Olá amigos, gostei muito dos ultimos comentários do Juciê. Sou apreciador deste forum e tenho uma curiosidade sobre os controles dos giros. Sei como atua o controle para picar e cabrar, acho que é esse o termo, se não for corrijam-me. Pouco se fala do controle de inclinação lateral do rotor( rolagem?), existe? Como funciona? A cabeça do rotor tem dois eixo mesmo? Existe seletor no pé do manche? como funciona? Continuem sempre com esse entusiasmo pelos giros! Agradeço os esclarecimentos que vierem. Ah! onde existem praticantes da giroaviação no Rio atualmente??? Abraços
Ferreira.
Caro Ferreira: Ate agora a unica pessoa envolvida com giros no Rio 챕 o Arnaldo (Abelha) ele 챕 um regular deste Forum. (que eu saiba, correto?) Picar nao sei se o pessoal dai usa o termo, mas cabrar ja vi o Melo usando, os giros nao s찾o maquinas que "picam" muito, devido particularidades dos rotores, que tem um angulo de ataque embutido no desenho e nao deve ser excedido quando se faz manobras. Muito piloto de asa fixa ja se machucou com o reflexo de empurrar o manche para a frente. Os giros funcionam, de acordo com um dos mestres daqui, da seguinte maneira: manete pra subir, manche para velocidade. Aqui vai uma foto de uma cabe챌a rotora onde voce pode ver o tubo de torque (outro nome por ai?) onde atuam as duas for챌as do manche, frontal e lateral. Em breve vamos ver se agitamos o cenario ai do Rio tentando "converter" muitos dos ultraleves a transicionar para os giros. Existem mais de 400 voando e acredito que muitos mudariam para rotor. Abra챌o Heron
ResponderExcluirFerreira:
ResponderExcluirGostou dos meus coment찼rios? Obrigado, Ferreira. Olha, quando a minha m찼quina ficar pronta, aquela com sof찼, cap척 de fusca, rodas de trator e motor de Opala 6 cilindros, a gente pode at챕 negociar, se voc챗 ficou interessado. 8^) Quanto as giros no rio, sei que tem o Fernando que at챕 um tempo atr찼s voava em Jacarepagu찼. N찾o sei se ainda est찼 l찼, mas ele tem dois giros. Um 챕 este:
http://groups.msn.com/ABgiro/giroac4.msnw?action=ShowPhoto&PhotoID=138
Outro 챕 este:
http://web.rjnet.com.br/giropredador/
Heron:
Notei que as p찼s deste rotor s찾o diferentes. O separador 챕 curtinho e tem outra pe챌a que eu n찾o conhe챌o. Por um acaso voc챗 teria mais fotos dessa m찼quina?
Abra챌찾o proc챗is.
O JuciÊ
Mui grato! Heron. Agora estou entendendo um pouco mais sobre os giros, gostei da ilustra챌찾o e das dicas, grato de cora챌찾o. Ok! Juci챗, faltou informar-lhes que ainda perten챌o ao MSG쨈s (Movimento dos Sem Grana e sem Giro), mas tor챌o muito pela evolu챌찾o dos giros entre n처s. Abra챌os.
ResponderExcluirJuciÊ: ESta foto 챕 uma das antigas que tenho, ja tive que ir busca-la no meu CD. Nao teria como encontrar o dono da maquina, mas me parece que sao p찼s de madeira, tipo Bensen antigas. A moda de comprar maquinas (avioes) em grupo e dividir lucros e despesas esta pegando, vamos lan챌a-la ai no Braza? abraco Anexo foto das pas Bensen originais em madeira. Heron
ResponderExcluirHeron,
ResponderExcluirse eu trombasse com um neg처cio desse jogado no meio da rua a 첬ltima coisa que eu iria imaginar 챕 que se tratava de uma h챕lice propulsora. Caramba, rapaz, isso 챕 feio demais! Parece que 챕 feita com ripas de caixa de ma챌찾, amigo. Imagino a perda de pot챗ncia dos motores, que j찼 n찾o eram muito bons. Fala s챕rio, Heron! 8^)
Falando em sociedade, eu j찼 conheci caras que adquiriram ou montaram giros rachando despesas. Talvez seja o caminho.
Abra챌o, amig찾o!
