COMUNIDADE ABGiro :
Nossa comunidade está voltada para o aerodesporto na categoria Giroaviação cujo objetivo é congregar os aficionados em aviação de asa rotativa , Girocópteros e Helicópteros experimentais para que possam trocar experiências e conhecimentos nessa área.
terça-feira, 27 de janeiro de 2004
REDUCAO?
REDUÇAO?
ALGUEM PODERIA ME INFORMAR SE PODE SER USADO UMA REDUÇAO TIPO CAIXA B DOS MOTORES ROTAX
NOS MOTORES VW 2200CC SE AGUENTARIA,ALGUEM CONHECE UMA REDUÇAO DE CORREIAS USADOS NOS ANTIGOS ULM FENIX ? DEU CERTO?
Tempos atras eu estava muito interessado nesta coisa de redu챌찾o para o VW e comecei a vasculhar a internet. Foi ent찾o que me deparei com um site americano ( www.greatplainsas.com ) que vendia n찾o s처 redu챌찾o mas tamb챕m helices e motores VW aeronautizados por algo en torno de US$6.000,00. N찾o sei te dizer qual a carca챌a que eles usam e nem o resto das pe챌as. De qualquer forma, entrei em contato com eles. Te trancrevo abaixo o resultado.
Pergunta : “Oi! Eu vi o site de vc e já que possuo um girocoptero com um motor 2200vw direct drive gostaria de saber se vcs poderiam me ajudar a tirar 200 kg de empuxe mas com uma hélice de 60 polegadas pois este é o diametro que cabe na minha estrutura. Poderia usar uma redução com uma hélice de 3 pás neste diametro? Que configuração eu deveria usar?
Resposta: Não. Uma hélice de 60” não pode produzir 200 kg de empuxe. Voce precisa de uma hélice de 72” de diametro. (curto e grosso, não é mesmo!!!)
Pergunta: Oi! Me desculpe importunar (puxando o saco do cara mesmo) mas, que tipo de motor eu precisaria com a hélice de 72” para chegar aos 200 kg. Um amigo meu disse que, já que eu não tenho espaço para aumentar o comprimento da hélice, eu deveria aumentar a corda na raiz, mais ou menos como aquela do CarterCopter. Isto confere?
Resposta: Nós usamos um 2180cc vw com uma redução 1.6:1. Uma hélice com a raiz mais larga daria somente um pouco à mais de empuxe. ”
N찾o sei se a informa챌찾o que ele me deu 챕 verdadeira. Eu at챕 notei uma certa m찼 vontade da parte dele em me passar isto. De qualquer forma voltamos ao velho problema da h챕lice. Precisaria aumentar a torre para colocar ela e tamb챕m alongar um pouco a cauda j찼 que a redu챌찾o vai deixar ela um pouco mais para tras. Ai vem os veteranos e dizem: “Não vale a pena! É muito trabalho e dinheiro investido para pouco ganho (em empuxe).”
Ai venho eu e digo: Ahh ! Como seria bom um giro com uma potência destas! Daria pra brincar um bocado. Sem falar da segurança…
Ol찼, amigo! N찾o sei se ajuda mas o pessoal da INPAER ( www.inpaer.com.br) vende um redutor para VW ao pre챌o de R$ 4.500,00 com entrega em 20 dias, segundo informa챌찾o deles. N찾o entrei em maiores detalhes quanto às características do redutor ( relação de redução, peso ), entretanto disseram me que serviria em qualquer motor VW. Veja, n찾o sou entendido no assunto, estava apenas curiando no site deles, enviei um e-mail no 챠nicio de janeiro e deram me estes dados de retorno. Estou aqui apenas passando um m챠nimo de informa챌찾o que obtive. Um grande abra챌o, Douglas Stasionisas - SP
Redu챌찾o(IMPAER) muito pesada e cara para esta finalidade(Giro). A op챌찾o por correias dentadas(triplas) poder찼 ser mais leve e barata. Tenho visto algumas em sites americanos, de f찼cil constru챌찾o,que pesam em torno de 4Kg contra mais de 15Kg da Impaer(com passo variavel da h챕lice). Jason
Tarzan: Estou aprendendo aos poucos que mexer em aerodinamica 챕 como criar um efeito domino', mexe uma coisinha e tem que mexer um monte delas. O Jay Carter, criador do Carter Copter, tem uma longa experiencia com helices, tendo sido o criador daqueles moinhos de vento que voce ve em filmes la na California, e agora estao sendo usados no Brasil. A helice do Carter Copter levou muito tempo para ser aperfeicoada e mais parece a lamina de um arado destes puxados por animais, ja esta sendo vendida em separado e tem patente registrada em nome deles. Eles a chamam de cimitarra, mas 챕 bem mais larga. A nocao de um girinho pequenininho e bem compacto, como brinquedo ate que 챕 valida, mas se voce quiser performance, tera que agigantar tudo e ter muitos cavalos para conseguir uma perfomance boa. Tem muita gente trabalhando nisto a mais de 30 anos e agora uma luz no fim do tunel, com materiais levissimos e resistentes (compostos kevlar/carbono) e motores pequenos e potentes, como os Subaru. Uma carenagem te daria mais velocidade, diminuindo seu arrasto, mas nas manobras de baixa velocidade tudo depende de quanto "muque" voce tem . . . abraco Heron
ResponderExcluirOi Sentapua.
