sábado, 21 de outubro de 2006

MOTORIZAÇÃO ROTAX

Depois do lançamento de uma dúvida sobre  sobre o Rotax 532 ou o 582  conseguiam fazer um AC4 mono voar e   várias respostas obtidas a partir de alguns amigos, comprei o  Rotax 532, uma hélice tripá, de madeira com passo ajustável,  retirei o VW que havia no meu giro e  depois da confeção de um novo berço, instalei o 532. Para   minimizar  possibilidade de erros  consultei, entre outras pessoas o Sr.  Montalva, sobre  em que posição deveria ficar o novo motor.  Com o Rotax mais para trás e com e hélice tripá  e com o respectivo cubo de alumínio pesando cerca de 5,2 quilos,  o CG praticamente não se alterou. Tudo instalado depois de cerca de 3 meses de trabalho, hoje foi o primeiro teste. Primeiro passei numa balança para pesar meu giro. Com o tanque com cerca de 25 litros de combustível e mais as pás do rotor e com o novo motor, pesou 190 quilos.
Fui pro  aeroporto acompanhado de dois amigos. Instalado o rotor fui pra pista.  A hélice  eu havia deixado com ângulo de ataque  bem forte.  Corri na pista e    a bequilha  dianteira  subiu aos 200 RPM do rotor. Era um bom sinal.  O CG havia sido mantido.  O giro não decolou e ficou assim, com a bequilha  no alto ao longo  dos 1300 metros de pista.  Não sabia a que RPM estava o motor, ainda estou sem o tacômetro que seria adquirido semana que vem.  Desconfiei que  a hélice tripá estava muito "atacada". Desparafusei  o cubo e diminuí o  ângulo, para um segundo teste. Fui novamente para a pista. Já senti a diferença quando acelerei o motor.  O barulho indicava que o RPM havia subindo  muito mais. Comecei a correr, embalando o rotor e  no momento adequado  "despejei" potência.  O giro  subiu   bonito. Depois de uns 20 metros de  rampa acima, tirei o motor e posei antes do final da pista.  Fiz nova corrida e    com nova potência total subiu bonito.  Pousei e  dei por encerrado o teste inicial.  Os resultados foram otimistas, além da expectativa, afinal,   não sabia se ia dar certo ou não. Além disso tem a questão da tendência em vôo e ainda  um pequeno estabilizador   horizontal que instalei, mais por questão de estética do que na espera de um resultado prático.    Agora   estarei ultimando alguns detalhes como  o estapamento que insiste em   tocar num dos tubos de aço 1020 do novo berço,  o  pequeno reservatório de óleo de lubrificação interna que insiste em  espirar o líquido quando  o motor está em baixa rotação, vibrando muito; vibração que  praticamente desaparecem em rotações mais elevadas. Também estarei o tempo todo monitorando o  comportamento do novo berço e ainda  da hélice. A caixa de redução que possui  é a do tipo "B", inadequada para hélices tripá. A hélice que comprei, porém é de 60 polegadas, chegando a uma medida  mais exata de 61,  em razão do cubo do alumínio.  Também  tenho observado   o espaço que ficou entre a hélice o o rotor. Em vôo não há problema nenhum mas, em terra a distância não passa de 30 centímetros, com   o manche todo cabrado.  Tudo, portanto ainda em testes.  Aceito sugestões e  críticas, dispensando  "viagens na maionese" de alguns,  com todo respeito. É que  "na prática a teoria costuma ser outra", parafraseando um jornalista ilustre.  Sei que ainda poderei ter problemas, por isso os testes. Se algo não der certo no futuro, reportarei aqui, sem constrangimentos,  afinal estou tentando  melhorar e apresentar uma sugestão para todos. Quem quiser  ver   algumas fotos que tirei, acessem  http://www.geocities.com/miltonfantucci/giro 
 

Alguma dúvida, que me  perguntem.  Adianto que não sou fabricante de giro e portanto não  fabricaria um,  entendo pouco deles  mas os admiro e por isso tenho um.
 
