sexta-feira, 12 de agosto de 2005

Planta de Gyro

Aos companheiros que gostariam de ver uma planta dispon챠vel e gratuita, com detalhes de constru챌찾o, que parece simples, acessem http://www.geocities.com/donshoebridge e deem uma navegada.O site é interessante e o modelo tem um visual legal.Se a máquina é bôa ou não é outra questão, também não entendo nada de gyro por enquanto, mas para os desprovidos de grana , como eu, e que gostariam de ter o prazer de construir , acho que é válido. Alguém comentou que não tinhamos um modelo e planta disponivel, até o nosso AC 4 não é fácil, pois bem, ai vai uma idéia.Certamente quem puder opinar se tiver algo significativo contra a máquina, fica-se agradecido.Pelo menos , alguém , seja de onde for, tem o espirito de ajudar outros aficcionados mundo afora. Sei que nem todos tem tempo para ficar navegando na INTERNET e nem sempre é fácil achar aquilo que nos interessa, mas como estou de férias, em casa, acaba-se achando coisas interessantes. Espero que sirva para alguém, pelo menos, tem bastante detalhes de construção, pode ajudar em algum outro projeto pessoal ou pequenas modificações.
Sauda챌천es!

29 comentários:

  1. opa, parabens ao colega por disponibilizar esta planta tao detalhada e comentada, e como a uniao faz a for챌a e dos sonhos pra realidade 챕 so uma questao de insentivo e tempo, BEM QUE, algum engenheiro aeronautico do nosso meio poderia nos apresentar projetos como este e outras tantas possibilidades de giro, ainda que pra desenvolver o projeto precisace de uma pequena doacao coletiva do grupo tornando viaelvel a este proficional gastar horas e horas no projeto, consultoria tecnica seria outra coisa a parte independente do projeto postado, bom, aos engenheiros aero fica ai meus comentarios, para uma reacao em cadeia 챕 necessario um pequeno ponto de start, bom, fico por aqui, com serta euforia em observar e contemplar o projeto do link q o colega apresentou............................................. aaaaaaaaaa ainda vou voar numa maquininha desta .........................   marcelo nunes - goias

    ResponderExcluir
  2. Ol찼 a todos do grupo:
    A documentação disponibilizada pelo Don Shoebridge
    é realmente impecável. Mas... e sempre tem um mas na história... NÃO EXISTE
    NENHUM Hornet voando ainda! Faço parte do grupo de discussão do Don e eles tem
    dois giros em fase final de construção e o projeto ainda está sofrendo várias
    revisões. O pessoal daquele grupo (quase a maioria...) já está com o material
    comprado mas ninguém se aventurou a iniciar a construção por conta disso. Ã‰
    meio coisa de São Tomé, ver para crer!!! Então não aconselho o uso deste projeto
    para construção de imediato. Existe o predecessor do Hornet que é o Gyrobee e,
    este sim, tem vários voando por lá. 
     
    Abra챌os
    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Ok Ricardo, valeu a informação! Realmente o Gerobee já tem histórico e sua planta também está  disponivel gratuitamente no site http://taggart.glg.msu.edu/gyro/gbplans.htm, portanto, já é a melhor alternativa. Mas tomara que de tudo certo com o Hornet. O negócio é estudar bem o que tem por aí , e cruzar informações.Deem uma olhadinha neste site tb que acabei de achar http://www.starbeegyros.com/gallery.asp, na se챌찾o GALLERY, clicando para aumentar as fotos e em cada uma delas tem mais fotos inseridas, clicando nas setas acima de cada uma. D찼 para ver muitos detalhes de constru챌찾o e apreciar a beleza destas maquininhas. Por enquanto, sonhar ainda n찾o paga imposto n챕? Sds Jugno

    ResponderExcluir
  4. outro problema seria o motor, que prá cá é um pouco salgado! O Hornet sairia meio caro por aqui, e o Bee também sai por que é motor Rotax! Temos que ter um giro que voe com VW pra ficar dentro da nossa realidade economica! um Bee com motor VW seria uma beleza, poderiamos comprar e manter com segurança, como já fazemos com os Ac4 mono. Em fim. Se descobrirmos um bom giro, moderno, e econimicamente viavel pra muitos de nós, poderiamos comprar a planta e mandar construir para adquirirmos a tecnologia. Fariamos uma arrecadação em conjunto e no fim sorteariamos a máquina pela pessoas que participarem! Pô, 100 de cada um, dá 10.000 e esse é o custo do ac4 mono. É bem viável. Então os demeis não contemplados poderiam se programar pra comprar o seu giro! Mas é importante ser uma máquina que tenha um motor que todos possam pagar e manter, se não, acaba não sendo jogo!!!
    At챕
    Bruno

    ResponderExcluir
  5. obs. 100 de cada um d찼 10.000 se computar 100 pessoas que 챕 pr처ximo do n첬mero de pessoas presentes neste f처rum conforma a "lista de chamada"
    at챕
    Bruno

    ResponderExcluir
  6.     OSB: VAMOS VER O QUE VAI  ACONTECER ????    