O JuciÊ
JuciÊ & Rodantes: Muita gente ja voou naquilo, pas rotoras de madeira . . .acredite se quiser! E o pior 챕 que aquilo vale dinheiro pois 챕 tudo original sem uso e vai diretinho pro museu. Semana que vem teremos novidades boas, pois Mentone comeca amanha e logo em seguida Oshkosh e eu acho que nao chego la (ainda tenho planos) O Carter Copter estara em Oshkosh e o Butterfly tambem, ja com (como chama roda da frente em portugues?) redesenhada. O gosado 챕 que mandei e-mail pro Larry perguntando se nao era mais conveniente um bra챌o mais curto pra diminuir alavancagem e reduzir fadiga e ele me disse que o novo giro ja tem tudo modificado . . .acho que estou aprendendo! abracao Heron
ResponderExcluirOl찼
ResponderExcluirS찼bado voamos com o rotor de madeira e temos voado com
ele a 25 anos, O rotor foi feito em curitiba a 25 e
ainda est찼 perfeito.
Abra챌os
Carlos Laurindo
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Carlos: Que Legal cara!! Espero que voces tenham fotos e umas historias que eu possa traduzir e contar para o pessoal daqui. Cuide bem deste rotor, pois ele 챕 parte da historia dos giros tanto ai como para o resto do mundo. Parabens e muita divers찾o para voces ai! Abracao Heron
ResponderExcluirHeron
ResponderExcluirEu lhe mando algumas fotos na segunda.
este rotor que estamos utilizando foi fabricado pelo
meu pai e um amigo dele. Eles come챌aram a voar com os
autogiros em 74 na cidade de matinhos-PR eles
come챌aram com o giro rebocado, e naquela 챕poca n찾o
existiam rotores nacionais,somente importados que eram
dificeis de encontar e muito caros, entào eles fizeram
o giro e o rotor de acordo com as plantas da bensen.O
amigo do meu pai, Tadeu, fabricou mais de 20 pares de
rotores mas eu acredito que s처 sobraram 2 pares , o do
meu pai e o do Tadeu. Isto se deve ao fato de que o
rotor de madeira exige MUITO mais cuidado na opera챌찾o
pois este 챕 extremamente fr찼gil. Em compensa챌찾o o
rotor de madeira tem um desempenho melhor que o rotor
de aluminio (do montalva) pois este tem uma
sustenta챌찾o maior , ou seja o giro decola com 40 Km/h,
e 챕 muito mais f찼cil de pegar rota챌찾o.
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Beleza Carlos A gente vai aos poucos juntando pedacinhos da historia dos giros e criando uma identidade mais forte e definida. Pelo visto tem muitos bolsos de atividades com giros e um pouquinho de propaganda faz a coisa pegar fogo de novo. Abra챌o Heron
ResponderExcluirOl찼 Carlos,
ResponderExcluirEstou querendo montar um giro aeromodelo RC e gostaria de saber qual madeira
foi usada neste rotor, ou quais caracteristicas (propriedades) mec창inicas
esta madeira deveria ter, bem como se o perfil 챕 massi챌o.
Agrade챌o,
S챕rgio Armelin
>From: "carlos laurindo"
>Reply-To: "ABGiro"
>To: ABgiro@groups.msn.com
>Subject: Re: Controles do giro
>Date: Wed, 23 Jul 2003 10:39:09 -0700
>
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Oi Sergio.
ResponderExcluirOs Rotores de madeira s찾o feitos de laminas de
compensado aeron찼utico coladas umas nas outras com
araldite 24 diluida em alcool anidro. O bordo de
ataque 챕 formado por varias chapas de compensado
,sendo que o mesmo se trona maci챌o,o meio da p찼 챕
vazado. O rotor possui ainda uma chapa de a챌o de 3 mm
de espessura que atravessa a p찼 inteira.E 찼 50
centimetros da ponta de cada p찼 챕 colocado 800g de
chumbo, para que o mesmo, atrav챕s da for챌a centrifuga
d챗 a resist챗ncia necess찼ria ao rotor.