Abra챌os,
 
Milton

58 comentários:

  1. Grande amigo Milton Parabens Milto o seu giro esta muito bonito e sua adpitação ficou muito boa pode estar certo que vai funcionar bem Ã© isso ai temos que botar a mão na massa e faser coisas diferente na nossa giroaviação    ,,,  gostei muito da sua helice  parabens mais uma vez boa sorte e bons voos !!! Abra챌o a todos Eduardo Carinta

    ResponderExcluir
  2.   Ao Grande Gironauta Milton                Parabens , vc radicalizou a altura , o novo  layout   ficou muito vistoso. Agora 챕 quest찾o de acertar o passo da h챕lice referenciado a RPM do motor , informe qual o fator de redu챌찾o ( 2,24 ou 2,58 ), o tacometro 챕 fundamental .                            Desejo a você  sorte e bons vôos.      AbelhaRJ  

    ResponderExcluir
  3. Abelha,   A caixa tem a razão de redução de  2,58 x 1.   É a do tipo "B". As caixas com razão maior e  que suportam   momentos de inércia  bem mais pesados são as  "C"  e "E". Caso eu conclua ao final de todo o processo de mudança que   ele valeu a pena,  provavelmente compre um Rotax 582 ou um 618 com uma dessas  caixas.   No momento estou de mudança para Cascavel/PR e  talvez em razão disso tenha que suspender temporariamente os testes que estou realizando... A  propósito, estou pensando em vender o VW que possuo. Foi todo refeito ao custo total de R$2.600,00. Inclusive foi  colocado jogo de pistões e anéis novos, ao preço de  R$1.100,00, somente essas peças. Ã‰  um  motor 2,1, aspirado,    com um  carburador Solex.  Utiliza  Avgás ao gasto de  15 litros/hora. Tem partida elétrica. Quem comprar leva junto uma hélice  Orlei de 60 pol.  Penso em pedir por ele R$4.000,00, sem aceitar  proposta menor.   Abra챌os,   Milton

    ResponderExcluir
  4. Parabens, parabens e parabens! Enormes parabens!!! Nao tenho teu e-mail Milton, favor enviar mensagem para gyrowave@yahoo.com. Obrigado Heron

    ResponderExcluir
  5. A prop처sito, alguns amigos est찾o me questionando quem fez a h챕lice para mim.   A챠 v찾o os dados:   H챕lices Dacor챕gio (do Tarc챠sio Dacor챕gio)   fone: (48) 3652-1093 helices_dacoregio@hotmaill.com Gr찾o Par찼/ Santa Catarina   Ele me cobrou R$600,00 pelas três  pás  mais o cubo em alumínio fundido.   Abra챌os,   Milton

    ResponderExcluir
  6. Parabens  Amilton     Acho que agora voce tem um conjunto perfeito. Agora são só os ajustes Eu já escrevi neste forum que não confio muito no motor VW , quando se faz todas as alterações necessárias, ele fica acima do limite de segurança.  Veja o que aconteceu com o Ivan  ha 2 semanas atrás ,quebrou o birabrequim , felismente temos uma aeronave que se comportamuito bem sem motor e ele pousou sem problemas, mas a tens찾o de quem est찼 voando 챕 constante. Sei que voce 챕 muito caprichoso, e com certeza manter찼 o seu motor sempre com as revis천es em dia. Acredito piamente que hoje voc챗 tem uma maquina mais confi찼vel, se o desepenho for melhor ser찼 um ganho extra   Abra챌os   Antonio Jandui  de Lacerda

    ResponderExcluir
  7. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  8. Abelha e todos...   Os testes ainda n찾o terminaram. Semana  passada  chegou uma segunda hélice bi-pá, de madeira que comprei, um  pouco mais atacada que a primeira.  O motor estava  rodando  a  primeira com muita facilidade. Fiz poucos testes porque o motor está sendo  afinado por uma pessoa entendida de Rotax.  Deve terminar até este final de semana. O giro ficou mesmo mais leve e o Rotor agora não passa de 310 RPM. Antes  chegava a 320.  Também a  velocidade caiu um pouco, para cerca de  50 MPH. Mas o motor é mesmo muito forte. Levanta o giro com facilidade. Acredito que até o final deste mês terei uma  conclusão definitiva.  Ainda não a tenho. Como sabem, os Rotax tem vários tipos de caixas de redução. Eu  possuo a do tipo "b". Se possuísse a do tipo "c" ou "e", já partiria para uma hélice tri-pá.  Tenho quase certeza que a história seria outra.  Cheguei a coloca  uma tri-pá de madeira mas,  desconfiei que ela poderia não aguentar a força centrífuga e  se soltar do cubo de alumínio. Há históricos,  sobre isso.  Preferi não arriscar. Hoje, caso tivesse  recursos para começar um giro, certamente começaria com um Rotax 582 zero, caixa "c" ou "e" e com hélice  tri-pá de fibra de carbono, pás largas e com passo  ajustável. Não tenho dúvidas do sucesso que teria. é bom dizer que a   torre precisaria ser um pouco mais alta para que a hélice tivesse ao menos 66 polegadas. Hoje  só posos colocar uma de 60.  Falta espaço para uma maior. Se aproximaria perigosamente do rotor. Anexo aqui duas imagens tiradas no domingo, (10/02), quando trazia o giro até Cascavel, para o ajuste do motor, já noticiado. Em detalhes, é possível ver a nova hélice e   o motor.   Abra챌os,   Milton

