COMUNIDADE ABGiro :
Nossa comunidade está voltada para o aerodesporto na categoria Giroaviação cujo objetivo é congregar os aficionados em aviação de asa rotativa , Girocópteros e Helicópteros experimentais para que possam trocar experiências e conhecimentos nessa área.
terça-feira, 10 de abril de 2007
Rotor head/blades/cardan
Prezados amigos, algu챕m poderia me informar quem est찼 fabricando este conjunto de rotor (head/blade/cardan) do giro do Sr. Z챕 Preto?
Caso algum dos amigos saiba, peço enviar-me telefone, site ou e-mail.
Geraldo Pelo que eu conversei com o Z챕 ele construiu o giro dele s처zinho, at챕 mesmo a estrutura 챕 diferente dos AC-4 tradicionais . Este giro n찾o 챕 mais do Z챕 Preto ele vendeu para o Neto, mas continua em MogiMirim. Se voce se interessar eu tenho um projeto da cabe챌a do rotor, onde eu troquei os rolamentos tradicionais de contato angular - 7206 em cima e rolamento 6006 em baixo. por um par de rolamentos de rolos c척nicos utilizados na roda dianteira da caminhonete D10. Os Rolamentos de rolos c척nicos precisam ser bem ajustados para trabalharem sem folgas e nem apertados demais, mas rolamentos de rolos resistem em m챕dia, ao dobro da carga de rolamentos de esferas, sendo limitados apenas para rota챌천es elevadas- o que n찾o 챕 o nosso caso, 400 RPM - Recentemente fiz 3 cabe챌as destas, uma para mim e duas para 2 amigos, gastei nas 3 , aprox. R$ 1000,00 de materiais e m찾o de obra de torno e fresa, e ainda sobrou alguma coisa para eu fazer. Ficou faltando as engrenagens para o pr챕
Geraldo , infelizmente eu n찾o tenho tempo e recursos (oficina em tempo integral) para fazer rotores para vender, j찼 fiz 4cabe챌as, 2 para mim e 2 para outros amigos, mas demorei uma eternidade para terminar. Se voce quizer posso lhe mandar um conjunto de desenho ( agora em formato de fotos " . gif " ) onde voce encontrar찼 todas as informa챌천es que um torneiro ou ferramenteiro precisar찼 para construir, e se precisar posso lhe dar mais informa챌천es quando forem necess찼rias .
Lacerda se possivel voce poderia me enviar este projeto, e o tipo de material , ou seja o ferro utilizado nas peças. Mnade o preço e a conta onde eu posso depositar o valor correspondente. Se possivel voce sabe alguem que tem um motor ROTAX 582 , se positivo ficarei muito grato. obrigado. E stou te esperando aqui no nordeste, se um dia vier á terra de sua esposa por favor paasse aqui na terra da cebola. abraços. LIMA.
Sugiro que Voc챗 poste em Arquivos na p찼gina do grupo, as fotos mensionadas, que ser찾o de grande valia e uma valiosa contribui챌찾o sua para todos os participantes do Grupo.
Sauda챌천es
J.Geraldo
_________________________________________________________________ Verificador de Seguran챌a do Windows Live OneCare: verifique j찼 a seguran챌a do seu PC! http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm
Lacerda Se vc quiser com "S" ou se quizer com "Z" , podemos disponibilizar no Site do Giro - de graça para felicidade da tchurminha Site Info Giro ------->>>> http://br.geocities.com/sitedogiro enviar os arquivos para o endereço e-mail : sitedogiro@yahoo.com.br att AbelhaRJ
Estou anexando os desenhos da cabe챌a do rotor. Este conjunto 챕 para utilizar um par de rolamentos de rolos c척nicos ( 32007 e 32005 ), e precisa de uma aten챌찾o especial no ajuste da folga dos rolamentos, com o parafuso totalmente apertado n찾o deve ter folga, e n찾o pode prender os rolamentos. No corpo do CUBO tem um rebaixo de 80 mm de diametro onde pode ser montado a engrenagem do pre rotor, 8 parafarafusos de 4mm s찾o suficientes Nos rotores que eu fiz utilizei os rolamentos da roda dianteira da caminhonete D10, por ser facil de encontrar, e baratos, mas as medidas s찾o um pouco diferentes o desenho anexo n찾o serve.
