VAI AI UM LEMBRETE PARA QUEM VOA MUITO E NÃO COSTUMA OLHAR SEU ROTOR NUM FIM DE SEMANA SO EM ATIBAIA DESCOBRIMOS 2 PARES DE ROTORES DESCOLADOS ARREBITES SOLTOS PRIMEIRO FOI O MEU DEIXEI FLAMBAR ALGUMAS VEZES E DESCOLOU SEGUNDO ZITO ROTOR MUITO USADO SEM REVISÃO VOAR Ã UM VICIO FAÃA UM VICIO AS REVISÃES DO SEU GIRO TAMBEM E SEMPRE VOE PADRÃO COM SEGURANÃA BONS VOOS TONHÃO TURBO
Caros amigos
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de agradecer as respostas Ã
respeito do motor VW turbo c/injeção e gostei muito de saber que já existe bloco
em alumÃnio (vai melhorar muito a confiabilidade de nossos
motores).
Vi em alguns sites no exterior, alguns girocópteros
com rotores tripá e um modelo que decola praticamente sem pista, ou seja
decola verticalmente como um helicóptero ( os americanos chamam de
"jump start").
Pois bem amigos, gostaria de saber se existe algum
giro no Brasil que utilize destas
caracterÃsticas?
Existem pás de rotores em nossos
giros (Brasil) que são em composite ?
Desculpem pelo excesso de perguntas, mas é que sou
adepto e estudioso da aviação experimental (já construà algumas anvs
experimentais) e comecei a "tomar gosto" pela "giroaviação", por isso estou
buscando o maior número de informações possÃveis.
Abra챌os
LuÃs Lolata
Caro Lolata: Vou tentar passar alguma informacao, embora nao seja um expert, apenas um estudante. O "jump take off" existe mas em maneira experimental, o unico giro produzido em serie e certificado que "salta" no ar eh o Mcculloch J-2 que o Melo tinha um ai em Campinas. Este ano o concurso foi de quem levanta mais curto, pois o Dick DeGraw ganhou o concurso de "jump" ha algum tempo atras, com o Gyrhino, o qual ele nao pretende replicar ou vender kits e planos. E uma maquina toda diferente e tem um aspecto estranho, mas muito legal. Ja o vi saltar no ar em 3 ocasioes e voa muito bem. Tem motor subaru 2.2 e o rotor de 3 pas tem 18% de motor nele (tocado a motor), o que ajuda a estabilidade da maquina. Ele levanta parado e sai voando muito levemente, sem trancos. Tem coletivo para reajuste do Angulo de Ataque das pas, e' prerotado ate uma certa velocidade e quando reajustado o rotor ele salta no ar e vai embora. Os problemas de 3 pas: peso, custo, manutencao, dificuldade de uso, ressonancia de solo e complexidade. Ressonancia: movimento que vai e volta do rotor ao piso e se amplia a cada onda, causando com que o rotor destrua a maquina em poucos segundos, nao acontece quando no ar e se existe velocidade suficiente, decolar e' a melhor coisa. Ele e' criado por uma batida no solo quando se aterrisa ou alguma imperfeicao da pista (buraco ou outra coisa) que faz com que o rotor se desalinhe e inicie o processo de vibracao descontrolada. Freio rotor eh a unica forma de tentar evitar o acidente, se aplicado em tempo. (lembre-se do grande poder do rotor carregado) MInha pagina tinha as fotos do Gyrhino, vou coloca-las aqui tambem. Os giros da familia do J-2 sao conhecidos aqui como "trenos de chumbo" pois sao pesados e necessitam muita velocidade para decolar, voar e pousar, tirando um dos maiores prazeres do giro que eh voar baixo e lento. Aqui vao duas maquina muito lindas que estao a venda e sao reputadamente os melhores giros que se pode montar hoje, os Dominator. Abracos Heron
ResponderExcluirAqui esta o Gyrhino! Tenho mais de 150 fotos de diversos tipos de giro e situacoes de voo. Pena que minha pagina saiu do ar, tenho que refazer tudo e me falta tempo, mas vou tentar colocar todas as fotos online. te mais Heron
ResponderExcluirE aqui mais de perto . . . Aeroporto de Wauchula, Florida, primeira fotos Bensen Days 2001 e estas ano novo 2001. O piloto e construtor e' Dick DeGraw e sua esposa Carol voa o Dominator mais magro do mundo.(parece um pernilongo) see you Heron
ResponderExcluirPara HERON Como montar este DOMDUAL , e qual será o preço estimado da máquina pronta ?
ResponderExcluirAmador: O fabricante e' aqui da Florida e hoje estarei marcando uma visita a eles com um amigo, o Ricardo Achcar, os mais antigos aficcionados por corridas vao lembrar deste nome, ele foi piloto e construtor ai no Brasil e o primeiro a correr na europa. Dominator vende planos e kits, mas ainda nao vende pecas de reposicao, o que esta sendo resolvido pela fabricacao na China (custo menor), hoje o Sr. Ernie Boyette esta buscando organizar uma rede de deistribuidores, ai estamos tentando ver como se faz para leva-los ao Brasil. O indice de nacionalizacao e' que ira ditar o preco final ai no Braza, depende de quanto voces podem fazer por ai mesmo, uma vez que os tubos de cromoly pode sern encontrados e preparados ai mesmo. As partes caras, pas de rotor, cabeca rotora, helice e motor (usado o Rotax). Aqui um giro destes custa algo em torno de 17 mil dolares mais a mao de obra (quase sempre o dono que monta) sendo que um mono fica em torno de 11 mil e tem alguns a venda ja montados. Estou tentando conseguir socios ai no Brasil para montar a Gyrowave que seria um canal de distribuicao de maquinas, instumentos e acessorios, assim fazendo mais facil o acesso ao girodesporto. Envio fotos do Jim Vanek dando um "loop" em uma de suas maquinas o Vortex e voces podem ver mais na pagina deles www.sportcopter.com . Kids . . .nao tentem isto em casa, ok? O chao e' muito duro . . . :) te mais Heron
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