    ResponderExcluir
  9. Caro Abelha, Eu também substitui o meu VW 2.2 alcool, no meu Bensen, por um Rotax 582.Até agora só decolei com o rotor Bensen. O ivam através do Carinta me mandou o rotor dele que, estou terminando de balancear. O meu giro está voando muito bem velocidade média de 50 a 60 milhas. Eu pesei o meu VW inteiro até os parafusos que seguravam ele no berço. Motor + radiador + alternador + bateria + motor de partida + escapamento +  mangueiras somavam 91 kg total . Pesei o 582 com o escapamento deu 49 kg. Agora eu preciso que alguem dê uma luz onde ou como instalo um cabo do pré acelerador . ou quem sabe onde tem esse cabo para adaptar e qual a coroa que vai na cremalheira da base da torre no rotor? O MELO esteve em Leme dias atraz e viu eu decolar com o Giro ele aprovou . Eu tenho um motor 2.2 a alcool com 13 horas de uso (zerinho) a quem possa interessar é só contactar. Adianto que , com o rotor Bensen ele decola mas n찾o sustenta, agora com o rotor do Ivam ele voa. Mais alguma informa챌찾o estamos por aqui. Abra챌o SILAS-LEME _SP

    ResponderExcluir
  10. Ao Abelha e Confraria Alada,   Eu esqueci de dizer que estou usando uma caixa "B" no 582 e a hélice é uma BIPÁ, 64 X 44 , construida pelo            Adalto MECA  -     (fone:18 - 3701.24.03) - adaltomeca@itelefonica.com.br) de Mirandópolis-sp- em MARFIM, muito boa e bem feita, sem blindagem , pelo preço de :R$350,00 incluso o sedex. É a segunda que ele me faz, eu gostei. Para mais informações estamos a disposição dos nossos amigos . Abraço SILAS-Leme-sp

    ResponderExcluir
  11. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  12. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  13. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  14. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  15. Ao Silas,   Instalei uma pequena polia fixada a um eixo que é ligado à cremalheira  da partida elétrica. Foi retirada aquela pequena tampa, que inclusive serve para fixar o motor de arranque, e feito um furo, por onde o eixo descrito passa. Um disco no qual foi soldado o eixo da polia,  fica parafusado diretamente na cremalheira.  Com a polia girando  externamente ao motor, daí é só bolar um jeito de  transferir o torque para o rotor lá em cima. Através de cardã ou  por cabo.  Não ficou uma coisa bem feita.  Caso eu entendesse de  solda e tivesse as ferramentas adequadas, certamente teria  feito algo melhor. Anexo aí duas fotos para que  você tenha uma  idéia do que foi feito.  Quando puder, anexarei imagens melhores,  que hoje não  tenho. infelizmente.   Abra챌os,   Milton

    ResponderExcluir
  16. Milton, agradeço o empenho , parece que o encosto da cabeça do banco, ficou bem na frente do sistema que vc bolou ! Na próxima veja se consegue dar um clouse no sistema , meu motor é praticamente igual o seu, só que a partida é na cordinha "fejaulico" e haja feijão, quando ele pega até voce acelerar no braço o rotor já da para perder a "V" de voar.Mas mesmo assim com os bofes de fora a gente sai e a pressão do vento no rosto repõe as energias. Muito obrigado , mando amanhã as fotos do meu.Abraço , a sua disposição SILAS-LEME-SP.

    ResponderExcluir
  17. Milton , como sempre eu lembro depois. Para trocarmos informações, o meu motor está trabalhando na decolagem a 6.200 rpm, reduzindo em vôo de cruzeiro para 5.700 rpm. A temperatura da agua dependendo da hora do dia e da temperatura local ela vai de 85 a 90 graus C. No CHT trabalha a 115 graus F. Estou usando a gasolina Podiun com o oleo 2T ACTEVE da Castrol. Acho que o meu motor está bebendo um pouco. Quanto está fazendo o seu para eu tirar uma média.? Qual a medida do seu rotor ? Mais uma vez obrigado SILAS-LEME-SP.

