entretanto, n찾o me pe챌a para deixar de ser curioso porque creio ser esta uma grande virtude do ser humano ( talvez a que nos diferencie dos demais animais ! ). Espero poder contar com a vossa paci챗ncia.   Agora, umas duas perguntinhas a mais para encerrar o conversa sobre o assunto "seguran챌a":   Destas 7 panes pelas quais passou, alguma poderia ter sido evitada?   Das que n찾o poderiam ser evitadas, qual foi, aproximadamente, a quantidade de horas voadas entre a primeira e a 첬ltima? Isto 챕 s처 para mim tentar obter uma rela챌찾o de horas sem pane com a ocorr챗ncia destas ( muito emp챠rico, mas 챕 melhor que nada... serve para eu ter uma base ).   Um grande abra챌o e n찾o esque챌a de avisar quando o te처rico estiver em fase de estr챕ia, combinado?!   Douglas

    ResponderExcluir
  5. ESSA É PRO TURBINA.       COMPREI UM GIRO BIPLACE ESTILO AC-4, NA MÃO DE UMA PESSOA QUE COMPROU DE OUTRA, O GIRO VOA BEM SEGUNDO UM ENTENDIDO NO ASSUNTO, POIS ELE JÁ VOA GIRO HÁ CINCO ANOS E É REPRESENTANTE DA ABG NA MINHA REGIÃO.       ACONTECE QUE NÃO SEI QUANDO O GIRO FOI CONSTRUIDO, NEM QUANDO DEVO TROCAR VIRABREQUIM, CABEÇOTE, ETC.. SÓ TENHO 5 H DE VOO SOLO E NÃO TENHO EXPERIENCIA PARA AVALIAR ESSAS PEÇAS. ONDE MORO, POUCAS PESSOAS JÁ VIRAM UM GIRO NA VIDA, INCLUSIVE POR AQUI JÁ DISSERAM QUE O GIRO É UM VENTILADOR GIGANTE. COMO POSSO FAZER PARA AVALIAR AS CONDIÇÕES DA AERONAVE E QUANDO E ONDE VOCE DARÁ ESSE CURSO? AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE. PEPELEGALE

    ResponderExcluir
  6. Ol찼 Pepelegale;
    Eu se fosse vc faria o seguinte;a principio olhe o estado geral da maquina,estrutura(soldas,rachos,trincas,corros찾o),depois verifique os comandos(desmontando tudo),veja os parafusos da articula챌찾o principal(fica embaixo do tanque)esses costumam se desgastar,troque os rolamentos do rotor(independente do estado,pois s찾o baratos e sua vida depende deles),olhe cabos e demais comandos.Qto ao motor tente saber o hist처rico,mas 챕 complicado,ent찾o fa챌a o seguinte;fa챌a os dois cabe챌otes e troque o virabrequim pois s찾o essas as partes que mais sofrem e quebram,fazendo isso seu motor fica novo.A manuten챌찾o preventiva 챕 a melhor saida,sobretudo se tratando de um giro que n찾o se conhece.
    Abra챌os.
    Turbina......


    MSN Messenger: converse com os seus amigos online. Instale gr찼tis. Clique aqui.

    ResponderExcluir
  7.  MUITO OBRIGADO PELAS DICAS, TOMAREI PROVIDENCIAS. E O CURSO TEORICO? QUANDO E ONDE?            UM ABRAÇO            PEPELEGALE

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.