Oi gente. Tenho umas 30 horas de vôo. Já voei num giro com a hélice do Orley (de 8 graus de passo) e agora estou voando em outro com a hélice do Rupert (60 x 30 que pelas contas do próprio Ridley daria + ou – 11 graus). Com o primeiro giro eu subia muito bem mesmo com os meus 92 Kg já com o segundo, se o tanque estiver cheio, enfrento alguma dificuldade. O primeiro era um giro mais leve pois não tinha motor de arranque, compensador eletrico e nem dupla ignição, coisas que o segundo já possui. O primeiro chegava à 3400 rpm e uma temperatura de quase 100 C° durante a decolagem e uns 90 C° em cruzeiro já o segundo chega somente a 3200 rpm, quase 90 C° na decolagem e uns 75 C° em cruzeiro. No primeiro eu me sentia muito seguro pois se precisasse de subir ele subia; já no segundo…nem tanto. O pior é que eu nem sei dizer se o segundo voa mais rápido pois não tenho mais como comparar os dois mas acredito que não, já que o rpm do segundo caiu consideravelmente.
Eu gostaria de saber se existe algu챕m da comunidade voando com algum outro tipo de h챕lice nestes motores VW 2300 e qual 챕 o resultado.
Estou pensando de comprar uma nova hélice do Orley mas gostaria de saber se algum “meio termo” seria melhor. Algo talvez com um passo de uns 9° ou 9,5°.
Se algu챕m puder me dar uma luz neste dilema serei muito grato.
Abraços à todos.
OLHA TARZAN, TENHO AQUI UMA HELICE DE UM HERCULES DA FAB, ACHO QUE ESSA LEVANTA SEUS 92KG SEM PROBLEMAS. MAS, TENHO UMA IDEIA MELHOR, POR QUE NÃO TOMA PLANTABEM E PARA DE COMER PIZZA. EM UM MES CÃ VAI PRA 70 KG. PALAVRA DE QUEM ENTENDE DE DIETA. UM ABRAÃO, PEPELEGALE.
ResponderExcluirPepelegale:
ResponderExcluirCalma com a dieta, vai que o Tarzan tem 1 metro e 98 (n챕, Douglas?). 8^)
Tarzan:
Outras pessoas podem te dar opini찾o melhor, mas j찼 que o pessoal aqui 챕 t챠mido...
Como que você estava acostumado à hélice com passo menor, e já que esta máquina nova é mais pesada, talvez reduzir o passo te traga de volta a sensação de segurança que você tinha antes (a outra opção seria arrumar algum jeito de mexer no motor e aumentar o torque). Se me permite, acho que diminuir o passo é uma opção razoável se seu hábito não inclui muitos vôos cross country, se você costuma operar mais nas proximidades da sua pista.
Abra챌os.
O JuciÊ
www.jucie.com.br
Pepelegale:
ResponderExcluirmuito obrigado oferta da h챕lice. Era justamente o que eu estava procurando. Quanto ao Plantabem, devo dizer que um amigo meu de Feira de Santana que voa AeroBoero tomou e disse que a cada toque e arremetida, ele se borrava todo! N찾o sei se seria uma boa id챕ia!!! 8>) Um Abra챌찾o!
Juci챗:
Quem me dera o meu caso fosse o mesmo do Douglas.
Realmente estou começando a fazer um pouco de navegação entre as cidades vizinhas. Agradeço a sua resposta mas ainda me pergunto: será que a hélice de 11 graus à 3200 rpm não desenvolve a mesma velocidade da de 8 graus à 3400. Voce saberia me dizer como se faz este cálculo? Realmente não gostaria de perder em velocidade mas se terei de escolher irei pela segurança.
Abra챌os.
