domingo, 10 de novembro de 2002

Ultimamente em Atibaia

Como o Palhinha perguntou, vou contar o que anda acontecendo em Atibaia.
 
O Tonh찾o Turbo quase todos os domingos est찼 em Atibaia. Domingo passado n찾o foi, talvez estivesse ajustando o motor do seu helic처ptero, que dizem, ele desmontou inteirinho. Disse que "quando remontar vai sobrar tanta pe챌a que dar찼 pra fazer uns 3 aeromodelos". 8^)
 
O Toninho (o "outro" Antônio) tá lá todo fim de semana, ele e suas duas paixões: a esposa e o giro. Sempre "arrepiando". Gosta de manobras radicais. Dá razante sem as mãos; desliga o motor lá em cima e pousa desligado. Normal pra ele; o homem tem mais horas de vôo que urubu. Eu fico olhando aqui embaixo, torcendo pra que não aconteça nenhum problema com nosso amigo. Semana passada esvaziou um pouquinho mais seu "saco da sorte": uma porca que prende um dos terminais da bateria se soltou. Podia ter pegado na hélice. Àquela velocidade o estrago seria grande. Quando o Toninho finalmente pousou e o giro começou a balançar mais, por causa das irregularidades do piso é que o terminal se soltou e ele viu. Ficou nisso.
 
O Marcos "Turbina" também foi lá no sábado. Infelizmente não deu pra eu conhecê-lo desta vez. Voou com sua segunda máquina. A primeira, o famoso "Trovão" está na oficina (a oficina do Nelsinho, se não me engano). O Turbina pretende  trocar as peças principais do motor por outras de material mais resistente. O rapaz não tem medo de gastar, não. O que importa é segurança.
 
Tive o prazer de conhecer um senhor chamado "Seu Hélio". Muito simpático, dividiu comigo e com o Ivã algumas estórias dos "bons tempos", quando estava aprendendo a voar de giro, ele e o Montalva. Usavam um motor chamado Continental. Disse que, na praia, o motor não conseguia manter o giro no alto. A máquina subia e descia inesperadamente. Exigia um bocado de habilidade.
 
Disse que concorda com a id챕ia de que o giro 챕 o tipo de aeronave mais segura, pois tendo asa rotativa pode operar a baixa velocidade e 챕 mais seguro que um helic처ptero, pois tem pouco peso e "sustenta챌찾o sobrando". Me explicou o que 챕 "a curva do homem morto", que o piloto de helic처ptero tem que respeitar e que, no caso do giro, n찾o 챕 problema, pois o giro j찼 opera em auto-rota챌찾o.
 
Falando em Ivã, ele é um que está construindo um giro com motor Subáru e rotor do Celso, de Nova Odessa. Contou pra mim que quem levou ele "pro mau caminho" foi o Zito. Um dia, conversa vai, conversa vem, o Zito o convidou pra ir a Atibaia. Não sei com quem o Ivã voou, mas "o bichinho picou" e ele não larga mais.8^)
 
E o José? José "de quê" eu não me lembro (descupe, ai, José). Ele é serralheiro e trabalha próximo ao Turbina. Estava me contando estórias do tempo em que ele e uma turma de caras, cada um pegava o seu giro, pousavam em qualquer lugar que tivesse uma pedacinho de chão e se divertiam à beça. Contou de uma vez que desceram numa fazenda e todo mundo "tirou a roupa e nadou pelado num riozinho que passava por ali". Depois, teve um que sugeriu um vôo com todo mundo nu. Fizeram. Contou também de uma vez em que ele e mais um colega salvaram um banhista na praia, que estava prestes a se afogar, pois já sem forças, pediu-lhes ajuda. Sem pensar duas vezes, o José pousou na praia mais próxima, pegou uma bóia, decolou e lançou a bóia pro banhista. São amigos até hoje.
 
Vou parar por aqui, sen찾o fico s처 escrevendo o domingo inteiro. Nem falei das est처rias do "Japon챗s" (que n찾o 챕 japon챗s) e ficou mais de uma hora contando causos.
 
