Dado que trouxeram este assunto à tona novamente...
Há muito tempo atrás, quando comecei à fazer parte desta comunidade, coloquei uma msg em uma das discussões (não me lembro qual) propondo que fosse criado um fundo para o desenvolvimento de um motor ou talvez até de uma aeronave, já que este é realmente o entrave do nosso esporte no Brasil.
Não obtive nenhum retorno sequer. Simplesmente parecia que só eu visualizava a msg no meu monitor. Nem mesmo os conhecidos como "resolvidos financeiramente" da comunidade fizeram algum comentário. à uma pena.
A minha proposta na época era que os "associados na ABG" se dispusessem à contribuir com uma quantia pequena e que ela fosse depositada em uma conta em nome da própria associação criando assim uma condição de se desenvolverem estudos em cima de motores automotivos novos no mercado e até de um chassi em materiais novos.
Cada contribuinte ficaria com uma cota para poder haver o desenho da aeronave, já concluÃda e testada (se achassem isso necessário) ou então se colocaria à disposição de todos bem ao estilo Santos D'umont, não interessa. O que interessa é realmente todos seriam beneficiados com uma aeronave melhor, com um motor confiável e ao alcance de todos por ser automotivo e finalmente, eu poderia levar minha esposa para voar comigo. Já tô meio chateado de voar sozinho.
Agora, já que todos estão empenhados na construção de um site, idéia esta tbm muito louvável, volto a bater literalmente nas "mesmas teclas" e pedir que a ABG pense nesta possibilidade. Digo a ABG por que realmente todos precisam de uma entidade por trás disto para haver credibilidade por parte dos contribuintes. O Heron já tentou fazer sozinho e não conseguiu e nem conseguiria pois o Brasil é um paÃs onde os bons pagam pelos maus e por fim, "cachorro mordido por cobra tem medo até de linguiça".
Todos poderiam colaborar. A matemática é uma, quantos mais colaboradores melhor e mais rápido seriam os resultados. Mas teria que ser uma coisa organizada, fixa com boleto bancário e um demostrativo enviado aos colaboradores. Idéias poderiam ser dadas tbm pelos interessados, como por exemplo, qual motor à ser usado e desenhos de novas estruturas. Temos muita gente boa em nosso meio. O negócio é parar com divagações e começar a executar (soei como o Heron agora).
Só pra exemplificar, se conseguissemos 100 colaboradores à R$20,00 por mês, no final de um ano seriam R$24.000,00. A não muito longo prazo dá pra fazer muita coisa.
Deixo então a idéia...peço ao presidente Marcos que analise a viabilidade e peço à todos que se manifestem à respeito. Por favor, não deixem que aconteça como da outra vez.
Abraços à todos
Renato
RENATO, A ano e meio atras, quando eu fazia parte da Orion, começamos a estudar a idéia de desenvolver um motor novo, na configuração ao estilo do VW . Ai, ficamos sabendo, que em Araraquara tinha uma fundição e um sujeito lá que tinha condição para ajudar a desenvolver o tal motor. Então dia marcado, lá fomos nós para Araraquara. Chegando na empresa fomos encaminhados para s sala do presidente e dono da empresa. Fomos muito bem recebidos. Esse senhor de sobrenome ROCATTI, tem um carisma fabuloso e nos cativou muito com sua simplicidade e a abundancia de seu conhecimento. O homem tem até o (PASME) QUARTO ANO PRIMÁRIO. MAS É UM GÉNIO PELA MÃO DE DEUS. Ele nos mostrou um torno feito por ele para usinar pistões ovalisados por fora. Mostrou um forno copiado dos alemães melhor que os deles, laboratórios etc. AI, certa altura, perguntamos se ele tinha condi챌찾o de desenvolver um motor leve para avi천es leve no Brasil ? de Alta confiabilidade ? Ele respondeu, EU TENHO !!! AI, ELE VIROU E PERGUNTOU : QUANTO VOCES TEM EM $$$ PARA GASTAR ? QUANTOS MOTORES VAMOS MONTAR POR MÊS ? 200 ? 500 ? 1.000 ? aI ELE NOS LEVOU EM UM OUTRA EMPRESA DELE QUE FAZIA SÓ O FERRAMENTAL (MOLDES) (CONQUILHA) PARA FUNDIR AS PEÇAS PARA OS CLIENTES DELE. CHEGANDO Là ELE PARAOU PERTO DE UM BLOCO DE AÃO INOX DE 1 METRO POR 1 METRO DIVIDIDO NO MEIO. DISSE, :- ISSO AQUI PESA MAIS OU MENOS 9 TONELADAS. CADA METADE FOI GASTO APROX. 2.500 HORAS PARA FAZER O MODELO DE UM BLOCO DE MOTOR PARECIDO COM O DE VW A APROXIMADAMENTE $80,00 REAIS A HORA. ENTÃO, NÃS FALAMOS PARA ELE, : - MUITO OBRIGADO, FOI UM PRAZER ENORME CONHECER O SENHOR, DESCULPE-NOS POR IMPORTUNAR O SENHOR E ATRAPALHAR SUA AGENDA. ELE DISSE EU GOSTO DE CONVERSAR VENHAM QUANDO VOCES QUISEREM . NOS DESPEDIMOS E FOMOS EMBORA. QUANTO QUE VOCE FALOU EM ARRECADAR ? UM ABRAÇO, NÃO DESANIME, CONTINUE . SILAS.
