segunda-feira, 22 de março de 2004

Como funciona a autorotação?!

O챠 n처is aqui outra veiz!!! ;<)
 
Ol찼, rapaziada mais informada, gostaria de poder contar com a transfus찾o de sabedoria de voc챗s para solucionar algumas das minhas d첬vidas existenciais...
 
Minhas dúvidas, para o momento, são as seguintes:
 
1) Por que as l창minas do rotor giram num sentido e n찾o no outro, se a aeronave corre para a frente?
 
2) Ao soltarmos um daqueles brinquedos tipo "pirocoptero", nos quais fazemos um movimento de fricção entre as mãos com a haste do brinquedo entre elas (com hélice instalada na extremidade superior), este movimento irá gerar uma força de sustentação que, tão logo se esgote, provocará um movimento contrário ao de sustentação, ou seja, hélice girando no sentido inverso. Como, então, as pás do rotor do girocoptero giram exatamente no sentido correto da sustentação e não no sentido inverso?
 
Finalizo, desculpando-me pela "qualidade" destas perguntas, pois o meu atual conhecimento te처rico n찾o me habilita sequer a ter consci챗ncia da coer챗ncia ou n찾o destes meus questionamentos.
 
Um grande abra챌o a todos!
 
Douglas Stasionisas - SP
 
 
 
 

15 comentários:

  1. JuciÊ, realmente você é didático, sabe expressar, escreve muito bem. Eu sei como funciona o rotor, sei sua sustentação, e com sua explanação, fui sorrindo pra mim mesmo enquanto lia o que escreveu. Parabéns. Estaremos no churrasco dia 04.04.04 e lá colocaremos o papo em dia. Eu irei de girocoptero monoplace, álcool, carburação dupla. Até lá. Abraços do amigo MELO.

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  2. Bom dia a todos !  Sauda챌천esGiroDesportivas                Parabens Juciê pela sua explanação sobre o assunto em pauta.       Caro  Douglas em complementação tentarei resumir .   1) Por que as l창minas do rotor giram num sentido e n찾o no outro, se a aeronave corre para a frente?      - Simplismente por construção , as laminas do rotor tem a seguinte configuração , na parte superior curva e na inferior reta , portanto é como um perfil de uma asa fina e alongada.         As pás do Rotor estão diametralmente opostas e com isso impõe um único sentido de rotação desde que o giro avance para frente , ou uma massa de ar passe pelo rotor quando o giro estiver parado , é o mesmo. Em termos de comparação seria um grande cata-vento.        Como o perfil das pás é de uma asa , a rotação imposta pelo sistema motor/propulsor fará que o rotor ao girar termos uma componente para a sustentação do giro, mas este sistema motor/propulsor deverá ter uma boa potencia para vencer a resistencia de arrasto ( estrutura do giro e o Rotor ) para poder içar vôo.          Por isso que o giro depende da potência  para velocidade e sustentabilidade , quanto mais peso maior será a potência.                       Agora quanto ao item (2) está relacionado a parte da Fisica - Quantidade de Movimento.      a) gravidade - tudo que sobe - desce    b) o sistema do pirocoptero é um sistema helicoidal e as pás são torcidas como uma hélice , vc explicou tudo e ao cessar a energia que vc proporcionou a resistencia e a massa de ar  vai agir nas pás do pirocoptero , por isso   que o movimento é oposto , resultante do atrito da massa do ar ao brinquedinho.    Como já falei acima - tudo por construção - teremos componentes e resultantes relacionados aos diversos perfis aerodinâmicos.           Espero que tenha contribuido para sanar as suas dividas....... eh, eh, eh          maiores detalhes consulte no site :  http://www.jhelicoptero.com.br/inicial.html  ,  onde vc encontrará  detalhes sobre a Aerodinâmica das asas rotativas.           obs: Para existir uma auto-rotação sempre deverá sastifazer  ---->   ( Veloc giro > 0 )     AbelhaRJ                                             