    ResponderExcluir
  18. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  19. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  20. Caro Silas e demais usu찼rios de 2T

    O pessoal que pilota ultraleve com motor rotax aqui nos Amarais ( Campinas-SP) queixou-se que houve mal funcionamento do motor ao usarem Podium ap처s o motor parado por muito tempo devido precipita챌찾o de 찼gua no tanque com a presen챌a de 처leo 2T na mistura . Segundo os pilotos, a causa mais prov찼vel 챕 a presen챌a de uma % maior de alcool na Podium (sic) para melhorar o 챠ndice de octanagem e quando se coloca 처leo 2T h찼 uma tend챗ncia da 찼gua precipitar ( 챕 o componente menos sol첬vel na mistura).
    A informa챌찾o que tive sobre uma pane de motor com um trike aqui foi provavelmente causado por esse problema.
    Depois que os ultraleves e trikes deixaram de usar Podium o problema sumiu . Coincid챗ncia ?
    Eu pessoalmente n찾o uso podium ( uso alcool) e n찾o fiz testes para comprovar mas podem ser feitos facilmente colocando a mistura em um vidro por alguns dias e verificar se essa informa챌찾o 챕 procedente.

    Sds

    Ernani

    ResponderExcluir
  21. Ernani, em um tubo transparente, coloca-se gasolina e adicionaa-se 찼gua em quantidade suficiente.  A água vai conbinar combinar-se com o alcool, e consequentemente separa-se da gasolina. Com as medidas  dos volumes envolvidos chega-se à proporção aproximada de alcool contida na gasolina. Atenciosamente. Otavio

    ResponderExcluir
  22. Ol찼 Ot찼vio

    O teste que estou propondo 챕 mais simples e n찾o 챕 para saber a propor챌찾o de 찼lcool na Podium ( supostamente maior que na gasolina comum ) mas se h찼 separa챌찾o de fases na presen챌a de 처leo 2T ap처s algum tempo da mistura ficar armazenada . At챕 onde sei ( mas posso estar enganado ) o 찼lcool adicionado a qualquer tipo de gasolina 챕 o anidro ( sem 찼gua) , portanto se isso acontece de fato eu creio que essa segunda fase pode ser o alcool que est찼 separando da mistura ( se precipitando no fundo do tanque ) na presen챌a de 처leo 2T ( mais sol첬vel na gasolina ).
    Motor 2T a gasolina n찾o vai funcionar bem com esse 찼lcool livre que por ter uma densidade maior (0,8 gr/cm3) que a gasolina +처leo ( 0,7 gr/cm3) certamente vai para o fundo do tanque agravando o problema .

    Resumindo : Eu pessoalmente não tenho confirmação disso . É só para os usuários ficarem espertos e verificarem se tal fato tem procedência porque se tem poderão ter problemas .
    O jeito mais simples de descobrir 챕 fazer tal mistura,colocar dentro de um vidro tampado , manter em repouso e esperar umas duas ou tres semanas para ver o resultado.

    Sds

    Ernani

    ResponderExcluir
  23. Ernani, voce est찼 certo. S처 a titulo de informa챌찾o, j찼 fiz os testes para ver a proporção de alcool em varias gasolinas, resultado: em todas deu 25% de alcool. S처 que na outra parte que deveria ser gasolina, s처 Deus sabe o que 챕. Vou misturar oleo 2T em varias gasolinas e guardar (aguardar) 30 dias. Nâo deverá dar problemas. Ap처s este periodo informarei o resultado. Atenciosamente. Otavio

    ResponderExcluir
  24. Caro Otavio

    Agrade챌o sua iniciativa que ser찼 첬til para todos.

