segunda-feira, 9 de setembro de 2002

Primeiras impressões de um novato

Oi. Estou chegando agora, esta 챕 minha primeira mensagem, por isso vou me apresentar: tenho 33 anos, trabalho com desenvolvimento de software, sou casado, tenho um filho de 7 e moro na zona sul da cidade de S찾o Paulo.

No meu ramo, aprendi que freq체entemente n처s profissionais do software criamos v챠cios ( http://users.hydranet.com.br/jucie/20010715.html ), que acabam prejudicando bastante a qualidade do nosso trabalho ao longo do tempo (deixamos de questionar fundamentos, por exemplo); por isso sempre que chega algu챕m de fora pra trabalhar comigo, tenho o cuidado de pedir que te챌a uma cr챠tica sobre o que est찼 vendo. Um novato est찼 em posi챌찾o privilegiada pra desempenhar tal tarefa, pois ainda n찾o tem v챠nculos afetivos e nem os v챠cios locais. S처 que, para isso funcionar, 챕 fundamental que o restante do grupo esteja preparado pra lidar com as cr챠ticas, o que n찾o 챕 f찼cil (at챕 porque, boa parte delas v찾o carecer de um fundamento t챕cnico mais profundo, que apenas quem j찼 lida com o problema h찼 mais tempo pode ter).

Sendo assim, pe챌o desculpas pela ousadia, mas gostaria da sua licen챌a para compartilhar minhas primeiras impress천es. Gostaria muito de ler seus coment찼rios (se algu챕m tiver tempo e paci챗ncia com um novato). E, no que estiver enganado, por favor "des챌am o p찼u" mesmo, sem d처! Afinal, estou aqui pra aprender!

H찼 20 anos vi pela primeira vez aquela m찼quina esquisita. Parecia um ultraleve, mas no lugar das asas tinha um rotor, "que nem o de um helic처ptero". S처 que n찾o havia liga챌찾o entre o motor e o rotor. Muito estranho (ser찼 que estava inacabado, faltando pe챌as?). Passei horas admirando o aparelho. Como ficava longe da minha casa, nunca soube de quem era e nem tive oportunidade de trocar uma palavra a respeito. S처 ficou aquele neg처cio na minha cabe챌a.

Dia desses, pesquisando na Internet sobre software, cai na p찼gina de um gringo que, entre outras coisas, 챕 piloto de giro. De novo vi aquela m찼quina. Que legal! Entrei no Google e procurei por "autogiro" ou algo parecido, nas p찼ginas em Portugu챗s. Cai no site ABGiro. N찾o podia ser melhor. Um monte de caras discutindo sobre giros. Aqui em casa quase deu briga, porque fazia tempo que eu n찾o passava tantas horas no computador; conectado ($), o que 챕 pior. Me invadiu um sentimento que h찼 muito n찾o sentia. Aquela paix찾o juvenil, sabe? Aquela "fissura louca" por alguma coisa.

Lendo as discussões, vi que alguns caras deixaram seus números de telefone pessoais (o que é incomum na Internet). Não tive dúvida: liguei pro "Tonhão Turbo", que também é de Sampa. Bastante cordial pelo telefone, disse que no domingo estaria em Atibaia e que se eu queria conhecer mais, que eu estivesse lá às 10h00. Eu mal podia acreditar: depois de tanto tempo, eu finalmente estava prestes a conhecer "os caras". Isso vou deixar pra contar depois.

Quero deixar aqui registrado o relato da minha "aventura" pra chegar aqui.

Numa das discussões mais interessantes do site ABGiro, pilotos compartilham experiências sobre acidentes. Nela o Ernani anexou um documento com seu caso. Não consegui abrir o documento, porque o site respondia que eu tinha que ter um "Passport" pra acessar aquele conteúdo. Então desisti de ler o doc e continuei lendo outras mensagens (na opinião de muita gente, o Passport parece mais um esquema  monopolista da M$).