    ResponderExcluir
  7. Algu챕m a par do assunto saberia informar qual giro, al챕m do ac4 nacional, voa com motor VW? Ser찼 que o Air Command ou o Dominator ou ainda o do Herom teria essa "qualidade"!?
    At챕
    Bruno

    ResponderExcluir
  8. OLÁ TURMA DO GIRO A COISA ESTA FICANDO QUENTE ESTOU GOSTANDO CONTEM COMIGO PRO GRUPO DOS 100,TENHO A PLANTO DO GIROBEE E FOTOS DE VARIOS ARRANJOS QUE ACHEI NA NET PODEMOS TER NOSSO TUPYNIQUIM QUANTO AO VW É IDEAL TEMOS MUITOS ARRAJOS PARA ELE,QUEM CONHECE SABE, TEMOS VERSÕES ATE DE DOIS CIL.       SALEFER.  

    ResponderExcluir
  9. Olá Pessoal. Estou voando com um motor Volkswagen, especialmente preparado pelo Tonhão da POWER PLUS de São Paulo. É um 2300 cc, álcool, muita força, penso que estou com mais de 100 HP. Portanto, podem perceber que é possível continuarmos ainda com nossos motores Volkswagen, desde que bem preparado. Temos ainda opções já utilizadas de motores Subaru que também voam bem, cujos preços são mais acessíveis que os importados Rotax. Abraços. Cmte. MELO.

    ResponderExcluir
  10. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  11. comte comigo no grupo dos 100   volochen2

    ResponderExcluir
  12. Em resposta ao nosso amigo Salefer   De: salefer Enviado: 16/8/2005 08:30 OLÁ TURMA DO GIRO A COISA ESTA FICANDO QUENTE ESTOU GOSTANDO CONTEM COMIGO PRO GRUPO DOS 100,TENHO A PLANTO DO GIROBEE E FOTOS DE VARIOS ARRANJOS QUE ACHEI NA NET ??             resposta AbelhaRJ : .....muito questionável ..... na NET vende de tudo ... alguém já o fez ...e efetivamente voou ???  com motor FUSCA ??? sei não ..... PROVE por A+B = C ...de verdade                      agora com Rotax pode até ser...... giro MONO ..... COM RESTRIÇÃO DE PESO ATÉ 90 KG AO NIVEL DO MAR.     PODEMOS TER NOSSO TUPYNIQUIM QUANTO AO VW É IDEAL TEMOS MUITOS ARRAJOS PARA ELE,QUEM  CONHECE SABE, TEMOS VERSÕES ATE DE DOIS CIL.   resposta AbelhaRJ : VW de dois cilindros ......... esse motor n찾o tem potencia suficiente para GIROCOPTERO ....... para TRIKE pode at챕 ser ..... com ASAS vc n찾o precisa de tanta potencia assim ....          VOO mono.                Trike .... mono  ...... ultraleve ...mono ........ dá pra voar ..... dependendo do peso do piloto até 80 kg.                             Giro Mono ..... vc não sai nem do solo .... e´muito arrasto causado pela estrutura e pelo ROTOR.           As demais configurações :                 VW 2100 e VW2180 giro mono               VW 2200 , VW2300 CC ..... vai bem para giro biplace com restrição de peso para vôo duplo.                e VW 2500 CC ...... em fase final de avaliação.                                                                                                                             AbelhaRJ         

    ResponderExcluir
  13. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  14. Abelha, voc챗 sabe alguma coisa a respeito deste giro com cabine, qual o motor? O mastro dele 챕 diferente e acho bonito. Quem sabe um assim..., que j찼 conhecemos?
    At챕
    Bruno


    Attachment: ac4 m 25 cab.bmp

    ResponderExcluir
  15. Bruno   Só tenho mesmo,  a foto , ok    .....e nenhum fato a comentar  ou a relatar......   Deve ter sido algum  projeto que ficou de lado e sem  nehuma evolução ! parou no tempo e espaço   Atualmente podemos fazer algo melhor em material composto ...... bem mais leve e de performace aerodinamica ....... com melhor aparencia ...... na minha avaliação.   Qualquer coisa em que acrescente peso ..... poderemos complicar a parte da motorização  ...... falta de potencia  para vôo duplo ...... em mono creio que 챕 uma quest찾o de gosto.   Agora vamos no real  ..... vc no SUL  com aquele frio uns 10ºC no solo e a 1500 metros uns 3ºC de leve ....... Um giro cabinado fechado , com sistema de aquecimento proveniente da capta챌찾o do motor , um radio aeron찼utico , Equipamento GPS , um Cd player com som estereo 100 W , luz estrobo para sinaliza챌찾o e os equipamentos inerentes de um  girocop ......... tudo de bom, né  ??????  ...... só falta colocar um DVD com tela  plana LCD e ver os meus videos  para  aprender a pousar ........ eh,eh,eh   abra챌os       AbelhaRJ  

