Depois do lançamento de uma dúvida sobre sobre o Rotax 532 ou o 582 conseguiam fazer um AC4 mono voar e várias respostas obtidas a partir de alguns amigos, comprei o Rotax 532, uma hélice tripá, de madeira com passo ajustável, retirei o VW que havia no meu giro e depois da confeção de um novo berço, instalei o 532. Para minimizar possibilidade de erros consultei, entre outras pessoas o Sr. Montalva, sobre em que posição deveria ficar o novo motor. Com o Rotax mais para trás e com e hélice tripá e com o respectivo cubo de alumÃnio pesando cerca de 5,2 quilos, o CG praticamente não se alterou. Tudo instalado depois de cerca de 3 meses de trabalho, hoje foi o primeiro teste. Primeiro passei numa balança para pesar meu giro. Com o tanque com cerca de 25 litros de combustÃvel e mais as pás do rotor e com o novo motor, pesou 190 quilos.
Fui pro aeroporto acompanhado de dois amigos. Instalado o rotor fui pra pista. A hélice eu havia deixado com ângulo de ataque bem forte. Corri na pista e a bequilha dianteira subiu aos 200 RPM do rotor. Era um bom sinal. O CG havia sido mantido. O giro não decolou e ficou assim, com a bequilha no alto ao longo dos 1300 metros de pista. Não sabia a que RPM estava o motor, ainda estou sem o tacômetro que seria adquirido semana que vem. Desconfiei que a hélice tripá estava muito "atacada". Desparafusei o cubo e diminuà o ângulo, para um segundo teste. Fui novamente para a pista. Já senti a diferença quando acelerei o motor. O barulho indicava que o RPM havia subindo muito mais. Comecei a correr, embalando o rotor e no momento adequado "despejei" potência. O giro subiu bonito. Depois de uns 20 metros de rampa acima, tirei o motor e posei antes do final da pista. Fiz nova corrida e com nova potência total subiu bonito. Pousei e dei por encerrado o teste inicial. Os resultados foram otimistas, além da expectativa, afinal, não sabia se ia dar certo ou não. Além disso tem a questão da tendência em vôo e ainda um pequeno estabilizador horizontal que instalei, mais por questão de estética do que na espera de um resultado prático. Agora estarei ultimando alguns detalhes como o estapamento que insiste em tocar num dos tubos de aço 1020 do novo berço, o pequeno reservatório de óleo de lubrificação interna que insiste em espirar o lÃquido quando o motor está em baixa rotação, vibrando muito; vibração que praticamente desaparecem em rotações mais elevadas. Também estarei o tempo todo monitorando o comportamento do novo berço e ainda da hélice. A caixa de redução que possui é a do tipo "B", inadequada para hélices tripá. A hélice que comprei, porém é de 60 polegadas, chegando a uma medida mais exata de 61, em razão do cubo do alumÃnio. Também tenho observado o espaço que ficou entre a hélice o o rotor. Em vôo não há problema nenhum mas, em terra a distância não passa de 30 centÃmetros, com o manche todo cabrado. Tudo, portanto ainda em testes. Aceito sugestões e crÃticas, dispensando "viagens na maionese" de alguns, com todo respeito. à que "na prática a teoria costuma ser outra", parafraseando um jornalista ilustre. Sei que ainda poderei ter problemas, por isso os testes. Se algo não der certo no futuro, reportarei aqui, sem constrangimentos, afinal estou tentando melhorar e apresentar uma sugestão para todos. Quem quiser ver algumas fotos que tirei, acessem http://www.geocities.com/miltonfantucci/giro
Alguma dúvida, que me perguntem. Adianto que não sou fabricante de giro e portanto não fabricaria um, entendo pouco deles mas os admiro e por isso tenho um.