Abra챌os
Carlos Laurindo
PP-ZLR
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Vixi . . . Os engenheiros vao se divertir ai com este rotor! É possivel estimar quantas horas de voo eles tem? Pelo jeito o pessoal nunca bateu um no chao, ou sim? Me parece fantastico! abraco Heron
ResponderExcluirOi Heron
ResponderExcluirEstou mandando para o grupo algumas fotos do nosso
giro e do rotor de madeira.Desculpe a qualidade das
fotos mas j찼 estava noite quando eu as tirei
Abra챌os
Carlos Laurindo
PP-ZLR
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Carlos,
ResponderExcluirN찾o recebi as fotos (anexas). Em outras oportunidades tamb챕m tentei
encaminhar anexos mas n찾o tive sucesso, apesar de seguir todas as etapas
para inclui-los, al챕m de sempre deixar as fotos com o menor
tamanho/resolu챌찾o possivel.
Tente novamente.
Obrigado pelas explica챌천es. Sempre tive d첬vidas sobre o rotor de madeira
maci챌a e o problema da dissimetria. Lembro vagamente um coment찼rio do
Montalva explicando sobre a dificuldade de se superar este efeito, na
hist처ria do girocoptero (e talves do helicoptero, n찾o sei qual veio
primeiro), com o uso do rotor de madeira maci챌a.
S챕rgio Armelin
>From: "carlos laurindo"
>Reply-To: "ABGiro"
>To: ABgiro@groups.msn.com
>Subject: Re: Controles do giro
>Date: Sun, 27 Jul 2003 14:07:13 -0700
>
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Sergio: A sequencia foi assim: La Cierva inventou o autogiro e Dr. Bensen aperfei챌oou o giro de configura챌찾o pusher. Os primeiros giros tinham rotores rigidos, asas e outros componentes de controles tipicos de um avi찾o, com a inven챌ao da cabe챌a semi-rigida, foi resolvido o problema de dissimetria de lift, o que fazia com que as maquinas tombassem para um lado. Quando o movimento de gangorra 챕 criado, ele permite um ajuste das laminas dentro do ciclo de rota챌찾o e tudo o que resta 챕 o chamado 2-per-rev um ligeiro sacudir transmitido ao manche pelas varetas de controle. Ainda estou fascinado pelo rotor e nao consigo sair das ideias que me veem a mente, ate que entenda completamente ou venha a descobrir algo que ainda nao foi explicado. Ainda acho que quem voa 챕 o disco e nao a lamina, mas os experts dizem ao contrario e complicam tudo com muito nomes e teorias (bernouli, coriolis e outros) me parece que o disco cria uma almofada de ar (tipo um hoovercraft) movel , e o giro voa nela como se fosse um papagaio, pipa, pandorga dependendo do estado onde voce viva. Estamos recebendo as primeiras informacoes de Mentone (convencao anual da PRA) e esta semana tem Airventure, embora nao me pare챌a que novidades irao aparecer, resta esperar. O Carter Copter 챕 uma realidade e daqui pra frente criar uma maquina rapida, versatil e de preco compativel passa a ser o desafio.Voar tao rapido quanto um asa fixa e poder usar pistas curtas, 챕 onde esta indo o dinheiro de pesquisas. abra챌os Heron
ResponderExcluirOl찼 heron e todos colegas; Antes de tudo quero justificar minha ausência pq estava com problemas de computador e outros no trabalho,mas estou na ativa de novo. Heron,qto a sua dúvida sobre o que voa no giro,são as duas coisas,o disco e as lâminas,é simples pois vc sabe que se trata de uma asa rotativa,ou seja,como numa asa fixa é criada uma zona de baixa pressão em cima da asa enquanto embaixo a pressão é maior levando tudo que esta no meio para cima,no caso o rotor que está girando e este ato de rotação gera o arrasto que gera sustentação,é por isso que o rotor tem o formato de uma asa de avião,caso contrario ele não sairia do chão. isso explica o fato de não estolar pois o rotor virando no seu eixo faz o papel da velocidade relativa da asa,gerando a sustentação necessária para não estolar. Basicamente é isso. Grande Abraço. TURBINA........