ResponderExcluirà interessante! Talvez se eu participasse mais deste forum (escrevesse mais) ou mudasse meu apelido eu teria tbm mais crédito. Ou talvez se eu escrevesse bem como o Juciê, quem sabe. Respeito e admiração é uma coisa a ser conquistada (Juciê...vc tem as duas coisas de mim)!!! Silas. O que eu quis dizer não foi esta coisa simples que vc entendeu. Me desculpe se acabei dando a idéia de que sou um adolescente com vontade de mudar o mundo. Muito pelo contrário sou quase um quarentão muito centrado mas ainda com a vontade de mudar alguma coisa. Se vc acha que esta quantia que eu mencionei arrecadada em 01 ano não é muito, então aumentaremos o valor. Pergunte ao Fernando (vice-presidente da ABG) quanto ele gastou para desenvolver o motor dele. Pergunte ao Tonhão (Antonio) quanto foi o dele. Já daria pra ter uma idéia de quanto precisaremos. O importante é que comecemos algo neste sentido. Eu, pobre mortal por minha vez, peguei o exemplo do Fernando e comecei um projetinho modesto com um amigo meu. Pensamos de montar um motor vw original (1600) com turbo, redução e refrigeração forçada como o do Predador do Fenando com a intenção de fazer à principio somente testes de bancada. A conclusão foi que o meu amigo acabou me deixando só, por problemas pessoais dele, eu acabei gastando uns R$4.000,00 só pra começar o projeto e pra piorar as coisas o motor vw acabou saindo de linha neste meio tempo. Agora ele se tornou um motor caro mas... existem outros mais acessÃveis no mercado. Quando falei de começarmos um projeto, lógico que não quis dizer que deveriamos desenhar um bloco e mandar fundir ou usinar. Com esta quantia que eu mencionei acho que daria pra se comprar um motor usado do A3, por exemplo, e se fazer alguns testes de bancada. Tem ainda o CAM do Civic que já estão aeronautizando há um bom tempo nos EUA ou ainda outros que ninguém tentou por um só motivo: dinheiro. Novamente, devo usar aquele "chavão" de que se unindo poderemos concluir algo. Sozinhos é praticamente impossÃvel porque ninguém entrou neste esporte pra rasgar dinheiro, ou pelo menos muito dele. Eu ainda acho esta idéia completamente viável. Quem quiser se manifeste agora ou cale-se para sempre porque ficar reclamando do equipamento e não fazer nada...também não muda nada!!! Abraços à todos Renato.
ResponderExcluir>Respeito e admira챌찾o 챕 uma coisa a ser conquistada (Juci챗...vc tem as duas coisas de mim)!
ResponderExcluirFico agradecido pelas suas palavras, Renato. Saiba que me sinto honrado de saber que participo do mesmo grupo que voc챗.
Acho que a sua id챕ia da pesquisa de motor 챕 interessante, mas o n챠vel de entrosamento do grupo tem que aumentar mais um pouco antes de se tentar um projeto financiado em conjunto.
Um grande abra챌o.
O JuciÊ
Renato e Galera Rotativa Eu estou bem "escalavrado" pelos embates, mas ainda nao desisti. Obrigado pela men챌ao e pelo reconhecimento dos esfor챌os! Mas a tua ideia 챕 a melhor, uniao para repartir os riscos e custos do aprendizado, criada a picada na floresta, ir pescar ficara facil. Estive consultando motores para o pessoal da Abul, duas experincias seriam essenciais, um motor suzuki para monos e um subaru 2.5 para duplos, custo aproximado da empreitada: 3 mil dolares! Devo voltar para ai dentro de 20 dias, minha passagem foi perdida pelo afastamento da LAB do mercado internacional e assim sendo tenho que comprar outra e receber o reembolso ai (sei nao). Estou pensando em levar os planos do Dominator, porem com as modificacoes modernas e tentar fazer um ai, todo o material esta disponivel no Brasil. Talvez um projeto completo financiado pelo grupo seja a porta para um futuro onde bons giros sejam mais faceis de obter. Localizar a oficina em um ponto onde o acesso de todos seja mais facil faria com que a montagem do giro seja assistida por todos e assim as manhas de fabricar um giro sejam desvendadas em grupo. Depois 챕 so mandar cortar as pecas e levar para casa e montar, grupos sempre dao melhor apoio. Abraco e contem comigo para compor um grupo. Que tal comecarmos com 10 pessoas e comprometer 1.000 reais em 10 vezes? Heron
ResponderExcluirUma ideia! Repassando a visita do meu amigo Luiz Carlos dai de Sabino, perto de Lins (Pousada Yamada, vale a pena ir la) deu para notar os impacto que os giros tiveram nele, mudou de ideia e quer um para breve, talvez o Golden, que ele disse te-lo intimidado no inicio, mas a medida que faziamos reparos e moviamos a maquina de um lado para outro ele viu que o Bixo nao morde. Em julho vai ter a convencao nacional da PRA e de la da pra ir para Oshkosh . . que tal um enviado dai com uma lista de perguntas para serem respondidas e muita foto para elucidar os assuntos. O grupo poderia financiar a viagem de um, depois ele paga em prestacoes e quem sabe outros que podem seriam estimulados a virem tambem, o ideal sao grupos de 3 ou 4 para dividir custos. Por exemplo: pegamos um carro novo da Chevrolet o HHR uma station wagon bem legal, por 256 a semana sem mais nada, seguro e um tanque de gasolina incluido. A Viagem pode ser para Chicago e dai de carro para ambos os eventos que nao sao longe, um ao sudeste e outro a Norte. Quem sabe tendo contactos com o pessoal daqui as ideias mudem e surjam mais acoes. Abraco Heron nao prometo ir junto, o meu mar esta revolto e sem peixes, mas como sou um otimista, tudo que esta escrito sera cumprido . . .
ResponderExcluirTARZAN(DEPOIS DA GRIPE).
ResponderExcluirEU SENDO SEU AMIGO(NOSSA RELAÇÃO É DE AMIZADE MESMO) NÃO SÓ DA ABG , FREQUENTAMOS A CASA UM DO OUTRO, VOAMOS JUNTOS ,ETC. ESTOU COM VC PRAA O QUE DER E VIER, MAS GOSTARIA DE TE LEMBRAR UMA COISA, CONCRETIZADO A SOCIEDADE NÃO DEVEMOS ESQUECER DE EXCLUIR PESSOAS COMO(VALMIR_ NÃO QUE SEJA UMA MÁ PESSOA ,MAS NÃO TEM TEMPO PRA CUMPRIR PRAZOS E O SR MONTALVA, TAMBEM NÃO QUE SEJA MÁ PESSOA, MAS PACERE QUE ELE VIVE DE AVIAÇÃO E SEUS PREÇOS SÃO MUITO ALTOS PARA NOSSA REALIDADE). TEMOS QUE PROCURAR PESSOAS COM INTERESSE(NÃO INTERESSE FINANCEIRO) KNOW -HOW E TEMPO PRA SE DEDICAR.