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  3. Obrigad찾o Juci챗! Obrigad찾o Abelha!   Agrade챌o o tempo e a paci챗ncia a mim dispensados.   Com rela챌찾o ao mecanismo de autorota챌찾o, como bom aluno devo ser sincero, pedindo desculpas por n찾o ter sido capaz de compreender os vossos ensinamentos, pois ainda n찾o compreendi, diria "profundamente", a sua l처gica de funcionamento.   Mesmo que o rotor tivesse um grande coluna de ar direcionada à dele, de baixo para cima, as pás não teriam que estar num ângulo de ataque negativo para girarem no sentido em que giram, ou seja, em direção ao bordo de ataque das pás, direção, esta, favorável à sustentação?   Isto 챕 o que ocorreria se pegass챗mos um ventilador desligado e saiss챗mos correndo para a frente com ele em m찾os, n찾o 챕?   Por que no giro 챕 diferente?   Ah, mais uma coisinha. N찾o! Duas coisinhas.:   1) Se um lado do disco de sustenta챌찾o gera menos sustenta챌찾o que o outro (p찼 que retorna) por que o giro n찾o tende a rolar para este lado? (giro vertical)   2) Se o rotor gira para um lado por que, pela lei de a챌찾o e rea챌찾o, a estrutura n찾o tende a girar no sentido oposto. Isto ocorre nos helicopteros, estou certo? (giro horizontal)   Finalizando, quero pedir desculpas, novamente, pela trabalho que tenho dado com estas minhas indagações e aproveitar para agradecer toda a compreensão que vocês têm tido comigo.   Um 처timo dia a todos!   (Douglas - SP)                

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  4. Oi, Leandro. Oi, todo mundo. Grato pelo incentivo.

    Receio que meus desenhos n찾o sejam t찾o bonitos quanto os do Abelha (gostei do estil찾o do giro, hein.), mas l찼 vai.

    Com a primeira figura tentei ilustrar aquela situa챌찾o onde algu챕m segura uma t찼bua pela janela do carro em movimento. O desenho 챕 a vis찾o da pessoa, de dentro para fora do carro.

    A segunda figura foi mais dif챠cil de fazer. Tentei algo em 3D mas n찾o consegui com as ferramentas que tenho aqui, ent찾o simplifiquei. Quero mostrar que o movimento girat처rio do rotor, somado ao deslocamento de ar que atravessa o disco, cria uma espiral para cada uma das p찼s. Isto faz com que o ar e o perfil aerodin창mico se encontrem em diagonal. O impulso que resulta deste encontro 챕 similar ao do peda챌o de madeira segurado na janela do carro. A dire챌찾o do impulso acelera a rota챌찾o e tamb챕m cria sustenta챌찾o.

    Pra fins did찼ticos eu desenhei o perfil reto como uma t찼bua. Na verdade o perfil aerodin창mico empregado no rotor dos giros 챕 um que diminui as turbul챗ncias e acomoda a varia챌찾o de 창ngulo que ocorre a cada ciclo.

    (E Douglas, n찾o se desculpe por bobagem. Grupos de discuss찾o s찾o pra gente perguntar, responder, aprender, conversar, errar, acertar, etc. Deixe pra pedir desculpas no dia em que realmente precisar delas. Continue fazendo boas perguntas e deixe o resto pra l찼.)

    Grande abra챌o a todos.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

    Attachment: autorotacao.GIF

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  5. Ok, caro Juci챗!   J찼 que incentivou, a챠 v찾o as d첬vidas. (um segredo: as desculpas s찾o para limpar o terreno para novas perguntas! Ok?)   1) Eu entendi que a rota챌찾o das p찼s cria uma espiral e entendi que for챌ando o peda챌o de madeira na diagonal contra o vento ser찼 gerada sustenta챌찾o. Entretanto, o que ainda n찾o compreendi 챕 o porqu챗 que as p찼s giram exatamente no sentido que devem girar, ou seja, aquele de melhor sustenta챌찾o (sentido do bordo de ataque das p찼s).   E, continuo querendo descobrir:   2) Se o lado do disco rotor que volta, aquele com menor sustenta챌찾o, por que o giro n찾o rola verticalmente para este lado (de menor sustenta챌찾o)?   3) Por que a estrutura do giro n찾o tende a girar horizontalmente em sentido oposto do sentido do rotor? Nos helicopteros isto ocorre, n찾o 챕?   Aquele abra챌o!   (Douglas)  

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  6. Juci챗, talvez n찾o tenha sido claro anteriormente.   Comparando o seu desenho do pedaço de madeira na janela do carro, no girocóptero quem causa o movimento das pás (seta verde) se a direção do ar (seta vermelha) está em direção oposta a este movimento?!   É isso! Acho que consegui me expressar devidamente! Putz, nem acredito!   (Douglas)      