Abra챌os,
Milton
Grande amigo Milton Parabens Milto o seu giro esta muito bonito e sua adpitação ficou muito boa pode estar certo que vai funcionar bem é isso ai temos que botar a mão na massa e faser coisas diferente na nossa giroaviação ,,, gostei muito da sua helice parabens mais uma vez boa sorte e bons voos !!! Abra챌o a todos Eduardo Carinta
ResponderExcluirAo Grande Gironauta Milton Parabens , vc radicalizou a altura , o novo layout ficou muito vistoso. Agora 챕 quest찾o de acertar o passo da h챕lice referenciado a RPM do motor , informe qual o fator de redu챌찾o ( 2,24 ou 2,58 ), o tacometro 챕 fundamental . Desejo a você sorte e bons vôos. AbelhaRJ
ResponderExcluirAbelha, A caixa tem a razão de redução de 2,58 x 1. à a do tipo "B". As caixas com razão maior e que suportam momentos de inércia bem mais pesados são as "C" e "E". Caso eu conclua ao final de todo o processo de mudança que ele valeu a pena, provavelmente compre um Rotax 582 ou um 618 com uma dessas caixas. No momento estou de mudança para Cascavel/PR e talvez em razão disso tenha que suspender temporariamente os testes que estou realizando... A propósito, estou pensando em vender o VW que possuo. Foi todo refeito ao custo total de R$2.600,00. Inclusive foi colocado jogo de pistões e anéis novos, ao preço de R$1.100,00, somente essas peças. à um motor 2,1, aspirado, com um carburador Solex. Utiliza Avgás ao gasto de 15 litros/hora. Tem partida elétrica. Quem comprar leva junto uma hélice Orlei de 60 pol. Penso em pedir por ele R$4.000,00, sem aceitar proposta menor. Abra챌os, Milton
ResponderExcluirParabens, parabens e parabens! Enormes parabens!!! Nao tenho teu e-mail Milton, favor enviar mensagem para gyrowave@yahoo.com. Obrigado Heron
ResponderExcluirA prop처sito, alguns amigos est찾o me questionando quem fez a h챕lice para mim. A챠 v찾o os dados: H챕lices Dacor챕gio (do Tarc챠sio Dacor챕gio) fone: (48) 3652-1093 helices_dacoregio@hotmaill.com Gr찾o Par찼/ Santa Catarina Ele me cobrou R$600,00 pelas três pás mais o cubo em alumÃnio fundido. Abra챌os, Milton
ResponderExcluirParabens Amilton Acho que agora voce tem um conjunto perfeito. Agora são só os ajustes Eu já escrevi neste forum que não confio muito no motor VW , quando se faz todas as alterações necessárias, ele fica acima do limite de segurança. Veja o que aconteceu com o Ivan ha 2 semanas atrás ,quebrou o birabrequim , felismente temos uma aeronave que se comportamuito bem sem motor e ele pousou sem problemas, mas a tens찾o de quem est찼 voando 챕 constante. Sei que voce 챕 muito caprichoso, e com certeza manter찼 o seu motor sempre com as revis천es em dia. Acredito piamente que hoje voc챗 tem uma maquina mais confi찼vel, se o desepenho for melhor ser찼 um ganho extra Abra챌os Antonio Jandui de Lacerda
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ResponderExcluirAbelha e todos... Os testes ainda n찾o terminaram. Semana passada chegou uma segunda hélice bi-pá, de madeira que comprei, um pouco mais atacada que a primeira. O motor estava rodando a primeira com muita facilidade. Fiz poucos testes porque o motor está sendo afinado por uma pessoa entendida de Rotax. Deve terminar até este final de semana. O giro ficou mesmo mais leve e o Rotor agora não passa de 310 RPM. Antes chegava a 320. Também a velocidade caiu um pouco, para cerca de 50 MPH. Mas o motor é mesmo muito forte. Levanta o giro com facilidade. Acredito que até o final deste mês terei uma conclusão definitiva. Ainda não a tenho. Como sabem, os Rotax tem vários tipos de caixas de redução. Eu possuo a do tipo "b". Se possuÃsse a do tipo "c" ou "e", já partiria para uma hélice tri-pá. Tenho quase certeza que a história seria outra. Cheguei a coloca uma tri-pá de madeira mas, desconfiei que ela poderia não aguentar a força centrÃfuga e se soltar do cubo de alumÃnio. Há históricos, sobre isso. Preferi não arriscar. Hoje, caso tivesse recursos para começar um giro, certamente começaria com um Rotax 582 zero, caixa "c" ou "e" e com hélice tri-pá de fibra de carbono, pás largas e com passo ajustável. Não tenho dúvidas do sucesso que teria. é bom dizer que a torre precisaria ser um pouco mais alta para que a hélice tivesse ao menos 66 polegadas. Hoje só posos colocar uma de 60. Falta espaço para uma maior. Se aproximaria perigosamente do rotor. Anexo aqui duas imagens tiradas no domingo, (10/02), quando trazia o giro até Cascavel, para o ajuste do motor, já noticiado. Em detalhes, é possÃvel ver a nova hélice e o motor. Abra챌os, Milton