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, este giro mono AC4, cabinado, branco que aparece aqui, eu o conhe챌o, voa muito bem, 챕 da cidade de CATANDUVA. O piloto 챕 habilidoso, navega sempre, comparece nos eventos aqui na regi찾o. Esqueci o nome dele agora, mas falarei e verei com ele se posso passar o fone para vcs conversarem com ele; ele 챕 despachante policial l찼. Abra챌os. MELO.

    ResponderExcluir
  17. Ok galera vamos por partes O Don Shoebridge eu conheci agora em Mentone, trocamos varios "sopapos" via Net e ao vivo ficamos amigos (quase) e ele me mostrou o Hornet. E' como todos uma variacao Bensen e acredito poder usar VW para motorizar, vou perguntar a ele. Caso exista possibilidade, levo planta e faremos um ai, como voce estao querendo, todos unidos (jamais seremos vencidos) :D Cuidado com cabinar giros, precisa reavaliar o leme, pois sem motor voce vai descer de marcha re', a cabine tem maior area do que o leme e inverte a maquina assim que o motor parar, nao e' agradavel a situacao. Marion Srpringer relatou ao vivo para todos em Mentone o que e' voar um Bensen semi cabinado sem motor . . . Mantenham a coesao que a Gyrowave vai criar condicoes para experimentos em breve . . . O motor VW que vi voando ai, tem forca suficiente para tocar um mono, e com reducao fica ainda melhor, tudo depende de redesenhar a maquina para acomodar os angulos e tal . . . abraco Heron

    ResponderExcluir
  18. Dei uma olhada no site http://www.geocities.com/donshoebridge, baixei
    os planos de constru챌찾o do HORNET e estudei-os com calma, fiquei encantado com a simplicidade e o detalhamento dos desenhos.
    Acho que seria uma 처tima op챌찾o para quem tem habilidade e quer se aventurar na constru챌찾o do seu pr처prio giro.
    A estrutura dele n찾o comportaria um motor VW , mas existem muitos ROTAX 503 usados para vender at챕 mais barato que um VW, talvez isto limitaria o uso para um piloto de 80 kg e 20 litros de combust챠vel, para se voar com um pouco de reserva de pot챗ncia.( est찼 previsto para piloto at챕 100kg) .
    Estou com o meu Mono AC4 pronto, e treinando com muitas dificuldade e limita챌천es. Muito breve farei um v척o solo
    Se eu fosse come챌ar hoje eu optaria pela constru챌찾o de um HORNET com motor ROTAX, com certesa.
    Lacerda

    ResponderExcluir
  19. Lacerda O Rotax 503 nao serve para giros, muito fraco. No minimo um 532 e o ideal seria o 582 para cima. Voar com manete curta e'perigoso demais, muita gente ja beijou o chao desta maneira. Podemos criar um giro para este VW ai com muita eficiencia e custo acessivel. abraco Heron

    ResponderExcluir
  20. Ola Heron   Não se esqueça que eu estava falando do HORNET,  quase um GYROBEE, que voa com um Rotax 447 , sem pré, sem carenagens, tanque para 20 litros, pouco ou nenhum instrumento, estrutura levíssima etc.  O pessoal aqui no Brasil está precisando de algo assim para começar.  A sua forma de construção está mais ascessível aos menos experientes.  De qualquer maneira ainda não há HORNET voando por ai, pelo menos que eu saiba, é melhor aguardar um pouco mais. O modelo mais fabricado por aqui é o AC4 , mas a sua estrutura não pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo tendo um projeto, coisa que não temos por aqui, estão guardados e trancados em poucas gavetas ou na memória de alguns poucos. E quando se chega aos detalhes, o bicho pega, as solu챌천es que eu j찼 vi por ai , em alguns casos, beiram o absurdo.  Um abraço       Lacerda    