Olá a todos Caro amigo Lacerda , já implementei no Site do Giro , os referido planos da cabeça rotora , para deleite da comunidade. http://br.geocities.com/sitedogiroSe챌찾o :Partes do Giro sub-se챌찾o :Planos das pe챌as A sua colaboração e contribuição fortalece o nosso elo com a giroaviação . Quisera que todos seguissem seu exemplo , muitas barreiras estariam vencidas. Conforme o transcorrer das discussões será atualizado as informações passo a passo. Um grd abraço. Att AbelhaRJ
Corrigindo: Geraldo, acho que n찾o existem NORMAS para barra separadora (HUB BAR) nem para o mancal,(tijolinho) at챕 porque voce encontra dezenas de projetos diferentes, basta ver fotos de diversos giros. As barras que praticamente todos usam aqui no Brasil mede 3/4" x 2" x 500mm de comprimento, e 챕 de SAE 1020 ou SAE 1045 O tijolinho 챕 de alum챠nio com duas semi buchas de bronze, acerta-se a medida de 62mm na cabe챌a destas buchas, 챕 um ajuste bem simples.
Lacerda: o que 챕 que voce chama de tijolinho? A barra de uniao varia de acordo com o desejado pelo desenhista, tem barras de um metro e ate mais. Considera-se o diedro tambem, quando se ajusta uma barra de uniao que tem angulo ja desenhado. Preciso estudar muito ainda esta parte, tem coisa demais para se aprender em giros. abraco Heron
Lacerda, a gente se conhece h찼 algum tempo, ent찾o sua generosidade j찼 n찾o me surpreende mais, pois sei que faz parte da sua 챠ndole; por챕m nunca 챕 demais lembrar que a gente tem mesmo que tirar o chap챕u para gestos como o seu, de compartilhar publicamente o projeto.
Tomo a liberdade de te agradecer, em nome da comunidade que se beneficia do seu esfor챌o; n찾o apenas os girutas de hoje, mas os muitos que vir찾o a integrar esta turma no futuro.
Lacerda Acho que entendi como o bloco que fica entre as torres, onde passa o parafuso de gangorra (teeter), estou certo? Com o passar dos anos, a preferencia por barras de uniao onde, os parafusos de reten챌ao das pas, sao colocados de cima para baixo, vai eliminando as barras com parafusos laterais. Tem gente usando a barra de uniao das Mac Cutchen com pas de aluminio com bons resultados. Fica um pouco mais rigido, permitindo um voo menos balan챌ado. Abra챌os Heron
Caro Geraldo Muito obrigado por reconhecer um dos propositos da minha vida: promover giros. Criei a Gyrowave em 2003 para tal fim, porem como nao tinha ganhos suficientes para tal, resolvi produzir giros ou kits ou pe챌as para poder me manter dentro da arena. com muito sacrificio e muitos erros eu consegui algum conhecimento, passo sempre aquilo que posso, dou pareceres avisando que ainda me considero leigo. Abri muitas portas para o exterior, assim o pessoal vai na fonte e bebe agua mais limpa. Porem, reconhe챌o que uma mudan챌a se faz necessaria, o gasto enorme sem retorno ja me causa problemas, preciso focar melhor em alguma coisa que me mantenha andando para frente e continue a estudar e passar o conteudo. Quem sabe ate o final desta minha estadia aqui (6 meses) eu tenha como continuar, estamos paquerando uma maquina aqui perto e se der certo eu mando para o Brasil para poder demonstrar em mais lugares. Por hora eu vou pegar no pesado e juntar reservas para mais um pouco de tentativas. Acredito ter passado dos 90% de satura챌ao, 챕 . . .eu sou meio maluco mesmo! Mas ainda conto com um milagre para que algo aconte챌a neste sentido. grande abraco a todos Heron
Geraldo
ResponderExcluirPelo que eu conversei com o Z챕 ele construiu o giro dele s처zinho, at챕 mesmo a estrutura 챕 diferente dos AC-4 tradicionais .
Este giro n찾o 챕 mais do Z챕 Preto ele vendeu para o Neto, mas continua em MogiMirim.
Se voce se interessar eu tenho um projeto da cabe챌a do rotor, onde eu troquei os rolamentos tradicionais de contato angular - 7206 em cima e rolamento 6006 em baixo. por um par de rolamentos de rolos c척nicos utilizados na roda dianteira da caminhonete D10. Os Rolamentos de rolos c척nicos precisam ser bem ajustados para trabalharem sem folgas e nem apertados demais, mas rolamentos de rolos resistem em m챕dia, ao dobro da carga de rolamentos de esferas, sendo limitados apenas para rota챌천es elevadas- o que n찾o 챕 o nosso caso, 400 RPM -
Recentemente fiz 3 cabe챌as destas, uma para mim e duas para 2 amigos, gastei nas 3 , aprox. R$ 1000,00 de materiais e m찾o de obra de torno e fresa, e ainda sobrou alguma coisa para eu fazer.