ResponderExcluirCaro Abelha, Eu também substitui o meu VW 2.2 alcool, no meu Bensen, por um Rotax 582.Até agora só decolei com o rotor Bensen. O ivam através do Carinta me mandou o rotor dele que, estou terminando de balancear. O meu giro está voando muito bem velocidade média de 50 a 60 milhas. Eu pesei o meu VW inteiro até os parafusos que seguravam ele no berço. Motor + radiador + alternador + bateria + motor de partida + escapamento + mangueiras somavam 91 kg total . Pesei o 582 com o escapamento deu 49 kg. Agora eu preciso que alguem dê uma luz onde ou como instalo um cabo do pré acelerador . ou quem sabe onde tem esse cabo para adaptar e qual a coroa que vai na cremalheira da base da torre no rotor? O MELO esteve em Leme dias atraz e viu eu decolar com o Giro ele aprovou . Eu tenho um motor 2.2 a alcool com 13 horas de uso (zerinho) a quem possa interessar é só contactar. Adianto que , com o rotor Bensen ele decola mas n찾o sustenta, agora com o rotor do Ivam ele voa. Mais alguma informa챌찾o estamos por aqui. Abra챌o SILAS-LEME _SP
ResponderExcluirAo Abelha e Confraria Alada, Eu esqueci de dizer que estou usando uma caixa "B" no 582 e a hélice é uma BIPÃ, 64 X 44 , construida pelo Adalto MECA - (fone:18 - 3701.24.03) - adaltomeca@itelefonica.com.br) de Mirandópolis-sp- em MARFIM, muito boa e bem feita, sem blindagem , pelo preço de :R$350,00 incluso o sedex. à a segunda que ele me faz, eu gostei. Para mais informações estamos a disposição dos nossos amigos . Abraço SILAS-Leme-sp
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ResponderExcluirAo Silas, Instalei uma pequena polia fixada a um eixo que é ligado à cremalheira da partida elétrica. Foi retirada aquela pequena tampa, que inclusive serve para fixar o motor de arranque, e feito um furo, por onde o eixo descrito passa. Um disco no qual foi soldado o eixo da polia, fica parafusado diretamente na cremalheira. Com a polia girando externamente ao motor, daà é só bolar um jeito de transferir o torque para o rotor lá em cima. Através de cardã ou por cabo. Não ficou uma coisa bem feita. Caso eu entendesse de solda e tivesse as ferramentas adequadas, certamente teria feito algo melhor. Anexo aà duas fotos para que você tenha uma idéia do que foi feito. Quando puder, anexarei imagens melhores, que hoje não tenho. infelizmente. Abra챌os, Milton
ResponderExcluirMilton, agradeço o empenho , parece que o encosto da cabeça do banco, ficou bem na frente do sistema que vc bolou ! Na próxima veja se consegue dar um clouse no sistema , meu motor é praticamente igual o seu, só que a partida é na cordinha "fejaulico" e haja feijão, quando ele pega até voce acelerar no braço o rotor já da para perder a "V" de voar.Mas mesmo assim com os bofes de fora a gente sai e a pressão do vento no rosto repõe as energias. Muito obrigado , mando amanhã as fotos do meu.Abraço , a sua disposição SILAS-LEME-SP.
ResponderExcluirMilton , como sempre eu lembro depois. Para trocarmos informações, o meu motor está trabalhando na decolagem a 6.200 rpm, reduzindo em vôo de cruzeiro para 5.700 rpm. A temperatura da agua dependendo da hora do dia e da temperatura local ela vai de 85 a 90 graus C. No CHT trabalha a 115 graus F. Estou usando a gasolina Podiun com o oleo 2T ACTEVE da Castrol. Acho que o meu motor está bebendo um pouco. Quanto está fazendo o seu para eu tirar uma média.? Qual a medida do seu rotor ? Mais uma vez obrigado SILAS-LEME-SP.