    Sds

    Ernani

    ResponderExcluir
  25. Prezado Ernani e colegas:   Com relação à eventual incompatibilidade da gasolina Podium com motores de 2T, não acredito que a causa das panes seja este tipo de gasolina. A Podium possui o mesmo teor de álcool anidro que as demais (23 a 25%), e este mistura-se bem com a gasolina e o óleo. O problema é o "batismo" da gasolina com álcool hidratado, onde a parcela da água pode reagir e se separar do óleo 2T. A Podium é uma excelente gasolina, não só pelo seu alto índice anti-detonante (IAD min 95) em relação à Premium (min 91) e comum (min 87), como Ã  reduzida fração de enxofre (max 30ppm), enquanto que as demais gasolinas tem max 1000ppm. O enxofre é altamente danoso ao alumínio das câmaras de combustão e pistões . Ela é a única gasolina que pode ser estocada por até 1 ano, sem perda de suas propriedades (dados da Petrobrás). Tanto eu como diversos colegas usamos a Podium desde seu lançamento, acumulando centenas de horas de vôo em motores Rotax e VW com excelentes resultados, em especial naqueles com alta taxa de compressão. Abra챌os Fernando Cirigliano

    ResponderExcluir
  26. Fernando , muito obrigado pela sua esplana챌찾o, aproveito para saber se vc j찼 ouviu sugest찾o , para misturar a podium com a gasolina amarela, pois assim fazendo o 처leo 2t dissolve e mistura mais f찼cil ! Procede isso ? Meu motor fucionando com a temperatura da 찼gua at챕 90 graus C ele corre o risco de travar ? Sabe o Rotax 582 para mim 챕 crian챌a nova, eu sempre tive vw, por isso minhas perguntas. muito obrigado. SILAS

    ResponderExcluir
  27. Abelha, cordiais sauda챌천es.   muito obrigado pelas fotos realmente muito boas. vc conhece qual o cabo que podemos usar para colocar a polia de borracha?  Pensei até naqueles de roçadeira de grama costal ! Creio que o problema que estou vivendo, teve alguem a tempos atraz que colocou o ovo em pé.É melhor a gente perguntar do que sair dando cabeçada. SILAS.

    ResponderExcluir
  28. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  29. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  30. Prezado Silas:   "Misturar a podium com a gasolina amarela, pois assim fazendo o óleo 2t dissolve e mistura mais fácil", como diria o saudoso Boris Casoi, é conversa prá boi dormir!!! A Podium dá de 100 a 0 na amarela e seu poder de mistura é o mesmo. O que se deve evitar é a presença de álcool hidratado, vendido nas bombas para abastecimento), na Podium (e nas demais gasolinas), que possuem álcool anidro em sua composição. O álcool anidro absorve a água e esta pode se separar do óleo. Também como precaução, durante a hangaragem é recomendável vedar o tanque de modo a se evitar que a umidade do ar seja absorvida pelo álcool anidro. Não esquecer de abrí-lo antes do vôo, senão é chão na certa!!! O 582 é um excelente motor. Meu Predador, biplace, era inicialmente propulsado por um 582 e, ao nível do mar (RJ), levava 2 pessoas de 85kg com boa performance (rotor de 29'). A temperatura de 90º está alta para cruzeiro. O correto seria algo em torno de 75º. Aumente o fluxo de ar nos radiadores, tire a válvula termostática do circuito e use um aditivo de boa procedência no líquido refrigerante. Abra챌os Fernando Cirigliano

    ResponderExcluir
  31. Silas e colegas:   Em tempo, antes que alguém faça alguma bobagem: a retirada da válvula termostática pode ser feita no modelo 582 série 90, aquela com cabeçote cor alumínio e circuito de refrigeração de sentido único. A válvula neste caso é apenas um obstrutor (regulador) do fluxo, e sua retirada melhora substancialmente a refrigeração em climas tropicais como o nosso. Nos modelos recentes, série 99, com cabeçote azul, o circuito tem um by-pass como no modelo 618, e a válvula termostática não pode ser retirada, sob pena de não haver fluxo direcionado para o radiador. Abra챌os Fernando Cirigliano

    ResponderExcluir
  32. FERNANDO,

    muito obrigado pelos pela sua informa챌찾o, acontece que aqui em Leme ninguem manja de ROTAX, tenho um conhecido que conserta os motores dos jetski da regi찾o. vou ver se ele sabe onde fica a tal da valvula. Quem me vendeu o motor disse que os radiadores eram tropicalizados. Vou tentar decolar com o rotor do Ivam que 챕 mais largo e comprido que o Bensen. mas eu acho que 75 graus vai ser dificil . Me reporto com vc se permitir. Ah! o 582 seu carregava dois ? Que helice vc usava?
    A minha 챕 de madeira 64 X 44 ! O motor abre 6.200rpm na decolagem e estou voando com 5.750 a 60 milhas, que uste acha? Silas .