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  7.  Faltou a figura referente ao item 2 - controle no procedimento de CABRAR por ocasião da AutoRotação :       Fases para o procedimento de autorota챌찾o :   1) reduzir a rota챌찾o do motor 2) descer o nariz do giro , vc come챌ar찼 a perder a altitude 3) o rotor aumentará gradativamente a sua rotação manter entre 300 a 350 RPM , acima de 450 RPM os esforços na cabeça do Rotor será muito grande podendo cizalhar as pás do Rotor , acima de 500 RPM voce já era - perdeu seu ROTOR 4 - mantendo a descida controlada ( RPM do Rotor , inclinação de descida da Aeronave e velocidade Horizontal) ao chegar no local onde vc pretende pousar , cabre o manche lentamente , para perdermos veloc Horizontal e veloc VERTICAL , esta a mais importante , senão vc chocará com a pista ou chão , controlando a RPM do Rotor. 5 ) Aplique o procedimento de pouso - procedimento j찼 ensinado pelo seu instrutor                         Este procedimento é um  RESUMO mas funciona e vai salva sua vida em caso de emergência - pratique sempre , até lá muita ADRENALINA ( s처 em descrever j찼 estou a suar......eh,eh,eh....)           Observe a descida de qualquer ave ( pombo , passarinho , 찼guia ) - 챕 a realidade do nosso pouso                 A Natureza sempre está em equilibrio - nós é tentamos mudar , cadê as nossas asas.                               Temos apenas um ROTOR e vamos usá-lo bem e com segurança.     Abraço a todos e ao  Vice      em breve estarei solando , já estou a requesitar uma Giromoça para sevir cafézinho abordo PT-ZHB.     AbelhaRJ            

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  8. Abelha, obrigado por separar um pouco do seu tempo pra compartilhar com a gente suas informa챌천es. Arruma uma giromo챌a destas pra mim tamb챕m, Abelha? S처 que ela tem que ser bem magrinha, sen찾o o giro n찾o sobe. 8^)

    Douglas, s처 quero acrescentar ao que o Abelha j찼 explicou:

    1) "porqu챗 que as p찼s giram exatamente no sentido que devem girar?"

    Veja que a setinha azul que eu desenhei n찾o est찼 apontando diretamente para cima, ela aponta tamb챕m para a esquerda. A incid챗ncia do ar na diagonal faz com que o impulso resultante tenda cima E PARA O LADO (lembre-se da similaridade com a situa챌찾o na janela do carro). E porque pra este lado e n찾o para o outro? Depende apenas do sentido da espiral. Se o sentido fosse ao contr찼rio, o impulso seria para o outro lado. Talvez fique mais f찼cil se voc챗 tiver em mente que o perfil usado no rotor n찾o tem o arrasto de uma t찼bua, ele 챕 projetado pra aproveitar ao m찼ximo o impulso pra frente e pra cima e diminuir ao m챠nimo qualquer for챌a que o leve para o lado contr찼rio.

    Agora vou te explicar como reage o rotor a este pequeno impulso, que bem aproveitado nos faz voar.

    A pá recebe um impulso para cima e para o lado. O movimento que leva uma pá do rotor para cima é limitado pela outra pá que sofre o mesmo impulso do lado de lá do rotor, pois pra uma subir de um lado a do outro teria que descer, é como se fosse uma gangorra. Sendo assim, para absorver o impulso não resta outra alternativa senão ir para o lado em vez de ir pra cima, fazendo a pá avançar, já que não dá pra fazê-la subir. O comportamento que o rotor apresenta neste momento é acelerar a rotação. É exatamente o que acontece quando o piloto corre a pista pra "encher o rotor".

    S처 que conforme o aparelho vai acelerando, o impulso tamb챕m vai se tornando mais forte e o rotor tem que absorv챗-lo. A velocidade de rota챌찾o n찾o pode aumentar pra sempre, pois o arrasto das p찼s cortando o ar tamb챕m vai crescendo e chega um ponto em que a 첬nica maneira de absorver o impulso gerado pela autorota챌찾o 챕 fazer com que a pr처pria p찼 se erga, mesmo que a outra, do outro lado, tenha que se erguer tamb챕m. Pra levantar as duas pontas de uma gangorra o centro tem que vir junto, certo? Neste momento ambas as p찼s se levantam e puxam a cabe챌a do rotor pra cima. O resultado 챕 que o aparelho inteiro sai do ch찾o como forma de absorver o impulso nas p찼s do rotor.