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ResponderExcluirCaro Silas e demais usu찼rios de 2T
ResponderExcluirO pessoal que pilota ultraleve com motor rotax aqui nos Amarais ( Campinas-SP) queixou-se que houve mal funcionamento do motor ao usarem Podium ap처s o motor parado por muito tempo devido precipita챌찾o de 찼gua no tanque com a presen챌a de 처leo 2T na mistura . Segundo os pilotos, a causa mais prov찼vel 챕 a presen챌a de uma % maior de alcool na Podium (sic) para melhorar o 챠ndice de octanagem e quando se coloca 처leo 2T h찼 uma tend챗ncia da 찼gua precipitar ( 챕 o componente menos sol첬vel na mistura).
A informa챌찾o que tive sobre uma pane de motor com um trike aqui foi provavelmente causado por esse problema.
Depois que os ultraleves e trikes deixaram de usar Podium o problema sumiu . Coincid챗ncia ?
Eu pessoalmente n찾o uso podium ( uso alcool) e n찾o fiz testes para comprovar mas podem ser feitos facilmente colocando a mistura em um vidro por alguns dias e verificar se essa informa챌찾o 챕 procedente.
Sds
Ernani
Ernani, em um tubo transparente, coloca-se gasolina e adicionaa-se 찼gua em quantidade suficiente. A água vai conbinar combinar-se com o alcool, e consequentemente separa-se da gasolina. Com as medidas dos volumes envolvidos chega-se à proporção aproximada de alcool contida na gasolina. Atenciosamente. Otavio
ResponderExcluirOl찼 Ot찼vio
ResponderExcluirO teste que estou propondo 챕 mais simples e n찾o 챕 para saber a propor챌찾o de 찼lcool na Podium ( supostamente maior que na gasolina comum ) mas se h찼 separa챌찾o de fases na presen챌a de 처leo 2T ap처s algum tempo da mistura ficar armazenada . At챕 onde sei ( mas posso estar enganado ) o 찼lcool adicionado a qualquer tipo de gasolina 챕 o anidro ( sem 찼gua) , portanto se isso acontece de fato eu creio que essa segunda fase pode ser o alcool que est찼 separando da mistura ( se precipitando no fundo do tanque ) na presen챌a de 처leo 2T ( mais sol첬vel na gasolina ).
Motor 2T a gasolina n찾o vai funcionar bem com esse 찼lcool livre que por ter uma densidade maior (0,8 gr/cm3) que a gasolina +처leo ( 0,7 gr/cm3) certamente vai para o fundo do tanque agravando o problema .
Resumindo : Eu pessoalmente não tenho confirmação disso . É só para os usuários ficarem espertos e verificarem se tal fato tem procedência porque se tem poderão ter problemas .
O jeito mais simples de descobrir 챕 fazer tal mistura,colocar dentro de um vidro tampado , manter em repouso e esperar umas duas ou tres semanas para ver o resultado.
Sds
Ernani
Ernani, voce est찼 certo. S처 a titulo de informa챌찾o, j찼 fiz os testes para ver a proporção de alcool em varias gasolinas, resultado: em todas deu 25% de alcool. S처 que na outra parte que deveria ser gasolina, s처 Deus sabe o que 챕. Vou misturar oleo 2T em varias gasolinas e guardar (aguardar) 30 dias. Nâo deverá dar problemas. Ap처s este periodo informarei o resultado. Atenciosamente. Otavio
ResponderExcluirCaro Otavio
ResponderExcluirAgrade챌o sua iniciativa que ser찼 첬til para todos.
