segunda-feira, 12 de janeiro de 2004

Subaru - Características

Sauda챌천es a todos os participantes!
 
Sou um aspirante a piloto de giro e um ABGironauta novato e minha principal preocupa챌찾o em rela챌찾o a este desporto 챕 em rela챌찾o a utiliza챌찾o de motores automotivos com seguran챌a e confiabilidade.
 
Em algumas discuss천es apresentadas neste grupo, pude observar, a despeito do custo maior, que o motor Subaru poderia ser a solu챌찾o para a obten챌찾o de maior seguran챌a, confiabilidade e pot챗ncia.
 
Para tanto, estou enviando a todos algumas quest천es sobre as caracter챠sticas desse motor. Espero que possa estar sendo representativo de todos os interessados no assunto:
 
1) O motor Subaru pode ser utilizado aspirado e turbo? Se sim, qual a melhor configura챌찾o?
 
2) Este motor, ao que me consta, utiliza redutor. Isto quer dizer que ele opera numa faixa de pot챗ncia que n찾o o sobrecarrega?
 
3) Em um giro biplace, qual 챕 em tese a carga que este motor poderia suportar com seguran챌a?
 
4) O problema de quebra do virabrequim existe neste motor?
 
5) O giro utilizando o Subaru poder찼 aventurar-se em viagens mais longas com muita seguran챌a?
 
6) Para finalizar, considerando a rela챌찾o custoXbenef챠cio, ou seja, custoXseguran챌a, n찾o seria interessante pouparmos um pouquinho mais e voarmos com uma m찼quina mais segura ?
 
Um grande abra챌o a todos! Espero obter resposta a pelo menos algumas das quest천es formuladas. Espero ainda que estas perguntas possam ser 첬teis a outros participantes que como eu primam pela seguran챌a.
 
Douglas Stasionisas - SP

10 comentários:

  1. Douglas, a op챌찾o por usar um motor mais potente j찼 tem que estar prevista no projeto da aeronave, sen찾o n찾o d찼. Um motor forte demais, isso sim 챕 perigoso num giro.

    É óbvio que você quer ter o melhor motor, mas não é o fato do motor não falhar que confere segurança ao giro. Se você só for voar se tiver certeza plena que o motor não vai falhar, então é melhor você ficar no chão. Todo mundo enfrenta pane de motor de vez em quando. O que tem que ficar claro pra você é que uma pane, pra um piloto bem treinado, é um evento esperado e contornável. Nas palavras do nosso amigo Toninho após uma pane: "não subiu nem a adrenalina". 8^)

    []s

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

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  2. Juci챗, obrigad찾o novamente!   Eu n찾o sou do tipo "medroso" n찾o! O que eu estou querendo, principalmente, antes de tomar quaisquer decis천es quanto a frequentar aulas de pilotagem ou mesmo adquirir um giro 챕 saber se obtendo uma CPD, adquirindo um giro, eu poderei lig찼-lo e voar entre uma pequena cidade e outra. Fugir do stress da semana. Entrar num aerodesporto ( realizando meu sonho de crian챌a! ) e manter me vivinho da silva para poder ensinar meu filhinho de tr챗s anos a voar ( pilotar ? ) tamb챕m! Estar presente e importunando minha esposa por bastante tempo ainda! Adquirir um equipamento que vai me dar mais horas de prazer ( v척os ) que de transtornos ( oficina constantemente ). Descobrir que equipamento, a menor custo, oferece maior benef챠cios para uma pessa como eu, 90kg/1,98m.   É isso, Juciê! Acho que descrevi bem o "espírito da coisa". Deixei o lado emocional "florir" ( há! há! há! ). Espero poder ter sido mais esclarecedor.   Antes de terminar, gostaria de agradec챗-lo, n찾o s처 pela aten챌찾o que tem me dado, mas por sua participa챌찾o sempre muito presente e ativa, auxiliando todos aqui neste grupo de discuss찾o. Contribuindo desta forma para a pr찼tica deste esporte e para a uni찾o dos que gostam dele. Parabens!   Douglas Stasionisas - SP    

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  3. Ol찼, Juci챗!   I'm here again! ( Juci챗: Oh, no! )   Gostaria que me dissesse se 챕 poss챠vel modelos de giro monoplace voarem bem com o motor rotax 503. Estou fazendo esta pergunta pois tenho visto uma boa quantidade de an첬ncios vendendo ULM's com este tipo de motoriza챌찾o? O rotax 582 sai por cerca de R$ 24.000 completo e novo ( muito caro ). J찼 estes ULM's com motor Rotax 503 saem por algo em torno de R$ 6.500 at챕 uns R$ 10.000. Compensaria adquir챠-los pelo motor? Quais os outros aspectos que eu deveria estar observando e posso n찾o estar?!   Ah, outra coisa, vi umas discuss천es iniciadas pelo Abelha e ele fala sobre a possibilidade de redu챌찾o para VW. Voc챗 sabe se j찼 existe este tipo de redutor?!   Aquele abra챌찾o,   Douglas.    

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  4. Oi, Douglas. Tudo bem?

    >챕 poss챠vel modelos de giro monoplace
    voarem bem com o motor rotax 503?

    Tem giro voando at챕 com o rotax 447, que 챕 mais fraco.

    >J찼 estes ULM's com motor Rotax 503 saem por algo em torno de R$ 6.500 at챕 uns R$ 10.000. Compensaria
    adquir챠-los pelo motor?

    Teria que se avaliar o estado do motor. S처 mesmo quem entende de motores rotax, que n찾o 챕 meu caso.

    >Quais os outros aspectos que eu deveria estar
    observando e posso n찾o estar?!