PODE CONTAR COMIGO,VC SABE ,MAS VAMOS COMEÇAR DA MENEIRA CERTA E NÃO ENVOLVER AS PESSOAS CITADAS ACIMA. TALVEZ SEJA DIFICIL DE ACHAR ESAS PESSOAS ,MAS NÃO É IMPOSSIVEL, CADA UM SABE UM POUQUINHO E QUANDO JUNTAR ,VAMOS ESTAR COM UMA MÁQUINA BOA E CONFIAVEL.
ABRAÇO ALVARO (PEPELEGALE)
Grande Alvaro Pepelegal Da pra sentir a tua frustra챌ao, mas nao desanime e reavalie suas posicoes. Somos poucos e o conhecimento real esta bem reduzido, ainda nao vislumbrei uma maneira de extrai-lo e depois avaliar. Tive uma conversa muito interessante com o Sr. Montalva e ainda nao tive tempo de sentar com o Valmir. Alo Valmir, que tal agora em Maio? devo estar por ai no dia 20 se tudo der certo. Deixa eu te dar um exemplo: o Xenon veio e realmente 챕 uma maquina apaixonante, o Rafael Celier investiu muito no desenho, porem usou como esqueleto aquilo que ja existe, um derivativo Bensen com motor rotax 912S e opcao para 914. Conversando com o Rafael, ele me disse que nao visava perfomance (velocidade principalmente) mas sim uma concep챌ao de maquina pronta e bem acabada para atingir o mercado ja existente. Ai mesmo no Brasil tem gente que usaria esta maquina sem problemas (alem dos conhecidos, instrucao e manutencao). A maquina voa bem, tem algumas novidades e um numero bem menor de pecas se comparada com o que existe por ai. A cabine de composite estrutural substitui muito tubo, placa e parafuso. Nao leva os pesadinhos porem, ainda esta naquele nicho de coisas possiveis. Como ficamos lado a lado no Bensen Days, dava para comparar o Xenon e o Golden, se voce quiser um cavalo de servi챌o tera que escolher o segundo. Como voce ve, o pessoal que esta fazendo giros, tem mais de 30 anos de pratica com muitos erros e poucos acertos, agora muitas formulas para se fazer uma maquina ja existem e sao comprovadas. O Rafael 챕 um cara novo, isto 챕 bom para nos, pois os antigos estao se afastando ou sendo afastados por motivos varios, nos que pudemos ter contactos com eles, temos uma historia mais completa e todos os degraus da subida, quem se deu bem e quem se deu mal. Um grupo bem formado deve ter embutido, mecanismos de depura챌ao, pois as vezes um dos membros nao tem certas qualidades e mesmo alguns detalhes de carater que possam a conflitar com o interesse coletivo. Mas nada que come챌a excluindo tem bom futuro, pois pessoas sao muito complexas e quando voce menos espera, o cara la do fundo da sala vem com uma valiosa contribui챌ao . . . todos merecem uma chance e como dizia o astuto general chines: mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto ainda . . . Para fazer um Dominator, ai tem tudo . . .so faltam os planos . . .ate mesmo um motor VW a ar pode faze-lo voar com uma certa performance. Abraco Heron
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ResponderExcluirCARO HERON
ResponderExcluirNÃO TENHO NEHUMA DUVIDA OU INTENÇÃO DE RETIRAR OU REPENSAR O QUE DISSE. MANTENHO A IDEIA QUE PARA UM GRUPO DESSES FUNCIONAR É NECESSARIO QUE AS PESSOAS TENHA COMPROMISSO COM A GIROAVIAÇÃO(E NÃO COM LUCROS - QUE PODEM ATE VIR QUEM SABE) E TAMBEM DE PESSOAS QUE TENHAM TEMPO PARA SE DIDICAREM(UM MILITAR, SE VC NÃO SABE,JÁ FUI OFICIAL MÉDICO DO EXERCITO, ESTA EM PRIMEIRO LUGAR A DISPOSIÇÃO,MAS INTEIRAMENTE A DISPOSIÇÃO DA CORPORAÇÃO E NÃO PODE NEM DEVE FAZER PLANOS PRA NADA.).
MANTENHO MINHA POSIÇÃO EM QUE ESSE GRUPO SUGERIDO PELO TARZAN EXCLUA PESSOAS DAS QUAIS JÁ FALEI (NÃO QUE ELAS TENHA DEFEITOS -TODOS TEM - NÃO QUE NÃO TENHAM CARATER- CONHEÇO O VALMIR E O SR MONTALVA PESSOALMENTE E NÃO PENSO ISSO DELES). MAS PARA ESSE TIPO DE GRUPO , INFELIZMENTE ,SEUS PERFIS NÃO SERVEM E PRONTO.
TENHO MEU GIRO(PREPARADO PELO VALMIR) VOO TODO FINAL DE SEMANA HÁ 3 ANOS, TANTO COM O GIRO COMO COM O BOERO DO AEROCLUBE(SOU PPA). FAÇO VOOS NO GIRO DO FLAVIO (POR SINAL VOEI HJ)FEITO PELO SR MONTALVA).(OU SEJA HJ EM QUEM REALMENTE BOTA GIRO PRA VOAR - VALMIR E SR MONTALVA - O RESTO SÓ VEJO CONVERSAR(INCLUSIVE VC HERON, ME DESCULPE A FRANQUEZA - BAIANO DIZ O QUE PENSA E PRONTO ,NÃO FICA DANDO RODEIOS (JÁ TE MANDEI UMA MESAGEM PELA ABG TE ELOGIANDO - DIZENDO QUE SUA PARTICIPAÇÃO NO GRUPO É IMPORTANTE,APESAR DO QUE ACABEI DE ESCREVER SOBRE SUA PESSOA).