    Vou parar por aqui, que meu tempo dispon챠vel acabou. 8^(

    O resto fica pra depois.

    Grande abra챌o, turma.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

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  9. Juci챗,   Demorei, mas acho que agora entendi!   Então o segredo da pá que avança ir de encontro com o vento aparente é o perfil da asa, certo? O vetor resultante do força do vento aparente somado à força de sustentação estará inclinado na diagonal, direcionado ao bordo de ataque da pá. Ok?!   Ent찾o, na verdade, as p찼s do rotor s찾o colocadas no 창ngulo de inclina챌찾o e feitas com o perfil que melhor ofere챌am sustenta챌찾o dentro da casa da 300/350/400 rpm.   Beleza! Espero estar correto e parar de dar trabalho pruc챗is...   Muit챠ssimo obrigado, Juci챗! PS. Voc챗, p. enquanto, est찼 liberado! (rs!)   Abelha,   Apesar da excelente qualidade de sua explica챌찾o, continuam restando as mesmas d첬vidas anteriores, ou seja:   1) Se um lado do disco de sustenta챌찾o (p찼 que retorna) produz menor sustenta챌찾o, por que o giro n찾o tende a rolar para este lado? Isto n찾o ocorre em v척o reto?   2) Se o helic처ptero precisa de um rotor de cauda para evitar que a estrutura gire em sentido inverso do sentido de rota챌찾o do rotor principal, por que o girocoptero n찾o precisa?   Muito obrigado, Abelha, pelo empenho que tem demonstrado em me auxiliar. E um agradecimento especial pela instru챌찾o do que ocorre no caso de uma curva do giro (lado mais favor찼vel) e do pouso de emerg챗ncia. Alertas nunca s찾o demais!!!   Ótimos vôos!!!   (Douglas-SP)          

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  10. Meu caro amigo Abelha, tb n찾o esqueci voc챗. Estou aqui lendo e relendo as msgs que trocam. Estou gostando. Espero voc챗 voando solo, logo logo. OK? Estou com girocoptero NOVIIIIINHO em folha, s처 estou terminando de balancear o rotor, pretendo ir com ele a Atibaia comer o nosso churrasco. A챠 colocaremos os papos em dia, a confraterniza챌찾o 챕 muito importante. Somos uma irmandade, somos um grupo e queremos continuar coeso. Abra챌os a todos. Do amigo e Cmte. MELO.

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  11. Abelha:
    Os links que voc챗 passou s찾o interessantes, obrigado por compartilhar com a gente suas id챕ias, seu modo de ver. Voc챗 tem raz찾o quando diz que temos que nos empenhar e ir atr찼s da informa챌찾o, sen찾o de que forma a gente vai aprender, n찾o 챕 verdade? Agora, v챗 se p찼ra com esse papo de que vai falecer, hein! Lembre-se do que o nosso amigo Mirrage (Eduardo Carinta) nos ensinou: vamos escrever sobre o que 챕 "positivo", o "negativo" a gente deixa pra depois.

    Abra챌찾o, Abelha.

    Douglas:
    Se o Abelha me permite, gostaria de acrescentar alguma coisinha à explicação dele.

    Como ele mencionou, no AC-4 existe uma assimetria no posicionamento do motor, que fica cerca de uma polegada deslocado para a esquerda (quem primeiro me chamou a aten챌찾o para este fato foi o Fernand Hurel). Dizem que existe para compensar uma tend챗ncia da estrutura de girar.

    A gente pode imaginar que fazendo a aeronave toda simétrica direitinho ela tem que voar reto, sem tendências, mas na prática isso não acontece. Qualquer pequena diferença no arrasto, no peso, ou no empuxo, de um lado para o outro, ou de cima para baixo vai interferir na trajetória da aeronave. Até certo ponto o piloto pode compensar estas tendências usando os comandos, mas torna-se cansativo, principalmente se a viagem for longa. Sendo assim, existem alguns artifícios técnicos usados na construção visando compensar estas diferenças. O deslocamento do motor é um deles, as molas que puxam a cabeça do rotor para trás é outro exemplo e você com certeza já reparou em pequenos pedaços de chapas metálicas presas à extremidade do leme, ou das lâminas do rotor. A finalidade é a mesma: um ajuste fino pra que o vôo torne-se mais confortável.