    Custo de manuten챌찾o. Pra um motor que custa 24 mil, imagine o pre챌o de uma simples revis찾ozinha. Sem concorrentes, quem d찼 manuten챌찾o cobra o quanto quer.

    >...redu챌찾o para VW. Voc챗 sabe se j찼 existe
    este tipo de redutor?!

    Existe pra vender, l찼 fora. Veja anexo.

    Tenho inten챌찾o de ir at챕 Mogi Mirim amanh찾, domingo pra conhecer o Mirrage e sua nova m찼quina, (como n찾o avisei nada, pode ser que eu d챗 com o nariz na porta), se voc챗 estiver afim de bater papo, aparece l찼.

    Grande abra챌o.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

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  5. Valeu, Juci챗!   Voc챗 saberia que l찼 fora fabrica este redutor?   Tem id챕ia do pre챌o? Ou se vendem o projeto?   Este redutor tornaria o desempenho do girocoptero melhor, n찾o?   Se sim, por que n찾o temos similares aqui no Brasil?   Um grande abra챌o e bom passeio!!!   Douglas

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  6. >Voc챗 saberia que l찼 fora fabrica este redutor?
    >Tem id챕ia do pre챌o? Ou se vendem o projeto?

    Sei n찾o. Acho que me mandaram esta foto.

    >Este redutor tornaria o desempenho do girocoptero melhor, n찾o?

    Depende muito do projeto da m찼quina. Num AC-4, por exemplo, j찼 n찾o d찼 pra colocar este redutor assim, porque o motor 챕 montado do lado contr찼rio.

    Douglas, dizem que se conselho fosse bom, ningu챕m dava (vendia), mas posso te dar uma opini찾o? Se voc챗 est찼 mesmo a fim, procura se enturmar, geralmente este pessoal que lida com giro adora conversar sobre o assunto e com certeza voc챗 vai encontrar quem te diga tudo o que voc챗 precisa saber e mais um pouco.

    Ai, você faz um curso de pilotagem, tira seu CPD direitinho, compra um moninho (em função do seu peso) já montado, já voando. Sempre aparece um ou outro à venda, é só ficar de olho.

    Quem tiver outra sugestão, fique à vontade pra se manifestar, ok?

    Grande abra챌o.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

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  7. Ola jucie Infelismente n찾o liguei meu computador ontem e n찾o vi sua menssagem disendo que voc챗 vinha para mogi mirim hoje foi uma pena Pra você ver como são as coisas você veio para cá e eu fui ate atibaia  logo de manhã trocar umas ideias com os amigos de la mais fui um pouco mais feliz que você porque dei sorte porque ainda encomtrei o amigo Antonio Turbo e o Olavo que estava acertando sua maquina  e fis outras amisades com outros colegas ali de são paulo apezar que como me dis o Antonio atibaia para os gironaltas esta acabando infelismente Pois é meu amigo nos aqui em mogi mirim de fato em relação ao aero clube estamos um pouco desfalcado motivo qual que nosso prefeito nos abandonou por dois mandato são 8 anos sem nenhuma assistencia do qual não compriu nenhun encargo do nosso contrato do qual o aero clube fes doação de 20 alqueres  de terra   ao municipio mas já estamos brigando na justiça o abandono que você viu Ã© uma estrategia  quando nos encontrar te conto tudo Infelismente você não pode ver meu giro pois levei para oficina para fazer mais algumas modificaçoes  pra melhor em breve estara pronto sera um praser recebe-lo aqui quando vir me ligue tel 019 3862 5678  quanto ao Sr Romera é uma figura emmm   Um forte abra챌o MIRRAGE

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  8. Douglas & participantes: Benvindo ao girodesporto e fique por aqui tempo suficiente para aprender tudo que for possivel antes de comecar a separacao entre voce e o suado real. Esqueca os Bensens como opcao, pois ao final das reformas para torna-lo seguro e eficiente vai custar mais do que montar um novo. Voar um giro sem potencia 챕 perigoso, voar um giro mal desenhado com muita potencia 챕 fatal, um dia ele vira! Motores vao ser sempre um problema tanto ai como em todos os lugares, depois de anos de testes e gastos sobraram dois motores: Rotax de 503 pra cima e Subaru e suas  conversoes. Acabamos de receber detalhes (poucos) de um motor novo feito na Australia, sera 4 tempos e 80 hp, leve o suficiente para giros mono, mas com precinho salgado 6.500 dolares. Treinamento ira faze-lo retornar mais seguro ao solo, mesmo sem motor, porem um giro mal configurado podera se tornar seu executor e nao existe tempo de reacao para este tipo de comportamento desta maquina. Motorizacao VW ainda 챕 a unica e pobre solucao para giros por ai, mas iremos trabalhar juntos e modificar este panorama dentro em breve. Abraco Heron 

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  9. Mirrage,

    fui na surpresa mesmo, fui correndo o risco. Mas a viagem valeu, como já contei. Da próxima vez eu telefono antes. Quanto ao Tonhão, ele fica chateado (e com razão) porque quantas e quantas vezes ele já foi em Atibaia e voou sozinho? Um monte de vezes. E sempre tá lá. É um grande cara. Aquele papo gostoso que tinha antes naquela roda era imperdível. O que o Tonhão podia fazer ele já fez e continua fazendo. Agora é com a gente.

    Eduardo, abra챌찾o proc챗.

    Heron,
    estava sentindo falta das suas mensagens. Ali찼s foi por isso que voltei a escrever mais, que n찾o gosto de ver este grupo de discuss찾o parado. Pode deixar que quando tiver a oportunidade de falar novamente com o Romera (ou Romero, escolha) eu pergunto os detalhes.

    Grande abra챌o, Heron.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

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