JA TEMOS EM TESTES CARCAÃA DE ALUMINIO PARA MOTORES VW QUE JA PODEM VIR DE FABRICA COM TRABALHO PARA VIRABREQUIM DESDE 69MM CURSO ATE 90MM DE CURSO SEM CONTAR QUE ESSA CACAÃA Ã 45% MAIS RESISTENTE QUE A ORIGINAL SEU PESO TAMBEM FOI AUMENTADO DE 6kls PARA 21kls NÃO VAMOS TER MAIS PROBLEMAS COM CARCAÃA TRINCANDO EM CASO DE PASSARMOS DE 130CV @3400 RPM (COM TURBO Ã LOGICO) O BOM DE TUDO ISSO Ã O PREÃO IGUAL A ORIGINAL OU MAIS BARATO EM BREVE VAMOS DESENVOLVER UM MOTOR ADEQUADO AO GIROCOPTERO PESSOAS QUE JA VIRAM A CARCAÃA MAJOR DOMINGUES (CHICO) DEVE PASSAR AS FOTOS EM BREVE TURBINA VALMIR NELSINHO EU Ã CLARO EM BREVE NOVIDADES DE VIRABREQUIM FORJADO PROPRIO PARA AVIAÃÃO UM ABRAÃO A TODOS TONHÃO TURBO ESPERO VCS EM ATIBAIA QUALQUER DIA DESSES
Ol찼 Caros colegas; Um motor VW confiável é tudo que precisamos.O 1600 turbo voa bem,mas com 1 pessoa.Experimente colocar 2 pessoas de 70 kgs e sair p/ viajar,as probabilidades de ficar pelo caminho são grandes,dependendo do estado do motor.Eu sempre voei com motor aspirado e sempre levei passageiro,certo que em vôo crÃtico,mas voei e o motor até que durou bem,isto aliado a que judiei bastante do virabrequim e foi feito uma "salada"no motor,virabrequim novo numa carcaça usada,mesmo assim durou 290 hs.Quando quebrou fiz o motor completo usando tudo do bom e do melhor(a nÃvel nacional) e o mesmo já está com 90 hs a plena saúde.O Sr. Montalva que já vôou muito com este motor estima sua vida útil em 450 hs,que acho uma boa média,levando em conta o custo/benefÃcio.Eu sempre reclamei com ele a falta de uns "cavalinhos"a mais pois é o que falta pra esse giro ficar perfeito,ele voa dócil,estável,leve,econômico e já é comprovadamente super seguro,eu prefiro voar no AC-4 do que no trovão,é muito mais gostoso,mas falta esses hps a mais que não são tanto pra ela voar bem,claro,não igual ao trovão ou o finado subaro ou o "super VW" do tonhão,mas com uma certa dose de reserva de motor ,uma mão leve no manche e respeitando os limites da máquina(os "pesados" só ficam olhando)dá pra voar bem. Acredito que com novas peças no mercado(a tão comentada carcaça de alumÃnio)virabrequins mais resistentes e o que mais aparecer a um custo razoável,o vôo de giro ficará mais acessÃvel a todos. Contamos com os profÃssionais da area. Abraços. Turbina....
ResponderExcluirOlá, pessoal. Vi a carcaça de alumÃnio da Hubner para o motor VW ar. A única que tinha conhecimento é da Pauter Machine, carÃssima e para dragsters nos EUA. A vantagem do alumÃnio é resistir mais a esforços que o magnésio das carcaças originais. Seu peso maior (21 kg) seria compensado pela maior segurança estrutural do motor potenciado com mais de 100 hp. O alumÃnio usado é o mesmo usado na fundição dos cabeçotes, liga já conhecida e testada pela Hubner. A idéia agora é montar motores grandes e/ou turbos com essa carcaça. Para mim vou montar um 2442 cc turbo (94x88 mm) para instalar na minha réplica de Porsche, com cerca de 300 hp, a álcool, em torno de 6500 rpm. Para os giros, cilindradas de 1800 a 2200 ficam mais seguras. Até o kit 1900 não vai mais prejudicar a carcaça, porque os cilindros são muito grandes e deixavam paredes finas fragilizando a carcaça antiga. A única preocupação é manter o giro do motor acima de 3400 rpm, pois abaixo dessa rotação (entre 2900 e 3200 rpm) parece haver um esforço mecânico excessivo (talvez um harmônico) que leva os virabrequins a se romperem por fadiga, não importando serem de ferro fundido ou de aço forjado 4340. Agora precisamos ir à prática! Chico. PS: Fotos em anexo da carca챌a de alum챠nio...
