quinta-feira, 5 de fevereiro de 2004

Leva ai.

Deixa eu contar uma boa.

J찼 faz um tempo eu leio e ou챌o tudo o que est찼 ao meu alcance no que diz respeito a giros. Digamos que teoricamente come챌o a sentir que sei como a coisa funciona.

Ser찼 mesmo?

Domingo o Tonh찾o fez uma brincadeirinha comigo. Como em outras oportunidades, me chamou pra dar uma voltinha como passageiro no seu biplace. S처 estranhei que desta vez me pediu pra sentar no banco da frente. At챕 ai tudo bem.

Quando estava mais ou menos a uns 3500 p챕s de altitude ele me explicou como funciona aquele pequeno peda챌o de barbante que tem na parte da frente em todo giro (h찼 quem diga que 챕 o instrumento mais importante de todos) e me orientou que tentasse mant챗-lo apontando diretamente pra mim, apenas controlando o giro com os pedais. Com bastante esfor챌o consegui me sair razoavelmente bem; s처 que pra isso fiquei totalmente concentrado no barbante e no movimento dos pedais, algo bastante cansativo pra quem n찾o est찼 acostumado. Foram instantes que pareceram n찾o terminar nunca. A hora que o Tonh찾o reassumiu o controle senti al챠vio.

Passeamos mais um pouco, curtindo a paisagem. Ainda bem alto o Tonhão disse: "Pega o manche. Tenta levar." Quando ele disse isso, eu imediatamente, sem pensar, com a mão esquerda agarrei com todas as minhas forças uma barra da estrutura do giro. "Calma, JuciÊ! Deixe a mão esquerda solta. Apenas com a direita segure bem de leve o manche e tente manter a velocidade que você vê indicada no painel."

Você pode apostar que eu sei de-cór-e-salteado como funcionam os controles de um girocóptero, mas naquela hora sabe o que eu disse? Gritei "TONHÃO, COMO É QUE FUNCIONA ISSO, CARA?!! EU NÃO SEI USAR ISSO!!" Fiquei com medo, muito medo. Uma coisa é você viajar como passageiro, uma delícia; outra totalmente diferente é saber que pela primeira vez a máquina está na sua mão e você lá no alto dentro dela! O medo toma conta e seu cérebro simplesmente não funciona como deveria. Sua ferramenta básica de sobrevivência pára de funcionar na pior hora!

"JuciÊ, calma. Fique calmo. Você puxa levemente pra trás, o nariz do giro sobe um pouquinho e a velocidade diminui. Levando o manche pra frente o nariz desce e a velocidade aumenta. Tente manter nesta velocidade em que estamos. Só isso."

Tentando manter minha mão esquerda relaxada (minha vontade era de agarrar a estrutura com as duas mãos e gritar SOCORRO!), vi que a velocidade estava caindo um pouco. Bem levemente empurrei o manche. Acelerou. Ops! Foi mais do que eu queria. Logicamente puxei o manche. Putz! O nariz subiu mais do que devia. Empurrei o manche. Caramba, agora estou apontando pra baixo! Puxo o manche. Agora estou apontando pro céu! "TONHÃÄÄO!" Ainda bem que ele estava ali atrás. A essa altura eu já não sentia mais medo; o que eu sentia era um completo PAVOR! Uma voz dentro de mim dizia "em que fria você se meteu, cara! Pode começar a rezar. Já comece pelo Amém, senão não vai dar tempo."

Em meio a um turbilhão de pensamentos petrificantes ouço a voz do Tonhão: "JuciÊ, calma. Respira." e assumiu o controle. A máquina de imediato ficou dócil como uma ovelha na mão dele.

Neste momento eu pensei: "Como eu sou idiota. Acabei de provocar um PIO (oscila챌찾o induzida pelo piloto)." Quando j찼 estava um pouco mais calmo, pensando em como era bom ter um piloto experiente no banco de tr찼s pra nos levar em seguran챌a para o ch찾o, ou챌o novamente o voz do Tonh찾o no r찼dio "Vamos l찼, de novo. Voc챗 est찼 mechendo muito a alavanca. Basta metade do movimento que voc챗 est찼 fazendo."

Pensei: "Como? Estou mexendo quase nada!" Peguei no manche. Desta vez a aeronave come챌ou levemente a apontar pra baixo e ganhar velocidade. Puxei bem de levinho. N찾o vi diferen챌a, ent찾o puxei mais um pouquinho. Putz, foi demais! Instintivamente empurro de volta. Caramba, olha quanto ch찾o! Puxo. Agora pra ajudar a m찼quina est찼 tombando pro lado... N찾o preciso dizer que a partir dai eu era o pavor em forma de gente. Se n찾o 챕 o Tonh찾o ali...