    ResponderExcluir
  21.   Bem , a quest찾o de estrutura , sempre esteve resolvida .   E´mais uma questão de destreza do que de tecnica , pois a estrutura,  Ã© bem mais   RESISTENTE , sem parafusos para dar chance ao azar. E nós , brasileirinhos , não estamos acostumadaos a checar na piririca na HORA do CHECK-UP ......passa tudo e o resto vc já sabem. Ah , vai dar ......   Quem ainda nunca viu , n처s temos duas ESTRUTURAS do AC-4.      1 - Rigida  ( aquela que todos conhecem )      2 - Com Torre articulada .... aquela que vc rebate a torre na hora de entrar na garagem ..... e atende muito bem                               ambas usando aspirado ou turbo ...... é mais uma questão de gosto ...e de  fregues .   o que falta mesmo é dimdim , dracma , cacau ....... aí é outra coisa ......vamos partir para um consorcio ....uma sociedade anonimada ...é isso mesmo ANONIMADA .........menos mensalão ....eh.eh.eh.                        Ambas baseadas na estrutura dos ACs.   Agora com certeza , um AC-4 , tanto mono quanto ao bi-place voando  " MONO"  com um VW acima de 2100 aspirado voa tranquilo com qualquer pessoa até 100 KG ...... digo voando mono , mono .....mono .... mono                        VOAR DUPLO ........VAMOS ESQUECER  ......                                        NO modo  ASPIRADO    FALTA MOTOR DE   POPA                                                      NO TURBO ........ AINDA TÁ INDO ........ MAS DÁ ...... E   FICAR ATENTO          VAMOS FICAR NO REAL  ...NA REALIDADE ........                                                                                  É MAIS REAL                                 algo mais sofisticado custa ..... e custa muito ..... veja um Rotax 912 usado 80 HP ....... juntando tudo , na atual conjuntura                                            se vc tiver dinheiro sobrando .... pode comprar ..... obs COMPRE UM ZERADO                                              pra não se arrepender mais tarde .......... tem muita bugiganga sendo vendido por aí                                                                        COMPRE UM ZERO ...ZERO ...... ZERADO  MAS  ORIGINAL       ABELHARJ                                                                                                                                                

    ResponderExcluir
  22. Lacerda Eu acho aqui com meu achometro que o AC4 e'uma melhor pedida, pois esta muito proximo de uma boa maquina, ainda vou ter um. O pessoal que voa estas maquininhas e'bem magrinho e assim mesmo ficam "pendurados" la no final da manete. Um exemplo: David Seace 챕 um excelente piloto e instrutor e montou um Dominator de 420 libras. Maior dor de cabeca . . .usou um motor Hirth com 110 hp para ficar dentro do peso e fica mais quebrado do que voando.
    Como ele 챕 muito leve (O David, um graveto) tudo vai bem ate aparecer um Heron da vida com 210 libras (ja perdi um pouco) e tudo vai pro beleleu, nao tem sobra de motor para voar instrucao, muita mudanca de forca e o motor abre o bico. Um motor maior exige muita modificacao, seria melhor fazer outro giro e assim por diante. Ainda nao pude falar com o Shoebridge sobre o Hornet, mas vou fazer isto assim que me assentar melhor na volta pra Florida (uma semana de ferias e outra de furacao, tudo parou) abraco Heron

    ResponderExcluir
  23. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  24. Talvez o Hornet seja uma boa op챌찾o para aumentar o numero de adpetos do esporte.   Talvez sendo fabricado em forma de kits onde a pessoa possa  recebe-los em qualquer parte do Brasil a preços atrativos, pode ser o caminho para aumentar o numero de participantes.   Contruir para quem esta proximo das grandes capitais n찾o 챕 dificil mas para quem esta no interior 챕 complicado sem estrutura n찾o da.   Alguns dias eu vi no Discovery uma reportagem sobre contrução amadora de aviões e helicopteros e apareceu um cara voando sobre o deserto um gyro muito simples de contrução, acredito que era o Hornet.   Gostaria de dar um exemplo:   Fiz ciclismo por mais de 20 anos, no começo foi duro comprei uma caloi 10 com muita dificuldade fui praticando e um dia comprei a bicicleta que era TOP da época ai  a coisa mudou comecei a ganhar corridas e foi campeão de ciclismo, ganhei tantas corridas que perdi a conta.   E assim o cara come챌a com um gyro simples depois com trabalho e dedica챌찾o quem sabe ele compra ou constroi um na categoria de magni.   E para voc챗 que pensa que comprar uma bicicleta e mais simples gostaria de lembrar que existe bicicletas custando mais de 20 mil reais ou seja n찾o 챕 f찼cil para ningu챕m. Vai dos nossos sonhos.   Boa sorte a todos   odair.aero@ig.com.br    

    ResponderExcluir
  25.       Revivendo o tempo em que as águas  moviam o moinho .      E agora .

    ResponderExcluir
  26. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  27. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  28. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  29. Caro Falc찾o

    Sua participa챌찾o foi cancelada conforme sua solicita챌찾o.
    Agradecemos pelo tempo que participou do nosso grupo.

    Sds

    Ernani
    Administrador do Site ABGiro

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.