UM ABRAÇO ALVARO (PEPELEGALE)
E É ISSO AÍ.
A VERDADE DÓI - SINTO MUITO
A verdade doi para quem nao tem carater! Eu sei o que fa챌o e como dou meus passos. Embora voce nao possa ver toda a verdade, tem o direito de pronunciar aquilo que pensa ou acha, acredito que vendo seu erro, em caso ele aconte챌a, voce ira retratar-se e pedir desculpas. Voce me parece um homem de carater que diz o que pensa, nao me ofendeu em absoluto. Embora ai no Brasil, meus planos estejam muito atrasados e os progressos pequenos, eles existem. Aqui nos USA, a coisa ja ta ate fedendo, muito dinheiro gasto e um plano de marketing inexistente. Poder estar reunido com as principais cabe챌as no mundo dos giros e discutir com eles planos futuros 챕 muito importante. Receber uma pessoa do quilate do Jay Carter Jr. e ouvir dele que eu estava certo 2 anos atras e que agora ele acha que o melhor caminho para vender a tecnologia desenvovida 챕 a demonstracao na pratica 챕 sem duvida um sinal de que eu tenho uma visao coerente e pratica do futuro dos giros. Quando eu tiver duvidas ai, eu vou ligar para o Valmir e o Sr. Montalva, talvez eles me ajudem com um palpite ou uma certeza. Poder olhar para um giro novo como o Xenon e apontar um detalhe ao desenhista e receber dele a confirmacao do que penso e os motivos que o levaram a fazer aquilo, custou muito tempo, dinheiro e frustra챌ao. Quanto ao grupo proposto, vamos la, ja somos dois, coloque ai um plano de projeto e vamos quantificar para ver quantos precisamos. Eu ajudo naquilo que posso, por exemplo encontrado um motor aqui, comprando e embalando para despacho. So nao tenho no momento 챕 grana disponivel para os gastos, mas trabalho tambem pode ser ajuda. Abraco e sempre diga o que voce pensa, fica mais facil de saber que somos assim. Heron
ResponderExcluirCARO HERON
ResponderExcluirFIQUIE SATISFEITO DE VC TER ENTENDIDO MEU PONTO DE VISTA , QUANDO EU MANDEI MENSAGEM PARA VC NÃO SAIR DO GRUPO, FUI SINCERO, SEUS PLANOS PODEM ATÉ NÃO SAIR DO PAPEL, MAS VC TEM PLANOS,TRAZ COISAS NOVAS LÁ DE FORA ,SE DEDICA, TÁ SEMPRE DISCUTINDO. JÁ SE VC OLHAR BEM ,EU RARAMENTE PARTICIPO, POR QUE NÃO TENHO TEMPO (OU SEJA, MELHOR QUEM AINDA TEM PLANOS DO QUE AQUELE QUE NADA FAZ - NO CASO EU- SOU ZEROI A ESQUERDA NA ABG). LEIO TODOS OS DIAS, MAS NÃO ESCREVO QUASE NADA NÃO FAÇO PLANOS, APENAS VOO MEU GIRO, NÃO SOU EGOISTA ,É POR QUE SEI QUE NÃO VOU DAR CABO DO QUE EU VENHA A INVENTAR). DESSA VEZ EU FALEI PORQUE ENVOLVE MEU GRANDE AMIGO TARZAM E ATE ELE SABE QUE MAL PODE CONTAR COMIGO PARA AJUDA-LO(ELE SABE A VIDA QUE EU LEVO). A OUTRA VEZ QUE FALEI FOI PARA RECLAMAR DO PREÇO DA DOCUMENTAÇÃO DO GIRO (COMPREI UM GIRO DE 7000,00 E O DOC QUERIAM 3000,00) AI EU BOTEI A BOCA NO TROMBONE (E FUI ATE ELOGIADO PELO JUCIÊ POR TER CORAGEM DE DIZER). QUANDO PENSO QUE VALMIR E SR MONTALVA NÃO TEM PERFIL PARA GRUPOS ,POR MOTIVOS DIFERENTES, JÁ ACHO QUE VC TEM (HJ SEUS PLANOS ESTÃO SÓ NO PAPEL, TALVEZ MONTANDO UM GRUPO ELES SE TORNEM REALIDADE, QUEM SABE), MAS A IDEIA DE GRUPO É DO TARZAM E NÃO MINHA, REALMENTE NÃO SOU EGOISTA, MAS NÃO ME SOBRA TEMPO PARA ME DEDICAR A PESQUISAS EM GIROS. ESPERO QUE VC CONTINUE CONOSCO E QUE O GRUPO DO TARZAM DÊ CERTO, ELE É O TIPO DE CARA QUE PÕE A MÃO NA MASSA MESMO, PODE ACREDITAR.