Voc챗 pode interpretar este relato de duas maneiras:
. ou o JuciÊ é um completo retardado
. ou então lá encima a teoria nem passa pela sua cabeça. A adrenalina sobe a mil e seus instintos assumem, querendo te salvar. Só que eles não funcionam, porque com excesso de movimento no manche a máquina oscila cada vez mais. A única coisa que pode te salvar é um piloto experiente sentado atrás. Dai a necessidade do treinamento em giro duplo comando. É o tempo necessário pro seu cérebro interiorizar o que você conhece na teoria mas não na prática.

Depois dessa, quando eu imagino algu챕m se aventurando numa m찼quina sem receber treinamento adequado, eu tenho certeza que ela est찼 cometendo o ato mais insensato que algu챕m poderia fazer. Eu n찾o tenho palavras pra expressar o grau de insensatez de algu챕m que imagina fazer uma burrada dessas.

A brincadeira foi a forma que o Tonh찾o encontrou de me mostrar, na pr찼tica, que jamais deveria passar pela minha cabe챌a de sair pilotando a m찼quina que comprei sem tomar aulas com um instrutor.

Valeu, cara!!!!!

O JuciÊ

8 comentários:

  1. Vixi . . .me deu ate dor de barriga! Nos dois primeiros minutos em que estou voando, eu preparo minha mente para nao ter esta reacao de agarrar na estrutura. O corpo grita com o cerebro: -Idiota . . .o que voce esta fazendo? Veja onde nos colocou! E o cerebro, muito rapidamente: - Cala boca seu covarde! Eu sei o que estou fazendo, alem do mais eu tambem vou pagar se acontecer algo. Ai ele passa o filme da instrucao e todas as leituras para o corpo relaxar e deixar rolar. Mas como o pessoal diz, se comecar a ficar estranho solta tudo que a maquina procura o lugar dela. Outra coisa nao "diga" ao giro o que fazer, apenas "sugira" que ele faz. Na situacao que voce se encontrou, o EH iria impedir que depois de um certo numero de oscilacoes, voce puxando o manche para tras causaria o contato do rotor com a cauda. pois o rotor chega la antes que a cauda volte a baixar. Com o tempo voce estara ligadao em todos os aspectos sem ter que se concentrar neles, vira como dirigir carro, voce exerce uma quantidade enorme de mudancas nos controles e nem percebe, acostumou. Agora imagina controlar tambem a manete? E poe la atras um motor bem bravo . . . No geral foi uma otima experiencia e agradeco a voce e seu instrutor pela participacao. Heron

    ResponderExcluir
  2. Ol찼 caro amigo !!   Vc acaba de me lembrar de quando comecei a voar em 1998, quando fiz PPA no campo de Marte em SP. Vamos l찼 !!!   1º dia de vôo de instrução. Era um PA-28 Cherokee e antes de ir para a pista, fiquei a noite inteira anterior, decorando fonia e procedimentos de checagem de cabine, checagem de 500 pés, velocidades de tudo que se possa imaginar e etc.... Os instrutores de Võo, são aceitavam fazer uma pergunta e o aluno não saber na teoria, pois estudávamos todos os dias e tinhamos obrigação de saber a teoria. Decolamos do Campo de Marte em SP e fizemos um toque e arremetida em Jundiaí. Tudo foi muito bem até o momento em que eu fiz o chek list na aeronave. Porém, no momento em que entramos na cabine e EU fui para o assento da Esquerda, aí Fu... ....As pernas não paravam de tremer e isso atrapalhava um pouco. Depois de decolado e nivelado a aproximadamente em 4000 Pés, tudo já estava resolvido, o instrutor era muito experiente e conduziu a aula de forma agradável e excitante. Hora da aproximação em Jundiaí; sem problemas pois não há tráfico aéreo, já que o espaço não é controlado. Quando o instrutor me pediu para dar 10º de flap, fiz da mesma forma que puxo o freio de mão do meu carro, ou seja, quase quebrei a alavanca. Daí saiu a primeira comida de rabo. Já na final de Jundiaí, ele me alertou com bastante antecedencia, o que na teoria eu já sabia de cór e sauteado, " QUANDO TOCARMOS A PISTA E VC DER MOTOR, O AVIÃO SAIRÁ DA PISTA DEVIDO A ROTAÇÃO DO MOTOR. ENTÃO USE O PEDAL CONTRÁRIO PARA CORRIGIR O RUMO !!!!!!!!!!!!!   S처 que a medida que o ch찾o se aproximava e a velocidade parecia aumentar demais, pois vc perde a referencia em v척o, o c... travava e a챠 eu nem lembrava onde estava os pedais. Conclus찾o, tocamos a pista, dei motor, o avi찾o saiu da proa, n찾o achei os pedais para corrigir a proa, tomei outra comida e perceb챠 que a teoria no momento de desespero, tem peso zero, pois o medo toma conta do corpo e 챕 F... Hoje posso dar risada, mas a experi챗ncia adquirida neste v척o, foi crucial para as pilotagens do dia de hoje. Na minha turma tinha um cara que vomitava cada vez que sentava na cadeira do comandante. Ele j찼 tinha comprado uma caixa de saquinhos de v척mito e jurou que poderia morrer vomitando, mas iria solar em PCA.   Fico feliz pelo seu Giro !!!!!  Parabéns !!!! Com certeza, posso afirmar que esta foi a maior conquista de sua vida !!!!!   A prop처sito, vc conseguiu dormir na primeira noite que comprou o giro , ou colocou ele do lado da cama ????     Eu dormi com a foto do meu na primeira noite !!!!!!     Um @bra챌o !!!   Dessimone.      