Tempos atras eu estava muito interessado nesta coisa de redu챌찾o para o VW e comecei a vasculhar a internet. Foi ent찾o que me deparei com um site americano ( www.greatplainsas.com ) que vendia n찾o s처 redu챌찾o mas tamb챕m helices e motores VW aeronautizados por algo en torno de US$6.000,00. N찾o sei te dizer qual a carca챌a que eles usam e nem o resto das pe챌as.
De qualquer forma, entrei em contato com eles. Te trancrevo abaixo o resultado.
Pergunta :
“Oi! Eu vi o site de vc e já que possuo um girocoptero com um motor 2200vw direct drive gostaria de saber se vcs poderiam me ajudar a tirar 200 kg de empuxe mas com uma hélice de 60 polegadas pois este é o diametro que cabe na minha estrutura. Poderia usar uma redução com uma hélice de 3 pás neste diametro? Que configuração eu deveria usar?
Resposta:
Não. Uma hélice de 60” não pode produzir 200 kg de empuxe. Voce precisa de uma hélice de 72” de diametro. (curto e grosso, não é mesmo!!!)
Pergunta:
Oi! Me desculpe importunar (puxando o saco do cara mesmo) mas, que tipo de motor eu precisaria com a hélice de 72” para chegar aos 200 kg. Um amigo meu disse que, já que eu não tenho espaço para aumentar o comprimento da hélice, eu deveria aumentar a corda na raiz, mais ou menos como aquela do CarterCopter. Isto confere?
Resposta:
Nós usamos um 2180cc vw com uma redução 1.6:1. Uma hélice com a raiz mais larga daria somente um pouco à mais de empuxe. ”
N찾o sei se a informa챌찾o que ele me deu 챕 verdadeira. Eu at챕 notei uma certa m찼 vontade da parte dele em me passar isto.
De qualquer forma voltamos ao velho problema da h챕lice. Precisaria aumentar a torre para colocar ela e tamb챕m alongar um pouco a cauda j찼 que a redu챌찾o vai deixar ela um pouco mais para tras.
Ai vem os veteranos e dizem: “Não vale a pena! É muito trabalho e dinheiro investido para pouco ganho (em empuxe).”
Ai venho eu e digo:
Ahh ! Como seria bom um giro com uma potência destas! Daria pra brincar um bocado. Sem falar da segurança…
Um abra챌찾o.
Tarzan
As caixas de redução B e C da Rotax não
ResponderExcluirsuportam a potência dos motores VW.
A caixa B 챕 indicada apenas at챕 o Rotax 582 (65hp)
e a C para o Rotax 618 (75hp). O uso delas em pot챗ncias maiores reduzir찼
significativamente sua vida 첬til, com risco de quebra em v척o.
Acresce-se o fato de que a menor relação disponÃvel
para a caixa C é 2,62:1, muito alta para nossos VWs que operam, com redução,
entre 4000 e 4500rpm. Nestes casos, o ideal seriam relações entre 1,6 e
2,0.
Abra챌os
Fernando
Ol찼, amigo! N찾o sei se ajuda mas o pessoal da INPAER ( www.inpaer.com.br) vende um redutor para VW ao pre챌o de R$ 4.500,00 com entrega em 20 dias, segundo informa챌찾o deles. N찾o entrei em maiores detalhes quanto às características do redutor ( relação de redução, peso ), entretanto disseram me que serviria em qualquer motor VW. Veja, n찾o sou entendido no assunto, estava apenas curiando no site deles, enviei um e-mail no 챠nicio de janeiro e deram me estes dados de retorno. Estou aqui apenas passando um m챠nimo de informa챌찾o que obtive. Um grande abra챌o, Douglas Stasionisas - SP
ResponderExcluirRedu챌찾o(IMPAER) muito pesada e cara para esta finalidade(Giro). A op챌찾o por correias dentadas(triplas) poder찼 ser mais leve e barata. Tenho visto algumas em sites americanos, de f찼cil constru챌찾o,que pesam em torno de 4Kg contra mais de 15Kg da Impaer(com passo variavel da h챕lice). Jason
ResponderExcluirTarzan: Estou aprendendo aos poucos que mexer em aerodinamica 챕 como criar um efeito domino', mexe uma coisinha e tem que mexer um monte delas. O Jay Carter, criador do Carter Copter, tem uma longa experiencia com helices, tendo sido o criador daqueles moinhos de vento que voce ve em filmes la na California, e agora estao sendo usados no Brasil. A helice do Carter Copter levou muito tempo para ser aperfeicoada e mais parece a lamina de um arado destes puxados por animais, ja esta sendo vendida em separado e tem patente registrada em nome deles. Eles a chamam de cimitarra, mas 챕 bem mais larga. A nocao de um girinho pequenininho e bem compacto, como brinquedo ate que 챕 valida, mas se voce quiser performance, tera que agigantar tudo e ter muitos cavalos para conseguir uma perfomance boa. Tem muita gente trabalhando nisto a mais de 30 anos e agora uma luz no fim do tunel, com materiais levissimos e resistentes (compostos kevlar/carbono) e motores pequenos e potentes, como os Subaru. Uma carenagem te daria mais velocidade, diminuindo seu arrasto, mas nas manobras de baixa velocidade tudo depende de quanto "muque" voce tem . . . abraco Heron
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