quinta-feira, 22 de janeiro de 2004

Hélices.

Oi gente. Tenho umas 30 horas de vôo. Já voei num giro com a hélice do Orley (de 8 graus de passo) e agora estou voando em outro com a hélice do Rupert (60 x 30 que pelas contas do próprio Ridley daria + ou – 11 graus). Com o primeiro giro eu subia muito bem mesmo com os meus 92 Kg já com o segundo, se o tanque estiver cheio, enfrento alguma dificuldade. O primeiro era um giro mais leve pois não tinha motor de arranque, compensador eletrico e nem dupla ignição, coisas que o segundo já possui. O primeiro chegava à 3400 rpm e uma temperatura de quase 100 C° durante a decolagem e uns 90 C° em cruzeiro já o segundo chega somente a 3200 rpm, quase 90 C° na decolagem e uns 75 C° em cruzeiro. No primeiro eu me sentia muito seguro pois se precisasse de subir ele subia; já no segundo…nem tanto. O pior é que eu nem sei dizer se o segundo voa mais rápido pois não tenho mais como comparar os dois mas acredito que não, já que o rpm do segundo caiu consideravelmente.

Eu gostaria de saber se existe algu챕m da comunidade voando com algum outro tipo de h챕lice nestes motores VW 2300 e qual 챕 o resultado.

Estou pensando de comprar uma nova hélice do Orley mas gostaria de saber se algum “meio termo” seria melhor. Algo talvez com um passo de uns 9° ou 9,5°.

Se algu챕m puder me dar uma luz neste dilema serei muito grato.

Abraços à todos.

10 comentários:

  1.  OLHA TARZAN, TENHO AQUI UMA HELICE DE  UM HERCULES DA FAB, ACHO QUE ESSA LEVANTA SEUS 92KG SEM PROBLEMAS.   MAS, TENHO UMA IDEIA MELHOR, POR QUE NÃO TOMA PLANTABEM E PARA DE COMER PIZZA. EM UM MES CÊ VAI PRA 70 KG. PALAVRA DE QUEM ENTENDE DE DIETA.     UM ABRAÇO, PEPELEGALE.

    ResponderExcluir
  2. Pepelegale:

    Calma com a dieta, vai que o Tarzan tem 1 metro e 98 (n챕, Douglas?). 8^)

    Tarzan:
    Outras pessoas podem te dar opini찾o melhor, mas j찼 que o pessoal aqui 챕 t챠mido...

    Como que você estava acostumado à hélice com passo menor, e já que esta máquina nova é mais pesada, talvez reduzir o passo te traga de volta a sensação de segurança que você tinha antes (a outra opção seria arrumar algum jeito de mexer no motor e aumentar o torque). Se me permite, acho que diminuir o passo é uma opção razoável se seu hábito não inclui muitos vôos cross country, se você costuma operar mais nas proximidades da sua pista.

    Abra챌os.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pepelegale:

    muito obrigado oferta da h챕lice. Era justamente o que eu estava procurando. Quanto ao Plantabem, devo dizer que um amigo meu de Feira de Santana que voa AeroBoero tomou e disse que a cada toque e arremetida, ele se borrava todo! N찾o sei se seria uma boa id챕ia!!! 8>) Um Abra챌찾o!

    Juci챗:

    Quem me dera o meu caso fosse o mesmo do Douglas.
    Realmente estou começando a fazer um pouco de navegação entre as cidades vizinhas. Agradeço a sua resposta mas ainda me pergunto: será que a hélice de 11 graus à 3200 rpm não desenvolve a mesma velocidade da de 8 graus à 3400. Voce saberia me dizer como se faz este cálculo? Realmente não gostaria de perder em velocidade mas se terei de escolher irei pela segurança.

    Abra챌os.

