quinta-feira, 18 de março de 2004

Motor 2200 a álcool

Chico porque n찾o 챕 utilizado o 찼lcool nos motores volkswagem 2200 aspirados, a l처gica n찾o seria os mesmos tirarem mais pot챗ncia daqueles que utilizam gasolina?
A refrigera챌찾o n찾o seria melhor? Quais as desvantagens que existe neste tipo de transforma챌찾o?

11 comentários:

  1. Caro amigo. O motor volkswagen 2200 aceita 찼lcool como combust챠vel. Hoje eu tenho um mono a 찼lcool, carbura챌찾o dupla, tem muita for챌a, pega de manh찾 sem injetar gasolina, funciona muit챠ssimo bem. Abra챌os. MELO.

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  3.   a t챠tulo de informa챌찾o :   a) a maioria dos giros AC-4 originalmente, os motores foram adaptados para Gas-AV , obviamente o pre챌o era acess챠vel na 챕poca ;   b) os giros com motores /turbo - normalmente s찾o adaptados para Alcool ;   c) atualmente para giros aspirados motor 2100 e 2200  compensa usar Gas-AV.                Nada impede que vc possa adaptar para o alcool ( use carburadores niquelados) .   AbelhaRJ

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  4. Ol찼, Sulista. Pouca gente faz a convers찾o para 찼lcool dos motores VW ar, pois 챕 costume usar-se AvGas por encontr찼-la mais facilmente nos aer처dromos. Quando se usa 찼lcool, as vantagens s찾o muitas, como temperatura mais baixa (para taxas de compress찾o at챕 11:1, original dos 1600 찼lcool), 처leo dura muito mais (o 찼lcool n찾o deteriora sua composi챌찾o por n찾o misturar-se a ele), os cilindros desgastam-se menos porque o 처leo mant챕m-se em bom estado e a for챌a do motor aumenta, podendo-se usar h챕lices de melhor performance (lembrar que os motores devem trabalhar em torno das 3400 rpm, nunca mais baixo, pois os virabrequins quebram na faixa dos 3000 rpm). A maior desvantagem é o peso extra de combustível e seu maior consumo em baixas altitudes. Para altitudes acima de 5000 pés, o consumo do álcool fica compatível com o da gasolina, por questões de eficiência volumétrica com ar menos denso. Artigos técnicos sobre isso poderão ser encontrados na ASA-P, do IAE-CTA, em São José dos Campos. Para os giros a álcool, o alcance vai se reduzir se o tanque for mantido o mesmo (deve-se trocar o material do tanque, pois os sais do álcool atacam o alumínio e o pó da corrosão poderá entupir o filtro de combustível e é chão mesmo!). Geralmente, os giros a álcool têm tanques sobressalentes. Mais peso, mas tem mais potência, algo 12 % maior, pelo menos. Os cabe챌otes de oito aletas comuns n찾o permitem rebaixamento para se atingir 11:1 de taxa de compress찾o (somente 9,5:1, mantendo a c창mara de combust찾o original), pois as paredes ficam finas e podem romper-se quando menos se espera, ou seja, voando... Os cabe챌otes de seis aletas s찾o mais robustos e permitem taxas de compress찾o mais elevadas, al챕m de 11:1. Para se chegar a esse valor, deve-se remover material da c창mara, quando se aproveita para refazer o desenho das c창maras de combust찾o aos moldes dos motores VW AP, que d찾o melhor performance e abaixam a sua temperatura operacional. Pode-se aumentar o tamanho das v찼lvulas, de 35,5x30 mm (originais dos seis aletas) para 39x32 mm, que 챕 uma boa combina챌찾o para a cilindrada do 2200 e para o giro do motor na aeronave. O comando deve ser igual ao usado na kombi nova, que tem mais levante de válvula e dá mais torque ao motor. A dupla carburação niquelada deve usar giclês principais 165 (ou 180) e difusor 22 (ou 24), a princípio. Depois ajustes finos devem ser feitos, observando temperatura de gases de escape e de óleo. Existe um medidor de temperatura por infra-vermelho que já se encontra nas casas de veneno de carros, custando algo em torno de 150 a 200 dólares. Esse medidor permite se saber a temperatura em qualquer ponto do motor para o qual se aponte o seu sensor. Boa sorte na convers찾o, se for faz챗-la. Vai gostar do resultado.          Chico Biela.

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  5. Grande Chico Biela, Enciclopedia do Motor Bom te ver de volta! :) Temos este termometro aqui na oficina de Pompano, vou ver quanto custa e se alguem quiser levo quando for. Sera que vamos tomar um uisquizito quando eu for ai? O Melo ira tomar Drurys so de castigo . . . hehehehehehe Heron

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  6. Heron, eu vou tomar Drurys. 척 coitado!!! rs.... MELO.