Sds
Ernani
Prezado Ernani e colegas: Com relação à eventual incompatibilidade da gasolina Podium com motores de 2T, não acredito que a causa das panes seja este tipo de gasolina. A Podium possui o mesmo teor de álcool anidro que as demais (23 a 25%), e este mistura-se bem com a gasolina e o óleo. O problema é o "batismo" da gasolina com álcool hidratado, onde a parcela da água pode reagir e se separar do óleo 2T. A Podium é uma excelente gasolina, não só pelo seu alto Ãndice anti-detonante (IAD min 95) em relação à Premium (min 91) e comum (min 87), como à reduzida fração de enxofre (max 30ppm), enquanto que as demais gasolinas tem max 1000ppm. O enxofre é altamente danoso ao alumÃnio das câmaras de combustão e pistões . Ela é a única gasolina que pode ser estocada por até 1 ano, sem perda de suas propriedades (dados da Petrobrás). Tanto eu como diversos colegas usamos a Podium desde seu lançamento, acumulando centenas de horas de vôo em motores Rotax e VW com excelentes resultados, em especial naqueles com alta taxa de compressão. Abra챌os Fernando Cirigliano
ResponderExcluirFernando , muito obrigado pela sua esplana챌찾o, aproveito para saber se vc j찼 ouviu sugest찾o , para misturar a podium com a gasolina amarela, pois assim fazendo o 처leo 2t dissolve e mistura mais f찼cil ! Procede isso ? Meu motor fucionando com a temperatura da 찼gua at챕 90 graus C ele corre o risco de travar ? Sabe o Rotax 582 para mim 챕 crian챌a nova, eu sempre tive vw, por isso minhas perguntas. muito obrigado. SILAS
ResponderExcluirAbelha, cordiais sauda챌천es. muito obrigado pelas fotos realmente muito boas. vc conhece qual o cabo que podemos usar para colocar a polia de borracha? Pensei até naqueles de roçadeira de grama costal ! Creio que o problema que estou vivendo, teve alguem a tempos atraz que colocou o ovo em pé.à melhor a gente perguntar do que sair dando cabeçada. SILAS.
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ResponderExcluirPrezado Silas: "Misturar a podium com a gasolina amarela, pois assim fazendo o óleo 2t dissolve e mistura mais fácil", como diria o saudoso Boris Casoi, é conversa prá boi dormir!!! A Podium dá de 100 a 0 na amarela e seu poder de mistura é o mesmo. O que se deve evitar é a presença de álcool hidratado, vendido nas bombas para abastecimento), na Podium (e nas demais gasolinas), que possuem álcool anidro em sua composição. O álcool anidro absorve a água e esta pode se separar do óleo. Também como precaução, durante a hangaragem é recomendável vedar o tanque de modo a se evitar que a umidade do ar seja absorvida pelo álcool anidro. Não esquecer de abrÃ-lo antes do vôo, senão é chão na certa!!! O 582 é um excelente motor. Meu Predador, biplace, era inicialmente propulsado por um 582 e, ao nÃvel do mar (RJ), levava 2 pessoas de 85kg com boa performance (rotor de 29'). A temperatura de 90º está alta para cruzeiro. O correto seria algo em torno de 75º. Aumente o fluxo de ar nos radiadores, tire a válvula termostática do circuito e use um aditivo de boa procedência no lÃquido refrigerante. Abra챌os Fernando Cirigliano
ResponderExcluirSilas e colegas: Em tempo, antes que alguém faça alguma bobagem: a retirada da válvula termostática pode ser feita no modelo 582 série 90, aquela com cabeçote cor alumÃnio e circuito de refrigeração de sentido único. A válvula neste caso é apenas um obstrutor (regulador) do fluxo, e sua retirada melhora substancialmente a refrigeração em climas tropicais como o nosso. Nos modelos recentes, série 99, com cabeçote azul, o circuito tem um by-pass como no modelo 618, e a válvula termostática não pode ser retirada, sob pena de não haver fluxo direcionado para o radiador. Abra챌os Fernando Cirigliano
ResponderExcluirFERNANDO,
ResponderExcluirmuito obrigado pelos pela sua informa챌찾o, acontece que aqui em Leme ninguem manja de ROTAX, tenho um conhecido que conserta os motores dos jetski da regi찾o. vou ver se ele sabe onde fica a tal da valvula. Quem me vendeu o motor disse que os radiadores eram tropicalizados. Vou tentar decolar com o rotor do Ivam que 챕 mais largo e comprido que o Bensen. mas eu acho que 75 graus vai ser dificil . Me reporto com vc se permitir. Ah! o 582 seu carregava dois ? Que helice vc usava?
A minha 챕 de madeira 64 X 44 ! O motor abre 6.200rpm na decolagem e estou voando com 5.750 a 60 milhas, que uste acha? Silas .
