terça-feira, 9 de abril de 2002

Curiosidade (Aeroclube de Praia Grande - 1986)

Caros Amigos,
 
Em meados de 1986, no Aeroclube de Praia Grande, os adoradores de giro se reuniam para ter aulas  práticas ou apenas voar, para quem já era solo. Nessa época a quantidade de giros "hangarados" no areoclube era grande. O Girocóptero era uma febre. Só para vc ter uma idéia da quantidade de aparelhos, mandei uma foto abaixo, para darem uma olhada.
 
Abra챌os,
 
Gil...
 
Attachment: g.jpg

7 comentários:

  1. Gil: Coloquei esta foto na Conferencia de Giros aqui nos USA e estao todos intrigados com estes giros que parecem Air Command. Que marca eles tem e onde foram fabricados. Grato Heron

    ResponderExcluir
  2. Caro Heron,   Atendendo ao seu pedido, os giroc처pteros exibidos na foto tirada no aeroclub da Praia Grande, s찾o aparelhos fabricados em S찾o Paulo-SP, pela MM Super Rotor Ind. Aeron찼utica. O propriet찼rio 챕 Sr. Montalva, que curiosamente foi o pioneiro de giroavia챌찾o no Brasil. Os modelos normalmente fabricados por ele s찾o:
    Mono place  AC4 - motor vw 2.100 cc
    Montalva BI - motor vw 2.200 cc
    Montalva 2.000 Turbo (Trov찾o) - motor AP 2.000 turbo.   Existe também outro fabricante, Sr. Devancir que fabrica giro BI-Place c/ motor vw 1.600 cc Turbo, localizado no Paraná.   Para melhor entendimento de Aparelho/Modelo, estou enviando (abaixo) uma foto de cada, p/ visualiza챌찾o.
    Uma das fotos tem duas pessoas, a esquerda 챕 Sr. Montalva e do seu lado, seu filho Jos챕 Carlos.   Obrigado pelo contato, se precisar de mais inf. que esteja ao meu alcance, estarei a disposi챌찾o.   Um abra챌o.   Gil...


    Attachment: Mono_place_AC4.jpg

    ResponderExcluir
  3. Gil   Coloque na p찼gina o endere챌o completo do Montalva e da MM Super Rotor ou de seus sucessores. Obrigado Chamba 

    ResponderExcluir
  4. Caro Gil: Obrigado pelas informacoes, vou repassar na Conferencia daqui. eles realmente se parecem com os Air Command antigos, mas tem diferencas. Os AC modernos estao mais altos (uma tendencia atual) sao maquinas de centro de gravidade mais altos,a sendo pior o manejo no solo, mas muito melhor em voo. Existem algums duplos a venda por aqui na faixa entre 10 e 15 mil dolares, todos usados e um dos melhores Kits hoje, o Dominator, fica por volta de 18 mil dependendo do pacote de insturmentos e motor. Hoje se prega o uso de tal tail, Cauda alta, com o estabilizador no centro do deslocamento de ar da helice, para ajudar no leme (rudder), empuxo na linha central, o que evita o tombamento para frente da maquina. Isto foi conseguido elevando-se a quilha dianteira e consequentemente o piloto e toda a massa para mais proximo do rotor. Agora se fala em elevar o motor, mantendo a helice onde esta, para mais peso centralizado e tendencia de nariz para cima. Recebi um Air Command antigo desmontado da Venezuela e vamos prepara-lo para voar em duplas, pois o Romulo sera nosso instrutor daqui por diante, Ele vai ao Rio e gostaria de se encontrar com giristas de la (Alo Abelha, envie telefone, please?) Estou com dois motores um Subaru 2.2 ano 93 e um Geo Metro de 3 cilindros ano 93 tambem (Suzuki de aluminio), tao leve que eu levanto sozinho e deve dar como esta uns 65 hp.Mas ainda estou longe da minha propria maquina por absoluta falta de $$$ (Se Deus quisesse que o homem voasse teria lhe dado dinheiro!) Nao pude ir ao Bensen Days este ano, mas o pessoal amigo que foi disse que estava fraco, a convencao da PRA agora em maio no Texas devo perder, pois devo ir ao Brasil checar um projeto. Um abraco e mais uma vez obrigado Heron

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Gil ,   Meu nome é Celso , sou de Joinville - SC , fiquei impresionado com o nº de girocópteros na foto ! Aqui em São Francisco do Sul - SC , cidade vizinha à Joinville , onde se situa o Aeroclube em que eu vôo fazem 19 anos , hoje temos 6 girocópteros AC-4 , sendo o meu o único biplace !!!! O meu girocóptero tinha a pintura idêntica ao 3º da direita para a esquerda ( pintura preta pegando fogo ) , comprei este girocóptero através do Sr. Montalva . Este girocóptero ( ano 1986 ) na verdade pertencia ao Sr. Gilson Silva Martins . Você poderia informar se este girocóptero da foto era de prefixo PP-ZSD . Hoje , modifiquei sua pintura , e , motorização para 1.6 turbo à álcool . Aguardo resposta pelo e-mail cbussjunior@yahoo.com.br  !!!!   Grato pela aten챌찾o                           Celso Buss Junior              -                  Joinville-SC

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Celso,   Aquele Giro que vc se referiu na foto, cor preta c/ mechas de fogo
    de antigo prefixo PP-ZSD, propriedade anterior de Gilson de S찾o Paulo,
    챕 exatamente o seu Giroc처ptero.
    Este giro foi minha primeira m찼quina, voei bastante com ele e foi uma das
    melhores maquinas que j찼 tive e um giro de sorte, pois se encontra inteiro desde aquela 챕poca.
    Gostei de saber que vc colocou motor turbo, fica bem melhor para voar c/ Biplace.
    Para vc relembrar sua antiga pintura, coloquei abaixo uma foto tirada em Agosto de 1997 no Aeroclube de Limeira, onde voei com ZSD todo tempo que esteve comigo. 
    Celso, parabéns a vc e a todos do aeroclub de São Francisco do Sul, que gostam de giro e investem nesta categoria que adoramos muito, que cresce a cada dia.   Abra챌os do pessoal de S찾o Paulo e da ABGiro,   Gil...  


    Attachment: Bi Celso.jpg

    ResponderExcluir
  7. Caro Chamba,   Me envie o seu e-mail para que eu possa lhe informar o telefone ou endereço do Sr. Montalva,  pois não consegui encontrar o seu e-mail no cadrastro da comunidade.   Abra챌os,   Gil...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.