PARA OS ENTENDIDOS.
PEGAR DESCENDENTES LOGO APOS ASCENDENTES CAUSA MUDANÃAS BRUSCAS NA FORÃA G, AINDA QUE PEQUENAS. SENDO ASSIM PERGUNTO: ESSSAS VARIAÃÃES DA F. G PODEM LEVAR A G NEG., ESSAS PEQUENAS MUDANÃAS POR SI SÃ PODEM CAUSAR ACIDENTES?
O MOTIVO DA PERGUNTA ESTA NA DISCUSSÃO "ESCOLA DE PILOTAGEM" DO TURBINA COM 18 MENSAGENS.
QUEM PUDER RESPONDER AGRADEÃO. UM ABRAÃO
PEPELEGALE
Pepelegale: Vou tentar responder sem causar muito tumulto . . . Uma maquina estavel nao deveria apresentar excursoes de atitude, ou seja deveria subir ou descer sem alterar a atitude. O que causa o power push over exatamente é este defeito, o nariz sobe e desce com vento e com mudancas de manete. O piloto novato tenta corrigir e vai alem e tem que corrigir de novo e voa ondulando e isto se agrava ate que a maquina perde rotacao do rotor, e vira pra frente. Precisa de um motor forte pra isto acontecer, voando no limite o que acontece 챕 que maquina afunda e perde altitude. Mostrei o AC4 para alguns experts daqui e eles nao querem nem comentar . . .ficam espantados com o pequeno numero de acidentes. Um estabilizador horizontal iria ajudar muito esta maquia e a meu ver torna-la mais bonita. Imagine esta cena: O piloto inicia decolagem, tira a mao do manche, mantem a manete e decola sem nehuma interferencia na maquina, nivela, acerta a aceleracao, tira a outra mao (manete) e voa de bracos abertos, inclinando o corpo, fazendo "8" e dando uma volta completa no padrao do aeroporto. Possivel? Assim deve ser uma maquina bem desenhada. Voce com o tempo aprende o comportamenteo do seu giro e se antecipa "matando" qualquer tendencia de PIO, mas tem que voar o tempo todo atento, senao . . . Gostaria de ver um AC4 com algumas modificacoes, pois gosto muito desta maquina, mas o Larry me desaconselhou de mexer, diz que isto 챕 dever do desenhista, e concordo com ele. Um abraco Heron
ResponderExcluirOl찼, Heron! Vi seus coment찼rios sobre estabilidade em giros. S처 por curiosidade gostaria de saber sua opini찾o sobre o giro Gyrobee ( projeto n찾o comercial ) quanto a seguran챌a em v척o? Obrigado, Douglas
ResponderExcluirE' um projeto disponivel e parece facil de fazer, nunca analisei sob o ponto de vista segurança, o unico que vi voando e muito bem feito e voa muito bem, fiquei impressionado. Giro pequeno, para poucas aventuras longe do "peda챌o" mas parece que o pessoal tem se divertido muito com eles. Nao tenho noticias de acidentes com estas maquinas. abraco Heron
ResponderExcluirOl찼 Minha gente;
ResponderExcluirO girocóptero é uma aeronave pêndular,como o trike.O g negativo só ocorre qdo invertemos o pêndulo e as forças se invertem,embora numa ascendente forte temos a sensação de g negativo,ele não está acontecendo pois a máquina toda está sendo jogada para cima,ou seja,o rotor está puxando a máquina,sendo assim estamos em condição de g positivo e em segurança.Eu ja peguei ascendente de 3.000 ft sem motor numa tempestade e estou aqui.É preciso conhecer um pouco de meteorologia e saber os fenômenos externos a que estamos sujeitos.
É isso ai.
Turbina......
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Turbina: O empuxo do rotor 챕 pequeno e quando entra em G negativo, o mastro passa a empurrar o rotor ao inves de estar "pendurado" nele, a maquina tenta passar na frente (por dentro) do disco. Isto ocorre em fracoes de segundo e se voce esta la no alto da curva, com rrpm baixa, a coisa pode ficar critica muito rapido. Dependendo do off-set da linha de centro de empuxo e da potencia do motor, uma cambalhota 챕 inevitavel e ocorre em tempo total de 1.3 segundos, nao tem como corrigir. Muita gente passou por sufocos e inexplicaveis recuperacoes, mas sair do chao com uma maquina propensa a ter "chiliques aereos" nao 챕 recomendavel, embora todos sejamos donos dos nossos destinos. Estabilidade nao 챕 uma questao de opiniao, os muneros nao mentem! abraco Heron o dia que voce chegar la encima com sobra de motor, espero que tenha um bom estabilizador ou uma mao muito sensivel para nao jogar seu giro pra fora da curva.