    ResponderExcluir
  33. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  34. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  35. Fernando, a temperatura do motor baixou, medimos com pirometro a leiser o rel처gio e o bulbo da tecnoleve 쨈쨈e que estava louco, peguei um velho que eu tinha, coloquei um bulbo do corcel II e bateu a temperatura com o pirometro a leise 75 graus C. abra챌o Silas.

    ResponderExcluir
  36. Grande Milton, se divertindo e deixando a galera com agua na boca! :D Duas perguntas Voce tem como testar um rotor de pas mais finas? Que tipo de helice esta usando? 250 ppm me parece pouco nao seriam metros? Quanto esta pesando o giro completo agora? (ih passei de duas perguntas) abraco Heron

    ResponderExcluir
  37. Heron,   Não entendi a pergunta sua de testar rotor com pás mais finas. De onde virão essas pás,  quem as fabrica, como cherão a mim, que custo terão e o porquê dos testes ? Quanto  razão de  subida, é isto mesmo, cerca de  80 a 100 mestros/minuto, que em pés resulta nos números que apresentei. O giro não alterou o peso desde aquele primeiro dado que disponibilizei. Vazio  fica na casa dos 170 quilos.  Cerca de 30 quilos a menos que com o motor VW que possuía 2.2. Giros do mesmo modelo (AC-4) devem pesar coisa semelhante, penso eu, afinal, o que o meu tem a mais é carenagens, que pesam no total  menos de 5 quilos.   Abra챌os   Milton

    ResponderExcluir
  38. Milton Eu notei que as pas ai no Brasil sao de 8 polegadas ou ate mesmo mais largas, o que acho bom, o Golden vai precisar delas, ele 'e muito pesado. Mas como o pessoal aqui usa muito as de 7 polegadas, agora mesmo nosso Golden tem uma Dragon Wings nesta medida, o que faz o giro mais rapido, porem com menor flutuacao, no pouso desco a 70 milhas e com as pas mais largas da pra descer com 60/55 o que faz o pouco mais suave e seguro. O Golden com um passageiro sobe a 1.500 pes por minuto e com dois pesadinhos 800, por isto estranhei sua razao de subida. No caso de existirem por ai pas mais finas, um teste seria otimo para voce deteminar onde fica melhor voar a tua maquina especificamente. Pas mais largas tiram da velocidade maxima, o giro flutua mais porem viaja menos. Meu amigo Hector demoliu um giro mono com pas MacCutchen de 10 polegadas, por um probleminha bem estupido, o pedal esquerdo travou, ele apertou com forca e a coisa toda foi para o brejo, rolando a maquina de lado. Eu acho estas pas fantasticas e o som delas 'e muito bom, elas sao caras e agora estao de novo no mercado com outro nome. Talvez adequando a helice voce possa ter mais subida sem prejudicar muito a velocidade maxima. O Monarch usa 64 x 46 e de acordo com o Larry 'e a melhor para ele, ja testou varias inclusive tri-pa abraco Heron

    ResponderExcluir
  39. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  40. Milton,   Parabens , pelo voo e demonstra챌천es, isso divulga em muito o nosso aparelho. O meu giro est찼 bem parecido com o seu, em peso e configura챌찾o 141 kg.Aproveito para perguntar, qual o cabo que vc utiliza no seu pr챕acelerador? Foi vc quem fez ou j찼 tem no mercado em outra m찼quina e vc adaptou? As p찼s de seu rotor tem quanto de largura por quanto de comprimento fora o espa챌ador? Agrade챌o Silas-Leme-sp

    ResponderExcluir
  41. Ol찼 Silas,   Terei  que medir o tamanho do rotor. Não sei direito, sinceramente. Quanto a pré-aceleração,  foi feito um pequeno cardã. Não ficou grande coisa. A pessoa que o confeccionou é criativa mas peca no acabamento. Foi usada uma cabeça de lixadeira de automóveis, pequena e não muito forte. Alcanço no máximo 120 RPM nessa pré aceleração. Ao menos já há força centrífuga suficiente para o rotor não flambar quando  vou embalá-lo , antes da decolagem.  Sei que o Carinta pode indicar alguém quem,  com a  supervisão dele, Carinta, poderá fazer um bom pré-acelerador para você.  O que fez para mim, não indico, justamente pelos pecados no acabamento. Pré-acelerador tem que ter um bom balanceamento , desde as polias utilizadas até no varão de transmissão e a  cremalheira, na cabeça do rotor. Â´ Há muitos vídeos que mostram a pré-rotação sendo tirada de uma polia instalada junto a hélice. No meu caso, como já revelei em outra oportunidade,  há uma extensão feita a partir da cremalheira da partida elétrica. Não acho uma boa coisa. em última análise, é uma extensão do próprio  virabrequim que roda a mais de 6.500 RPM.  Alí tem que haver um balanceamento perfeito para não comprometer todo o conjunto. Só alguém bom  em mecânica  e  criativo pode fazer um trabalho adequado.   Abra챌os,   Milton