    A tend챗ncia que o helic처ptero apresenta pra guinar (virar sobre seu eixo vertical) 챕 muito forte, porque o motor se ap처ia na estrutura pra empurrar o rotor do helic처ptero. O resultado 챕 que como a estrutura est찼 no ar, sem apoio do ch찾o, tanto o rotor quanto a estrutura sofrem deslocamento, cada um para um lado. Existem diversas t챕cnicas pra compensar este efeito, a mais conhecida 챕 o rotor de cauda, criado pelo Dr. Igor Sicorsky.

    O giro tamb챕m sofre este efeito quando acionamos o pr챕, pois estamos empurrando o rotor e apoiados na estrutura da aeronave, que recebe impulso pra girar no sentido contr찼rio. S처 n찾o existe movimento da estrutura porque estamos firmemente apoiados no ch찾o.

    "Se um lado do disco de sustenta챌찾o (p찼 que retorna) produz menor sustenta챌찾o, por que o giro n찾o tende a rolar para este lado?"

    Não sei se você já reparou, mas na maioria dos aviões a ponta da asa fica mais alta que a raiz, junto à fuselagem. Isto é um artifício pra estabilizar o vôo. Quando por qualquer motivo uma asa gera mais sustentação que a outra, ela vai se erguer e sua área de sustentação torna-se menor, ao passo que a da outra asa torna-se maior, considerado o plano horizontal do avião, o que faz com que diminua a sustentação da asa que se levanta em relação à outra, que se deita. Resultado: sem interferência do piloto a aeronave consegue compensar sozinha pequenas variações de sustentação entre as asas.

    O rotor do giro forma um "V" também, similar ao das asas de um avião. O rotor balança tendo como pivô um parafuso muito forte que fica posicionado horizontalmente bem no cento da cabeça do rotor. Quando uma das duas pás obtém maior sustentação que a outra, este "V" vai se inclinar, como se fossem as asas de um avião, compensando automaticamente esta variação de sustentação. É por isso que o giro não tem uma tendência forte de girar à medida que a velocidade da aeronave aumenta. Na verdade o rotor está oscilando sobre aquele parafuso 400 vezes por minuto pra compensar esta tendência.

    Um grande abra챌o.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

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  12. Queridos amigos, Juci챗 e Abelha, muit챠ssimo obrigado mesmo por compartilhar o conhecimento de voc챗s conosco.   Este assunto, a avia챌찾o em geral, costuma provocar paix천es. E eu, poderia dizer, sem receio algum, que voc챗s dois assim como outros amigos aqui deste grupo em sua solicitude em auxiliar os mais novatos s찾o realmente "grandes".   É sempre um grande prazer poder saborear os vossos conhecimentos.   Que o Paiz찾o l찼 de cima esteja com todos (sempre est찼, n챕?) e um excelente final de semana com nossos familiares e amigos.   Toda a divers찾o do mundo para voc챗s!!! Aquele abra챌o! Parab챕ns a todos!   (Douglas-SP)

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  13. Douglas e Galera: Minhas opinioes baseadas nos estudos que fiz e posso estar errado: 1 - as pas giram para o lado que foram desenhadas para girar, seguindo o bordo de ataque, caso sejam desenhadas ao contrario elas rodam no outro sentido. 2 - o desenho (airfoil) faz com que o fluxo de ar em cima da asa quebre e perca o efeito de empurrar para traz (tudo que o vento faz 챕 isto), efeito imediato . . .a corrente de ar debaixo da asa fica mais "dura" e empurra a asa para cima. 3 - O Dr. Bensen foi quem resolveu o problema dos giros tombarem para o lado esquerdo do piloto, eles fazem isto quando tem rotores fixos. Quando a pa que avan챌a cria lift, ela tenta tombar o giro, isto nao acontece por causa da gangorra, entquanto ela sobe, a outra pa desce e equilibra o flap (literalmente bate asas) Isto é percebido quando a rotacao ainda esta devagar e a amplitude do flap é grande e vai diminuindo ate ficar imperceptivel a olho nu, mas esta la (aki discordo do Chuck Beaty) EStou estudando uma teoria, mas nao tenho dados suficientes para comecar uma discussao, mas acho que tem mais nisto do que apenas formulas. Nos voamos sobre um colchao de ar comprimido criado pelo disco. Ja houve casos (varios) de novatos instalarem as pas de cabe챌a para baixo e guess what? nao voa . . . O pirocoptero 챕 um parafuso, aperta de um lado e desaperta do outro, mas nao tem airfoil, apenas passo. e por ai afora . . . Abracos Heron