ResponderExcluirOl찼 Pepelegal Respondendo sua pergunta : Pegar descendentes logo ap처s sair de uma ascendente ou vice versa n찾o leva a G- negativo. As for챌as envolvidas s찾o pequenas. Quanto ao fato comentado pelo Heron que os "experts" americanos em giro citados não sabem porque não tem muitos acidentes com AC-4 é fácil responder . à por que o AC-4 é uma máquina muito estável e segura .Eles nunca voaram AC-4 como podem saber .Essa é a razão dela persistir por mais de 30 anos. Tenho 400 horas em um biplace sem qualquer acidente ou incidente e posso falar. Experts que só olhando fotos ( do que quer que seja) já emitem opinião para mim não são experts mas sim ignorantes.Provavelmente não são sérios. Não dá para avaliar nenhum equipamento só olhando fotos.Nos meus 35 anos de Engenharia nunca vi ninguém sério fazer isso . Picaretas eu já vi. Os americanos que conhecem bem o assunto giroaviação ( e tem muitos) nunca iriam fazer comentários da performance de um giro só olhando fotos. O AC-4 duplo comando em "tanden" por ter "pitch" longo ( frequência natural de oscilação na linha de vôo baixa o que faz êle ser muito estável em resposta aos comandos) não precisa estabilizador horizontal . Os AC-4 mono tem "pitch" curto ( por isso são mais "nervosos" , "ariscos" como costumam dizer por aqui ) e se eu tivesse um eu colocaria um estabilizador horizontal para melhorar o "pitch" Nesse caso 챕 recomend찼vel. Essa estória de estabilizador horizontal virou paranóia principalmente nos EEUU porque giros "lado a lado" ( tem muitos por lá) tem frequência de oscilção na linha de vôo ( "pitch" ) alta e vive matando piloto americano inexperiente de giro por causa do PIO. O fim de um PIO pode ser um G-negativo. E G-negativo mata. Giros em "tanden" são mais estáveis a PIO ( mas se forçar a barra demais entra também ...) e normalmente não precisam estabilizador horizontal. Meu AC-4 é tão estável que eu vôo com os braços cruzados por longos perÃodos de tempo só tirando fotos e curtindo a paisagem. Nunca experimentei instabilidade ou situações de recuperação crÃtica. Não é só o meu mas todo AC-4 duplo comando que eu conheço é um "tapete mágico" ... Pode ser meio feinho mas que é bom é . ( Por lá tem giro feio e bom também. O Dominator é horroroso mas é um senhor giro) Nosso forum é muito animado e eu acho isso muito bom. Temos muitos participantes ativos e espero que continuem assim Por outro lado muita gente nova está entrando interessada em aprender com os mais experientes por isso reduzir um pouco as alegorias e botar mais samba no pé não vai fazer mal ... Ernani .
ResponderExcluirÉ ISSO MESMO COMPANHEIRO Gostei muito das verdades da sua menssagem continui assim sempre real e positivo vamos virar esta historia UM FORTE ABRAÇO MIRRAGE
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ResponderExcluirOla Pepelegale
Tenho arrepios quando voce fala de g negativo em aero buero,.. pegar aquelas
"bufadas" , 챕 muito desconfortavel .
Com o giro o desconforto n찾o 챕 quaze sentido nas mesmas proporsoes .
Primeiro por ser uma aeronave pendular e por ser pendular est찼 obviamente no
mesmo pendulo do ser humano , ent찾o voce nunca ira sentir enjoo num giro.
Segundo 챕 uma asa rotativa e uma de suas carcteristica 챕 acomodar-se
rapidamente
quando na mudan챌a da dencidade do ar, 챕 claro que notar찼 um certo
afundamento
ou uma eleva챌찾o espontanea da maquina mas nada t찾o assustador , logico que
estamos falando de um giro normal.... , Ja imprimi G negativo
voluntariamente e o que ocorreu depois de varias tentativas fui uma vibra챌찾o
na estrutura e como o giro 챕 aberto teria caido fora do assento se n찾o
estivesse com o sinto bem apertado ,teste este que n찾o aconselho niguem
fazer , Porque voc챗 tem que conhecer muito bem o equipamento com que esta ,
por exemplo: certeza que tem um rotor de alta inercia (pesado) e de p찼s
estreitas, estes rotores leva muito tempo para desacelerar nestas situa챌oes,
verificar o rotor em repouso e todo cabrado, tem que ficar pelo menos 40 cm
da p찼 da helice, estes itens 챕 de obriga챌찾o encontrar nos bons giros
,principalmente em giros Brasileiro como os feitos pelo montalva , ja tive
noticias de possiveis acidentes com giros, cojitavam a culpa no G neg. porem
n찾o comvenceram totalmente.