    ResponderExcluir
  42. Milton Desculpe minha burrice . . .teu motor 'e um 532, eu achei que falavamos do 582, falha nossa! Com relacao ao embalo do rotor, quantas rrpm voce consegue so com o pre-rotor e quantas sao necessarias para decolar? obrigado Heron

    ResponderExcluir
  43. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  44. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  45. MILTON.   Muito obrigado, o Carinta est찼 proximo de minha cidade, vou grudar na pele dele at챕 sair um pr챕 acelerador.Abra챌o Silas.

    ResponderExcluir
  46. Pessoal, sobre  aqueles vôos em Cascavel, fiz um pequeno vídeo, de baixa qualidade, mas, que é possível ter uma idéias do que aconteceu, Ah.... antes que me perguntem alguma coisa, quero dizer que saio de viagem hoje e só volto em 15 dias.  Não acessarei a net e não terei como responder  nada...   Vejam o v챠deo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=79jO5dyKzJM   Abra챌os,   Milton

    ResponderExcluir
  47. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  48.   Sábado, 23/03,  enchi o tanque do giro e decolei.  É a seqüência dos testes  do Rotax 532.  Fiquei no ar por cerca de 40 minutos, percorrendo uma distância próximo a  60 Km.  Estou contente.  A temperatura da água tem ficado na casa dos 65 graus e o que é mais importante,   está sobrando motor. Acho que uns 30 %. A plena potência    o  giro sobe. Em vôo nivelado, posso reduzir  a aceleração no  percentual estimado.  Sem RPM não dá pra saber direito. Fico impressionado como 64 Hps e uma redutora adequada (caixa  "B" original com relação 2,58 x1)  geram um torque extraordinário.  Ainda dentro destes testes o que mais me tem animado é que,  ao chegar no aeroporto, não tenho dúvidas: vou voar.  O motor não nega partida e não preciso fazer reparos de momento, coisa comum no tempo em que havia outro motor empurrando meu giro.  Ainda hoje, 02/04,  cheguei o aeroporto perto das 18 horas.  Não podia perder tempo. Tirei  o giro do angar, bombeei o combustível via bulbo e   dei a  partida. Pronto. O motor já estava funcionando e aquecendo. Esperei um pouco, fui pra pista, embalei o rotor e com a potência total, subiu bonito. Cerca de  15 minutos de vôo e  posei de volta.  Satisfeito. Agora estou partindo para uma etapa além. Estou   regularizando meu giro. Já encaminhei a documentação para o engenheiro Reuel, de Cotia/SP.  Paguei uma primeira parcela das duas  de R$800 combinadas. Na sequência será a vez do CPD.  Quero estar regular. Acho que agora vale a pena investir na regularização. Antes, não. Temia  quebrar a máquina  "no próximo vôo".  Talvez ainda quebre, mas,   fatalidades  acontecem. Que não aconteçam comigo.  Se forem inevitáveis , que Deus me  preserve.  Já estarei contente demais. Vejam a챠 algumas fotos tiradas ano passado, enquanto passeio pelos c챕us....   Área rural, próximo a cidade de Guaíra. Ao fundo, o  Rio Paraná;     Área rural próximo a cidade de Palotina, no oeste paranaense.     Foto tirada em 2006,  enquanto sobrevoava uma ponte em construção sobre o Rio Piquiri, entre Guaíra e  Umuarama.   foto também de  2006,   em Assis Chateaubriand/PR   Abra챌os,   Milton

    ResponderExcluir
  49. Ops...   Onde se lê "Cerca de  15 minutos de vôo e  posei de volta", leia-se :" ....e pousei de volta".   Onde se l챗: "Vejam a챠 algumas fotos tiradas ano passado, enquanto passeio pelos c챕us....", leia-se "..... enquanto passeava pelos c챕us"...     Milton    

    ResponderExcluir

  50. Maravilha Milton

    É muito bom ver voce tirando pleno proveito da sua pequena aeronave .