ResponderExcluirPois 챕 Turbina: Bem vindo de volta! Ai que meu bixo pega, o coitadinho do meu cerebro esta gritando e falando que talvez nao! As asas sao desenhadas para "cortar" o ar em um angulo definido pelo desenho e é o que ela faz quando empurrada, vai pra cima, tambem o giro com seu angulo de ataque faz o mesmo, mas as pas nao sao suficiente superficie para levantar a maquina e o disco (superficie temporaria) faz este trabalho, redireciona o ar para baixo (ação e reação). As vezes fico imaginando o que o vento (ainda que relativo) "vê", e nada mais sao do que retangulos que ele tenta empurrar pra tras. Em suma os airfoils nadam contra a corrente de ar movel em um angulo criado pelo desenhista. Imagine o ar como "dedinhos" tentando gentilmente afastar a lamina para tras, a barriga lisa os dedinhos acariciam toda, as costas curvas os dedinhos perdem aderencia logo atras (turbulencia) e assim os dedinhos de baixo ganham dos de cima. A asa 챕 empurrada pra cima e nao chupada por baixa pressao. Mas tudo pode ser fruto da minha imaginacao doentia . . .heheheheh abra챌o Heron
ResponderExcluirOl찼 heron;
ResponderExcluirVc anda vendo muita tv e misturou discovery com cinesex.T찼 doido.
Meu chapa,não se esqueça que estamos falando de giro e não de helicóptero,que realmente voa num colchão de ar gerado pelo empuxo do rotor.Realmente as pás do giro são pequenas em relação a uma asa,ou seja,nunca tente colocar uma pá de cada lado no seu fox que vc não sai da pista,mas tente imaginar a velocidade na ponta do rotor,vc não terá a velocidade suficiente para sustentar???o arrasto induzido gera a sustentação,isso é fato e é justamente a pressão de baixo para cima que faz o giro voar,mas isso só acontece se a pressão superior for menor,não concorda?senão as forças seriam anuladas,por exemplo,tente chamar um amigo pra empurrar um carro,se um empurrar de cada lado,não sai do lugar,ou seja,é preciso empurrar os dois do mesmo lado,vcs estão colocando mais pressão para zona de baixa pressão,no caso o lado que não tem ninguem,é quase a mesma coisa e para que isso ocorra é preciso ter perfil aerodinâmico,como temos no rotor.Qdo fazemos uma descida vertical ocorre algo interessante,vc ja imaginou pq o giro não despenca de uma vez??pense nisso e depois me conta.
Grande abraço.
Turbina....
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É, um samba do crioulo doido em 335 rrpm Mas pra mim a parte de cima puxa mais do que a parte de baixo e a resultante 챕 um arrasto para cima. TAlvez seja isto mesmo e eu entenda ao contrario. Mas que ogiro faz a gente pensar pacas isto faz. abraco Heron
ResponderExcluirHeron,
Boa noite !
Vc
sabe onde posso conseguir um Giro com dois assentos e com carenagem (parecido
com helicóptero) ?
Abraços.
ACL.
ACL: Onde voce quer o giro? Que limite de pre챌o? Hoje, na pratica, ainda o RAF 챕 o unico disponivel mais rapido, mas tem o Barnett e o UFO que como o nome diz muita gente diz que tem mas ninguem ve . . . Turbina: Perguntinha sacana . . . Voce ja viu uma folha de papel sobre uma mesa ser levada pelo vento? Como pode levantar sem ter vento por baixo? Porque ela ondula no vento (uma bandeira por exemplo)? Acostumados aos furac천es aqui, todos ja sabem que ele arranca o teto das casas pra depois destrui-las e as leis criaram um dispositivo de amarra챌찾o dos tetos para evitar mais prejuizos. Sao os "dedinhos"do vento . . . abra챌o Heron
ResponderExcluirOi Heron;
ResponderExcluirVou fazer outra pergunta pra tentar responder a sua.Qto pesa uma folha de papel???Qual a velocidade do vento necess찼ria pra arrancar o telhado de uma casa????inverta esses fatores e aplique num v천o de giro e vc ver찼 que o que ocorre 챕 o inverso.
Abra챌o.
TURBINA.......
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Seguinte: Eu levo o Chivas, voce entra com as bolachinhas e o Tio Melo com o gorgonzola e vamos resolver de vez este delirio mental que eu vivo, combinado? Quem sabe num estupor alcoolico (quem ve pensa que um litrinho chega) consigamos reinventar alguma coisa, mas de qualquer maneira muitas risadas e uma nova amizada vamos criar. abraco Heron
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ResponderExcluirJa te coloquei la meu email 챕 gyrowave@yahoo.com falamos qualquer hora estou o dia todo online do escritorio (agora tenho net rapida) abraco e o uisque eu levo
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