Pois os aparelhos apresentavam pouca regides nos espassadores e ou baixo
peso nas p찼s ou ainda poderiam estar operando no limite de sua carga
(diametro do rotor X carga total ), com isso ocorre o choque do rotor na
helice ou estrutura quando foi submetido a um G neg., outra possivel
situa챌찾o , poderia ter desprendido uma p찼 da helice propolsora indo de
encontro com o rotor causando acidentes
Bom essa materia tem que ser debatida com os Fabricantes do rotores que voce
tem, mais vai ai este meu comentario esperandom ser util.
Um Abra챌o Bosco .
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COMO SEMPRE, O MESTRE ERNANI COM RESPOSTAS CLARAS CONCISAS E PRECISAS. GOSTARIA DE VE-LO PARTICIPANDO MAIS DAS NOSSAS DISCUSSÃES, CONTRIBUINDO COM A PRECISÃO CIRURGICA DE SUAS RESPOSTAS. PEPELEGALE
ResponderExcluirOntem coloquei uma resposta, mas por um problema na minha conexao ela nao foi . . .esperei para hoje depois da reuniao do Clube (Texas Rotorcraft Association) Minha primeira vez aqui no Texas e o local da reuniao 챕 de cair o queixo, um clube de golfe estilo ingles todo revestido de madeira por dentro, um luxo so, mas com precos de restaurante normal. Vinte e um membros compareceram e foi uma reuniao alegre e cordial, depois voltamos para o aeroporto (3 milhas) e assistimos um video e o Larry voou um pouco pra contentar o pessoal, o dia ta mais pra chuvoso e frio do que outra coisa. Coloquei o assunto AC4 para alguns e as opinioes sao as mesmas, o bra챌o do momento pode ser longo, a oscilacao mais suave, mas esta presente. Junte as condicoes adequadas e A MAQUINA VAI VIRAR, NAO É SE, MAS QUANDO! Nao vendo giros ainda, gosto do AC4 e quem sabe ainda vou ter um, atualmente modificaria colocando um assento tanque, mais alto e um estabilizador trazeiro, repasso as informacoes que recebo no intuito de chamar a atencao para um problema antigo e que relegou os giros a sua condicao atual (mitologicamente perigosos) e talvez salvar uma vida, o resto 챕 especulacao e palpite. ESTABILIDADE NAO É QUESTAO DE OPINIAO, OS MUMEROS NAO MENTEM. Nao tenho medo de voar giros, meu primeiro voo foi num RAF sem EH e hoje sei o bastante para nao arriscar mais. Voce novato, aprenda tudo o que puder e tire suas conclusoes antes de gastar dinheiro, pelo menos estara tomando uma decisao consciente Ainda nao ouvi ninguem dai falar em experimentar um EH e custaria muito barato para que todos tivessem proveito da situacao. Motores fortes estao para chegar, preparem suas maquinas para voar melhor. abracos Heron
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ResponderExcluirOl찼 Heron;
Todo mundo que voa deve usar o bom senso,nesses anos em que tô voando(9 anos) sempre tentei usa-lo e nas vezes que deixei de lado tomei sustos,mas foi bom pois me trouxe experiência.Potência sempre é bom,mas apenas pra levar mais peso.O piloto consiênte deve respeitar os limites aerodinâmicos da aeronave,independente do motor(o mesmo que ter uma ferrari e só poder andar a 120 km/h),motor forte deve ser usando com bom senso,ou seja,voando sozinho usa-se metade da manete,subiu um porcão pesado(nada contra os gordinhos)vc usa o resto da potência,uma coisa é fato;todos que abusam da potência,seja giro,carro,moto ou qualquer coisa,acaba quebrando a cara.Sabendo usar não vai faltar.à isso ai.
Turbina.....
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Turbina: Muito bem colocado, o piloto como comandante da nave tem sempre a ultima palavra se sobe ou nao. Pretendo que uma parte do nosso curso seja girodinamica e montagem/ manutencao tambem ajudam muito nas decisoes futuras. Tivemos aki em Imokalee um acidente de torque-over, muito motor virou o giro de lado e estava baixo demais para corrigir, foi fatal. Entre todas, o giro ainda 챕 o mais seguro e facil de pilotar, quando construido corretamente. abraco Heron
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