Um grande abra챌o, turma.
O JuciÊ

5 comentários:

  1. Grande Juci챗: Obrigado pelas estorias e relatos . . .   Um alo para o Ernani: quando clico para responder uma mensagem, meu browser abre a pagina das discuss천es, dai tenho que fechar e abrir de novo. Somente na segunda tentativa consigo abrir a pagina para responder.   Voce falou de algo muito importante, pousar desligado. Explico: aqui nos USA quase todas as vezes que alguem pousa, o faz em iddle (marcha lenta) ou totalmente desligado, como treinamento para emergencias (챕 quando voce vem la de cima e corta o motor, muita coisa pode acontecer, especiamente gelo no carburador)   Tambem o comportamento do giro muda (especialmente os de cauda alta) sem a corrente de ar causada pela helice, ele fica com menos autoridade de rudder (leme?) e necessita mais pedal do que com a helice virando rapido.   Lembre-se da Lei de Murphy: tudo que pode dar errado vai dar errado! Nao deixe nada solto e se possivel uma segunda maneira de segurar coisas que possam se soltar e ser sugadas pela helice.    Divirtam-se bastante!   Aqui vao fotos do Little Wing com motor radial feito na Australia, pe챌o salgado para o Brasil US$16.000 (o motor) e tambem dizer que os motores Continental ainda existem, mas nao sao mais usados, os Lycoming e Subarus dominam a parada (Geo Metro Suzuki esta entrando forte, eu tenho um) e nao tem silaba forte no meio do Subaru (acento cai no "U") ja estou no meu segundo motor Subaru, agora tenho um Loyale 1.8 com 80 mil milhas rodados, guardados com o 2.2 que comprei ha uns 6 meses atras. abra챌os Heron  

    ResponderExcluir
  2. Ah Atibaia, depois de tanto tempo consigo voltar ao aeroclube. Tudo bom,
    todos voando, contei 12 giros no hangar (se nao errei a conta), uma
    estrutura mono pelada (merecia um pagina da playboy), na verdade apenas 4
    voaram no domingo. Nao levei a camera, mas proximo domingo faco um registro
    fotografico das coisas e mando pra vcs.

    Detalhes:

    giros alcoolatras, chegava perto e ficava bebado!

    O giro do Toninho PowerPlus ja esta com 150 horas, parece que o "motorzinho"
    que ninguem acreditava que fosse durar tanto, tah durando tanto assim sim. E
    agora com 3 pas novamente (parece que rende melhor que quadripa)

    O hangar Tonini virou ponto oficial de girocopteros.

    Algumas perguntas:

    A AbGiro tem o cadastro de todos os giros em atividade no BR, com piloto e
    matricula?

    Nao esta na hora de fazer uma revoada ou uma viagem como fazem nossos amigos
    trikes e ultraleves? Algo especial para chamar mais a atencao e divulgar a
    aeronave.

    []s Alexandre Palhinha

    PS; os sites www.geocities.com/gyrocoptero e www.geocities.com/girotufao
    estao sendo atualizados, aguardo visitas a partir de dezembro.

    ResponderExcluir
  3. Mas como ? Ainda nao tem um evento de giros no Brasil? Mas a ABG ja nao existe ha 10 anos? Vejam os pre챌os dos giros americanos e pensem um pouco (uma calculadora ajudaria muito) ser찼 que nao da pra fabricar um giro mais barato pra vender no mundo todo? Entrem nesta pagina : http://www.petersonaircraft.com/  e vejam como fazer um giro por 60 mil dolares, o motor Lycoming custou 20 mil, avionics 5, pintura e helice 4 mil e assim por diante. Este 챕 o Twin Star quem nao tem kit no momento (12 mil) pois foi comprado e esta sendo reprogramado para lan챌amento. Para formar um capitulo da PRA sao necessarios: 5 pessoas, uma reunicao com elei챌ao de diretoria e a inscri챌ao, passando a receber as revistas e informativos da associa챌찾o americana, com 93 capitulos pelo mundo todo. Inscri챌ao individual anual $35 dolares. Meu reino por um socio . . .ou mais . . .:) abra챌os efusivos e giratorios heron