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ResponderExcluirFernando, a temperatura do motor baixou, medimos com pirometro a leiser o rel처gio e o bulbo da tecnoleve 쨈쨈e que estava louco, peguei um velho que eu tinha, coloquei um bulbo do corcel II e bateu a temperatura com o pirometro a leise 75 graus C. abra챌o Silas.
ResponderExcluirGrande Milton, se divertindo e deixando a galera com agua na boca! :D Duas perguntas Voce tem como testar um rotor de pas mais finas? Que tipo de helice esta usando? 250 ppm me parece pouco nao seriam metros? Quanto esta pesando o giro completo agora? (ih passei de duas perguntas) abraco Heron
ResponderExcluirHeron, Não entendi a pergunta sua de testar rotor com pás mais finas. De onde virão essas pás, quem as fabrica, como cherão a mim, que custo terão e o porquê dos testes ? Quanto razão de subida, é isto mesmo, cerca de 80 a 100 mestros/minuto, que em pés resulta nos números que apresentei. O giro não alterou o peso desde aquele primeiro dado que disponibilizei. Vazio fica na casa dos 170 quilos. Cerca de 30 quilos a menos que com o motor VW que possuÃa 2.2. Giros do mesmo modelo (AC-4) devem pesar coisa semelhante, penso eu, afinal, o que o meu tem a mais é carenagens, que pesam no total menos de 5 quilos. Abra챌os Milton
ResponderExcluirMilton Eu notei que as pas ai no Brasil sao de 8 polegadas ou ate mesmo mais largas, o que acho bom, o Golden vai precisar delas, ele 'e muito pesado. Mas como o pessoal aqui usa muito as de 7 polegadas, agora mesmo nosso Golden tem uma Dragon Wings nesta medida, o que faz o giro mais rapido, porem com menor flutuacao, no pouso desco a 70 milhas e com as pas mais largas da pra descer com 60/55 o que faz o pouco mais suave e seguro. O Golden com um passageiro sobe a 1.500 pes por minuto e com dois pesadinhos 800, por isto estranhei sua razao de subida. No caso de existirem por ai pas mais finas, um teste seria otimo para voce deteminar onde fica melhor voar a tua maquina especificamente. Pas mais largas tiram da velocidade maxima, o giro flutua mais porem viaja menos. Meu amigo Hector demoliu um giro mono com pas MacCutchen de 10 polegadas, por um probleminha bem estupido, o pedal esquerdo travou, ele apertou com forca e a coisa toda foi para o brejo, rolando a maquina de lado. Eu acho estas pas fantasticas e o som delas 'e muito bom, elas sao caras e agora estao de novo no mercado com outro nome. Talvez adequando a helice voce possa ter mais subida sem prejudicar muito a velocidade maxima. O Monarch usa 64 x 46 e de acordo com o Larry 'e a melhor para ele, ja testou varias inclusive tri-pa abraco Heron
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ResponderExcluirMilton, Parabens , pelo voo e demonstra챌천es, isso divulga em muito o nosso aparelho. O meu giro est찼 bem parecido com o seu, em peso e configura챌찾o 141 kg.Aproveito para perguntar, qual o cabo que vc utiliza no seu pr챕acelerador? Foi vc quem fez ou j찼 tem no mercado em outra m찼quina e vc adaptou? As p찼s de seu rotor tem quanto de largura por quanto de comprimento fora o espa챌ador? Agrade챌o Silas-Leme-sp
ResponderExcluirOl찼 Silas, Terei que medir o tamanho do rotor. Não sei direito, sinceramente. Quanto a pré-aceleração, foi feito um pequeno cardã. Não ficou grande coisa. A pessoa que o confeccionou é criativa mas peca no acabamento. Foi usada uma cabeça de lixadeira de automóveis, pequena e não muito forte. Alcanço no máximo 120 RPM nessa pré aceleração. Ao menos já há força centrÃfuga suficiente para o rotor não flambar quando vou embalá-lo , antes da decolagem. Sei que o Carinta pode indicar alguém quem, com a supervisão dele, Carinta, poderá fazer um bom pré-acelerador para você. O que fez para mim, não indico, justamente pelos pecados no acabamento. Pré-acelerador tem que ter um bom balanceamento , desde as polias utilizadas até no varão de transmissão e a cremalheira, na cabeça do rotor. ´ Há muitos vÃdeos que mostram a pré-rotação sendo tirada de uma polia instalada junto a hélice. No meu caso, como já revelei em outra oportunidade, há uma extensão feita a partir da cremalheira da partida elétrica. Não acho uma boa coisa. em última análise, é uma extensão do próprio virabrequim que roda a mais de 6.500 RPM. Alà tem que haver um balanceamento perfeito para não comprometer todo o conjunto. Só alguém bom em mecânica e criativo pode fazer um trabalho adequado. Abra챌os, Milton
ResponderExcluirMilton Desculpe minha burrice . . .teu motor 'e um 532, eu achei que falavamos do 582, falha nossa! Com relacao ao embalo do rotor, quantas rrpm voce consegue so com o pre-rotor e quantas sao necessarias para decolar? obrigado Heron
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ResponderExcluirMILTON. Muito obrigado, o Carinta est찼 proximo de minha cidade, vou grudar na pele dele at챕 sair um pr챕 acelerador.Abra챌o Silas.