Entao vamos falar de um formato para projeto: um giro mono, simples de montar, leve e se possivel por um preco razoavel. Podemos fazer algo como o giro da outra discussao que abri O que 챕 isto? Temos ai os tubos, as placas e tudo o mais para produzi-lo, posso levar uma cabe챌a Bensen daqui pronta (uns 300 dolares) e ate mesmo um assento tanque (225) apesar de ja ter um ai, mas este so poderia emprestar por um tempo. O desenho de duas caudas, uma alta + e outra baixa T para escolher. Um motor que deveria ser um rotax 582 assim leva os mais pesadinhos ou mesmo um VW ar nosso velho conhecido com um pouco mais de biotonico. Mas antes de colocarmos tudo no papel, seria bom termos os nomes e uma previsao de orcamento, assim ja comecamos a poupar o din din para usarmos quando o projeto estiver escolhido. Abraco Heron
ResponderExcluirL찼 vou eu de novo... sem bl찼 ,bl찼,bl찼 muito papo há + de 5 anos e nada de novidade na terra dos tupiniquins . trabalho zero - ação zero - projeto zero GIRO MESMO ...... só no papel . Na minha avaliação , qualquer objeto voador not indentificado tem que ter uma aprovação ...... viabilidade notória . 1 - testado por voc챗 2 - alguns pilotos atestando ( estrelas da ABG) 3 - testemunhas válidas , te garanto - que não vai faltar .... 4 - o clamor do público querendo comprar . ( São Thomé verá e acreditará ) O Gerson vai ficar tão "P" que vai ..... sair de fininho pra escanteio O balão tá cheio de ar .... brevemente vai estourar Então Aviador Projetista , tá na hora , trabalhe , produza e a gente aqui te ajuda ..... AbelhaRJ
ResponderExcluirEntao . . .o primeiro ja entrou com a ajuda de sempre . . . Duplo lado a lado eu nao me atrevo, nao tenho muito conhecimento para tentar e nao sei de nenhum projeto de onde tirar informacao. Tambem dou preferencia ao tandem. Agora . . .o novo projeto nao sera o meu, sera aquele que alguem ai apresentar, o grupo formado, o or챌amento aprovado e em andamento e dai sim, tem alguns projetinhos para fazer. No mais tudo continua na mesma, sem grana sem projeto . . . OU quem sabe faremos mais um AC4? Tai . . .uma ideia! Acho que os tupiniquins so irao ver mesmo um projeto realizado por ai se o din din vier do Tio Sam. A a banda toca! Heron
ResponderExcluirDe: Ceboleiro3 (Mensagem original) Enviado: 2/5/2007 18:41 caros cvompanheiros Tarzan e Papelegue, se voces notarem pelas respostas das discussões que já foram aberas ate hoje , isto é em prática não em teoria e conhecimento como as intervenções do JUCIE, que é uma autoridade em conhecimento. Mas em ideias concretas estas de voces dois e do Heron foram a que mais nos chama atençao e nos dá apoio para seguirmos na giro aviaçao. Vou lhes propor uma união para juntos nós comprarmos um motor ROTAX em forma de consorcio, ficara com o primeiro aquele que for sorteado, ou então compraremos um, depois o outro e depois o outro , para depois nos dividirmos, cada um o seu. Aestrutura poderá ser um AC4 ou poderiamos conseguir com o Sr CARINTA o projeto do dele e construiremos um para cada um. Oficina voc~es podem ficar tranquilo que eu conseguirei , pois eu tenho uma equipada com 2 tornos mecanico , furadeira, plaina , maquina de solda e oque precizar . Temos solda de oxigenio e tudomai. Mas só falta um bom motor , pois os motores volkwagem não confio muito. Voces vejam que todos os giros por ai afora são com motores ROTAX , então não vale a pena começarmos fazer um giro e não termos um bom motor. O brigado. LIMA
ResponderExcluirHERON e Cia. Eu sou um para participar da compra conjunta, ou seja, eu entro com a grana para comprar o motor Rotax, motor este dividido em tantas quantas pessoas que participar찾o; o primeiro sorteado ficar찼 com o motor, o segundo, o terceiro e assim sucessivamente. Assim, proponho nos identificarmos tipo: nome completo - profiss찾o - cidade. Ap처s isto, marcaremos reuni찾o para nos unirmos financeiramente e levarmos o projeto adiante. O que acham? Se aprovarem, vamos iniciar talvez com a primeira reuni찾o com a presen챌a do HERON aqui no pr처ximo mes. Acho vi찼vel. Aguardo not챠cias. Abra챌os a todos. MELO - CAMPINAS SP. Esclarecimento: consórcio tem objetivo diferenciado do que vamos fazer; e compra conjunta é na realidade o que estamos nos propondo; daà que chamei de COMPRA CONJUNTA, pois é na realidade uma compra de diversos para um único fim, onde nós compradores, formamos um conjunto de pessoas, então COMPRA CONJUNTA.
ResponderExcluirParabens pelas ideias, o motor rotax principalmente, um 582 seria ideal para um mono. Que tipo de rotor (pas) usariamos e se elas estao disponiveis ai. Vamos tentar um estabilizador horizontal? Redistribuicao de peso para melhoria do CG? Depois de ficar aqui mais de 3 meses consertando estragos, agora posso voltar a trabalhar, porem ja esta na hora de voltar, minha permanencia termina em 28 de maio, a Loyd Aereo Boliviano saiu do mercado, perdi meu retorno, tenho que comprar outra passagem e tentar o reenbolso ai, como veem nao posso ajudar muito com grana. mas pesquisar, comprar e enviar um motor eu posso. Quando ao AC duplo lado a lado: muito cuidado ao criar uma cabina, ela pode ter um efeito aerodinamico que aumenta o potencial de PPO, arrasto dobra, e em caso de falha de motor, a cauda tem que ser adequada para que o giro nao vire de cara para tras . . . Ainda prefiro o tandem . . .flecha, mais alinhado, rapido e menos indocil quando pega velocidade. Ae galera . . .o pessoal esta animando, vamos partir para o crime? :) Heron
ResponderExcluircaro Heron já que voce estar por ai veja o preço de um motor 582 e o 914 ROTAX . e quais os documentos necessários para retirar aqui na alfandega ou se tem uma transportadora que fara tudo isto para nos , ou seja entregando direto no endereço. LIMA.