ResponderExcluirAttachment: AE 09 bloco de fusca em alumÃnio.JPG
Ok, gostei da novidade do motor de aluminio, como podemos adquirir esse bloco? Existe um cabe챌ote para ser colocado 2 velas por cilindro tbem? Adilson
ResponderExcluirCARO AMIGO EXISTE CABEÃOTES DE DUAS VELAS POR CILINDRO Ã O MESMO FABRICANTE DA CARCAÃA.. AONDE COMPRAR ESTOU INDO A FABRICA EM CURITIBA PARA CONSEGUIR QUE ESSA CARCAÃA SEJA DESTRIBUIDA NO BRAZIL FUI EU QUEM DESCOBRIU ESSA CARCAÃA E CHAMEI O CHICO O TURBINA O NELSINHO VALMIR PARA OLHAR.. NO DIA 27/04/2002 IREI A ESSA REUNIÃO PROVAVELMENTE FICAREI COM UMA REPRESENTAÃÃO EM SÃO PAULO E TEREI O MAIOR PRAZER EM SERVIR OS MEUS AMIGOS DA AVIAÃÃO TEMOS NOVIDADES EM BREVE SOBRE VIRABREQUIM VOU MANTER A TODOS VCS INFORMADOS UM ABRAÃO A TODOS TONHÃO TURBO
ResponderExcluirCaro Tonh찾o turbo e equipe Muito me apraz com esta notÃcia que em breve teremos luzes no final do túnel , não desconsiderando o velho motor VW , mas a sua modernização de forma viável e barata em face da atual situação . Acreditando nessa equipe , cujos os testes correrem dentro das especifica챌천es x toler창ncia da citada carca챌a e comprovada a resist챗ncia do material , a comunidade de Gironautas sentir찼 a satisfa챌찾o de al챌ar voos com mais seguran챌a em fun챌찾o dos par창metros motor x confiabilidade x pot챗ncia , essa tr챠ade associada a maneira correta de pilotar engrandecer찼 a comunidade , mostrando a sociedade que o giro 챕 uma aeronave segura , respeitando as regras de navegabilidade . Parabenizo a equipe pela iniciativa e integro a esta fileira em modernizar o meu giro . AbelhaRj
ResponderExcluiroi pessoal Fico contente em ler as inovacoes que estao sendo desenvolvidas para o motor vw. Sou quase um gironauta, ja tive 17 hrs de aula com o ze carlos e hoje estou tendo aulas com o turbina.Possuo um giro Montalva 2200 biplace que logo estarei levando a Atibaia. à bom ver pessoas aprimorando e acreditando neste motor. Acredito que um trabalho sério(como o do toninho) apesar de neste caso o custo ainda ser alto, nos leva a tirar da cabeça a velha frase que diz que "nao há nada mais a fazer no velho VW''(nao preciso dizer de quem é )Nisto eu nunca vou concordar. Precisamos sim, buscar solucoes a um custo razoavel. Com certeza colheremos bons resultados...parabens a estas pessoas . Abraco a todos.Luiz Eduardo.