    ResponderExcluir
  4. Oi, Heron. Tudo bem?   O lance do browser abrir a página errada quando a gente quer responder também aconteceu comigo. Não deve ser configuração do browser, não. Mas creio que o Ernani nada pode fazer. Tá com cara que é alguma alteração no software da MSN. Eles logo devem corrigir.   Heron, estas dicas e coment찼rios t챕cnicos que volta e meia voc챗 solta v챗m muito a calhar. Contribuem bastante pro entendimento de novatos como eu.   Quero tocar num assunto que vira-e-mexe você menciona: um intercâmbio comercial. Tenho a impressão que o problema é justamente que as peças provenientes de outros países estão num patamar de custo elevado demais pro padrão do brasileiro.   Apesar do custo de fabrica챌찾o dos nossos giros aqui no Brasil ficar abaixo da m챕dia dos "gyros" americanos, ainda assim tem pouqu챠ssima gente que pode se dar o prazer de dizer: "vou separar tantos mil pra comprar meu giro". A realidade 챕 outra aqui. Exemplo, s처 pra voc챗 ter uma id챕ia: outro dia fiz um levantamento e descobri que um profissional com o mesmo n챠vel de qualifica챌찾o que eu tenho, ai nos EUA ganha em m챕dia 3 vezes mais. Aqui, a vasta maioria da popula챌찾o conta os dias pra chegar o pagamento. N찾o "sobra", entende? E pra quem sobra, n찾o sobra tanto. Quando sobra tem outras prioridades: carro, casa, etc. S처 depois disso 챕 que o sujeito pode peitar uma compra de algo menos essencial. Dai j찼 excluimos 80% da popula챌찾o (estou chutando baixo).   Na minha humilde opini찾o, a populariza챌찾o do giro obrigatoriamente tem que passar por uma redu챌찾o de custos. Mas ai surge outro fator: seguran챌a. At챕 que ponto a gente pode sacrificar custos sem afetar significativamente a seguran챌a do v척o?   Acho que é por isso que às vezes quando você propõe um intercâmbio comercial, as pessoas acham difícil. Existe um abismo enorme entre a realidade dai e a daqui.   Mas n찾o desiste, n찾o. Eu tamb챕m espero que as coisas melhorem daqui por diante.   Um grande abra챌o, Heron.   O JuciÊ

    ResponderExcluir
  5. Juci챗 & GAlerinha alada   Primeiramente devo confessar que queimei a lingua: Ontem reencontrei o Paulo Ono (brasileiro que morava no Jap찾o e veio para ca, mecanico, diz que aqui 챕 melhor que la), pois bem, ele me disse que a pronuncia certa 챕 suBAru, com silaba forte no meio. Aqui eles usam ao contrario, ou melhor nem usam, chamam o motor de Soob. (americano adora sigla e abreviatura)   Segundamente (copyright Odorico Paraguassu) Ja que estamos falando abertamente, exatamente o que voce falou: Tudo que pode ser produzido no Brasil ficaria imbativel em preço e acredito que em qualidade tambem. Devido ao meu desconhecimento de tecnologia de pas rotoras no Brasil e o avanço alcançado por aqui esta Ã© uma duvida que ainda tenho, o restante nos ganhamos facil!   Nos podemos liderar a constru챌찾o de giros e outras maquina no mundo, com qualidade e pre챌o, o Brasil tem tudo para realizar este trabalho, so faltando coordena챌ao e investimento (empresas e grupos de individuos) Ficamos ainda presos a motores e avionics, mas tenho visto que nao por muito tempo, pois ja foi inventado no Brasil um sistema que coloca o Low Jack no chinelo (controle e localiza챌찾o de veiculos via satelite e internet)   Pelo que ja li aqui neste forum (obrigado aos criadores) nos temos como modificar o Subaru para ficar igual ao SUB-4 (versao aeronautica do subaru) com duas velas por cilindro e sistema de igni챌찾o duplo vendido por aqui na casa dos 8 mil dolares. Sairia ai por menos de 4 mil.   Tenho um desenho de ultraleve para fabricar, tenho suprimento de motores e peças, tenho dois interessados ai no Brasil para serem representantes regionais e se lancar este projeto acredito que posso fabricar os Dominators ai por um custo dois terços menor que aqui, mas  . . .to preso por pelo menos 3 meses pela Imigraçao e nao tenho 20 mil dolares para investir.   Qualquer programa de popularizaçao do girocoptero passa obrigatoriamente por: facilidade de treinamento e acesso a uma primeira maquina barata e com suporte tecnico e capacidade de melhoria deste giro  com upgrades ate que o piloto esteja pronto para tentar uma maquina maior. O resto ja temos ai, muito espa챌o e paisagens bonitas pra ir visitar.   abra챌os Heron

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.