Tarzan,
ResponderExcluira sua nova configura챌찾o (11 graus, 3200 rpm) teoricamente seria 29% mais veloz que a antiga (8 graus a 3400 rpm). No entanto, se a motoriza챌찾o tem pot챗ncia similar em ambos os casos, a nova configura챌찾o est찼 exigindo MUITO mais do motor. Se ele n찾o tem torque suficiente pra ag체entar tranq체ilo esta carga maior, ent찾o est찼 explicada a sens챠vel perda de performance que voc챗 sentiu (ainda mais considerando que a nova m찼quina 챕 mais pesada).
Abra챌찾o.
O JuciÊ
www.jucie.com.br
OLA TARZAN POSSUO UM GIRO COM HELICE DO ORLEI DE 8쨘 DE PASSO E VOA MUITO BEM NO MEU MOTOR DE 2200 CC SE VC AUMENTA O PASSO ELE FICA BOM P/ NAVEGAR MAS AS DECOLAGENS E SUBIDAS FICAM RUINS,SE VC COLOCA UMA COM PASSO MENOR ELE FICA BOM PARA DECOLAR E SUBIR MAS NAO P/CRUZEIRO VOA POUCO. ENTAO O IDEAL SERIA UMA DE PASSO VARIAVEL COMO AINDA ESTA FORA DE COGITAÃAO NOS NOSSOS MOTORES WV A IDEIA E FICAR NO MEIO DO CAMINHO EXPERIMENTA UMA DE 9 A 9,5º ACHO QUE FICARA BOM. OUTRA COISA O MOTOR SE ELE FOR VW ELE DEVE TRABALHAR NA MAIS ALTA RPM POSSIVEL O IDEAL E 3450 RPM E TEMPERATURA DO OLEO ENTRE 90 A 110ºC USE UM OLEO BOM EX VS TUTELA E UM OLEO PARA ALTAS TEMPERATURAS ASSIM ACHO QUE VOARA MELHOR NAO SEI SE AJUDEI MAS TENTEI ABRAÇOS.
ResponderExcluirMuito obrigado pelas dicas rapaziada (inclusive a do pepelegale). É uma escolha dificil mas acho que vou seguir o conselho do Sentapua ,ou seja, pela razão de subida e segurança . Que bom seria se tivessemos um motor com apenas um pouco mais de empuxe. Quem sabe…uns 200 Kg…
ResponderExcluirAbraços à todos.
N찾o se sinta desamparado n찾o.
ResponderExcluirEm breve voce ter찼 mais informa챌천es sobre um VW
injetado, com redu챌찾o, n찾o turbo, que est찼 dando 230kg de empuxo.
Fernando
----- Original Message -----
From:
tarzan
To: ABGiro
Sent: Tuesday, January 27, 2004 3:24
AM
Subject: Re: H챕lices.
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H챕lices.
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Mensagem 7 em
discuss찾o
De: tarzan
Abraços à
todos.
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E' isso ai, Fernando! Seu motor com reducao sera' muito bem vindo. E' a peca que esta faltando no quebra-cabeca de muita gente. Tem previsao? Da' uma prioridade ai, vai, Fernado. O sucesso te aguarda. 8^D
ResponderExcluirAbracao.
O JuciE
www.jucie.com.br
Oi Fernando! Estive falando com o Orley a respeito da minha h챕lice e acabamos saindo para as redu챌천es para motor VW. Ele me disse que fez uma h챕lice de 70 " para um cara que tem um Bensen voando com o VW e uma redu챌찾o do Montalva. N찾o seria vc por acaso, heim? N찾o nos deixe na curiosidade pelo amor de Deus! Mantenha-nos informados dos seus avan챌os. Abracos.
ResponderExcluirS처 se o Montalva tiver outro modelo de redu챌찾o, porque a que eu vi 챕 esta no anexo, feita pra m찼quinas maiores. Ja' pensou um Bensen com esta redu챌찾o, hein? O Fernando ia ter que engordar uns 30 quilos, s처 pra equilibrar a m찼quina. 8^)
ResponderExcluirAttachment: reducao.jpg