ResponderExcluirAten챌찾o, pessoal. A Auto Linea mandou um fax para o Tonhão Turbo (prefiro chamá-lo de Antonio...) definindo os novos lançamentos para os motores VW refrigerados a ar: - cabeçote original de exportação para ser vendido aqui, completo, PN 16-00019MG; - cabeçote de competição com sede de válvulas 41x37 mm (sem as válvulas), já equalizado nas câmaras de combustão, PN 16-00021; - carcaça de motor de alumÃnio muito parecida com a original, PN 16-01629; - carcaça de motor de alumÃnio para cilindrada de até 2340cc, PN 16-01690; - carcaça de motor de alumÃnio para cilindrada de até 2450cc, PN 16-01691. Os pre챌os s찾o variados, a mais normal em torno de 600 reais e a mais sofisticada em torno de 1500 reais. Eu acho que vale a pena em fun챌찾o da confiabilidade do alum챠nio. S처 n찾o sei qual a diferen챌a entre as duas para grandes cilindradas. A fábrica não tem idéia do tamanho do mercado de motores VW ar utilizados na aviação experimental. Peço a todos que enviem e-mails para os seguintes endereços: - motono@zaz.com.br, de Luiz Carlos Pillon Motono, representante aqui em Sampa da Auto Linea; - hubner@hubner.com.br, da Auto Linea em Curitiba, f찼brica dos cabe챌otes e das carca챌as. Se todos n처s enviarmos e-mails para os dois endere챌os, poderemos dar uma id챕ia a respeito de nosso tamanho para avia챌찾o de giroc처pteros. Se souberem de mais interessados em adquirir as carca챌as, pe챌am para usar os e-mails acima. Esses interessados s찾o os donos de ultraleves e de associa챌천es de aeronaves experimentais. O Ernani poderia saber alguns. A empresa só pode vender seus produtos através de CGC de empresa (Power Plus, por exemplo, do Antonio) e a quantidade mínima é de 10 carcaças. Eu estou nessa. Quem mais entra no grupo? É assim que os americanos fazem, trabalham juntos para dominar economicamente o mundo, inclusive nós...Será que não podemos aprender com eles isso? Fico à espera de seus contatos.
ResponderExcluirComprei minha carca챌a de alum챠nio. Para aficcionados por motores de fusca como eu, 챕 uma j처ia de usinagem. Est찼 no meio do escrit처rio para verifica챌천es e admira챌찾o. Essa carca챌a tem a mesma configura챌찾o das antigas carca챌as de motores 1700, do carro SP2. Tenho duas dessas e pude comparar. Existem duas v찼lvulas de controle de press찾o de 처leo. A fun챌찾o da primeira 챕 controlar a passagem de 처leo pelo radiador ou aliviar para o c찼rter se estiver muito denso (frio). A segunda (perto do volante, nos carros) controla efetivamente a press찾o de 처leo. Internamente 챕 mais refor챌ada, tem filetes e paredes mais grossas. Com tudo isso, ainda 챕 feita de alum챠nio, que 챕 mais resistente que o magn챕sio. Outra vantagem: sold찼vel por qualquer m찼quina de solda TIG ou MIG. A 첬nica desvantagem: pesa 17 kg, ou seja, 챕 11 mais pesada que a original. É o preço da confiabilidade...(além dos 520 reais que paguei nela!)
ResponderExcluirPrezado colega gironauta, fico feliz por ver as mudan챌as tecnol처gicas na avia챌찾o. Eu iniciei com aulas de v척os com o Valmir em Atibaia, mas precisei me afastar por algum tempo. Sou t챕cnico em Desenhos de Proj챕tos mec창nicos e j찼 elaborei alguns projetos para o Valmir e o Fernando Herreiro (h챕lices e carenagens), dentre outros. Coloco-me a disposi챌찾o de todos, se precisarem de fazer projetos mec창nicos como lay-outs, estruturas met찼licas, carenagens etc... Estou em S찾o Bernardo do Campo. Um grande Abra챌o! Dessimone.
ResponderExcluirSou de Joinville-SC vôo de giro,e gostaria de saber se alguém já esta utilizando a carcaça de alumÃnio reforçada (vw),pois a original não tem vida longa em nosso biplace. Agora estamos utilizando o 1600 turbo a álcool e já ultrapassamos à s 40 horas.