ResponderExcluirLima Voce os quer novos, certo? Entao pode ir ate a Receita Federal e pedir as guias para importacao simplificada individual. eles tambem irao te dar as aliquotas de importacao, depois voce soma custo mais frete e aplica o II, encima disto o ICMS e o IPI na cascata. Para que tudo corra mais rapido e sem erros eles recomendam um despachante aduaneiro e ate te dao uma lista de nomes. Usados temos que ir pelo caminho nunca dantes navegado e correr os riscos de praxe, durante todos estes anos nunca perdi nada e nem tive carga apreendida. Vou entrar na pagina da Rotax aqui e ver os precos abraco Heorn
ResponderExcluirRotax 912L - US13.816 Rotax 912S - US15.503 Rotax 914L - US26.234 (dificil) Nosso pequeno notavel 582 US5.737 Precos da Lockwood aqui em Sebring, perto de Wuachula http://www.lockwood-aviation.com/ Ja comprei varias coisas deles, atendimento otimo. Podemos achar um usado aqui por volta de 2000 dolares e se comprarmos um kit de retifica (600/700) quando abrir o bico ja fazemos tudo de novo. Fiquei fan deles com o tempo, nao gostava. Agora comparar o 914 com um Subaru a 2.000 mais menos ja viu ne? O Governo americano comprou muitos deles para os Predator e nao se acha o dito cujo, este fato atesta a qualidade dos motores para o uso certo. abraco Heron
ResponderExcluiralternativa http://www.raven-rotor.com/ eles estao ficando bons nisto! Heron
ResponderExcluirCaros amigos! Ha algum tempo faço parte deste grupo como meramente um observador! Tento entrar na aviação experimental, observando os pros e contra de cada aeronave e caí nas graças do giro, quase caí nas garras da aerokits, mas vocês me ajudaram, e eu saí ilezo, por isso fico muito agradecido! Vendo que voces estão empenhados em produzir algo que seja barato, confiável, se é em tandem, ou lado à lado, envio então a minha ideia! Desde já deixando bem claro que eu sou leigo no assunto, mas que tenho as melhores intensões. Vejo os giros biplace muito grandes, com um monte de ferros, e bastante feios! Com todo repeito aos que possuem, mas porque eles não poderiam ser mais curtos como os trikes, ficando mais armônicos, mesmo em tandem! Imaginem por exemplo um carrinho de trike cabinado que ao inves de ter uma asa delta, tivesse uma asa rotativa, claro com as devidas mudanças, assim nossas namoradas, espôsas e amigos iriam se interessar mais em voar conosco, afinal de contas não tem graça nenhuma voar sozinho! Agradeço a atenção, e me perdõem se estou falando "besteira", mas repito que é com a melhor das intensões! Um abraço a todos!!!
ResponderExcluirDelacela Os giros tubulares sao mais seguros. O RAF foi o primeiro a sair com cabina e lado a lado, pelo tempo e numeros vendidos foi o que mais matou gente. Lembre-se que o giro tem uma caracteristica pendular e se o ber챌o criado para acomodar o piloto, motor e instumentos nao for bem alinhado e balanceado, certas manobras irao empurrar a cauda contra o rotor, com consequencias terriveis. Alexandre, nao estou certo mas acho que nao tem mais 618. Os precos altos sao por causa de uma demanda reduzida (numeros) e por falta de competicao a altura, a Rotax faz o que quer. Teremos um dia um giro cabinado e sexu que nao seja perigoso, mas ainda nao foram felizes os que tentaram. Temos que trocar por alguma coisa, sempre 챕 assim em aviacao. abracos Heron detalhe, os Subaru fazem um giro possante ser possivel e com preco
ResponderExcluirCaro melo e caro Heron, alem do Tarzan e do Papelegua, vamos nos apresen tar e ver se alguem da abgiro quer participar desta compra , e ,depois decidirmos se vamos para o usado ou para o novo, a maioria terá que decidir. abraços e boas compras. Heron vamos por partes , vamos deixar para decidir sobre estabilizador, e ouros componentes mais tarde, embora seria muito bom já trazermos o pacote , más vai ficar caro e enviavel. Quem sabe depois que todos já estiverem com os motores nos então compraremos todas as helices e assim por diante. Obrigado. LIMA
ResponderExcluirLima Quando o Senhor Montalva apresentou um projeto similar, eu coloquei a questao sobre um giro mais moderno. Isto nao representa maiores gastos ou complica챌oes, DESDE QUE A PESSOA SAIBA O QUE ESTA FAZENDO! (nao estou gritando, mas dando enfase) Para um Bensen tornar-se moderno, nada mais que um pedaco maior de mastro e uma placa a mais (duas na realidade) ele ja fica CLT, quanto a cauda ela deve ser em + centrada com a helice, assim 챕 possivel cancelar o efeito do vento da helice sobre uma meia cauda. A suspensao requer um pouco a mais de material e se quirsermos um amortecedor para ajudar nos pousos meio fora de padrao. Tai o dominator! Aquele site que coloquei na outra discussao nada mais 챕 que um Bensen original com uma sobrequilha, elevando o conjunto piloto/tanque, favorecendo o CG e continua com um chassi baixo para manobras no solo. A meia cabine nao 챕 tao complicada de fazer e nao afeta muito em voo, porem todos aqui aconselham que voce tenha no minimo 40 horas na maquina antes de colocar uma cabine. Porem nosso projeto devera ser simples, o intuito 챕 comprovar possibilidades e firmar comprometimento de um grupo com a ideia de progresso conjunto, Participar da criacao da maquina 챕 importantissimo, voce ira aprender muito e tirar duvidas. Alem do mais, quando terminado, ele podera ser repassado a outros grupos que irao por sua vez adquirir a liberdade que hoje nao existe. Sao poucos os que podem fazer um giro e quando else nao estao disponiveis. a frustracao ataca os nervos . . .o pessoal faz o que pode, vamos aplaudir o esfor챌o. Agora estamos agregando interessados e escrevendo um esbo챌o de plano, quando pronto lancamos mao ao dinheiro que devera estar disponivel. Um contratinho simples e uma entidade ou pessoa juridica pode tomar conta disto enquanto acertamos o passo. (aqui se chama escrow, ai nao sei nao, acho que conta cau챌ao) Alo Melo, da uma palhinha juridica pra nos ai vai? (vale um scotch) :) abraco Heron