Ficou faltando as engrenagens para o pr챕
Prezado Lacerda, Tive que me ausentar do conv챠vio dos amigos gironautas, mas, agora, estou de volta. Peço que entre em contato comigo pelo meu e-mail ( geraldo@fachesf.com.br), pois pretendo lhe solicitar, se possÃvel, a construção de duas cabeças de rotor (light ~ 200kg gross weight) com rolamentos cônicos, disco, prerotator elétrico e comando, pelos quais acertaremos preço. Um grande abra챌o. Atenciosamente, Geraldo Carvalho
ResponderExcluirGeraldo , infelizmente eu n찾o tenho tempo e recursos (oficina em tempo integral) para fazer rotores para vender, j찼 fiz 4cabe챌as, 2 para mim e 2 para outros amigos, mas demorei uma eternidade para terminar.
ResponderExcluirSe voce quizer posso lhe mandar um conjunto de desenho ( agora em formato de fotos " . gif " ) onde voce encontrar찼 todas as informa챌천es que um torneiro ou ferramenteiro precisar찼 para construir, e se precisar posso lhe dar mais informa챌천es quando forem necess찼rias .
Lacerda
Lacerda se possivel voce poderia me enviar este projeto, e o tipo de material , ou seja o ferro utilizado nas peças. Mnade o preço e a conta onde eu posso depositar o valor correspondente. Se possivel voce sabe alguem que tem um motor ROTAX 582 , se positivo ficarei muito grato. obrigado. E stou te esperando aqui no nordeste, se um dia vier á terra de sua esposa por favor paasse aqui na terra da cebola. abraços. LIMA.
ResponderExcluirMe mande o seu email para jandui2@hotmail.com que eu lhe envio o arquivo GRATIS Lacerda
ResponderExcluirPrezado AJ.Lacerda
ResponderExcluirSugiro que Voc챗 poste em Arquivos na p찼gina do grupo, as fotos mensionadas,
que ser찾o de grande valia e uma valiosa contribui챌찾o sua para todos os
participantes do Grupo.
Sauda챌천es
J.Geraldo
_________________________________________________________________
Verificador de Seguran챌a do Windows Live OneCare: verifique j찼 a seguran챌a
do seu PC! http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm
This message has been deleted by the author.
ResponderExcluirLacerda Se vc quiser com "S" ou se quizer com "Z" , podemos disponibilizar no Site do Giro - de graça para felicidade da tchurminha Site Info Giro ------->>>> http://br.geocities.com/sitedogiro enviar os arquivos para o endereço e-mail : sitedogiro@yahoo.com.br att AbelhaRJ
ResponderExcluirEstou anexando os desenhos da cabe챌a do rotor.
ResponderExcluirEste conjunto 챕 para utilizar um par de rolamentos de rolos c척nicos ( 32007 e 32005 ), e precisa de uma aten챌찾o especial no ajuste da folga dos rolamentos, com o parafuso totalmente apertado n찾o deve ter folga, e n찾o pode prender os rolamentos.
No corpo do CUBO tem um rebaixo de 80 mm de diametro onde pode ser montado a engrenagem do pre rotor, 8 parafarafusos de 4mm s찾o suficientes
Nos rotores que eu fiz utilizei os rolamentos da roda dianteira da caminhonete D10, por ser facil de encontrar, e baratos, mas as medidas s찾o um pouco diferentes o desenho anexo n찾o serve.
Lacerda
Attachment: CABROTOR1.bmp
Prezado Lacerda, fico bastante agradecido pela sua aten챌찾o. Gostaria de saber, ainda, se esta largura de 62mm na cabeça do rotor é universal ou se na compra da HUB BAR/blades(rotor) deverei me preocupar em comprar a HUB BAR para aproximadamente esta largura.
ResponderExcluirSorry, i forgot de ???????????
ResponderExcluirThis message has been deleted by the author.
ResponderExcluirOlá a todos Caro amigo Lacerda , já implementei no Site do Giro , os referido planos da cabeça rotora , para deleite da comunidade. http://br.geocities.com/sitedogiro Se챌찾o : Partes do Giro sub-se챌찾o : Planos das pe챌as A sua colaboração e contribuição fortalece o nosso elo com a giroaviação . Quisera que todos seguissem seu exemplo , muitas barreiras estariam vencidas. Conforme o transcorrer das discussões será atualizado as informações passo a passo. Um grd abraço. Att AbelhaRJ
ResponderExcluirCorrigindo:
ResponderExcluirGeraldo, acho que n찾o existem NORMAS para barra separadora (HUB BAR) nem para o mancal,(tijolinho) at챕 porque voce encontra dezenas de projetos diferentes, basta ver fotos de diversos giros.