    ResponderExcluir
  4. Tarzan,

    a sua nova configura챌찾o (11 graus, 3200 rpm) teoricamente seria 29% mais veloz que a antiga (8 graus a 3400 rpm). No entanto, se a motoriza챌찾o tem pot챗ncia similar em ambos os casos, a nova configura챌찾o est찼 exigindo MUITO mais do motor. Se ele n찾o tem torque suficiente pra ag체entar tranq체ilo esta carga maior, ent찾o est찼 explicada a sens챠vel perda de performance que voc챗 sentiu (ainda mais considerando que a nova m찼quina 챕 mais pesada).

    Abra챌찾o.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

    ResponderExcluir
  5. OLA TARZAN   POSSUO UM GIRO COM HELICE DO ORLEI DE 8쨘 DE PASSO E VOA MUITO BEM NO MEU MOTOR DE 2200 CC SE VC AUMENTA O PASSO ELE FICA BOM P/ NAVEGAR MAS AS DECOLAGENS E SUBIDAS FICAM RUINS,SE VC COLOCA UMA COM PASSO MENOR ELE FICA BOM PARA DECOLAR E SUBIR MAS NAO P/CRUZEIRO VOA POUCO. ENTAO O IDEAL SERIA UMA DE PASSO VARIAVEL COMO AINDA ESTA FORA DE COGITAÇAO NOS NOSSOS MOTORES WV A IDEIA E FICAR NO MEIO DO CAMINHO EXPERIMENTA UMA DE 9 A 9,5º ACHO QUE FICARA BOM. OUTRA COISA O MOTOR SE ELE FOR VW ELE DEVE TRABALHAR NA MAIS ALTA RPM POSSIVEL O IDEAL E 3450 RPM E TEMPERATURA DO OLEO ENTRE 90 A 110ºC USE UM OLEO BOM EX VS TUTELA E UM OLEO PARA ALTAS TEMPERATURAS ASSIM ACHO QUE VOARA MELHOR  NAO SEI SE AJUDEI  MAS TENTEI ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelas dicas rapaziada (inclusive a do pepelegale). É uma escolha dificil mas acho que vou seguir o conselho do Sentapua ,ou seja, pela razão de subida e segurança . Que bom seria se tivessemos um motor com apenas um pouco mais de empuxe. Quem sabe…uns 200 Kg…

    Abraços à todos.

    ResponderExcluir
  7. N찾o se sinta desamparado n찾o.
    Em breve voce ter찼 mais informa챌천es sobre um VW
    injetado, com redu챌찾o, n찾o turbo, que est찼 dando 230kg de empuxo.
    Fernando

    ----- Original Message -----
    From:
    tarzan
    To: ABGiro
    Sent: Tuesday, January 27, 2004 3:24
    AM
    Subject: Re: H챕lices.





    Nova mensagem em ABGiro



    H챕lices.





    Responder





     
    Responder ao remetente
      Recomendar
    Mensagem 7 em
    discuss찾o





    De: tarzan




    Abraços à
    todos.

    Exibir outros grupos nesta
    categoria.

    ResponderExcluir
  8. E' isso ai, Fernando! Seu motor com reducao sera' muito bem vindo. E' a peca que esta faltando no quebra-cabeca de muita gente. Tem previsao? Da' uma prioridade ai, vai, Fernado. O sucesso te aguarda. 8^D

    Abracao.

    O JuciE
    www.jucie.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernando! Estive falando com o Orley a respeito da minha h챕lice e acabamos saindo para as redu챌천es para motor VW. Ele me disse que fez uma h챕lice de 70 " para um cara que tem um Bensen voando com o VW e uma redu챌찾o do Montalva. N찾o seria vc por acaso, heim? N찾o nos deixe na curiosidade pelo amor de Deus! Mantenha-nos informados dos seus avan챌os. Abracos.

    ResponderExcluir
  10. S처 se o Montalva tiver outro modelo de redu챌찾o, porque a que eu vi 챕 esta no anexo, feita pra m찼quinas maiores. Ja' pensou um Bensen com esta redu챌찾o, hein? O Fernando ia ter que engordar uns 30 quilos, s처 pra equilibrar a m찼quina. 8^)

    Attachment: reducao.jpg

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.