    Parece que minha teoria est찼 se confirmando (para mim um pouco tarde). Hoje j찼 n찾o vale a pena usar motor VW, da para comprar um bom Rotax 532, revisado praticamente pelo pre챌o de VW .
    Voce hoje 챕 uma referencia para mim, talvez eu troque meu motor, ou construa um novo giro com um Rotax, 챕 cedo pois ainda tenho enormes problemas para concluir o treinamento e pilotar.

    Um conselho de um amigo que faz manuten챌찾o Rotax a muito tempo:
    "N찾o force o motor, mantenha as manuten챌천es em dia ter찼 um motor confaivel por muitos anos"
    Abra챌os
    Lacerda

    ResponderExcluir
  51. Alea Jact Est! Parabens ao Milton e a todos que conseguirem digerir estas informacoes, um giro com motor suficiente 챕 um animal completamente diferente e quanto maior a maquina, maior a diferenca. Lacerda, vai fundo nas mudancas! Vamos organizar um churrasco (beneficente se preciso for) e termos uma caixinha para ajudar quem esta na trilha desconhecida e passando informacoes para quem vem atras. Alguem aqui conhece o termo "tonomoshi", pois 챕, seria uma grande ajuda. abraco Heron

    ResponderExcluir
  52.   Mais um v챠deo que fiz voando meu giro com a nova motoriza챌찾o. Testes finalizados e resultados animadores. Voando com 70  por cento da potência. O v챠deo est찼 no Youtube:   http://www.youtube.com/watch?v=jOgHJdmEbtM   Abra챌os   Milton

    ResponderExcluir
  53. Que legal!! :D Parabens mais uma vez Milton, mantenha nos informados. abraco Heron

    ResponderExcluir
  54. Mais um  vídeo de um vôo realizado sábado, 21/04. Há inclusive   vôo a baixa altitude sobre uma plantação de milho ( sei que voar baixo não é recomendável !.O endereçdo é: http://www.youtube.com/watch?v=6fZCfioXZWY Abra챌os, Milton

    ResponderExcluir
  55. ola pessoal sou aficsionado por giros leio a maioria dos comentarios e videos, mas gostaria de baixalos no meu computador do youtube alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  56. Ol찼 Nunes. Siga o link para baixar o programa Vdownloader : http://baixaki.ig.com.br/download/VDownloader.htm .   Este programa baixa ou captura os videos do youtube e outros sites para vc salvar no HD e assistir quando lhe for conveniente ou mesmo fazer uma pasta só com videos de seu interesse. Se o link estiver quebrado, procure por ele dentro do site do baixaqui.   Espero ter ajudado.   Abra챌os Renato.

    ResponderExcluir
  57. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  58. Ernani, como eu havia prometido a meses atraz, utilizei gasolina de varias bandeiras, misturadas ao oleo 2T, inclusive podium. Estas misturas ficaram guasdadas em media 60 dias. Apos este periodo de estocagem, todas funcionaram normalmente, nos  motores Johnson da 2 cilindos de 30 HP, Yamaha e 2 cilindros de 8 HP, Mariner 4 cilindros de 115 HP, Johnson 4 cilindros V de 100 HP, Yamaha 4 cilindros V de 130 HP. No Mariner 115 e no Yamaha 130 com o autolub desativado e a mistura normalmente direto no tanque.  O funcionamento foi normal em todos os casos, motor pegando bem, atingindo a rota챌찾o esperada e desempenho dentro do esperado. Em todos os casos a gasolina misturada, ficou guardada em bombonas de plastico e no dia da utiliza챌찾o foi transferido para o tanque. N찾o sobrou residuos no fundo das bombonas. Os motores Johnson s찾o da BRP, pertencente a Bombardier. Os motores Yamaha em  um periodo, tinha serios problemas com seus  carburadores que dava problema com o uso continuado de nossa gasolina, este problema, segundo pessoas que estudaram o assunto, estava na liga usada para os carburadores. O problema existia nos motores equipados com autobub, portanto n찾o tinha nada a ver com a mistura do oleo 2T. Nestes casos o uso da Podium era a solu챌찾o. é bom lembrar que por lei , não existe gasolina automotiva sem alcool. Tambem n찾o existe, por enquanto, uma gasolina especifica para uso maritimo Atenciosamente. Otavio     .  

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.