ResponderExcluirPessoal, sobre aqueles vôos em Cascavel, fiz um pequeno vÃdeo, de baixa qualidade, mas, que é possÃvel ter uma idéias do que aconteceu, Ah.... antes que me perguntem alguma coisa, quero dizer que saio de viagem hoje e só volto em 15 dias. Não acessarei a net e não terei como responder nada... Vejam o v챠deo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=79jO5dyKzJM Abra챌os, Milton
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ResponderExcluirSábado, 23/03, enchi o tanque do giro e decolei. à a seqüência dos testes do Rotax 532. Fiquei no ar por cerca de 40 minutos, percorrendo uma distância próximo a 60 Km. Estou contente. A temperatura da água tem ficado na casa dos 65 graus e o que é mais importante, está sobrando motor. Acho que uns 30 %. A plena potência o giro sobe. Em vôo nivelado, posso reduzir a aceleração no percentual estimado. Sem RPM não dá pra saber direito. Fico impressionado como 64 Hps e uma redutora adequada (caixa "B" original com relação 2,58 x1) geram um torque extraordinário. Ainda dentro destes testes o que mais me tem animado é que, ao chegar no aeroporto, não tenho dúvidas: vou voar. O motor não nega partida e não preciso fazer reparos de momento, coisa comum no tempo em que havia outro motor empurrando meu giro. Ainda hoje, 02/04, cheguei o aeroporto perto das 18 horas. Não podia perder tempo. Tirei o giro do angar, bombeei o combustÃvel via bulbo e dei a partida. Pronto. O motor já estava funcionando e aquecendo. Esperei um pouco, fui pra pista, embalei o rotor e com a potência total, subiu bonito. Cerca de 15 minutos de vôo e posei de volta. Satisfeito. Agora estou partindo para uma etapa além. Estou regularizando meu giro. Já encaminhei a documentação para o engenheiro Reuel, de Cotia/SP. Paguei uma primeira parcela das duas de R$800 combinadas. Na sequência será a vez do CPD. Quero estar regular. Acho que agora vale a pena investir na regularização. Antes, não. Temia quebrar a máquina "no próximo vôo". Talvez ainda quebre, mas, fatalidades acontecem. Que não aconteçam comigo. Se forem inevitáveis , que Deus me preserve. Já estarei contente demais. Vejam a챠 algumas fotos tiradas ano passado, enquanto passeio pelos c챕us.... Ãrea rural, próximo a cidade de GuaÃra. Ao fundo, o Rio Paraná; Área rural próximo a cidade de Palotina, no oeste paranaense. Foto tirada em 2006, enquanto sobrevoava uma ponte em construção sobre o Rio Piquiri, entre GuaÃra e Umuarama. foto também de 2006, em Assis Chateaubriand/PR Abra챌os, Milton
ResponderExcluirOps... Onde se lê "Cerca de 15 minutos de vôo e posei de volta", leia-se :" ....e pousei de volta". Onde se l챗: "Vejam a챠 algumas fotos tiradas ano passado, enquanto passeio pelos c챕us....", leia-se "..... enquanto passeava pelos c챕us"... Milton
ResponderExcluir
ResponderExcluirMaravilha Milton
É muito bom ver voce tirando pleno proveito da sua pequena aeronave .