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  14.     Revivendo o tempo em que as águas  moviam o moinho .      E agora .

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  15. Agora tem o Sparrow Hawk, o MT-03, o ELa, o Futura, O Xenon, O Golden Butterfly, O monarch, a moto voadora, o Pula Pula do CArter e a caravana segue . . . Nao apareceu nenhum motor melhor, algumas tentativas bateram nas traves, a tal turbina nao produz 250 hp nem a pau, tudo de volta as pranchetas dos engenheiros e assim por diante. O numero de instrutores cresceu consideravelmente, uma otima noticia! Varios giros novos estao voando, quase dobrou a frota. Gastei mais 20 pilas sem resultados palpaveis (minha falta exclusiva, momento de burrice aguda) e tudo continua andando lentamente para os que nao tem grana. Os que tem, compram pronto e voando, 12 Xenon foram vendidos nos USA, acho que 챕 hoje o maior sucesso imediato da historia dos giros, o pessoal vem, ve, voa e compra! Os AC-4 que estavam no estaleiro parece que continuam la, senao perto . . .ta levando 2 a 4 anos para um sair do ovo e dar os primeiros "passinhos" no mundo hostil. O Butterfly nao decola, somente 4 vendidos e dois voando . . .tem uns 20 mono por ai espalhados, a maioria na Australia, uns 5 ou 6 nos USA. Daqueles que eu montei ou ajudei, o primeiro esta com o Chris Wilson, o segundo 챕 aquele que o Carter modificou, o terceiro 챕 este com as polainas e tudo mais nos videos novos. O primeiro que montamos esta com o Greg Lynch, teve que ser modificado porque o cara 챕 grande, ex navy seal, agora 챕 um super Monarch com motor 912, mas nao ta voando ainda, ja sao 3 anos no estaleiro. Tres vezes no Sun-N-Fun, uma delas junto com a NASA, uma vez em Oshkosh e mais 3 no Bensen Days, o panorama muda muito pouco e lentamente. O ELFINO esta la quietinho num canto, ninguem voa, ninguem quer, custa so 150 mil dolares com todas as ferramentas de produ챌찾o, mas nem mesmo no leilao ele tem ofertas. O Carter acordou para o fato de que ninguem no mundo dos giros tem a grana que ele quer pela tecnologia desenvolvida e quem tem esta grana nao entende nada de giros e nao ira comprar . . .resultado . . .vai ter que fazer um giro duplo, completo, pronto para voar, com jump take off e pouso em suspens찾o ativa que ai sim atraira compradores. Mas ele acha que precisa 2 milhoes para faze-lo e que iria custar 150 mil dolares cada um . . .viajou de novo! Enquanto isto no Brasil, nos somos uns 150 sonhadores e alguns poucos batalhadores esperando por um milagre . . .o primeiro giro com potencia suficiente para voar dois homens contemporaneos (1.75 m. e 80/90 kg) esta saido do estaleiro agorinha, testes em progresso e parece que vai dar conta do recado. Ninguem ainda teve a condi챌ao de modificar para melhor nossos AC4, uma nova categoria de casa de for챌a vai criar necessidades e nao vejo discussoes a respeito, quem sabe no escurinho do cinema elas aconte챌am. Acho que mais ou menos este 챕 o panorama visto da ponte . . . Mas no assunto autorota챌ao tem um dado final: na natureza tudo segue uma regra, a da lei da menor resistencia, por isto qualquer forma laminar ira rodar para acomodar a pressao aerodinamica, como estao presas pelo centro e pela gravidade (peso) elas auto rodam . . .ate uma regua de plastico (sem aerofolio) ira auto rotar. Giram ao redor do ponto de conten챌ao! abracos Heron

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