    ResponderExcluir
  3. Falando em frio na barriga, aqui vai um acompanhado de um friozao no corpo todo! http://www.rotaryforum.com/rotary/attachments/Suburbsat800ft.jpg O cara nao tem jeito mesmo, um viciado em voar . . . Muito legal, parece um presepio la embaixo, nao e' ? Heron

    ResponderExcluir
  4. Heron, não tem jeito. Tá no sangue !!!! É como tirar um peixa d'água. Como eu costumo dizer:       Born to Fly !!!!!!!   " Voar 챕 para os p찼ssaros, anjos e alguns poucos homens privilegiados " D찼 s처 uma olhada neste aparelho. Parece um AC4 cabinado.          Dessimone.

    ResponderExcluir
  5. Estruturalmente, segundo os conceitos que tenho observado com os camaradas mais experientes, parece bem seguro. Digo isto principalmente em relação à linha de empuxo da hélice X CG do giro.   Agora s처 por curiosidade:   1) Que giro 챕 esse? 2) É pesado? 3) Utiliza qual motoriza챌찾o?   Valeu! Tudo de bom a todos e excelentes v척os!!!   Douglas

    ResponderExcluir
  6. Douglas eu n찾o sei que giro 챕 este, na foto o nome est찼 como GIROHINO, mas pode ser um nome dado pelo cara que colocou a foto na net. Ma se quiser ver uma porrada de giros, visite os sites:   http://perso.club-internet.fr/rvtpanet/Galerie_photos/Galerie_photos_Bensen_KBrock.htm   www.autogire.com         Um @bra챌o!   Dessimone.

    ResponderExcluir
  7. O nome da máquina é Gyrhino. Seu projetista/construtor é um senhor chamado Dick DeGraw. Tem vários detalhes interessantes este aparelho, um deles é que ele faz o que se chama de jump take-off, ou seja, decola "pulando" do chão. Pra isso a cabeça de rotor é totalmente diferente das que a gente conhece, com controle de passo, semelhante à de um helicóptero. Foi feito apenas um exemplar, como prova de conceito.

    É difícil encontrar informações sobre esta máquina, porque o Sr. DeGraw não divulga. As poucas fotos disponíveis são de "abelhudos" que acharam a máquina curiosa nas poucas vezes em que foi apresentada ao público.

    Abra챌o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  8. Jucie e galera: O Gyrhino (giro + rinoceronte) tem motor subaru 1.8 e ganhou o concurso de jump take off, ele tem, alem de coletivo para controle do pitch (portugues please?) das laminas, um rotor com 18% de forca do motor, constantemente em voo. O Dick DeGraw e sua esposa sao avidos pilotos e voam uma serie de aparelhos, sendo que outro dia tiveram um quase acidente quando pousavam em uma pista cuja cabeceira 'e bem proxima da estrada. Ele nao viu um caminhao oculto pelas sombras das arvores e quase colidiram, com suas rodas tocando o dito cujo. Ele 'e o homem por tras do Dominator (um deles) e tambem envolvido com oCarter Copter, tremendo inventor. Nas poucas vezes que nos falamos, ele se mostou cordial e conversou comigo como se eu fosse uma pessoa muito importante e entendido de giros, nao esconde o jogo e responde tudo que e perguntado de maneira clara muito educado. Vir ao Bensen Days e algo que todos deveriam considerar, e' muito legal e eles tratam as visitas de outros paises com muita atencao. O proximo e' em abril e tem um mercadinho de pecas usadas muito bom. Muita novidade e muita gente importante para se ver e trocar ideia. abracos Heron

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.