As barras que praticamente todos usam aqui no Brasil mede 3/4" x 2" x 500mm de comprimento, e 챕 de SAE 1020 ou SAE 1045
O tijolinho 챕 de alum챠nio com duas semi buchas de bronze, acerta-se a medida de 62mm na cabe챌a destas buchas, 챕 um ajuste bem simples.
Lacerda
Lacerda: o que 챕 que voce chama de tijolinho? A barra de uniao varia de acordo com o desejado pelo desenhista, tem barras de um metro e ate mais. Considera-se o diedro tambem, quando se ajusta uma barra de uniao que tem angulo ja desenhado. Preciso estudar muito ainda esta parte, tem coisa demais para se aprender em giros. abraco Heron
ResponderExcluirHeron " Tijolinho " é o mancal que fica parafusado no centro da barra de união, ou "espaçador" como os girutas brasileiros chamam . O espaçador pode ter diversos comprimentos, quanto maior, maior o diametro do rotor e mais área de sustentação . 500m é o mais comum para giro mono, com pás de 3300mm fica com diametro de 7100mm . Como eu disse antes existem dezenas de projetos, e acho que aparecem mais a cada dia Lacerda
ResponderExcluirLacerda, a gente se conhece h찼 algum tempo, ent찾o sua generosidade j찼 n찾o me surpreende mais, pois sei que faz parte da sua 챠ndole; por챕m nunca 챕 demais lembrar que a gente tem mesmo que tirar o chap챕u para gestos como o seu, de compartilhar publicamente o projeto.
ResponderExcluirTomo a liberdade de te agradecer, em nome da comunidade que se beneficia do seu esfor챌o; n찾o apenas os girutas de hoje, mas os muitos que vir찾o a integrar esta turma no futuro.
Muito obrigado.
O JuciÊ
Lacerda Acho que entendi como o bloco que fica entre as torres, onde passa o parafuso de gangorra (teeter), estou certo? Com o passar dos anos, a preferencia por barras de uniao onde, os parafusos de reten챌ao das pas, sao colocados de cima para baixo, vai eliminando as barras com parafusos laterais. Tem gente usando a barra de uniao das Mac Cutchen com pas de aluminio com bons resultados. Fica um pouco mais rigido, permitindo um voo menos balan챌ado. Abra챌os Heron
ResponderExcluirPrezados Lacerda, Abelha, Heron, Juciê, Vocês todos engrandecem a comunidade, nos ensinando e aconselhando sem interesses mesquinhos. Isto vai nos tornando grandes no conhecimento e nos predicados. Eu gostaria de colocar aqui uma fase bastante propÃcia para o momento : "Felicidade é ver que a nossa vida não está passando inutilmente" ( Ãrico VerÃssimo) Um grande abra챌o a todos. Geraldo
ResponderExcluirCaro Geraldo Muito obrigado por reconhecer um dos propositos da minha vida: promover giros. Criei a Gyrowave em 2003 para tal fim, porem como nao tinha ganhos suficientes para tal, resolvi produzir giros ou kits ou pe챌as para poder me manter dentro da arena. com muito sacrificio e muitos erros eu consegui algum conhecimento, passo sempre aquilo que posso, dou pareceres avisando que ainda me considero leigo. Abri muitas portas para o exterior, assim o pessoal vai na fonte e bebe agua mais limpa. Porem, reconhe챌o que uma mudan챌a se faz necessaria, o gasto enorme sem retorno ja me causa problemas, preciso focar melhor em alguma coisa que me mantenha andando para frente e continue a estudar e passar o conteudo. Quem sabe ate o final desta minha estadia aqui (6 meses) eu tenha como continuar, estamos paquerando uma maquina aqui perto e se der certo eu mando para o Brasil para poder demonstrar em mais lugares. Por hora eu vou pegar no pesado e juntar reservas para mais um pouco de tentativas. Acredito ter passado dos 90% de satura챌ao, 챕 . . .eu sou meio maluco mesmo! Mas ainda conto com um milagre para que algo aconte챌a neste sentido. grande abraco a todos Heron
ResponderExcluirZ챕 Preto me disse que estava interessado neste projeto da cabe챌a do rotor. Alguem sabe o telefone ou o e-mail dele ? Lacerda
ResponderExcluirEu n찾o sei o angulo que o rotor oscila,
ResponderExcluirVeja o projeto do rotor que eu construi na mensagem anterior
Lacerda