A curiosidade n찾o me deixou sossegado e tentei registrar o tal do Passport. Da primeira vez falhou (tem funcionalidades no site do Passport que simplesmente n찾o funcionam!). Penso que se n찾o fosse um profissional de inform찼tica teria desistido por ai (a Internet costuma ser t찾o pr찼tica que os usu찼rios t챗m pouca paci챗ncia). Outra tentativa e consegui. Quando tentei puxar o documento anexado do Ernani, recebi outra mensagem, dizendo que aquele conte첬do era apenas para membros do grupo. Segurei minha frustra챌찾o e solicitei ingresso. O Ernani respondeu sem demora, perguntando em que cidade eu moro (porque mant챕m um registro dessas informa챌천es, o que acho uma 처tima id챕ia). Depois de uma troca de emails muito cordial e interessante, me incluiu e c찼 estou, feliz da vida.

Pra ser bem franco, só me preocupa um pouco se outras pessoas teriam o mesmo empenho pra chegar a este ponto. Será que estou exagerando ou alguém conhece alguém que já ficou pelo meio do caminho? Será que fui o único a apanhar? A infra-estrutura dos grupos da MSN é muito boa, mas um tantinho burocrática. Se algum dia quiserem montar um servidor dedicado para o site ABGiro, ajudo com prazer.

Por enquanto t찼 bom, n챕? Sen찾o, nem bem entro e j찼 fico com fama de chato. 8^)
Depois eu conto o que aconteceu no domingo.

Um abra챌o e obrigado, turma. Mais uma vez quero dar os parab챕ns e dizer que o site que voc챗s fazem 챕 muito bom. Fico feliz tamb챕m em saber que existe uma organiza챌찾o por detr찼s com gente competente, empenhada em difundir o giro.

O JuciÊ

6 comentários:

  1. Ol찼 Caro Juci챗;     Muito aprazivel essa vontade de escrever,isso é muito bom,mas fique sabendo que hj é facil ter esse contato com giros,antigamente não era assim e o aprendizado era penoso,não havia a ABG e a atividade não era tão difundida.     Qdo iniciei nesse meio era dificil e sofri e gastei bastante,mas hj cheguei onde queria,sou instrutor e tenho 2 aeronaves e tenho me empenhado em difundir o esporte e levar a todos um pouco da minha alegria de voar.     Tenha certeza que vc terá o maior incentivo para se aprofundar no esporte e levar o giro cada vez mais alto.         Grande abraço.           TURBINA.....

    ResponderExcluir


  2. Alias, como anda a opera챌찾o de giros em
    Atibaia? Normal? Quem est찼 fazendo manuten챌찾o das aeronaves agora? Turbina, vc
    ta dando aula em qual giro?
     
    []s Palhinha, pensando em voltar a
    voar....
     
     









    Alexandre Dantas
    Gerente de Desenvolvimento e
    Tecnologia

    ion information network
    São
    Paulo   SP   Brasil
    Tel/Fax: (55
    11)5561.5451
    www.ion.com.br

    ResponderExcluir
  3. Volta sim, Alexandre. Volta sim que eu quero aprender com voc챗 tamb챕m. 8^)   Um abra챌o. O JuciÊ

    ResponderExcluir
  4. Jucie: (sem acento sorry)   Bemvindo ao GiroMundo e curta muito cada momento, os giristas sao um tipo especial de gente e muito bom estar entre eles. Fico feliz de saber que voce ja aprendeu sua primeira licao naquele "chao" que voce tomou da moto . . .em um giro, seria bem mais serio, portanto . . . um olho no peixe e outro no "gato". Pagar mico em giro pode ser muito perigoso! Precisando de algo aqui na terra do Tio SAM (cada vez mais Big Brother) eh so mandar um mail.   Heron

    ResponderExcluir
  5. Heron, fico muito grato pelas suas observações. Pode ter certeza que minha primeira providência ao ingressar neste círculo é justamente me acostumar a pensar em segurança sempre, colocá-la no topo da minha lista de prioridades, pois notei que isto é um padrão entre os giristas mais experientes. Talvez por implicar numa disciplina pessoal incomum, atitudes como esta formem o que você chamou de "tipo especial de gente".   E obrigado pela paci챗ncia de ler meus apontamentos. Fico muito honrado.   Um abra챌찾o pra voc챗, Heron. (um abraço daquele tipo bem brasileiro, o famoso "quebra-costelas", sabe né? 8^) O JuciÊ

    ResponderExcluir
  6.       RECORDAÇÕES  . . . .  DE UM NOVATO                               UM  SONHO OU REALIDADE      EM BREVE ..... NA ÁREA .     ESTAMOS AGUARDANDO     .

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.