ResponderExcluirOLA presado tonhao como li nesta mensagen as novidades do motor VW gostaria que voce passace para nos o que voce tem de informaçoes a respeito dessas inovaçoes seja ela positiva ou negativa Acho que e de muita importancia para nos giristas passe para nos tudo que voce conheçe a respeito desse novo motor VW APRECIO muito suas menssagens ABRAÇO a todos MIRRAGE
ResponderExcluirSobre motores vw eu acho que um motor vw bem feito, é melhor que muitos motores que são pesados ai para utilizar esses motores tem que desenvolver rotor estruturas pra não ser um martelo sem cabo igual ao trovão azul quando motor para. utilizando motor vw voei 300hr sendo que cada 100 hrs desmonto para revisão na ultima revisão coloquei a carcaça de aluminio modificamos o centro de gravidade do giro fizemos barras de comando articulada o comando ficou tão mole quanto o do meu helicoptero . Sobre o motor tem 150 CV @3500 rpm .O motor funciona a alcool consumo de 35 litros hora 1800cc cabeçotes trabalhados valvulas de aço inox balanceiros 1.35 bielas forjadas crower virabrequim original (do modelo antigo que é de aço ) volante feito por min mesmo mantendo o peso original ,para evitar vibração armonica taxa de compressão de 8.5/1 pistoes forjados mayle injecão eletronica SDS turbo com 0.6 bar de pressão intercooler do toyota supra radiador de oleo velas B9 bicos injetores msd 72lbs horas CHT EGT temperaturas são esssenciais pra vida do motor vai ai umas dicas de temperaturas pra vcs usarem CHT(cabeçotes)120graus EGT( gases de escapamento) 1200 farenrites para alcool e 1400 pra gasolina temperatura de oleo 75 graus se conseguirem estas temperaturas terão um motor perfeito não se esquecendo que o motor deve trabalhar sempre acima de 3000rpm em voos cruzeiro OBS não mecho com motores de aeronaves so com carros de corridas mas o que eu puder ajudar com informacão estarei as ordens um abraço a todos bons voos tonhão turbo
ResponderExcluirMr. Turbo A Hell of an engine! Mas . . .quanto custa? E a durabilidade? Gostaria de propor uma experiencia: Tenho aqui 2 motores 1 - Subaru 2.2 ano 93 com inje챌찾o eletronica 2 - Geo Metro (Suzuki) 3 cilindros ano 93 O Suzuki tem que passar por uma retifica completa,podendo-se tirar dele em torno de 85 hp.O Subaru deve estar funcionando, pois foi retirado de um carro batido, so precisa uma "garibada" nos comandos para aumentar CV. Envio os dois para o Brasil, voce faz os reparos, mando as pe챌as necessarias, testamos e vemos o que se pode fazer para futuros negocios. (custos e viabilidade) Posso te enviar pelo menos 1 de cada por semana e breve terei meu proprio E-commerce online, oferecendo tudo que seja de interesse em varias areas. Tambem tenho 1/2 de um Air Command, modelo antigo: 1- meia cabine (barquinha) 2- estrutura (reparos) 3- dois tanques assento de 5 galoes (brock) 4- bequilha nova 5- cabe챌a rotora com placas novas 6- pre rotor com 3 cabos flexiveis 7- dois tanques laterais (dispensaveis) Este giro foi "rolado" e quebrou muita coisa: eixos traseiros, mastro, entortou as placas da cabeça, bequilha, leme, etc. Pretendo monta-lo, mas com a configura챌ao atual CLT e estabilizador horizontal (ja tem). Tambem pode ser convertido em um duplo lado a lado (sem a "barquinha") Dependendo da escolha, todo o sistema de comando (com tesoura) tem que ser reconstruido (duplo ou simples), unidade de for챌a, instrumenta챌찾o, helice e rotor. Preciso saber o pre챌o de aluminio T-6061 e cromoli em tubos ai no Brasil, pode ajudar nisto? Quanto voce acha que ficaria a reforma deste giro ai, mantendo tudo original (mono, mais alto) A menos que o rio encha, em julho devo estar voltando para a Patria amada, salve, salve!! abra챌o Heron (em auto exilio)
ResponderExcluirA partir de agosto a Auto L챠nea estar찼 vendendo as carca챌as de alum챠nio para motores VW ar para cilindradas de at챕 2500 cc. Est찼 na 첬ltima edi챌찾o da revista Full Power, n쨘 16, de agosto. É diferente da que já tenho, por dentro não tem estruturas fracas e está cheia de melhoramentos que são comuns a motores aeronáuticos, como pinos de encaixes para evitar movimentos anormais entre as semi-carcaças e mais material em pontos fracos em seu interior, além de ser lisa por dentro. Diz na revista que foi adequada para suportar sem estremecer 500 cv, num 2500 cc equipado com turbo para arrancada. Vamos acompanhar sua performance durante as arrancadas. Para voar, essa carca챌a deve resolver os problemas de fissuras atr찼s do cilindro n쨘 1 encontradas em alguns motores turbo de giroc처ptero com muita pot챗ncia. J찼 vi essas fissuras at챕 nos 2200 cc aspirados, que come챌am a ter vazamento de 처leo pelas fissuras. Chico.
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