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  7. Chico, bom saber que voc챗 est찼 com a gente.
    Fico muito agradecido pelas informa챌천es que voc챗 divide com a gente.

    Abra챌찾o.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

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  8. ola chico

    sou mecanico de automovel e sei os beneficios da inje챌찾o eletronica,
    gostaria de saber se entre os gironautas alguem ja feiz uso, se 챕
    vialvel economicamente.por ex.
    quais os pr처s e os contras...




    um abra챌o EFRAIM

    _________________________________________________________________
    MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil. http://www.hotmail.com

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  9. Ol찼, Efraim. Temos alguns giros usando inje챌찾o eletr척nica, mas s찾o remapeadas para o uso em v척o. O Ernani e o Antonio (Power Plus, preparação de carros turbo e afins) têm giros 1600 e 1800 a álcool injetados, respectivamente. É grande a vantagem da injeção sobre o carburador, principalmente no controle da mistura. O custo barra um pouco os menos afortunados, principalmente se voc챗 for ver a inje챌찾o que o Antonio est찼 usando em seu giro, ao custo de 2000 d처lares somente o m처dulo de inje챌찾o, que pode ser ajustado em v척o. A vers찾o mais em conta ainda tem carburadores, que s찾o muito mais baratos, apesar de menos eficientes. Eu particularmente não gosto de injeção porque nunca se sabe quando ela vai falhar, por mais que digam que é confiável. Se fosse tão confiável como andam dizendo, as turbinas que têm FADEC (injeção eletrônica de combustível aeronáutica) não teriam sistemas redundantes e a possibilidade de um motor controlar o outro no caso de falha dos dois FADEC's que hoje existem em cada um dos motores. É de se pensar...

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  10. Caro Sulista   Conforme disse o Chico eu instalei um sistema de injeção e ignição  ( marca SDS canadense). Por isso também não uso distribuidor . Apenas duas bobinas que são controladas pelo módulo  principal utilizando o método da "centelha perdida" ou seja centelha em dois cilindros de cada vez , o que está em compressão e que vai gerar potência e o que está em exaustão e que não gera nada ( por isso chama centelha perdida) . A desvantagem e a centelha jogada fora . ( mas mesmo assim a vela dura mais de 100 horas )A vantagem é a precisão  e a possibilidade de mapear a curva de avanço do jeito mais apropriado para cada aplicação. No meu caso trabalho com 36 graus de avanço na rotação máxima ( uso alcool , por isso posso ter esse avanço sem risco de bater pino ) . Existem vários fabricantes de injeção programável ( Haltech (australiana) , Eletromotive ( americana) , Motec(autraliana e muito cara ) entre outros . A que achei mais adequada foi a SDS não só pelo preço mas por causa da simplicidade de instalação e mapeamento ( não precisa usar laptop ou qualquer outro computador) .Mesmo entre as mais baratas , conforme alertou o Chico , custa entre U$1600,00 a U$2000,00 conforme o modelo ( preço lá nos "states"). Quanto a confiabilidade, nos últimos tres anos, desde a instalação, funcionou perfeitamente . É um sistema de alta confiabilidade mas como qualquer outro não é infalível. Carburador , platinado, magneto podem falhar também  . Sistema a prova de falha não existe. A única vez que tive pane de motor foi usando carburador a 8 anos atrás (já contei essa estória na discussão "fatos e acontecimentos com pilotos") . Além disso o motor nunca funcionava "redondo" em toda faixa de rpm. Depois da injeção/ignição nunca mais falhou e o motor gira redondo em qualquer faixa de rpm. Fotos  dessa instalação você pode ver no ícone "figuras" , "giros brasileiros" "pagina 2 e 3 " .   Sds   Ernani

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  11. Ol찼, Sulista. Novidade: um amigo meu tem dois ultraleves em sociedade e vai vendê-los para o sócio e adquirir um giro e, pelo jeito, biplace, que é o que permite levar alguém. Acontece que o Ricardo pesa 95 kg. Seu primeiro v척o de giro foi com o Toninho de Itatiba, com seu 1800 찼lcool turbo, nas praias de Peru챠be. Gostou muito. Neste fim-de-semana, no interior (n찾o me lembro onde), voou em outro duplo, s처 que aspirado 2200 e a 찼lcool, com dois carburadores. Segundo ele, decolou bem e permitiu voar com seguran챌a. A convers찾o para o 찼lcool aumenta a pot챗ncia, em pelo menos 12%, que 챕 o que o CTA observou no in챠cio do programa do 찼lcool. Para um 2200 a gasolina com 75 cv a 3400 rpm, um devidamente alcoolizado viria em torno de 84 cv, no mesmo giro, pelo menos. Com mais algumas modifica챌천es, talvez beliscar os 90 cv. J찼 d찼 para voar sem sustos carregando duas pessoas de bom peso. Abra챌os,           Chico.

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