Parece que minha teoria est찼 se confirmando (para mim um pouco tarde). Hoje j찼 n찾o vale a pena usar motor VW, da para comprar um bom Rotax 532, revisado praticamente pelo pre챌o de VW .
Voce hoje 챕 uma referencia para mim, talvez eu troque meu motor, ou construa um novo giro com um Rotax, 챕 cedo pois ainda tenho enormes problemas para concluir o treinamento e pilotar.
Um conselho de um amigo que faz manuten챌찾o Rotax a muito tempo:
"N찾o force o motor, mantenha as manuten챌천es em dia ter찼 um motor confaivel por muitos anos"
Abra챌os
Lacerda
Alea Jact Est! Parabens ao Milton e a todos que conseguirem digerir estas informacoes, um giro com motor suficiente 챕 um animal completamente diferente e quanto maior a maquina, maior a diferenca. Lacerda, vai fundo nas mudancas! Vamos organizar um churrasco (beneficente se preciso for) e termos uma caixinha para ajudar quem esta na trilha desconhecida e passando informacoes para quem vem atras. Alguem aqui conhece o termo "tonomoshi", pois 챕, seria uma grande ajuda. abraco Heron
ResponderExcluirMais um v챠deo que fiz voando meu giro com a nova motoriza챌찾o. Testes finalizados e resultados animadores. Voando com 70 por cento da potência. O v챠deo est찼 no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=jOgHJdmEbtM Abra챌os Milton
ResponderExcluirQue legal!! :D Parabens mais uma vez Milton, mantenha nos informados. abraco Heron
ResponderExcluirMais um vÃdeo de um vôo realizado sábado, 21/04. Há inclusive vôo a baixa altitude sobre uma plantação de milho ( sei que voar baixo não é recomendável !.O endereçdo é: http://www.youtube.com/watch?v=6fZCfioXZWY Abra챌os, Milton
ResponderExcluirola pessoal sou aficsionado por giros leio a maioria dos comentarios e videos, mas gostaria de baixalos no meu computador do youtube alguem pode me ajudar?
ResponderExcluirOl찼 Nunes. Siga o link para baixar o programa Vdownloader : http://baixaki.ig.com.br/download/VDownloader.htm . Este programa baixa ou captura os videos do youtube e outros sites para vc salvar no HD e assistir quando lhe for conveniente ou mesmo fazer uma pasta só com videos de seu interesse. Se o link estiver quebrado, procure por ele dentro do site do baixaqui. Espero ter ajudado. Abra챌os Renato.
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ResponderExcluirErnani, como eu havia prometido a meses atraz, utilizei gasolina de varias bandeiras, misturadas ao oleo 2T, inclusive podium. Estas misturas ficaram guasdadas em media 60 dias. Apos este periodo de estocagem, todas funcionaram normalmente, nos motores Johnson da 2 cilindos de 30 HP, Yamaha e 2 cilindros de 8 HP, Mariner 4 cilindros de 115 HP, Johnson 4 cilindros V de 100 HP, Yamaha 4 cilindros V de 130 HP. No Mariner 115 e no Yamaha 130 com o autolub desativado e a mistura normalmente direto no tanque. O funcionamento foi normal em todos os casos, motor pegando bem, atingindo a rota챌찾o esperada e desempenho dentro do esperado. Em todos os casos a gasolina misturada, ficou guardada em bombonas de plastico e no dia da utiliza챌찾o foi transferido para o tanque. N찾o sobrou residuos no fundo das bombonas. Os motores Johnson s찾o da BRP, pertencente a Bombardier. Os motores Yamaha em um periodo, tinha serios problemas com seus carburadores que dava problema com o uso continuado de nossa gasolina, este problema, segundo pessoas que estudaram o assunto, estava na liga usada para os carburadores. O problema existia nos motores equipados com autobub, portanto n찾o tinha nada a ver com a mistura do oleo 2T. Nestes casos o uso da Podium era a solu챌찾o. é bom lembrar que por lei , não existe gasolina automotiva sem alcool. Tambem n찾o existe, por enquanto, uma gasolina especifica para uso maritimo Atenciosamente. Otavio .
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