ResponderExcluirAe turma doidja como vai nosso projeto? Estive na casa do \hector sabado passado e temo material para 2 giros por la, algumas coisas podem ser adquiridas, por exemplo tem 3 cabe챌as e ta faltando instrumento, entao da pra fazer trocas tambem. ele esta montando um SportCopter, ja quase pronto, compou baratissimo por 8 e 500 . . . Tem uma cabe챌ca dupla, mas acho que vai segurar. Tem pas rotoras, helices etc. Como ficamos, o que iremos comprar primeiro? Quem esta no comando disto? Posso comprar isto e mandar para ca em no maximo 15 dias depois da minha volta. Eu tenho um tanque assento aqui no Brasil, poderia ser usado . . . abracos Heron
ResponderExcluirPARA PESSOAS SERIAS, FAVOR RESPONDER POR E-MAIL! Nesta sexta feira estive na Prefeitura de Pederneiras, reuniao adiada da ultima vez por problemas de saude da Prefeita Ivana. O Ricardo Us처, Diretor de Desenvolvimento do Municipio esta buscando recursos e participa챌찾o para pavimentar acesso e pista do Aeroporto Municipal, para isto contatou varias empresas e pessoas que teriam interesse no uso daquelas instala챌천es (os locais pousam em Bauru e viajam 20 km ate la) sao empresas de grande porte e alguns avioes executivos que dispensam a pista por nao ser pavimentada (manuten챌ao 챕 cara para tais aeronaves) Na reuniao demonstrei o projeto Gyrowave, atual desenvolvimento e futuro imediato para tais veiculos aero terrestres. Foi muito bem acolhido! Aproveitando os contatos anteriores parece que vamos continuar a buscar recursos financeiros na base de participacao grupal, com 10 cotas de 5 mil reais pagaveis em 5 meses. Ja temos 2 participantes anteriores, mais a Prefeitura e sobram 7 vagas, podendo ser individual ou grupo. A meta 챕 fabricar o primeiro Golden aqui, onde a estrutura esta completa, trata-se de uma cidade altamente industrializada. Existem outros interessados em giros monos que podem participar e verem suas maquinas montadas ate o final do ano, ate mesmo trazendo uma ja voando la dos USA, conversas em andamento. Esta 챕 a hora da verdade! Teremos criado entao um centro de fabrica챌ao e instru챌ao para que as coisas se tornem nao tao dificeis e mais um local para giroavia챌ao. Aproveito a ocasiao para lan챌ar um desafio: simples . . .cada um que for ate Leme no churrasco, devera levar mais um participante, totalmente leigo (novato) para se inteirar daquilo que fazemos e somos. Obrigado Heron
ResponderExcluirEsta msg é para a leitura de todos. Olá Heron. VC ainda tá no Brasil? Se estiver dê um pulinho aqui na Chapada Diamantina- BA. Além de lugares incrÃveis e inesquecÃveis vc pode tomar uns banhos de cachoeira e de quebra prosear sobre aviação. Quando comecei esta discução não tinha a mÃnima intenção de encabe챌ar um grupo para angariar fundos para pesquisa. Determina챌찾o e for챌a de vontade eu tenho at챕 demais mas o que me falta 챕 tempo...e muito. Sou empres찼rio onde desempenho quase todos os pap챕is dentro da minha empresa, presidente da Associa챌찾o Comercial da minha cidade, pai, marido e ultimamente n찾o estou tendo nem tempo para responder meus e-mails. Resolvi tocar neste assunto porque sei das dificuldades dos aficcionados deste esporte. Vejo sempre ações isoladas como a minha, do Flávio, do Abelha, do Fernando, entre outros, para desenvolver projetos para resolver este impasse da motorização. Não é preciso ser pós-graduado em matemática para perceber que isso se torna muito dispendioso para as unidades portanto a minha vontade de juntar cabeças e esforços apesar destas palavras já terem sido exaustivamente usadas neste forum. Penso tbm que uma pessoa fÃsica tentando convencer outras para depositar dinheiro e confiança em um projeto comum fica meio complicado. Vc mesmo já tentou e viu que não deu certo e não tiro a razão dos outros. Eu acho que uma empreitada do gênero só pode ser encabeçada por uma entidade jurÃdica, no nosso caso pela ABG pois estando ela já constituida há vários anos tem a idoneidade suficiente para gerar credibilidade aos participantes. Ainda não li os estatutos da Associação mas creio que ela tenha sido criada para aglutinar os aficcionados deste tipo de aeronave, fomentar e difundir a giroaviação. Portanto acho que seria a única pessoa capaz de ser a mantenedora de um projeto como este, que consistiria em equacionar um conjunto moto-propulsor financeiramente viável e não tão somente sonhável. Pensei em mandar uma msg diretamente ao presidente da ABG mas como isto seria para o bem comum acho tem que ser um assunto discutido por todos desde o inÃcio. Até agora ele não se manifestou. Talvez se a discussão desse "ibope" (e já deu um pouco) ele resolvesse olhar com outros olhos e dissesse: - Poxa...quem sabe né... Vi que outros participantes do forum já falaram em se juntar para comprar um motor Rotax...isto já existe e nós sabemos que funciona, assim com o Subaru tbm. O problema continua sendo o custo que para nós é muito alto. Não sei se vc sabe mas o jogo de juntas do Subaru até uns 02 anos atrás custava a bagatela de R$1.000,00. Talvez agora o preço já tenha até diminuido mas por que não investir num motor que temos à vontade aqui tanto o próprio como peças? Fica portanto a deixa, esperando que o presidente se manifeste assim como outros tbm, para ver se conseguimos fazer esta coisa funcionar mas, sempre com a ABG nos bastidores, divulgando, controlando e fazendo com que mais e mais pessoas participem não só com fundos mas com idéias tbm afinal, temos pessoas tanto capacitadas como criativas que fazem parte desta comunidade. Abraços à todos. Renato.
ResponderExcluirRenato, por gentileza me dê seu e-mail; quero falar com vc sobre provável viagem minha até Chapada da Diamantina. Aguardo. Abraços cordiais. MELO - Campinas sp. - meu e-mail é = jlmelo52@hotmail.com
ResponderExcluirRenato Se voce ligar na minha empresa nos USA agora, eu atendo daqui de bauru. se eu ligar (skype) para as lojas onde tenho comprado materiais por 17 anos, eles mandam no endereco que eu pedir, debitam na minha conta ou no cartao. Nao tenho problemas de comprar pecas e traze-las ao Brasil, nem mesmo um giro inteiro e voando, isto esta sendo providenciado. O que me falta 챕 grana para o projeto Butterfly no Brasil, fazer um giro simplesmente eu consigo. Como ja disse temos pecas para quase duas maquinas, la na gragem do Hector, que esta se preparando para vir comigo pra ca e talve\ de mudan챌a. Quanto ao grupo, abrimos uma conta depois de escolher um coordenador, fazemos uma ata de reuniao, designamos um advogado e comecamos a depositar dinheiro para o projeto em maos, seja ele um motor, um giro inteiro ou um projeto de modelos de giro. Seriedade? eu garanto a minha e ja coloquei a disposicao um tanque e uma cabe챌a rotora. chego la na segunda feira e na quinta ela estara no correio para onde decidirmos concentrar os trabalhos. Uma palavra negativa de um engenheiro que hoje reconhece ter pisado na bola, destruiu cinco meses de prepara챌aoe custou 5 mil dolares. O carneiro assusta atoa, cantar de galo nao 챕 uivo de lobo . . . Some-se tudo o que foi perdido nestes 4 anos aqui no Brasil e veras que 챕 muito mais do que eu preciso para fabricar um modelo qualquer de giro. abraco e obrigado pela tentativa de entusiasmar o pessoal. Heron sem resposta e somente um pediu o dvd do sportcopter (que grupo 챕 este?)
ResponderExcluirLá vou eu de novo... também sem blá , blá , blá que tal importar um giro Xenon cabinado ( inverno ) ou Magni M-22 ( verão ) - formar grupo de 6 a 10 pessoas ..... é mais viável e partir pro sério. http://www.xenongyroplanes.com http://www.magnigyro.com/English/m22.htm AbelhaRJ
ResponderExcluirQualquer projeto levado a cabo pelo grupo serve para demonstrar a forca dos numeros. Na minha (nunca modesta) opiniao o primeiro projeto devera ser mais barato e alguma coisa que varios possam a possuir quando disponivel. Tem um giro Mad Max muito bom por 25 mil, acho que pela eficiencia seria o melhor pelo valor. Esta maquina 챕 dupla e com motor Subaru 2.5 comandado, assento tanque traseiro de 13 galoes e um tanque sela de 6 galoes para quando necessario. tambem tem muita maquininha boa voando na faixa de 6 mil dolares, motores na faixa de 2 a 3 mil usados em boas condicoes. Ja sabemos que uma meia duzia entraria, so falta definir o coordenador e o processo de arrecada챌ao, dai com a coisa andando, podemos discutir o melhor investimento deste capital. Parece que ja se entende que o que falta 챕 grana, pois tecnologia tem por ai ao alcance. O Melo esta nesta, de acordo com suas mensagens anteriores no assunto, que tal colocarmos o ilustre jurisconsulto para iniciar a coordenacao? Como disse antes, temos uma pequena lojinha de materiais diversos, ate mesmo um motor . . .so escolher, pagar e receber aqui em 15 ou 30 dias. Vamo ai turma? Heron
ResponderExcluirMelo: Caro colega. Meu e-mail está no meu perfil. De qualquer modo ai vai: renicotera@yahoo.com.br ou renatoni@gmail.com e meu telefone 챕 75 3334 1475. Ser찼 um prazer recebe-lo aqui. O lugar 챕 provido de rara beleza. Tenho certeza que ir찼 gostar. Qualquer coisa ou informação que precise é só entrar em contato comigo. Abra챌os. Renato.
ResponderExcluirHeron e Abelha. Ainda acho que importar peças e motores não é a solução para o nosso problema. Tenho certeza absoluta que existem equipamentos já "homologados" pela opnião dos giroaviadores lá fora. A idéia de de importar uma máquina e copia-la é interessante apesar da falta de principios mas ainda se copiassemos uma estrutura desenhada para um motor importado, teriamos que adaptar um motor nacional para ela e acabaria virando um outro problema. Continuo pensando que a melhor alternativa seria que a presidência da ABG se interessasse pela idéia e se dispusesse à administrar a coisa toda mas infelizmente como todos podemos ver ninguém da diretoria se maninfestou ainda. Vamos esperar mais um pouco. Se mais pessoas se interessarem pela idéia talvez o Turbina deixe um pouco o subarão no hangar e se manifeste. Abraços à todos. Renato
ResponderExcluirTarzan, o que vou dizer aqui pode ferir alguns brios, mas vamos la . . . Nao acredito que ai no Brasil, algum gironauta possa desenhar um projeto novo em giros, tudo que se faz sao tentativas de modificar aquilo que ja esta desenhado e ate agora com resultados mediocres. Vi algumas maquinas ai, estao no caminho certo, porem sem o conhecimento para as areas criticas. Ainda falta muito estudo. Se voce quiser um jogo de pas rotoras bons, tem que importar, as dai sao bem feitas e funcionam bem, mas antigas de conceito ultrapassado, foram para mim uma boa surpresa. Motores pode esquecer, tudo importado, nao tem nada ai que sirva para um giro moderno. Nao temos no Brasil um carro nacional, nao sei que motores nossos avioes ai usam, eles tem boas maquinas, mas preciso olhar a casa de for챌a mais de perto. Afinal, tudo que existe foi criado e inventado fora, somos meros copiadores hoje! Este 챕 o panorama real do nosso esporte/hobby, encontrar la fora o que funciona bem, copiar ou importar completo. Grande abraco Heron
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